Tumgik
porquevi · 9 days
Text
Tumblr media
"20 Dias em Mariupol" (20 Days in Mariupol) - cinema.
Filme que ganhou o Oscar de melhor documentário nesse ano. Entrou em cartaz meio que discretamente em poucas salas e poucos horários. Consegui uma sessão que dava pra ir e parece que era umas das últimas na cidade. É sobre a guerra Ucrânia/Rússia, que parece não ter um final próximo. No filme temos os primeiros dias de guerra.
depois de ver: não sabia, mas o documentário é co-produzido pela Associated Press. cenas fortes e terríveis. um filme que merecia mais destaque no lançamento.
0 notes
porquevi · 16 days
Text
Tumblr media
"Visita ao Inferno" (Into the Inferno) - netflix.
Esse filme de 2016 tá na lista pra ver na Netflix faz muito tempo. Acontece que toda vez que eu sugeria assistir a patroa não queria. Werner Herzog tem grandes documentários, "Homem-Urso" ou "Caverna dos sonhos esquecidos", e esse de vulcões me interessava. Bom, chegou o dia dele, quase oito anos depois de um clique colocá-lo na lista.
depois de ver: as imagens impressionam e as histórias de ciência e religião também. olhar para um vulcão é olhar pra dentro da gente mesmo.
0 notes
porquevi · 16 days
Text
Tumblr media
"Terra Selvagem" (wind river) - netflix.
Alguém no Tiktok fez um vídeo e colocou esse filme como uma jóia pouco conhecida no catálogo da Netflix. Eu realmente nunca tinha ouvido falar, mas a história de uma investigação policial na neve me interessou. Em busca de algo pra assistir, lembrei da dica e resolvi arriscar.
depois de ver: longe de ser uma jóia, mas também não é ruim. diretor estreante, que fez boa carreira como roteirista e aqui deixa claro que tem muito pra aprender. tem uma boa história na mão, mas não aperta os parafusos certos.
2 notes · View notes
porquevi · 16 days
Text
Tumblr media
"Primavera para Hitler" (the producers) - mubi.
Não me lembro de ter visto esse filme do Mel Brooks. Assisti com certeza a recente refilmagem, mas o original em faltava. Gene Wilder fez parte da minha formação de filmes na TV, sempre gostei de sua figura, em especial nas histórias que fez ao lado de Richard Prior.
depois de ver: o filme é muito engraçado. Zero Mostel diverte muito! e pensar que hoje a figura do nazista pode ser encontrada em cada esquina do Brasil, em 1967 era piada, hoje é tragédia.
1 note · View note
porquevi · 22 days
Text
Tumblr media
"Dente Canino" (Dogtooth) - mubi.
Primeiro trabalho de Yorgos Lanthimos que chamou atenção, ganhando em Cannes 2009. É um filme estranho, divertido, violento. Queria rever há um tempo e estava na lista do Mubi. Como fui avisado que sairia do catálogo, resolvi rever logo. Até acho que esse filme deve entrar no catálogo de outro streaming, já que o diretor grego atingiu bom sucesso em Hollywood.
depois de ver: percebo que o diretor vem aos poucos abandonando seus enquadramentos "fora de quadro". e, nos filmes mais recentes, utilizado mais as lentes angulares exageradas. esse filme continua forte e traz na simplicidade da realização questões humanas complexas.
0 notes
porquevi · 24 days
Text
Tumblr media
"Dias Perfeitos" (perfect days) - cinema.
Curioso filme dirigido pelo alemão Wim Wenders que concorreu ao prêmio de melhor filme pelo Japão. Entendi que era a história de um. homem simples, limpador de banheiros japonês. Não sabia mais nada. Não tenho um apreço especial pelo diretor europeu, nem lembro qual foi o último filme dele que assisti, mas a história e a curiosidade multi-cultural chamou a minha atenção.
depois de ver: o filme é uma jóia. é lindo, emociona. cinema de alta qualidade que só é possível com um diretor confiante e que tem a confiança de seus patrocínios. simples. Koji Yakusho está espetacular.
1 note · View note
porquevi · 24 days
Text
Tumblr media
"Terra de Deus" (Vanskabte land) - filmicca.
Esse islandês chegou nos cinemas daqui e fiquei interessado. Padre, que nutre a fotografia como hobby, viaja para o interior da Islândia para construir uma igreja, no final do século XIX. Acontece que não vi nos cinemas, mas achei nesse novo streaming que assinei.
depois de ver: as paisagens são lindas, assim como a fotografia. filme bastante interessante, com ares de terror, suspense, religião, amor, ódio.
0 notes
porquevi · 1 month
Text
Tumblr media
"Ferrari" (idem) - cinema.
Nessa temporada de prêmios, esse projeto ambicioso de Michael Mann e Adam Driver foi esnobado. A Fórmula 1 está entrando no mercado americano e por isso vemos tantos filmes de carros recentemente. Nesse daqui o foco é a escuderia mais tradicional da categoria. O diretor, tem uma boa filmografia e acho que merecia ser visto na tela grande.
depois de ver: o filme funciona, apesar inglês com sotaque italiano. tinha esquecido do ator brasileiro presente, Gabriel Leone. boas cenas de corrida, que tirando os acidentes, foram filmadas como antigamente.
1 note · View note
porquevi · 1 month
Text
Tumblr media
"Passagens" (passages) - mubi.
Estreou nos cinemas cheio de elogios, mas não consegui ir assistir. Lembrei dele que chegou no MUBI e era hora de ver. Adèle Exarchopoulos deu uma sumida do meu radar, mas ultimamente parece ter voltado a fazer bons filmes. O diretor Ira Sachs é um desconhecido para mim, não lembro de colcoar meus olhos em nada que realizou.
depois de ver: roteiro baseado na filhadaputice do personagem Tomas, paralelos com a vida real não é mera coincidência. os três atores principais estão muito bem. e a direção ajuda.
6 notes · View notes
porquevi · 1 month
Text
Tumblr media
"Ficção Americana" (american fiction) - amazon prime.
Não entendi o motivo, mas esse filme que concorre em várias categorias do prêmio da academia não estreou nos cinemas daqui. Foi direto pro streaming. As indicações: ator, ator coadjuvante, roteiro adaptado, música e filme. Entendo que o as salas de cinema não voltaram no mesmo nível de antes da COVID, mas acho que esse filme, com essas credenciais, encontraria seu público.
depois de ver: bom... logo nos primeiros minutos fica evidente o motivo para não estrear nos cinemas, tem toda casa de filme pra TV. por outro lado, um ganhador recente do Oscar também reproduzia a linguagem de TV, o filme CODA. a ideia do roteiro é ótima, mas a realização é fraca demais.
0 notes
porquevi · 2 months
Text
Tumblr media
"All the Beauty and the Bloodshed" (idem) - torrent.
Documentário sobre o trabalho da fotógrafa Nan Goldin, que carrega me sua biografia muitas lutas. A mais recente contra a prescrição abusiva de opióides nos EUA e a família da farmacêutica que limpava seu nome comprando museus. Vencedor do Leão de Ouro em Veneza, concorrente no Oscar, mas nunca chegou nos cinemas daqui. O filme é da HBO, mas também não tá disponível no streaming deles. Nessas horas só a pirataria mesmo.
depois de ver: é um documentário que precisa ser visto. a vida de Goldin é fantástica e seu trabalho pra denunciar os poderosos precisa ser mais divulgado. que ele venha aos cinemas daqui, mesmo com atraso e/ou apareça no menu da HBO.
0 notes
porquevi · 2 months
Text
Tumblr media
"Zona de interesse" (zone of interest) - cinema.
Jonathan Glazer é um diretor que produz pouco, mas sempre tem algo interessante pra mostrar. Aqui ele conta a história de uma família nazista que vive ao lado do campo de concentração de Auschwitz. Tema pesado, mas infelizmente atual. Filme já ganhou o BAFTA e concorre como filme estrangeiro no Oscar.
depois de ver: não é um filme fácil, mas é muito bem dirigido. me lembrou "Jeanne Dielman..." em alguns momentos. o pior é saber que a história é real.
0 notes
porquevi · 2 months
Text
Tumblr media
"Folhas de Outono" (Kuolleet lehdet) - mubi.
Aki Kaurismaki tem um estilo próprio. Seus filmes de primeira parecem frios, como a Finlândia. Mas ele tem um grande carinho por seus personagens. Tem um jeito clássico de posicionar a câmera, ilumina como se fosse preto e branco, no entanto enche de cores suas cenas. Situações estranhas e diálogos pouco naturais completam o quadro.
depois de ver: história simples, bem contada. leve. o ator principal lembra o goleiro Cássio, portanto é lindo demais. e na memória vieram filmes do falecido Carlos Reichenbach, classe operária tem vida e amor.
0 notes
porquevi · 2 months
Text
Tumblr media
"Cléo das 5 às 7" (Cléo de 5 à 7) - mubi.
Tava na lista do Mubi pra ver faz tempo. Aliás, preciso aumentar e muito minha filmografia da Agnès Varda. E nesse streaming tem vários dela pra assistir. Filme de 1962, parte da Nouvelle Vague francesa., espero um filme livre de formas e desafiador.
depois de ver: é um road movie dentro da cidade. vários encontros, cada um tem seu ritmo. Varda parece gostar de contar essas pequenas histórias que compõe um todo.
0 notes
porquevi · 2 months
Text
Tumblr media
"Segredos de um escândalo" (May December) - cinema.
Esse filme chama atenção pelo elenco, Natalie Portman e Julianne Moore, duas atrizes com boas carreiras e escolhas. Mas também pelo diretor, Todd Haynes que costuma extrair atuações especias de suas atrizes.
depois de ver: é um absurdo esse filme concorrer apenas ao prêmio de roteiro original da academia. Portman e Moore estão fantásticas, com atuações cheias de nuances. pena que a projeção do cine belas artes é ruim.
0 notes
porquevi · 2 months
Text
Tumblr media
"Pobres Criaturas" (poor things) - cinema.
Yorgos Lanthimos tem se firmado como o mais interessante diretor do cinema recente. O grego dirigiu "Caninos", "O Lagosta", "A favorita" e "Cervo Sagrado...". Todos visualmente interessantes, por vezes perturbadores e com senso de humor peculiar. Esse novo parece ser seu trabalho mais ambicioso, com cenários extravagantes e uma história que não é de sua autoria.
depois de ver: é um filmaço! o trabalho de Emma Stone merece elogios. visualmente exagerado e sem medo de arriscar. Yorgos Lanthimos não perdeu suas manias, ainda bem!
0 notes
porquevi · 2 months
Text
Tumblr media
"Priscilla" (idem) - cinema.
Olhei a programação dos cinemas de manhã e fui de noite comprar ingresso. Pra minha supresa, o filme e sessão que eu pretendia ir não existiam mais! De sopetão, tive que encontrar outro filme pra assistir. Optei por esse novo da Sofia Copolla que eu pretendia ver, mas não naquela noite. Minha primeira lembrança da Priscilla Presley real foi em "Corra que a polícia vem aí", antes disso nem sabia que ela existia.
depois de ver: dá pra entender o motivo de não conhecer Priscilla, esposa de Elvis. Sofia é a diretora da ausência, do tédio e não realização. mais um belo trabalho da diretora.
1 note · View note