Tumgik
cactow · 3 years
Text
Ainda temos tempo de mudar.
O amanhã é imprevisível mas desde hoje podemos deixar nossos hábitos ruins e aprender os bons.
A maior prova de amor próprio é respeitar seus próprios limites e falhas, mudar o pensamento negativo e buscar sua transformação.
16 notes · View notes
cactow · 4 years
Photo
Tumblr media
4 notes · View notes
cactow · 4 years
Photo
Tumblr media
Assim como um cacto, pessoas abusivas tem espinhos que nasceram ao longo da vida. Se você abraçar um cacto, certamente vai se machucar. O cacto é assim por natureza, sua defesa são os espinhos, mas nós não fomos criados para ter espinhos e machucar quem nós amamos e quem nos ama. Todos temos traumas, todos temos cicatrizes.
Isso formou quem você é, não menospreze isso.
Entretanto, se você está lendo isso, acredito que você não quer machucar quem você ama por causa desses traumas, certo? Pois bem, vamos analisar nossas dores em comparação com o cacto.
Você consegue abraçar um cacto? Mas aqueles abraços apertados mesmo, você teria coragem? Certamente você pensaria duas vezes em fazer isso.
Mas e se o cacto conseguisse tirar seus espinhos ou conseguisse de alguma maneira fazer com que esses espinhos não te machucasse? Acho que agora você daria um abraço apertado.
Agora entenda que o cacto não pode achar uma maneira de tirar seus espinhos, mas eu e você sim! Não somos totalmente responsáveis por nossas dores, algumas sim.... mas o que fazemos a partir dessas dores é total responsabilidade nossa. Nós não podemos esperar que outra pessoa venha e nos cure.  Precisamos tomar a frente de tudo. Não são nossas dores que comandam nossa vida, não somos reféns de nossas feridas.
Seja livre! Se liberte do passado que machuca.
Eu sei que não é tão fácil quanto falar, com certeza.
Eu e você estamos nessa luta! Acredite, eu entendo sua dor.
Mas lembre-se: O primeiro passo pra mudança é admitir.
33 notes · View notes
cactow · 4 years
Photo
Tumblr media
170K notes · View notes
cactow · 4 years
Quote
Feridas de um relacionamento abusivo são profundas na alma.
cactow
44 notes · View notes
cactow · 4 years
Photo
Tumblr media
Já ficou mal por perceber que é abusivo no relacionamento?
E o pior é amar verdadeiramente a outra pessoa, mesmo assim não deixar de cometer abusos. Ver quem você ama sofrendo por suas atitudes e não conseguir mudar nada, já sentiu isso? Pra deixar isso pra trás o primeiro passo é o maior passo: admitir estar errado.
Sem esse enorme passo inicial, os demais passos nunca vão acontecer e você viverá em uma montanha russa, porque da mesma maneira que uma montanha russa tem alto e baixo e as curvas são as mesmas como da primeira vez que você andou naquele brinquedo, assim será seus relacionamentos.
Você vai encontrar um outro alguém e colocará o coração dessa pessoa em sua montanha russa emocional, ferindo ela assim como previsto pois você vai continuar vivendo a mesma coisa, todos os dias, até que decida mudar. Sim, eu sei que algumas coisas que te fazem ser abusivo é porque ‘’ dói ‘’ em você, são coisas que te machucam, coisas que você não suporta, não tolera e você exige que a pessoa não ultrapasse aquele limite... Mas entenda que a palavra ABUSO basicamente significa EXCESSO, ou seja, você pode estar exagerando nos limites, exagerando nas exigências, exagerando no relacionamento e colocando em xeque os sentimentos da pessoa que você ama e que ama você.
Não fique na defensiva! Abaixe sua guarda para si mesmo e faça sua autocrítica. Ouça quem te ama com os ouvidos do coração pra entender que se essa pessoa te fala ‘’ isso é abusivo’’ é porque provavelmente você está exagerando e ela não quer te atacar, mas sim se defender de um excesso.
Que tal começar hoje o exercício da autocrítica?
17 notes · View notes
cactow · 4 years
Text
Mudar dói. Não mudar machuca.
Quão difícil é mudar, não é mesmo? O mundo não é fácil, as pessoas não são fáceis, o sistema da sociedade é rigoroso. O instinto humano de se adaptar as mais diversas mudanças climáticas, mudanças sentimentais e comportamentais é muito complexo! Cada ser humano que já passou nessa terra, nós que estamos aqui ainda e os que virão são encaixados no sistema da vida. Todos os dias, um a um nós passamos por diversas situações e nosso cérebro, esse HD poderoso, armazena aquilo que nossos olhos veem, o que nossos ouvidos escutam, o que nosso corpo sente... UAU! Sim! Nossa mente é capaz de reproduzir aquilo que vimos, ouvimos e sentimos. Nós somos capazes de inventar maneiras novas de transmitir nossas experiências de vida, repetir da mesma maneira como sentimos ou até nunca fazer alguma dessas coisas.   Somos fruto de nossas experiências, mas não algumas, e sim de TODAS! Sejam boas ou ruins, você é o que é hoje por TODAS experiências. Então, se sabemos que o mundo é cruel, que o sistema de se viver é rigoroso e as pessoas são fruto de experiências de vida muitas vezes desagradáveis, porque nós nos machucamos uns aos outros? Porque exigimos do outro? Porque não olhamos pra nós e nossas próprias experiências? Não as negue só porque foram ruins, elas fizeram você ser o que é! E se elas fazem parte daquilo que moldou nosso ser, porque n��o as usar para nosso benefício?  
Se teve um bom pai, use como exemplo e repita seus passos e deixando de lado seus defeitos. 
Não teve um pai ou seu pai era uma pessoa ruim? Também use como exemplo daquilo que não deve ser. Se seu pai foi ausente, seja um pai presente! Isso se aplica a absolutamente todas as áreas de nossas vidas.
Entender que não somos perfeitos e resgatar uma força dentro de si pra conseguir dar um passo para a mudança é começar a trilhar rumo ao verdadeiro significado de mudança. Essa é a essência da transformação baseada em sua própria análise.
Seja forte!
Sua mudança faz bem, primeiramente, a você mesmo, mas também faz bem para quem estiver na sua vida.
Não se conforme e nem encontre desculpas por suas atitudes abusivas.
Você pode não tem culpa de ter vivido experiências ruins, mas é responsável por suas atitudes e escravo das consequências.
Até mais! ;)
15 notes · View notes
cactow · 4 years
Quote
Questione a si mesmo! nada muda se não houver autocrítica.
28 notes · View notes
cactow · 4 years
Text
RECONHECER ABUSOS NO RELACIONAMENTO.
   Relacionamentos abusivos, infelizmente, são muito comuns nos dias de hoje e as vezes nem nos damos conta dos abusos que sofremos e cometemos. Sim! Por mais empáticos e ‘antiabusos’ que possamos ser, ainda cometemos abusos. Mas tenha calma porque existe uma saída.
Para que você consiga não cometer abusos é preciso reconhecer suas atitudes e falhas no relacionamento.
Um exemplo: Ciúmes excessivos é uma característica forte de abuso.  
Como saber se você é ciumento em excesso? Vamos lá:
1- AUTO ANÁLISE.
Isso é bem complicado de fazer e exige muita maturidade pois chega a ser doloroso olhar para si mesmo e dizer: ’Isso é um defeito meu’. Mas é a melhor forma de reconhecer de forma completa e sincera. Auto análise é primordial para qualquer mudança de comportamento em geral. Parar, pensar em ciúmes e encontrar excessos é a chave! Auto análise costuma falhar quando não conseguimos definir se as atitudes foram exageradas ou abusivas, mas para resolver isso temos outra dica.
2- PERGUNTE AO COMPANHEIRO
Nem sempre conseguimos ver nossos próprios erros e falhas, mas com certeza as pessoas conseguem ver e até fazer uma lista com nossos defeitos. Especificamente a pessoa com quem você se relaciona saberá dizer suas falhas, mas isso também exige maturidade, pois se é doloroso admitir imagina ouvir de outra pessoa ‘’isso é um defeito seu’’. Ah, isso dói muito! Seja paciente pois existem verdades que machucam, mas mudança é muito bom para crescimento próprio e para uma boa convivência. Pense que a pessoa estará te ajudando a ser alguém melhor. 3- PERGUNTE A UM AMIGO
As vezes o relacionamento pode estar tão desgastado por conta dos abusos e você não tem tanta liberdade de ter uma conversa franca e honesta com seu parceiro, então um amigo mais próximo também pode ajudar. Não se sinta envergonhado de conversar com 2 ou 3 pessoas próximas para ser ajudado a identificar seus próprios defeitos.  
4- PROCURE UM PSICOLOGO
Ao longo da nossa vida nossas experiências vão nos moldando e os abusos que presenciamos ou ouvimos falar também são responsáveis por moldar nosso caráter. Se você mesmo identificando seus defeitos ou conversando com alguém não tem conseguido mudar, pense sobre fazer sessões de terapia com um profissional. Existem certar situações que são traumáticas em nossas vidas, por exemplo, a separação dos pais ou o falecimento de um parente importante, e nem sempre conseguimos sozinhos superar. Considere uma ajuda profissional, você vai se surpreender com a melhora na sua qualidade de vida.
     IMPORTANTE: Seja honesto consigo mesmo quando for fazer uma auto análise. Quando conversar com outra pessoa também precisa de sua honestidade, não minta ou omita informações. Lembre-se que AUTO PIEDADE não traz mudança alguma!  Todos temos coisas a melhorar e esses pontos servem para absolutamente qualquer falha e defeito. 
Se você conhece alguém que precise de ajuda para deixar de ser um abusador, compartilhe nosso Tumblr e nos siga no Twitter: @cactow_
Até a próxima.
8 notes · View notes
cactow · 4 years
Quote
Mudar dói em você, mas não mudar machuca você e os outros.
cactow
12 notes · View notes
cactow · 4 years
Photo
Tumblr media
9 notes · View notes
cactow · 4 years
Text
RELACIONAMENTO ABUSIVO
Todo relacionamento está sujeito a certos ‘’abusos’’ em um determinado momento, mas pensando em um relacionamento entre namorados está cada vez mais se tornando comum atitudes abusivas de maneira mútua ou de maneira opressora (abusado x vítima). Existe alguns sinais dentro de um relacionamento que indicam se você ou seu parceiro estão sendo abusivos, e alguns destes sinais são: - Ciúmes excessivo   - Invasão de privacidade - Desconfiança constante - Constrangimento, principalmente na frente de outras pessoas - Chantagem emocional - Ameaças - Falta de respeito a opiniões e escolhas - Proibições exageradas em relação a amizades, roupas etc  
- Irritações intensas  
- Pressão sexual  
- Insegurança  
- Agressões físicas
Se você vive em um relacionamento com algum desses itens ou mais de um item, é bem provável que esteja em um relacionamento abusivo.
A ideia dessa lista não é apenas salvar quem está sendo abusada, mas também de ajudar a quem está sendo o abusador e, quem sabe, até salvar o relacionamento para as duas partes.
Depois dessa lista, tire um momento para refletir sobre o seu relacionamento e analisar qual o nível de relacionamento abusivo você possa estar. Para você que se vê como a pessoa que está abusando da outra, fique calmo. Você ainda pode ter a chance de reconhecer seu próprios erros e defeitos, iniciar uma mudança, pedir perdão e talvez até restaurar o relacionamento. Falarei mais sobre isso no próximo post.
Até logo! :)
54 notes · View notes
cactow · 4 years
Quote
Quando uma pessoa está se afogando é hora de socorrê-la, e não de ensiná-la a nadar
144 notes · View notes
cactow · 4 years
Quote
Viva a mudança sem deixar de ser quem você é!
9 notes · View notes
cactow · 4 years
Text
RECONHECER ABUSOS NO RELACIONAMENTO.
   Relacionamentos abusivos, infelizmente, são muito comuns nos dias de hoje e as vezes nem nos damos conta dos abusos que sofremos e cometemos. Sim! Por mais empáticos e ‘antiabusos’ que possamos ser, ainda cometemos abusos. Mas tenha calma porque existe uma saída.
Para que você consiga não cometer abusos é preciso reconhecer suas atitudes e falhas no relacionamento.
Um exemplo: Ciúmes excessivos é uma característica forte de abuso.  
Como saber se você é ciumento em excesso? Vamos lá:
1- AUTO ANÁLISE.
Isso é bem complicado de fazer e exige muita maturidade pois chega a ser doloroso olhar para si mesmo e dizer: ’Isso é um defeito meu’. Mas é a melhor forma de reconhecer de forma completa e sincera. Auto análise é primordial para qualquer mudança de comportamento em geral. Parar, pensar em ciúmes e encontrar excessos é a chave! Auto análise costuma falhar quando não conseguimos definir se as atitudes foram exageradas ou abusivas, mas para resolver isso temos outra dica.
2- PERGUNTE AO COMPANHEIRO
Nem sempre conseguimos ver nossos próprios erros e falhas, mas com certeza as pessoas conseguem ver e até fazer uma lista com nossos defeitos. Especificamente a pessoa com quem você se relaciona saberá dizer suas falhas, mas isso também exige maturidade, pois se é doloroso admitir imagina ouvir de outra pessoa ‘’isso é um defeito seu’’. Ah, isso dói muito! Seja paciente pois existem verdades que machucam, mas mudança é muito bom para crescimento próprio e para uma boa convivência. Pense que a pessoa estará te ajudando a ser alguém melhor. 3- PERGUNTE A UM AMIGO
As vezes o relacionamento pode estar tão desgastado por conta dos abusos e você não tem tanta liberdade de ter uma conversa franca e honesta com seu parceiro, então um amigo mais próximo também pode ajudar. Não se sinta envergonhado de conversar com 2 ou 3 pessoas próximas para ser ajudado a identificar seus próprios defeitos.  
4- PROCURE UM PSICOLOGO
Ao longo da nossa vida nossas experiências vão nos moldando e os abusos que presenciamos ou ouvimos falar também são responsáveis por moldar nosso caráter. Se você mesmo identificando seus defeitos ou conversando com alguém não tem conseguido mudar, pense sobre fazer sessões de terapia com um profissional. Existem certar situações que são traumáticas em nossas vidas, por exemplo, a separação dos pais ou o falecimento de um parente importante, e nem sempre conseguimos sozinhos superar. Considere uma ajuda profissional, você vai se surpreender com a melhora na sua qualidade de vida.
     IMPORTANTE: Seja honesto consigo mesmo quando for fazer uma auto análise. Quando conversar com outra pessoa também precisa de sua honestidade, não minta ou omita informações. Lembre-se que AUTO PIEDADE não traz mudança alguma!  Todos temos coisas a melhorar e esses pontos servem para absolutamente qualquer falha e defeito. 
Se você conhece alguém que precise de ajuda para deixar de ser um abusador, compartilhe nosso Tumblr e nos siga no Twitter: @cactow_
Até a próxima.
8 notes · View notes
cactow · 4 years
Photo
Tumblr media
3 notes · View notes
cactow · 4 years
Quote
O primeiro passo pra mudar é reconhecer o próprio erro.
9 notes · View notes