Tumgik
Text
Tumblr media Tumblr media Tumblr media
Pride & Prejudice (2005) dir. Joe Wright
4K notes · View notes
codigodocavalheirismo · 2 months
Text
Tumblr media
3 notes · View notes
codigodocavalheirismo · 2 months
Text
instagram
Tom Hollander spoke his memorable line from Pride and Prejudice: "What excellent boiled potatoes" 😹
Excellent boiled potatoes"
59 notes · View notes
codigodocavalheirismo · 4 months
Text
Today is January 2nd 2024, it's also international introvert Day, which makes it the perfect day to watch this movie!
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
PRIDE AND PREJUDICE (2005)
dir. joe wright
160 notes · View notes
codigodocavalheirismo · 4 months
Text
488 notes · View notes
codigodocavalheirismo · 4 months
Text
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
TOP 10 CHARACTERS (according to my followers)
2. Fitzwilliam Darcy (Pride and Prejudice)
984 notes · View notes
codigodocavalheirismo · 4 months
Text
Tumblr media
A knight in shining armor, never had his metal tested!
17 notes · View notes
codigodocavalheirismo · 4 months
Text
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
Pride & Prejudice (2005)
488 notes · View notes
codigodocavalheirismo · 4 months
Text
Além do Bem e do Mal
Tumblr media
Vocês já ouviram falar que nós vivemos em uma dualidade? É um conceito muito interessante, mas difícil de explicar, principalmente porque se a pessoa ainda não teve essa experiência de consciência tudo o que for dito será só mais informação. Seres humanos de certa forma são seres duais, e isso é perceptível em qualquer lugar se você observar atentamente, normalmente quando vemos pessoas discutindo sobre algo tem dois lados, dois times, dois partidos, que seja. Ouvimos e vemos muitas pessoas discutindo sobre política, esquerda e direita, negros e brancos, homens e mulheres, religiosos e ateus. Mas também vemos isso dentro do ser humano, na maneira como nós nos organizamos na vida, de uma geral teremos uma série de características ou experiências pelas quais teremos desejo ou ambição de ter, e uma outra gama pela qual sentimos rejeição.
Tumblr media
 Por exemplo, temos uma preferência pelo calor, e detestamos o frio, amamos o sucesso e detestamos o fracasso, queremos o doce, odiamos o amargo, queremos amor, rejeitamos o ódio ou a indiferença, e assim por diante. Tudo isso está em termos gerais é claro, isso pode se desdobrar de diversas formas na vida de cada um, mas se você mantiver os olhos atentos, garanto que vai reparar em algo desse tipo. Somos assim por natureza acredito, talvez seja até um mecanismo de defesa, uma maneira de se organizar em frente ao caos em nossa volta, uma direção preferencial digamos.
  E como vimos a sombra se desenvolve durante a nossa criação, somos ensinados a termos certos valores e não outros, sejam eles quais forem, aquilo que é visto como bom nós desenvolvemos e o que é visto como ruim, ou repreensível, nós escondemos, reprimimos, falando de forma bem simples é claro. Mas como todos nós sabemos, a vida não é preta e branca, ela é diversa, complexa e profunda, conforme caminhamos, e vamos ganhando experiência, essa percepção de dualidade começa a mostrar suas falhas, nada é 100%. Uma maneira fácil de perceber isso em você é se observar quando alguém te desagradar ou quando você não gostar de algo que alguém fala, ou discordar, se você imediatamente coloca aquela pessoa numa caixinha com nome X, você não está enxergando direito.
Tumblr media
Acredito que seja uma reação normal, até para preservar a nossa paz de espírito, mas não é algo saudável a longo prazo. O que seria essa caixinha? Seria uma categoria de pessoas que você não se identifica, do tipo “Ahh, mas esse povo de esquerda” “Ahh mas são tudo coxinha” ou qualquer outra asneira que seja. Quando fazemos isso, diminuímos o ser humano a nossa frente, não somos capazes de lidar e o reduzimos a uma ideologia, uma maneira de agir ou de pensar. Eu garanto pra vocês que se vocês se permitirem ouvir de coração aberto, vão ouvir razões dos dois lados, sejam eles quais forem. Ninguém tem toda a razão e o outro lado está completamente errado, e lembrando do texto sobre as sombras, muitas vezes o que nos irrita nos outros, é aquilo que reprimimos em nós mesmos, então quando alguém te irritar, fique atento, você pode ter muito mais em comum com aquela pessoa do que se permite dar conta.
Tumblr media
 Então, aqui nos encontramos, na fronteira entre o bem e o mal, e agora? Como eu respondo? Niilismo? Nada tem importância? Bem e mal são indiferentes? Sem dúvida é uma possiblidade, uma que cada vez fica mais comum, suponho que é porquê ela torna as coisas mais fáceis de lidar, mas isso é a curto prazo, a longo prazo, o preço desse tipo de mentalidade é caro. O que fazer então? Bom, a primeira coisa eu acredito que seja dar um passo, mas um passo pra trás, como assim?! Simples, conforme essa camuflagem de dualidade vai se desfazendo, e você começa a ver que as pessoas do outro lado não só também são seres humanos como tem coisas em comum com você, você dá um passo pra trás e começa a observar todas essas coisas que você usou (ou te usaram) pra te definir, seja ela o que for, você se definia como sendo A e não B, mas agora você vê o B também tem um pouco de razão, e que as pessoas não estão completamente erradas, então agora eu troco de lado? Não, não necessariamente, claro que você pode, mas você vai só trocar o A pelo B e manter o mesmo problema! rs
  É importante ter seus valores, é importante ser capaz de questioná-los também, o que quando nos identificamos com eles fica mais difícil. Mas isso é uma régua, uma bússola talvez, algo que nos ajuda a ter uma direção nesse mundo confuso e perdido, é importante estar aberto e desejoso de aprender, e de encontrar a verdade, mas qual é a verdade? A verdade vai aparecer quando você busca, e eu posso te garantir, você vai cometer muitos, mas MUITOS erros pelo caminho, seja onde você estiver, seja o que você decidiu acreditar, algo vai parecer que é verdade para você, e quando persegue aquilo, você vai ver que talvez o caminho seja outro, e a verdade vai parecer diferente, mas se mantenha fiel a si mesmo, esse é o seu norte, às vezes parece que é para cá, às vezes para lá, mas continue caminhando, e se permita desfrutar da jornada, esteja aberto a mudar seus valores se achar necessário, ou se manter a eles se considerar o correto, observe que tipo de pessoa você se torna quando faz isso, está mais próximo de ser a pessoa que gostaria de ser? Ou está se afastando dela?
Tumblr media
  Essa não é uma jornada fácil (se é que existe jornada fácil) começamos a abrir os olhos e enxergamos em nós coisas que odiávamos nos outros, pode ser doloroso, mas precisamos ter compaixão, e uma coisa eu digo, quando conseguimos enxergar e perdoar aquilo em nós mesmos, o que está no outro nos afeta muito menos. Estamos sempre caminhando na incerteza, tentamos ser sinceros com nós mesmos e nos desviamos porque achávamos estar indo em um caminho e acabamos cometendo mais um erro, nos perdoamos, sacodimos a poeira como dizem por aí e buscamos mais uma vez o que parece certo, algo nos irrita, e passa despercebido, e assim vamos caminhando, sem uma fórmula mágica, descobrimos muitas ferramentas úteis e verdades necessárias do outro lado, muitas vezes, mas muitas vezes mesmo, o que nós mais precisamos está onde nós menos queremos ir.
Tumblr media
  Acho que todos já passamos por isso, nem que seja quando crianças, aquela vontade de poder de uma vez saber de tudo o que existe, para não ter que aprender mais nada, a resposta mais comum é “e se você aprendesse tudo, o que ia fazer depois?!” rs Vida é aprender e caminhar, nós nunca vamos saber de tudo, nunca vamos entender toda a verdade e qual o verdadeiro certo e errado, o que não significa que eles não existam, acredito que estejam só além da nossa capacidade de entendimento, mas é algo concreto, que governa o mundo ao nosso redor, talvez tenha sido projetado assim de propósito, talvez o verdadeiro bem e mal, a verdade, a sabedoria, a verdadeira beleza não sejam questão de entendimento, mas de fé.
Tumblr media
link do texto original:
10 notes · View notes
codigodocavalheirismo · 6 months
Photo
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
You are too generous to trifle with me. If your feelings are still what they were last April, tell me so at once. My affections and wishes are unchanged; but one word from you will silence me on this subject for ever.
PRIDE AND PREJUDICE (2005) dir. Joe Wright, adapted from the novel Pride and Prejudice by Jane Austen
3K notes · View notes
codigodocavalheirismo · 6 months
Text
Tumblr media Tumblr media
This has been pressing on my mind, so I hope it can be useful for some of you.
It's so easy to get lost on this wave of hypermasculinity, it can be very compelling, but it is just vanity, appearances and aesthetic. Young man get worried about getting a more chiseled jawline, define abs, better muscle definition, beards and what not, and while these things might grant you a masculine look, they do not make you a man.
Tumblr media
Wide shoulders, big chest muscles, veiny forearms and whatever might make a girl feel safer around you, but don't confuse looking good with being good in combat.
And it's important to point out, there's absolutely nothing wrong with wanting this or looking after yourself, but they shouldn't drive your actions or be you main focus. We need men of value, of valor and strength, men of wisdom and character, not the appearance of a man but the content of vanity and selfishness.
But there's a very strong trend out there which can easily pull young boys to such a path, after all it's tendy and get girls attention.
This is a lesson I've learned from my father a very long while ago, there will always be someone who is more, more what you might ask, more of whatever trait you use to define yourself, money, height, jawline, deep voice, how far you can spit, it doesn't matter, there's always going to be someone who is more, and if you let these things define you, when you encounter it, you either hate them, of shut yourself down, none of those are good paths.
The world doesn't need any "Giga Chad Bull Hyper Ultra Masculine Plus Advanced" we need good men and women who are willing to learn and grow and look beyond themselves. It might not look much at first, but being a good man is a worthy goal, and it doesn't have to be what this person or that defines it as good man, you will have your own path and lessons to take.
Learn, grow, help others, look at the world around you, seek the truth, not being right, seek strength not the appearance of it, seek true beauty, not just to feed your own vanity. We need Good Men, not the empty shell of the appearance of masculinity.
Anyway, that's my two cents on the matter, hope this helps and God bless all of you out there.
14 notes · View notes
codigodocavalheirismo · 6 months
Text
Tumblr media
33 notes · View notes
codigodocavalheirismo · 11 months
Text
Tumblr media
60 notes · View notes
codigodocavalheirismo · 11 months
Text
Tumblr media
530 notes · View notes
codigodocavalheirismo · 11 months
Photo
Tumblr media Tumblr media
Pride and Prejudice (2005)       ⇥   dir. Joe Wright
3K notes · View notes
codigodocavalheirismo · 11 months
Text
Tumblr media
And maybe a sword 🗡
57 notes · View notes
codigodocavalheirismo · 11 months
Text
Tumblr media
30 notes · View notes