Tumgik
frasespoesiaseafins · 3 years
Link
A partir desta semana, todas as quartas de abril, apresentamos LiterAto, série de curtas-metragens baseados na obra dos heterônimos do poeta português Fernando Pessoa. . A vasta obra de Pessoa é dividida entre os textos e poemas que “ele mesmo” assinou - a sua obra ortônima - e as de seus heterônimos, Álvaro de Campos, Alberto Caeiro e Ricardo Reis, além do semi-heterônimo e menos conhecido autor, Bernardo Soares. . A questão desses heterônimos é resultado das características da própria personalidade de Pessoa. Esse desdobramento do “eu”, a multiplicidade de identidades e a sinceridade do fingimento, são condições que marcaram sua genial criação literária, considerada uma das maiores obras universais escritas em língua portuguesa. . A obra de Pessoa foi escolhida por estar em domínio público e ter caráter atemporal e universal. Já a escolha dos textos foi pela possível relação entre cada um deles e as fases deste período de pandemia: pessimismo (Campos), melancolia (Soares) e aceitação (Caeiro)” . Nesta quarta, 07, apresentamos “Tabacaria” e na próxima, 14, “Lisbon Revisited (1923)”, ambos poemas de Álvaro de Campos. No dia 21, apresentamos dois trechos, em um filme só, do “Livro do Desassossego”, de Bernardo Soares. E encerramos com o canto V de “O Guardador de Rebanhos”, de Alberto Caeiro. . A exibição é sempre às 19h30, pelo canal do YouTube do Edith Cultura. . Demais informações, fotos e links estão no site www.shelalmeida.com.br, que agora tá com a cara do LiterAto. (Link na bio) . O projeto tem idealização de Shel Almeida, direção de Marina Abib, atuação de Jeison Domingues, produção audiovisual de Rafael Silva, assistência audiovisual de Ana Arantes e produção executiva de Vera Abib. As artes e os site foram gentilmente feitos pela Laura A. Chaile. . Foi contemplado em edital referente à Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, promovido pela Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com apoio do Conselho Municipal de Política Cultural.
Mais informações: shelameida.com.br
31 notes · View notes
frasespoesiaseafins · 5 years
Text
Tumblr media
329 notes · View notes
frasespoesiaseafins · 5 years
Text
Entenda...
Nessa vida não viemos de mala pronta, nem voltamos de mala cheia. Daqui só levamos o Amor que demos e a vida que vivemos. Aproveite a viagem... AMA
574 notes · View notes
frasespoesiaseafins · 5 years
Text
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
Fotos de Shel Almeida
Poema: Tabacaria - Álvaro de Campos
606 notes · View notes
frasespoesiaseafins · 5 years
Text
Tumblr media
Foto de Shel Almeida
241 notes · View notes
frasespoesiaseafins · 5 years
Text
Tumblr media
842 notes · View notes
frasespoesiaseafins · 5 years
Text
Você não sabe que não sou boa o bastante para você? Não sabe que não vale a pena lutar por mim? Eu vou te machucar, eu não sou o suficiente...me perdoe, eu prometi que não deixaria a luz nos meus olhos se apagar, mas eu não consigo lutar...eu tentei...e tentei...mas novamente eu fracassei. Eu sei, a vida tem nos pregado peças, não tem sido nada bom, pelo contrário está sendo tão difícil...por favor, não deixe que a escuridão consuma tudo o que sentimos, me dê sua mão e vamos dançar nesta tempestade... Quero olhar nos seus olhos de oceanos, quero ser o motivo de seus sorrisos, sinto esse vazio, ele é um buraco negro que me consome e destrói tudo ao redor...volte pra mim, meu lindo anjo... E quando não houver luz, me dê sua mão, vamos dançar em pleno ar, sem medo...
Srta. Lisbela 
188 notes · View notes
frasespoesiaseafins · 5 years
Text
Eu quero ficar sozinha, talvez sozinha com você...nós estávamos lá, observando o mesmo céu, o que para mim, talvez seja mais íntimo que contato visual. Quero sair desta espiral que é te amar, quero dizer, você ir embora, eu correr atrás de você, você nunca atrás de mim.
Srta. Lisbela 
139 notes · View notes
frasespoesiaseafins · 5 years
Text
Tomara que hoje chova amor...
Tomara que hoje chova amor... Meu amor vai se encontrar com o seu A tua bela paisagem descortinar meu eu. Teu olhar é um mar de incertezas E eu olho pra você, mergulho assim... nesse mar de amor.
A vontade que dá é correr pra te abraçar Vou sumir com você no pensamento E logo hoje que vai chover... Vai chover, amor, e agora? Que faço sem teu olhar? Teu olhar é como a paisagem de um pôr-do-sol e hoje é dia nublado. Eu sinto o frio que me abraça repentino.
Está chovendo, amor. E eu vi você. Queria que você ficasse assim, como o mar que encosta o céu, como o vento que toca os cabelos. Quero você perto, bem perto. E escuto teus gestos... Hoje choveu amor.
(Lais F. Finetti)
179 notes · View notes
frasespoesiaseafins · 5 years
Photo
Tumblr media
por joão montanaro
381 notes · View notes
frasespoesiaseafins · 5 years
Text
E mais uma vez estou aqui,mais uma vez eu olho para o infinito que parece estar cada vez mais distante.
Eu quero ser eu, quero ter controle sobre quando minhas lágrimas irão cair, quero descansar, sinto que há oceanos dentro de mim.
E as ondas vem e vão sem que eu possa acalmá-las
Srta. Lisbela
205 notes · View notes
frasespoesiaseafins · 5 years
Quote
Pareço calado, mas é porque meu coração e mente estão gritando, e a única coisa que consigo escutar no momento são eles.
Rodrigo A.
538 notes · View notes
frasespoesiaseafins · 5 years
Photo
Tumblr media
26K notes · View notes
frasespoesiaseafins · 5 years
Photo
Tumblr media
Paulo Batista
702 notes · View notes
frasespoesiaseafins · 5 years
Photo
Tumblr media
560 notes · View notes
frasespoesiaseafins · 5 years
Photo
Tumblr media
#EleNão!!
via André Dahmer - malvados 
293 notes · View notes
frasespoesiaseafins · 6 years
Video
youtube
"de tudo o que não vai mais voltar brota essa tarde muda o som que a chuva faz cai do silêncio que a gente escuta e a terra aduba com essa dor toda a beleza bruta o aqui não é mais um lugar em que é possível estar é só o acaso da carne desencontrada desse eu sem lar como uma nuvem perdida sobre o oceano chorando até desmanchar"
224 notes · View notes