Tumgik
rhnews · 10 years
Text
Conheça o eSocial
O eSocial é um projeto do governo federal cujo objetivo é unificar, integrar e padronizar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados. Também conhecido como EFD-Social ou Sped Folha, tem sua implantação prevista a partir de janeiro de 2014 e envolve desde o empregado doméstico até as grandes empresas.
Todas as obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais sobre qualquer forma de trabalho contratada no Brasil farão parte do eSocial, que eliminará uma série de informativos enviados atualmente pelas empresas a vários entes do governo, como a GFIP (Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social), o CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), a RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), a GPS (Guia da Previdência Social) e a DIRF (Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte).
O projeto abrangerá, além da escrituração da folha de pagamento, eventos como a contratação de funcionários, alterações posteriores de cargos, horários, rescisões de contrato, ações trabalhistas e dissídios, entre outros, que serão enviados ao governo para um único repositório digital.
Aos empregadores
Inicialmente, o governo criou um portal que atende ao empregador doméstico para informações referentes às competências desde o mês de junho de 2013. Quando for implantado em sua totalidade, porém, o eSocial será estendido aos demais empregadores — pessoas físicas e jurídicas, tanto da iniciativa privada quanto da iniciativa pública —, oferecendo vantagens em relação à sistemática atual, como:
Atendimento a diversos órgãos do governo com uma única fonte de informações;
Integração dos sistemas informatizados das empresas com o ambiente nacional do eSocial;
Padronização e integração dos cadastros das pessoas físicas e jurídicas no âmbito dos órgãos governamentais participantes.
O eSocial é uma ação conjunta da Caixa Econômica Federal, do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), do Ministério da Previdência (MPS), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB).
O RH é a área que mais sofrerá impactos com a implantação do ESOCIAL. Muita coisa vai mudar, e nós como RH devemos estar preparados para esse novo desafío!
Fonte: Senior
0 notes
rhnews · 10 years
Text
3 de junho: Dia do profissional de RH
Tumblr media
Nosso reconhecimento e parabenização a todos os profissionais da área.
Ser RH 
Existe um país chamado RH. Nele “mora” um povo especial: legisladores, educadores, técnicos, gente que cuida do pessoal.
Gente que recruta, seleciona e contrata, também paga, desconta e aposenta, que cuida da saúde, do alimento, providencia o transporte, cuida de quem bebe, de quem fuma, de quem tem problemas e pendências. Povo que treina, desenvolve e recicla, que briga pelo salário e pelo benefício, conversa com sindicato e direção.
Fiel da balança entre Capital e Trabalho.
Cuida de um, pensando no outro.
Gente que apesar de tanta função, prática e burocrática, sonham e procuram conectar a alma das pessoas, “reinventar” a motivação, resgatar o brilho no olhar, gente que acredita no ser humano e garimpa talentos.
Seu grande desafio é fazer o concreto e sonhar com o abstrato, receber na chegada e desligar na saída, satisfazer o empregado e o patrão, “um olho na missa e o outro no padre”, tempo para educar e tempo para punir. Plural e Singular.
Polêmicas e contradições à parte, para ser RH o que conta é a postura; é preciso vocação, trabalhar como missão, exercer o oficio com sensibilidade e razão.
Ter nervos de aço, ser régua e o compasso… Parabéns a todos que trabalham com RH.
fonte: ARCTEST
0 notes
rhnews · 10 years
Text
Assédio sexual e assédio moral: qual a diferença?
O Assedio dentro das corporações é um tema que vem sendo abordado nas aulas do professor Thiago. E para entender melhor trouxemos, este vídeo informativo, que mostra de maneira simples e didática, as principais diferenças e semelhanças entre os dois tipo de assédio: Sexual e Moral!
Assista e compartilhe!
Equipe Blog.
0 notes
rhnews · 10 years
Text
Qualidade de Produção: Botando a mão na massa!
A Última aula de sexta-feira(dia 16/05) da professora Rafaela foi mais que gostosa e animada. O foco da aula foi ensinar de forma prática como organizar e planejar para garantir a qualidade final do produto a produzir. O plano era: Montar o projeto, dividir tarefas, definir o material a ser usado, analisar cada etapa do processo, e colocar tudo no papel, e ai... mãos na massa!
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
Por fim, a ordem foi analisar e encontrar as falhas durante o processo e dar uma solução para cada problema encontrado no decorrer da execução de todo o processo. E claro, saborear o resultado de todo esse trabalho!
                                                                                                                                                                                                     "Seja qual for o segmento de atuação da sua empresa, a sua competitividade está vinculada a fazer mais com menos, ou seja, fornecer a qualidade que o cliente espera, ou superior, ao menor custo possível para a sua empresa.
Para isso, você terá que administrar ao mesmo tempo os funcionários, os suprimentos e/ou mercadorias que utilizam e as máquinas ou equipamentos em uso, para que tudo isso funcione de maneira a alcançar os resultados desejados em termos de produtividade.
Administrar a produção de um bem, ou a prestação de um serviço ou a comercialização de mercadorias torna-se mais fácil se você tiver todos os processos descritos.
Essencialmente é preciso escrever cada etapa do que deve ser feito para seu negócio funcionar, por exemplo, como treinar as pessoas, como administrar o estoque, como operar as máquinas e os equipamentos, detalhando passo a passo o quê e como deve ser feito. Especifique como cada setor e atividade da empresa deveriam funcionar sem que você esteja presente, ou supervisionando ou mesmo fazendo a tarefa.
A partir dessa descrição, você pode evoluir para a análise de cada etapa do trabalho, e então verificar o que pode ser melhorado, tanto em termos de tempo quanto de custo ou qualidade.
A descrição dos processos também auxilia a manter um padrão de qualidade de acordo com as especificações que são vendidas aos clientes, de maneira a não haver distorções de produtos ou serviços quando realizados por pessoas diferentes dentro da empresa. A evolução do controle de qualidade pode ser a opção por buscar uma certificação por órgãos que atestem o padrão da empresa (por exemplo, a ISO9000), o que pode ser um diferencial competitivo dependendo do mercado de atuação do seu negócio."
Sebrae PR
0 notes
rhnews · 10 years
Text
Aula Dinâmica!
Na última quinta feira tivemos uma aula dinâmica, de conversa, debate e opiniões expostas, a sala teve um entrosamento muito bacana tentando resolver um problema trazido pelo professor Jean para nos estimular a termos uma Visão Sistemica diante de um problema na organização.
No Final o clima foi de realização e dever cumprido entre os alunos, vimos a importância de ouvir o outro e a nos relacionar melhor para entender os fatos com maior clareza. O que nos mostra que nossa sala deve permanecer unida, um ajudando o outro para assim nos tornarmos Técnicos em Recursos e Relaçoes Humanas.
Foi nesse clima gostoso de companheirismo e cooperação que encerramos a aula de quinta feira.
Tumblr media Tumblr media
0 notes
rhnews · 10 years
Text
Bem Vindo futuro técnico!!!
Daqui pra frente este será nosso novo canal de comunicação aluno/professor, onde estáremos expondo idéias e compartilhando noticias, afim de integrar informações de sala de aula e do mundo de RH entre nossos alunos.
Estamos em construção, e a cada dia vamos aprimorando nossa maneira de comunicar de maneira clara e interessante para estimulo dos alunos. Então aguardem vem muita coisa bacana por ai no blog!
Grupo Blog.
0 notes