Tumgik
amarensina-blog · 5 years
Link
Por enquanto tem apenas o jogo da memória dos estados brasileiros. Nós jogamos assim:
- Começamos pela nossa região, faço ela ler os estados em cada rodada (o aprendizado é pela assimilação do nome à forma e cor da bandeira);
- Contamos quantos estados tem na região no final;
- Relacionamos os flashcards com o mapa do Brasil, para ter noção de onde fica cada estado;
- Às vezes não jogamos jogo da memória, eu mostro o estado e ela procura o nome dele, ela se diverte também.
0 notes
amarensina-blog · 5 years
Photo
Tumblr media
Ela está toda feliz por me vencer no jogo da memória 🙄 Fiz esse jogo pra ajudar na memorização dos nossos estados, por enquanto estamos brincando só com os nortistas 😁 #manaAna #estadosdoBrasil #educaçãodomiciliar #jogos https://www.instagram.com/laisecarla/p/BuuYaQUBzeQ/?utm_source=ig_tumblr_share&igshid=m3mphd9jw396
0 notes
amarensina-blog · 5 years
Text
Tumblr media Tumblr media
Fizemos um jogo de labirinto reciclando uma caixa de sapatos 😄
Mas como nada é sem apelo estético, o fizemos como um jardim francês, com sebes floridas, borboletas cintilantes e canudinhos como cercas vivas.
Antes de fazer, mostrei o vídeo do YouTube, para ela saber direitinho a atividade.
0 notes
amarensina-blog · 5 years
Text
Melhorando a caligrafia e ditado
Como minha irmã enfada rapidamente da tradicional atividades com lápis e papel, procurar modos criativos de estudar se tornou uma meta! Gosto dos que são propostos por Montessori, e este aqui (indicado por uma amiga pedagoga) funcionou muito bem: escrever com o dedinho na areia (ou no sal, ou na farinha, como foi nosso caso) as letras do alfabeto.
No caderno, procurei as letras que ela escreve com mais dificuldade, os maiores garranchos! Como é aconselhado que cada atividade tenha até 30′, começamos por 8 letrinhas. Prestei atenção em como ela desenhava cada uma, instruí nas erradas e depois tirei a prova da melhora da caligrafia com a escrita no papel (em todo processo eu explico para ela o objetivo das etapas, é importante que ela saiba o que está fazendo para fazer bem).
 A atividade da farinha fez uma boa mudança, gostamos muito e praticaremos mais, também com outras letras!
Tumblr media Tumblr media
Na mesma tarde lemos o poema A Bailarina de Cecília Meireles, após a leitura pedi que ela respondesse algumas perguntinhas de análise, “como era a menina?”, “o que ela queria?”. E depois fiz um ditado de frases usando o alfabeto móvel (foi a primeira vez que usamos, depois disso eu arrumei as letras rs).
Inspirada depois de assistir um vídeo do prof Carlos Nadalim sobre segmentar palavras dentro de uma frase, fiz um quadriculado no caderno de desenho de cinco linhas (para cada palavra) e cinco espaços (para cada letra), pintei em degradê para um efeito estético quando se tratasse de palavras menores.
Escolhi algumas frases de cinco palavras que tivessem no máximo cinco letras, esta oi a primeira: FICAR NA PONTA DO PÉ. Gosto de trabalhar a consciência fonológica, em que ela, só de ouvir o fonema, já é capaz de acertar as letras do alfabeto. No final, ela mesma leu a frase  ♥
Tumblr media Tumblr media
0 notes
amarensina-blog · 5 years
Text
Apreciando Michelangelo
Uma das principais preocupações que tenho com a educação da minha maninha é a artística. Acredito que por meio das artes, da apreciação do belo no conjunto das pinturas, esculturas, música e leitura de grandes artistas, a moral é trabalhada e o intelecto se refina.
Inspirada pelo Clube do Tapete, apreciaremos o pintor Michelangello Buonarotti, falei algumas informações de sua vida e da Criação de Adão, especificamente. Conversamos sobre a obra e como ele conseguiu pintar o teto da capela Sistina, que rendeu a atividade artística de hoje!
Tumblr media Tumblr media Tumblr media
Ela homenageou o artista!
Tumblr media
0 notes