Tumgik
laybmesquita · 4 years
Text
Minha Avaliação do Minicurso “Narrativas Digitais e Construtos de Identidade Docente"
O minicurso "Narrativas Digitais e Construtos de Identidade Docente"  foi ministrado pela Professora  da Universidade Federal do Maranhão   e Doutoranda  em Informática na Educação pela PPGIE/UFRSGS - Kessia Milleny de Paulo Moura e foi voltado para os acadêmico(a)s dos 7º e 8º períodos  do  curso de Pedagogia da UFMA.  Este curso foi fundamental para o aprimoramento da minha formação acadêmica e para a construção e ressignificação da minha identidade docente. 
Principalmente  diante deste contexto de pandemia da Covid-19 que estamos vivendo neste momento de 2020, em que a tecnologia e os recursos digitais desempenham um papel muito importante na garantia de continuidade dos processos de ensino- aprendizagem nas escolas e universidades. 
Diante de tal realidade de aulas remotas, híbridas e à distância  a aquisição de tais competências e habilidades digitais e tecnológicas  se tornaram imprescindíveis para a formação continuada de professores. Pois  com a mudança nas relações professor- aluno ocasionadas pela revolução tecnológica e cultural, houve a necessidade de apropriação  de tais tecnologias por parte dos docentes para que estes possam oferecer novas formas de aprendizagem para os alunos que conforme Freitas(2010) são "nativos digitais".  
Portanto, Freitas(2010) pontua que devemos estar abertos às novas aprendizagens para diminuir a defasagem entre o nosso letramento digital e  o do nosso aluno(a). 
 Desse modo,  participamos de  diversas atividades  ao longo deste Minicurso, com aulas remotas pela plataforma Google Meet, a utilização do Google Sala de aula, a construção de Blogs, a criação de podcasts, a construção de um ebook coletivo pela ferramenta "Saitebooker", uma produção audiovisual  transmidiática, uma produção audiovisual autobiográfica e a socialização da mesma, a nossa participação como ouvintes   nos webinários  ministrados por  Professore(a)s Doutore(a)s  convidado(a)s pela Professora Késsia que trataram de temáticas muito relevantes como: a cultura digital e as redes sociais na aprendizagem,  o uso de mídias digitais na Educação Infantil, a gamificação no engajamento de alunos, as metodologias ativas na educação, a importância das mídias digitais no cotidiano e na construção da identidade profissional  e as políticas e tecnologias sobre a educação inclusiva dentre outros temas. 
Assim, este minicurso contribuiu grandemente no  desenvolvimento do meu letramento digital e na construção da minha identidade profissional  docente e pessoal através do aprimoramento de antigas competências e  na aquisição novas  que serão  fundamentais na minha interação social e cultural da comunidade escolar e acadêmica. 
Por fim, considero  que a didática  de exposição e comunicação utilizada pela professora Kessia ao longo do curso  foram adequadas  para que eu tivesse um maior desenvolvimento de tais competências  e habilidades. 
 Laynna Barbosa Mesquita 
Acadêmica do 7º Período de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão 
Referências
 FREITAS, Maria Teresa. Letramento digital e formação de professores. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 26, n. 3, p. 335-352, dez. 2010. 
Disponível em:  <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982010000300017&script=sci_abstract&tlng=pt>   
Acesso em 09 de jul de 2020
0 notes
laybmesquita · 4 years
Text
O Futuro da Nossa Espécie
Não se pode negar os avanços e benefícios da biotecnologia e da inteligência artificial em várias áreas, mas consigo eles trouxeram várias consequências para a humanidade.
Harari ( 2019, p.27) afirma que "a revolução tecnológica pode em breve excluir bilhões de humanos do mercado de trabalho e criar uma nova e enorme classe sem utilidade elevando as  convulsões sociais e políticas."...No campo político não apenas classes,  mas países e continentes inteiros podem tornar-se irrelevantes.”
Tumblr media
                                       Fonte: google imagens
Assim, o historiador enfatiza que a tecnologia tem um poder desruptivo que deve ser controlado pelos governos, pois a sua livre manifestação pode ocasionar em sérias consequências ecológicas, políticas e econômicas.
Por fim, Harari (2019, p.17) pontua que "humanos sempre foram melhores em investir em ferramentas do que em usá-las sabiamente."
Laynna Barbosa Mesquita
Historiadora e  acadêmica de Pedagogia
Referências
HARARI, Yuval Noah. 21 lições para o século 21. 6ª reimpr. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
1 note · View note
laybmesquita · 4 years
Text
Narrativas sobre meu estágio em Gestão
Um pequeno resumo do Projeto.
Hoje resolvi compartilhar a experiência maravilhosa que tive ano passado no meu estágio em Gestão de Sistemas Educacionais  do curso de Pedagogia da UFMA. Eu e mais dois colegas, Mariane Alceno e  Max Rhuan  estagiamos em uma escola municipal da cidade de Imperatriz que atende alun@s de 8 a 14 anos. Inicialmente, observamos o ambiente escolar e depois desenvolvemos um projeto de intervenção para minimizar uma das necessidades da escola - a ausência de uma biblioteca. Para tal, resolvemos implementar uma geladeiroteca com rodinhas para possibilitar uma maior mobilidade no espaço escolar. A idéia surgiu da necessidade da escola de ter uma biblioteca e como a escola não dispunha de espaço físico, optamos por utilizar uma geladeira usada (levando em conta a sustentabilidade e os custos) para montar uma biblioteca móvel. Assim, personalizamos com vinil impresso  e fizemos as prateleiras com compensado. Conseguimos  a doação do acervo bibliográfico inicial de um agente político comprometido com a educação, e a customização foi feita com a colaboração  de uma professora da Universidade  e de nós estagiários.
Tumblr media
Geladeiroteca da E M. S. Laura - Mariane e Laynna  / Fonte: acervo pessoal
As minhas recordações Esta foto representa uma fase muito importante na minha trajetória acadêmica, pois foi a concretização da aproximação do Curso de Pedagogia com a  realidade que irei atuar  e  me possibilitou refletir e promover uma ação interventiva nesta realidade social. Assim, eu enquanto pessoa e profissional em formação construo a cada dia minha identidade docente e  acredito que os conhecimentos teóricos aprendidos na academia e as práticas de situações reais de trabalho em campo me possibilitam desenvolver competências e habilidades  técnicas, científicas e culturais  que me complementam como docente em formação. Foi muito gratificante ver a expectativa, o entusiasmo  e a  alegria d@s alun@s e comunidade escolar neste dia da culminância do Projeto Geladeiroteca e também  contar com a parceria e comprometimento dos colegas Mariane e Max. 
Tumblr media
Layout da arte gráfica do projeto geladeiroteca-  Fonte: Acervo pessoal
Mas por outro lado, olhar para esta foto e  recordar deste momento, me fez refletir sobre o quanto o isolamento social que estamos vivendo  em virtude da pandemia do novo coronavírus  nos impede desta interação tão necessária à prática docente no estágio,  que são vivências essenciais do cotidiano escolar e que nos proporcionam muitos desafios, mas muitas aprendizagens, principalmente pra mim que ainda não atuo profissionalmente em sala de aula.
Laynna Barbosa Mesquita 
Historiadora e Acadêmica de Pedagogia
0 notes
laybmesquita · 4 years
Text
O Letramento Digital e a Identidade docente
O uso das tecnologias digitais  mudou totalmente o modo de vida das pessoas, seu comportamento e as formas de se comunicar. E em consequência disso a educação também tem tido várias mudanças significativas. Nos últimos três meses a cultura digital tem se apresentado de extrema importância nos ambientes educacionais  por conta do isolamento social ocasionado pelo novo coronavírus por isso, as mídias digitais tem sido a alternativa para a manutenção das aulas de milhares de estudantes. 
Mesmo que tais alternativas não consigam abranger todas as pessoas por conta das desigualdades sociais -como o  não  acesso à internet ou a falta de  equipamentos tecnológicos como computadores e notebooks - ainda assim é imprescindível que estes meios sejam utilizados nesses tempos de pandemia para garantir o direito à  educação
No entanto,  para que haja uma transposição das  aulas presenciais  para o ensino remoto de uma forma mais  efetiva é preciso que os docentes tenham o domínio mínimo de técnicas  e habilidades na utilização de mídias digitais e recursos tecnológicos no seu cotidiano e na vida profissional,  tanto para facilitar os processos de comunicação social com os alunos  como para  potencializar as estratégias  de ensino e aprendizagem nas escolas e em universidades.
Tumblr media
Assim, @s professor@s precisam desenvolver  seu letramento digital que  ajudará na construção da  identidade profissional por meio de formaçōes continuadas, pois  tal letramento aprimora as competências fundamentais na integração social e cultural  de suas novas práticas pedagógicas deste novo contexto de cultura digital. Neste entendimento  Freitas (2010) afirma que   o letramento digital é o: 
“...conjunto de competências necessárias para que um indivíduo entenda e use a informação  de maneira crítica e estratégica, em formatos múltiplos, vinda de variadas fontes e apresentada por meio do computador-internet, sendo capaz de atingir seus objetivos, muitas vezes compartilhado social e culturalmente.”     (FREITAS ,p.340 2010)  
Freitas (2010), afirma ainda que nós docentes temos que considerar que os nossos alunos  são “nativos digitais” e que devemos sempre nos atualizar, investigar e estar abertos as novas aprendizagens para diminuir a defasagem entre nosso letramento digital e do nosso aluno. 
Desse modo,  compreende-se que  o uso  de mídias digitais são muito importantes para a carreira profissional docente pois o seu bom uso  em sala de aula   favorece  as aprendizagens compartilhadas e as construções coletivas despertando  e potencializando a autonomia e interatividade no contexto escolar ou universitário.
Laynna Barbosa Mesquita
Acadêmica de Pedagogia  da UFMA.
Referências:
FREITAS, Maria Teresa. Letramento digital e formação de professores. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 26, n. 3, p. 335-352, dez. 2010.
Disponível em: 
https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982010000300017&script=sci_abstract&tlng=pt
0 notes
laybmesquita · 4 years
Text
Minhas Práticas Pedagógicas no Curso de Pedagogia da UFMA
Tumblr media
Minhas práticas pedagógicas no curso de Pedagogia da UFMA. Momentos riquíssimos de aprendizado! 
1- Projeto do estágio em  gestão - Implementação de uma geladeiroteca em uma escola Municipal de Imperatriz.
2-Participação no minicurso de Turbantes- UFMA.
3- Orientação de alunos na mostra científica de uma Escola Municipal de Imperatriz.
4- Mediação de Leitura para crianças no Salão do Livro de Imperatriz -SALIMP.
5- Coordenação da Oficina de Artes na Semana Mundial do Brincar da UFMA.
6- Mediação de uma oficina da boneca Abayomi na Brinquedoteca da UFMA na disciplina Fundamentos e Metodologias da Educação Infantil.
#praticaspedagogicas #estagioemgestao #geladeiroteca #abayomi #pedagogiaufma #semanamundialdobrincar #oficinadeturbantes
0 notes
laybmesquita · 4 years
Text
Gatinho de Papel By Enzo
Tumblr media
                                           Fonte: Acervo pessoal 
O gatinho de papel que o  meu filho Enzo  de 7 anos fez hoje durante a aula remota. Eu tenho um criativo em casa!
0 notes
laybmesquita · 4 years
Text
Ser mãe é...
Tumblr media
Ser mãe é uma das coisas mais especiais da vida! É você abrir mão de ser só você e ser a mãe de alguém, é a junção mágica de felicidade e medo. Como diz a frase " Deus nos concede os filhos para colocar em prova nossa capacidade de amar ao próximo mais que a nós mesmos" #amosermae #amordemae #filhos #maefilhos #motherslove
0 notes
laybmesquita · 4 years
Text
Os multiletramentos digitais na escola
Tumblr media
A quinta competência geral da BNCC indica que os alunos precisam "compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais ( incluindo escolas) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva". Fonte:porvir.org Assim, o uso da nuvem de palavras ou folksonomia é o letramento classificatório que possibilita trabalhar tais competências na sala de aula.
#folksonomia #nuvemdepalavras #bncc #praticapedagogica #educação #pedagogia #metodologiasativas
0 notes
laybmesquita · 4 years
Text
Narrativas digitais em quadrinhos usando o aplicativo Comica.
Tumblr media
Minhas narrativas digitais da minha prática pedagógica no curso Pedagogia. Estes momentos foram fundamentais na construção da minha identidade docente. 
Para fazer este quadrinho eu utilizei o aplicativo Comica que transforma suas fotos em  quadrinhos e você pode utilizar caixas de textos ou stickers com onomatopéias próprias de revistinhas em quadrinhos. Você pode utilizar em sala de aula para trabalhar as figuras de linguagem, a criação de historinhas e desenvolver a criatividade dos alunos.
1 note · View note