Tumgik
lideresonline · 4 years
Text
Ah, se arrependimento matasse…
Enquanto me preparo para deixar a empresa, já em adiantado da hora, coloco-me a pensar nessas minhas três primeiras semanas por aqui… Não que eu tivesse grandes expectativas, mas a realidade tem se mostrado pior do que eu esperava. Quando meu Diretor me propôs que eu assumisse uma Gerência aqui, ele me disse que era ... Ler maisAh, se arrependimento matasse…
O post Ah, se arrependimento matasse… apareceu primeiro em Lideres On-Line.
from Lideres On-Line https://lideresonline.com.br/blog/ah-se-arrependimento-matasse/
0 notes
lideresonline · 4 years
Text
NEM CENOURA ESTÁ RESOLVENDO MAIS…
Deixa-me te falar, eu não sei mais o que eu faço pra motivar meu time. É aquilo de sempre: dois voando, seis se arrastando e dois empacados… Estamos entrando em outubro, e algumas metas estão cada vez mais longe de serem alcançadas. E é incrível, o gap vai aumentando e a energia da galera vai ... Ler maisNEM CENOURA ESTÁ RESOLVENDO MAIS…
O post NEM CENOURA ESTÁ RESOLVENDO MAIS… apareceu primeiro em Lideres On-Line.
from Lideres On-Line https://lideresonline.com.br/blog/nem-cenoura-esta-resolvendo-mais/
0 notes
lideresonline · 4 years
Text
Essa moçada é pirada…
Cara, tem hora que eu acho que o mundo está enlouquecendo… Escute essa aqui: acho que já te disse que na última rodada de pesquisa de clima, fui mal avaliado em Desenvolvimento de Pessoas e Feedback, né? Pois bem, pensei um pouco a respeito e defini que começaria pelo Feedback. Assim, acordei nessa segunda-feira disposto ... Ler maisEssa moçada é pirada…
O post Essa moçada é pirada… apareceu primeiro em Lideres On-Line.
from Lideres On-Line https://lideresonline.com.br/blog/essa-mocada-e-pirada/
0 notes
lideresonline · 4 years
Text
Dá um tempo…
Acabei de sair da sala do chefe. Papo difícil, cara… Primeiro, ele pegou aquela planilha que você conhece… Tive que justificar algumas entregas que estão atrasadas… Depois, ele puxou da gaveta a pesquisa de clima, que o pessoal do RH acabou de entregar. Na minha equipe, tomei porrada em frequência de feedback e desenvolvimento do ... Ler maisDá um tempo…
O post Dá um tempo… apareceu primeiro em Lideres On-Line.
from Lideres On-Line https://lideresonline.com.br/blog/da-um-tempo/
0 notes
lideresonline · 4 years
Text
Estudo de Caso: “Tudo igual, outra vez”
Cara, ainda bem que você topou conversar comigo hoje. Ando desanimado, meu amigo… Você se lembra do Lucas, aquele menino que eu contratei há cinco meses? Eu falei super bem dele pra você… Estava cheio de expectativa com a chegada dele no time… Nossa, o cara chegou voando… E com aquele currículo de causar inveja ... Ler maisEstudo de Caso: “Tudo igual, outra vez”
O post Estudo de Caso: “Tudo igual, outra vez” apareceu primeiro em Lideres On-Line.
from Lideres On-Line https://lideresonline.com.br/blog/problemas-na-lideranca/
0 notes
lideresonline · 5 years
Text
Olá, mundo!
Boas-vindas ao WordPress. Esse é o seu primeiro post. Edite-o ou exclua-o, e então comece a escrever!
from WP Teste https://www.lideresonline.com.br/2019/09/29/ola-mundo/
0 notes
lideresonline · 5 years
Text
Você sabe a diferença entre produção e produtividade?
No ambiente organizacional muito se fala em produção e produtividade, mas a questão é: você realmente entende o significado de cada uma dessas palavras? Ou melhor, qual a principal diferença entre produzir e ser produtivo?
  Se a resposta é não, pode ficar tranquilo! Neste artigo vamos explicar para você o que é produtividade, o que é produção e também qual a principal diferença entre ambas. 
  Confira!
O que é produtividade?
Produtividade é a capacidade de fazer mais coisas utilizando menos recursos, sempre pensando na otimização do tempo. Então, resumidamente ser produtivo está 100% ligado ao fator produção, mas sim na capacidade de utilizar todos os recursos disponíveis no menor tempo possível.
  Então, o profissional que estuda a produtividade é o responsável por reduzir os custos de produção, como máquinas, equipamentos, mão de obra etc. Sempre pensando nos resultados, na produção e em todos os recursos que são envolvidos.
  E por que uma empresa precisa de produtividade?
  Pelo simples fato de que a produtividade pensa na qualidade e como as demandas serão executadas para chegar no estágio final.
Sendo assim, empresas que investem na produtividade, além de gerar qualidade para as ações, também contam com profissionais motivados e engajados com o propósito do time.
E produção?
Diferente da produtividade, a produção está muito mais ligada a quantidade, ou seja, a qualidade é, na maioria das vezes, deixada de lado nesses casos. 
  A produção tem muito mais relação com o que e como deve ser feito. Aquelas empresas que pensam somente na produção não querem saber dos recursos que utilizam para chegar em tal resultado, elas querem alcançar determinado número e ponto.
  Principalmente no setor da indústria, é comum escutar: vamos precisar aumentar a produção, as horas trabalhadas para alcançar o resultado “x”. 
  O que acontece no final? 
Todo esse investimento da empresa em aumentar a produção vai por água abaixo, porque não é simplesmente trazer profissionais e ordenar mais horas de trabalho. Isso, na verdade, pode ser um tiro no próprio pé, tendo em vista que, por estarem sob pressão, os colaboradores podem entregar as demandas sem qualidade, trazendo o retrabalho.
Qual a principal diferença entre produção e produtividade?
Então, você conseguiu entender o que é produção e produtividade? Então chegou o momento de explicar qual a principal diferença entre essas duas ações.
  Ficou claro, após ler o significado de cada uma, que produção e produtividade são distintas. Podem até estar ligadas nas empresas, mas precisam andar lado a lado para trazerem resultados positivos.
  E a principal diferença entre elas está na forma de executar: empresas que investem somente na produção não se preocupam com a qualidade, nem com os recursos que utilizam para alcançar tal resultado — como, por exemplo, os profissionais.
  Isso acaba conturbando o ambiente de trabalho, trazendo desmotivação, falta de engajamento entre os colaboradores e resultados negativos ou longe do esperado. 
  Agora, se a sua empresa investe na produtividade e também na produção, consegue aliar o útil ao agradável, pois produção e produtividade precisam andar lado a lado. Para ser produtiva, sua empresa precisa da produção. E para que a produção aconteça com excelência, você também vai precisar da produtividade.
  E aí, conseguiu entender qual a diferença entre produção e produtividade? Se sim, aproveite para assinar nossa newsletter e ficar por dentro de todas as novidades do Blog Líderes On-Line.
  Conheça as principais técnicas de gestão de tempo e produtividade
Confira um vídeo sobre gestão de tempo
O post Você sabe a diferença entre produção e produtividade? apareceu primeiro em Lideres Online.
from Lideres Online https://lideresonline.com.br/blog/voce-sabe-a-diferenca-entre-producao-e-produtividade/
0 notes
lideresonline · 5 years
Text
Técnicas de Gestão do Tempo e Produtividade para você aplicar no dia a dia
Técnicas de Gestão do Tempo e Produtividade para você aplicar no dia a dia
Gestão do Tempo e Produtividade com certeza é um assunto muito debatido ultimamente. O que as pessoas querem saber é: “afinal, é possível gerenciar melhor o tempo e otimizar a produtividade, seja no lado profissional quanto no pessoal?”.
  Hoje em dia muitas pessoas tem a sensação de estar sempre correndo, com agenda cheia, com vários compromissos e obrigações na rotina. É finalizar a demanda “x”, pegar os filhos na escola, organizar a reunião para receber o cliente “y”, e por aí vai.
  Será que essa sensação de estar correndo sempre realmente significa que a agenda está lotada e você não pode receber mais nenhuma solicitação? Ou é por falta da Gestão do Tempo e Produtividade?
  Acredite! Muitas vezes o problema não está na quantidade de tarefas, mas sim em como você organiza elas e otimiza sua produtividade. Vamos falar mais sobre isso ao decorrer do conteúdo, acompanhe!
O que é Gestão do Tempo?
Seja sincero consigo mesmo: hoje provavelmente você passa algumas horas do seu dia com distrações comuns, como, por exemplo: redes sociais, smartphone e e-mails. Recebeu uma notificação, logo vai correndo ver o que aconteceu.
  Gerenciar o tempo nada mais é que acabar com essas distrações, ou melhor, fazer com que elas não prejudiquem o seu desempenho diário. Existem pessoas que sabem usar o telefone, estipulam um horário certo para receber e-mails e navegar pelas redes sociais.
  Porém existem sempre aquelas pessoas mais desorganizadas, que passam horas e horas visualizando as publicações do Instagram, lendo as mensagens do WhatsApp e respondendo e-mails pouco produtivos. É aí que está o erro!
  E também é exatamente por isso que Gestão do Tempo e Produtividade devem andar lado a lado. A partir do momento que você consegue gerenciar seu tempo, criar uma organização eficiente e ter mais produtividade, consequentemente a sensação de exaustão e correria repentina vai passar. Depois disso você será uma melhor pessoa, tanto pessoal quanto profissionalmente.
Técnicas para aplicar Gestão do Tempo e Produtividade?
Não poderíamos apenas explicar o que é Gestão do Tempo sem apresentar técnicas eficientes para você aplicar no seu dia a dia, não é mesmo? Está certíssimo!
  Para conseguir unir Gestão do Tempo e Produtividade, você precisa seguir as dicas que apresentamos a seguir. Confira!
1. Crie planejamento para as tarefas
Planejamento diário, semanal ou mensal. Independente de qual você define ser o melhor para a sua organização, é necessário criá-lo. 
  Algumas pessoas utilizam agendas, outras optam pela tecnologia e utilizam o Google Agenda, Evernote, entre outras várias ferramentas de planejamento disponíveis para Desktop, Smartphone e Tablet.
  Independente da forma que vai fazer, tenha em mente que criar um planejamento para as tarefas é extremamente necessário para sua organização. Organize pelo nome da tarefa, prazo e prioridade. Assim você saberá o que é mais importante e não terá problemas com a entrega de cada demanda.
2. Lide com prioridades
Você vai ter diversas tarefas para fazer no seu dia a dia, mas sabe quais são as prioridades? Ou seja, que você precisa resolver o quanto antes para não ter maiores problemas?
  Aliar Gestão do Tempo e Produtividade requer comprometimento e organização, e um dos pré-requisitos está ligado às prioridades. A partir do momento que você consegue definir o que é mais importante para determinado momento do seu dia, consegue estipular prazos e organizar melhor o planejamento.
3. Diminua as distrações
As distrações podem prejudicar a sua Gestão do Tempo e Produtividade, portanto, por que não evitar? Em vez de olhar para o celular sempre que receber uma nova notificação, porque não desligá-lo e acessar as redes sociais apenas em horários previamente estipulados?
  Além disso, por que não deixar um horário certo para abrir os e-mails no seu dia? Por exemplo: vou abrir os e-mails sempre na primeira hora da manhã, assim que chegar na empresa. Para realizar essa tarefa, terei “x” minutos. 
  Você vai ver que a partir do momento que afastar as distrações da sua rotina terá resultados impactantes. Afinal, quando você consegue focar naquilo que realmente é necessário fazer no momento, consegue aumentar a produtividade relativamente.
4. Faça agora e não deixe para amanhã
“Ah, não vou fazer isso agora, deixarei para finalizar amanhã”.
  Com certeza esse pensamento já prejudicou muita gente, e é um dos principais sintomas da procrastinação: a vontade de deixar as coisas para amanhã.
  Se você já passou por isso, saiba que não está sozinho. Hoje a procrastinação é um dos principais problemas enfrentados por estudantes e profissionais, que passam a deixar para o próximo dia seus compromissos e deveres.
  Portanto, sempre que pensar “vou deixar para amanhã”, lembre deste conteúdo e saiba que essa é uma função do seu cérebro de auto sabotagem. Afinal, você estará prejudicando a si mesmo, mais ninguém!
  E aí, o que achou das técnicas para melhorar a Gestão do Tempo e Produtividade? Já aplica alguma no seu dia a dia? Conte pra gente!
O post Técnicas de Gestão do Tempo e Produtividade para você aplicar no dia a dia apareceu primeiro em Lideres Online.
from Lideres Online https://lideresonline.com.br/blog/tecnicas-de-gestao-do-tempo-e-produtividade-para-voce-aplicar-no-dia-a-dia/
0 notes
lideresonline · 5 years
Text
Técnica Pomodoro: o que é e como aplicar na Gestão do Tempo?
A técnica pomodoro pode ser uma ótima aliada para você que está sempre em busca de novas estratégias para otimizar a Gestão do Tempo e Produtividade. Estudante, profissional, empresário, independente do seu objetivo, a técnica pomodoro pode ser muito eficiente.
  Trata-se de uma técnica que alia organização, foco e metas. Quer saber mais sobre como funciona a técnica pomodoro e como aplicar na sua rotina diária? Leia este conteúdo até o final.
O que é Técnica Pomodoro?
Criada nos anos 80, por Francesco Cirillo, a técnica pomodoro é uma ótima forma de aumentar a produtividade, fazendo com que as pessoas gerenciem o tempo com mais eficiência e consigam ter sucesso na execução de suas tarefas.
  A técnica pomodoro foi divulgada apenas em 1992, depois que Francesco havia feito diferentes testes e conseguido bons resultados em todos eles. O segredo: trabalhar com um timer de 25 minutos e focar 100% nas tarefas durante este tempo.
  Foi isso que Cirillo fez: trabalhava sem interrupções, totalmente focado nas suas tarefas, durante 25 minutos. Após isso, um barulho forte era emitido do seu timer, em formato de tomate (pomodoro), avisando que o tempo de foco total havia acabado.
Como aplicar a Técnica Pomodoro?
Por ser trabalhada em um determinado período, Cirillo acredita que com a técnica pomodoro o cérebro consegue render mais, pois trabalha com concentração intensa durante um curto período de tempo. 
  Sendo assim, o objetivo da técnica pomodoro é fazer com que as pessoas 100% focadas nas tarefas durante 25 minutos, pois a partir disso conseguem melhorar a agilidade do cérebro e estimular o foco.
  Para aplicar a técnica na prática, você vai precisar de poucos itens:
  Um timer para contar o tempo, de preferência que emita algum som ao chegar nos 25 minutos.
Uma lista de todas as tarefas que devem ser executadas.
  Após isso, você deve separar todas as tarefas e organizar a sua rotina em 25 minutos. Então você terá que focar 25 minutos sem interrupções e distrações. Após passado o tempo, descanse por 5 minutos e aplique novamente a técnica.
Dentro desse prazo de 5 minutos, você pode fazer o que quiser: tomar um café, fazer uma ligação, acessar as redes sociais, ir ao banheiro etc. É importante que, como o tempo de execução das tarefas, o de descanso também seja respeitado.
  Depois que finalizar 4 ciclos de 25 minutos, ou seja, sempre no período de 1 hora, faça pausas de 15 a 30 minutos para descansar. É importante que você programe esse tempo de descanso antes de aplicar a técnica. O ideal é manter essa faixa, de 15 a 30.
  Esse intervalo entre os pomodoros é fundamental, pois é nesse momento que você vai oxigenar seu cérebro, aumentando a agilidade e capacidade mental.
  Viu como a técnica pomodoro é simples? Temos certeza que você também ficará surpreso com os resultados. Depois de aplicar, não esqueça de compartilhar sua experiência com a gente, aqui no Blog Líderes On-Line.
O post Técnica Pomodoro: o que é e como aplicar na Gestão do Tempo? apareceu primeiro em Lideres Online.
from Lideres Online https://lideresonline.com.br/uncategorized/tecnica-pomodoro-o-que-e-e-como-aplicar-na-gestao-do-tempo/
0 notes
lideresonline · 5 years
Text
Siga esses 4 passos para não atrasar projetos
Você é um daqueles profissionais que normalmente tem problemas em relação ao cumprimento de prazos? Você não é o primeiro, nem o segundo, muito menos o último a ter essa dificuldade, pode ficar tranquilo!
  A verdade é que cumprir prazos não é uma tarefa fácil, e existem várias questões que ocorrem no dia a dia e podem servir como distração, como, por exemplo: o uso excessivo das redes sociais, o surgimento de questões particulares, a desorganização com as tarefas, a falta de gestão do tempo, entre outros.
  Enfim, independente do motivo, podemos dizer que temos a solução para você. Neste artigo apresentamos 4 passos indispensáveis para você não atrasar projetos, conseguir manter a organização e ter melhores resultados profissionalmente a partir disso. Confira!
Passo 1. Crie um planejamento
O primeiro passo para não atrasar projetos é ter organização. Para isso, sugerimos que você crie um planejamento completo, com todas as tarefas que serão necessárias, quem serão as pessoas envolvidas e quais são os custos para executar o projeto do início ao fim.
  Exemplo:
  Nome do projeto:
Data prevista para início:
Data prevista para término:
Ações necessárias para execução de todas as fases do projeto:
Quem serão os envolvidos internos e externos:
Quanto será necessário investir para finalizar o projeto:
  A partir do momento que você tiver todas essas informações, ficará muito mais fácil de se organizar para não atrasar projetos. Vale lembrar que nesta etapa, quanto mais específico você for, maiores são as chances de alcançar bons resultados.
Passo 2. Identifique todos os profissionais que serão envolvidos no projeto
No exemplo de planejamento que citamos, um dos tópicos necessários é definir quem serão os envolvidos internos e externos. Portanto, neste passo 2, você precisa estar com todos os nomes prontos para dar o pontapé inicial no projeto.
  Isso significa que é necessário fazer uma análise de todos os profissionais que serão envolvidos, tanto internamente quanto externamente, para conseguir validar os prazos e acompanhar os resultados.
  Independente do setor do seu projeto, todas as ações citadas neste conteúdo são extremamente necessárias. Lembre-se que se seguir todos os 4 passos que apresentamos, as chances do seu projeto acontecer como o esperado são grandes!
Passo 3. Valide o cronograma com todos os envolvidos
Você pode ser o gestor, criar o planejamento, envolver todos os profissionais responsáveis, mas de nada adianta que os envolvidos não validarem tudo que você imaginou e estipulou. 
  Vamos supor que o seu projeto está ligado à obra, ok? É necessário construir “x” casas em determinado tempo. Para que o planejamento seja validado, é necessário ter uma reunião com todos os profissionais envolvidos e esperar a confirmação de cada um deles.
  Afinal, você é o responsável pela organização e gestão do tempo, mas são os profissionais que estarão na ativa que poderão afirmar se é possível ou não seguir o planejamento que foi criado. Lembre-se que é mais válido ser realista do que prometer um curto prazo e não conseguir entregar a demanda ao cliente.
Passo 4. Faça o monitoramento
Depois de criar o planejamento, identificar todos os profissionais envolvidos no projeto e validar o cronograma, chegou a hora de monitorar a execução do mesmo.
  Você, como profissional que está gerenciando para não atrasar projetos, deve estar à frente do time em questão de organização. O monitoramento é importante porque você consegue identificar o que é necessário e age rapidamente para não comprometer os prazos, principalmente quando falta alguma coisa para produção no meio do projeto.
  Quando você tem um cronograma e os profissionais alinhados com o propósito do projeto, fica muito mais fácil de ter sucesso. E, se você gostou deste artigo, não esqueça de assinar nossa newsletter. Publicamos novidades toda a semana no Blog Líderes On-Line.
  Confira os nosso post com 5 ferramentas de gestão de tempo
Confira esse vídeo sobre gestão de tempo
O post Siga esses 4 passos para não atrasar projetos apareceu primeiro em Lideres Online.
from Lideres Online https://lideresonline.com.br/blog/siga-esses-4-passos-para-nao-atrasar-projetos/
0 notes
lideresonline · 5 years
Text
Gestão do tempo: o que é e por que colocar em prática?
Você está com problemas para realizar a gestão do tempo? Não se preocupe. Esse problema com certeza não é exclusivo seu, na verdade muitos profissionais vivem diariamente com essa dificuldade.
  Porém, o que infelizmente ainda acontece é a falta de eficiência entre uma estratégia e outra. Por existir desconfiança, os profissionais ainda não investem 100% na gestão do tempo, e acabam se auto prejudicando por isso.
  Se você é um dos profissionais que ainda precisa das confirmações para aplicar as técnicas de gestão do tempo, leia este conteúdo até o final. Nele apresentamos os principais benefícios de aplicar essa estratégia. 
Afinal, o que é Gestão do Tempo?
Antes de mais nada, precisamos te explicar resumidamente o que é gestão do tempo. Afinal, caso contrário, você saberá os benefícios, mas não terá as informações necessárias sobre o conceito da estratégia.
  A gestão do tempo está totalmente ligada a forma de se organizar. Sendo assim, profissionais que conseguem atingir esse nível de gerência passam a diminuir o estresse de suas rotinas, ter mais produtividade, eliminar o retrabalho, tudo isso com menos esforço e aliviando a sensação de correria durante todo o dia.
  Quer saber mais sobre cada benefício? Continue lendo este artigo!
Diminuir o estresse
O principal benefício que você terá ao colocar em prática a gestão do tempo é a diminuição do estresse. Profissionais que conseguem organizar as demandas, criam planejamentos e estipulam a urgência de cada tarefa tendem a ser menos estressados.
  A diminuição do estresse acontece porque você não precisará trabalhar com prazos apertados, sustos e aquela correria diária que torna a rotina exaustiva e estressante.
  Resumindo, ao conseguir aplicar as técnicas de gestão do tempo, você poderá trabalhar com mais tranquilidade, focando excepcionalmente no resultado das tarefas — que, diga-se de passagem, é o que realmente importa.
Obter mais produtividade
Outro benefício que você terá ao aplicar as técnicas de gestão do tempo é a produtividade. Talvez esse é um dos objetivos de todos os profissionais: ser mais produtivo, alcançar melhores resultados e ser maior remunerado por isso.
  Hoje, você se considera um profissional produtivo? Acredita que pode produzir mais? Se sim, pode ter certeza que essa sensação de “posso produzir mais” está totalmente ligada a falta de organização, gestão do tempo.
  A partir do momento que você, como profissional, consegue organizar sua rotina, estipular quais tarefas são prioridade e a data de entrega para cada uma delas, pode ser mais produtivo e evitar a procrastinação.
  Teste na prática, com certeza os resultados compensarão todo o esforço!
Evitar o retrabalho
Além de diminuir o estresse e garantir mais produtividade, profissionais que conseguem gerenciar melhor o seu tempo evitam o famoso retrabalho.
  Retrabalho nada mais é que fazer a mesma coisa uma, duas ou mais vezes. Vamos dar um exemplo prático para você entender melhor, ok? Na sua empresa, você precisa produzir “x” materiais de divulgação. Os gestores solicitam um material sobre tal tema, com um determinado briefing que deve ser seguido. Por falta de organização e para entregar a demanda logo, você não segue o que foi solicitado.
  Chamamos isso de retrabalho, sabe por quê? Certamente o seu gestor não ficará contente com o trabalho que foi entregue, até porque não foi exatamente o que solicitou, e você deverá refazer todo o trabalho, seguindo a solicitação.
  Mais tempo perdido e mais acúmulo de demanda. Esse é o retrabalho que você quer para sua rotina profissional? Se não, aplique a gestão do tempo, organize-se!
Acabar com a sensação de correria diária
Essa sensação é, sem dúvidas, uma das piores. Não importa o que você faça, quantas demandas sejam entregues, a sensação de correria, de agenda cheia e de falta de tempo para executar tudo que é necessário é constante.
  Essa sensação, além de desmotivar, deixa muitos profissionais infelizes com o seu rendimento no trabalho. Você se sente assim? Pode ficar tranquilo, pois temos uma ótima notícia.
  É possível acabar com essa sensação de correria diária aplicando as técnicas de gestão do tempo. Quer saber quais são elas? Leia o conteúdo que publicamos no Blog Líderes On-Line apresentando as melhores estratégias de gestão do tempo e produtividade.
  Confira clicando aqui nosso post sobre 5 ferramentas de gestão
Confira clicando aqui um vídeo sobre gestão do tempo
O post Gestão do tempo: o que é e por que colocar em prática? apareceu primeiro em Lideres Online.
from Lideres Online https://lideresonline.com.br/blog/gestao-do-tempo-o-que-e-e-por-que-colocar-em-pratica/
0 notes
lideresonline · 5 years
Text
Gestão de Tempo: 5 Ferramentas que vão aumentar sua produtividade
Ferramentas de Gestão de Tempo
Você costuma utilizar desculpas para evitar as tarefas importantes? Sente que a falta de gestão está comprometendo a sua produtividade diária? A procrastinação e a falta de gerenciamento do tempo fazem parte da vida de muitas pessoas, você não está só.
O primeiro passo você já deu: identificou que está precisando de ajuda para gerenciar melhor o dia a dia. Agora, o segundo passo é encontrar as melhores ferramentas de gestão de tempo para aumentar a produtividade. E se você está aqui, quer dar esse segundo passo também.
Confira as 5 ferramentas de gestão de tempo que consideramos as melhores para aumentar a produtividade!
1. Wunderlist
O Wunderlist é um aplicativo gratuito, disponível para Android e iOS. Sua versão free proporciona ao usuário um gerenciamento de tarefas baseado na nuvem, permitindo que todos os usuários gerenciam suas tarefas do seu próprio smartphone, tablet ou computador. 
  Por ser uma ferramenta simples, prática e direta ao objetivo, que é otimizar o gerenciamento das tarefas, o Wunderlist é considerado uma das melhores ferramentas para gestão. Com ele você pode criar planejamentos, organizar as tarefas diárias e personalizar cada lista para diferenciar as demandas e o nível de urgência. 
2. Meistertask
O Meistertask tem o conceito um pouco diferente. Nele é possível organizar os planejamentos e incluir integrantes do seu time para participar do projeto. Sendo assim, você como gestor pode acompanhar o processo de todos os profissionais de forma rápida e prática.
  Além disso, através do Mestertask é possível acompanhar o número de horas trabalhadas nos projetos, podendo garantir que todos os profissionais desempenhem um ótimo trabalho na gestão de tempo e organização das demandas.
  Unindo planejamento, ação e organização, pode ter certeza que conseguirá aumentar o seu rendimento e produtividade diária.
3. Remember the milk
Um dos grandes diferenciais do Remember the Milk é a sincronização com e-mail e outras plataformas, até por conta disso não poderíamos deixá-lo de fora da lista de ferramentas de Gestão de Tempo para aumentar a produtividade.
Gratuito, o Remember de Milk te ajuda a ter todas as tarefas organizadas, em um único lugar. A integração com a maioria das plataformas é simples, principalmente com o e-mail. Então, se você busca gerenciar melhor as tarefas pessoas e profissionais, esse é o app!
4. Todoist
Com o Todoist você acessa todas as tarefas de qualquer lugar: tablet, smartphone e celular. Sendo assim, você pode organizar e controlar todas as demandas, configurando avisos caso a tarefa esteja prestes a vencer. 
  Tudo isso de forma simples, prática e rápida, afinal, o objetivo é aumentar sua produtividade e organizar a gestão de tempo, não o contrário! Esse é um aplicativo gratuito, disponível para Android e iOS.
5. Trello
Vale lembrar que essa lista não é por nível de melhor ou pior, até porque não poderíamos deixar o Trello por último se fosse dessa forma!
  Uma ferramenta completa, simples, que oferece a maioria dos recursos para os usuários de forma gratuita. No Trello é tudo feito de forma dinâmica: basta criar o quadro (projeto), organizar as tarefas, e iniciar os trabalhos.
  No Trello é possível incluir membros, etiquetas, fazer checklist, estipular a data de entrega, anexar arquivos, entre outras várias funções. Se o seu objetivo é aumentar a produtividade com gestão de tempo, vale a pena conferir a ferramenta!
  E aí, gostou das ferramentas de gestão de tempo para aumentar a produtividade? Então acompanhe as novidades do blog e fique por dentro de tudo que publicamos aqui no Blog Líderes On-Line.
  Confira clicando aqui um post que fala sobre gestão de tempo
O post Gestão de Tempo: 5 Ferramentas que vão aumentar sua produtividade apareceu primeiro em Lideres Online.
from Lideres Online https://lideresonline.com.br/blog/gestao-de-tempo-5-ferramentas-que-vao-aumentar-sua-produtividade/
0 notes
lideresonline · 5 years
Text
Dicas para definir prioridades na Gestão do Tempo
Gestão do Tempo e Prioridades devem andar lado a lado, principalmente se o seu objetivo é alcançar bons resultados através da organização e planejamento da rotina diária, tanto profissional quanto pessoal. 
  A verdade é que uma depende da outra:
  Quando você estabelece prioridades, consegue fazer uma gestão do tempo com mais eficiência. E a partir do momento que decide gerenciar melhor o tempo, deve saber definir as prioridades do seu dia a dia — caso contrário, dificilmente terá bons resultados.
  Portanto, para definir as prioridades na gestão do tempo, você precisa das dicas que vamos apresentar a seguir. Uma sugestão: anote todas as dicas, leia com atenção e aplique no seu dia a dia para conseguir estabelecer prioridades, independente da situação.
Entenda que urgente e importante possuem significados diferentes
URGENTE
adjetivo de dois gêneros
1.
que é necessário ser atendido ou feito com rapidez; que não pode ser retardado.
“ela precisa de um tratamento u. da sua doença”
2.
de que não se pode prescindir; indispensável.
  Resumindo, urgente é tudo aquilo que, caso não seja resolvido o quanto antes, pode causar sérios problemas e prejudicar drasticamente uma empresa. Para tarefas urgentes, é necessário o atendimento rápido.
  IMPORTANTE
adjetivo de dois gêneros
1.
que tem mérito; digno de elogio; elogiável, meritório.
2.
substantivo masculino
aquilo que é essencial, que tem maior importância.
“o i. é manter a calma”
Já as tarefas importantes são diferentes. Não necessariamente possuem urgência, mas a execução pode fazer total diferença para a empresa. É algo importante, que pode agregar valor para qualquer tipo de organização.
Conseguiu entender a diferença? Urgência e importância são diferentes, mas andam lado a lado, principalmente ao definir prioridades na gestão do tempo.
Por exemplo: tarefas urgentes e importantes devem ser prioridades. Tarefas somente urgentes ficam em segundo lugar. Tarefas somente importantes ficam em terceiro lugar. E assim por diante.
Estabeleça uma prioridade no dia anterior
Ao menos uma prioridade deve ser estabelecida um dia antes. Por exemplo, hoje é quinta-feira e você está finalizando o dia de trabalho? Deixe estabelecido a prioridade do dia seguinte. 
Não importa se a tarefa é simples ou vai demandar mais tempo, é necessário que você faça a definição para ir dormir com algo na cabeça e com a sensação de organização.
Como você definiu a prioridade, é necessário que a primeira tarefa a ser executada seja ela. Não abra redes sociais, e-mails e não resolva nenhuma outra demanda antes da prioridade. 
Chegou na sua empresa, busque focar 100% para finalizar a tarefa prioritária o quanto antes.
Depois que finalizar a prioridade, organize o restante do dia
Conseguiu chegar na empresa e focar 100% na tarefa que priorizou no dia anterior? Perfeito! Agora é o momento de organizar todo o restante do dia. O ideal, neste momento, é listar todas as tarefas como urgente e importante.
Fazendo isso, você terá como mensurar quais requerem mais a sua atenção.
O ideal é sempre seguir a lista criada por você. Portanto, procure encontrar uma forma para não sair do trilho, ou seja, não deixar de seguir o planejamento que criou.
Saiba que o “não” tem poder
Vamos supor que você chegou na empresa de manhã e um colega solicitou que resolvesse a demanda “x”. Qual é a sua resposta para a situação? Como falamos, a tarefa prioridade que você definiu no dia anterior deve ser realizada primeiro, antes de qualquer coisa!
Por isso é importante que você entenda que o não tem poder, e pode fazer toda diferença na sua rotina profissional. Profissionais que não sabem falar não são, na maioria das vezes, desorganizados profissionalmente e se estressam e sobrecarregam com as demandas.
Assim, além de não acumular tarefas, você conseguirá seguir o plano de estabelecer as prioridades na gestão do tempo. Pode ficar tranquilo, os resultados positivos serão consequência do seu empenho e dedicação.
  E você, gostou das dicas para definir prioridades na gestão do tempo que apresentamos? Então assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades do blog!
Confira outros posts do nosso blog:
Gestão de pessoas: Tudo o que você precisa saber sobre o assunto
O post Dicas para definir prioridades na Gestão do Tempo apareceu primeiro em Lideres Online.
from Lideres Online https://lideresonline.com.br/blog/dicas-para-definir-prioridades-na-gestao-do-tempo/
0 notes
lideresonline · 5 years
Text
Tudo que você precisa saber sobre Liderança
Liderança é um assunto que está muito em alta nos últimos tempos, e você sabe por que as empresas estão cada vez mais buscando por essa forma de gerenciar pessoas? 
Pois com o avanço da tecnologia e as mudanças significativas do perfil dos colaboradores, ficou muito mais complicado gerenciar um time.
Hoje em dia os profissionais buscam não só por um cargo, mas sim pelos benefícios e ambiente de trabalho que a empresa proporciona. Isso significa que não adianta você oferecer um bom salário, sendo que o investimento em liderança e gestão de pessoas é menor que o da concorrência.
Preparamos um conteúdo completo para você que busca mais informação sobre liderança, os principais tipos de liderança e seus benefícios.
Tenha uma ótima leitura!
O que é Liderança?
Resumidamente, liderança pode ser qualificada como uma capacidade de conduzir um grupo de pessoas, transformando todo o potencial e habilidades dos profissionais em resultados positivos para a empresa.
Para que essa condução seja realizada com sucesso, o profissional que assume o papel de liderança deve saber gerenciar, organizar e pensar em cada colaborador que faz parte do seu time. Cada profissional vale ouro no conceito de liderança, portanto, toda a atenção com o bem estar e motivação dos colaboradores é pouco.
Sendo assim, o líder é o responsável por inspirar os integrantes do seu time. Deve ser exemplo, agindo de forma ética e positiva, de modo que os profissionais possam contribuir com o avanço da empresa de forma voluntária, com entusiasmo, engajamento e motivação.
Então, realmente liderança não é para qualquer um. É necessário dedicação, foco e empenho para implementar esses processos na empresa, principalmente se você segue uma administração padrão, em que o funcionário é visto como uma ferramenta que apenas gera lucros para o negócio, e o seu bem estar e motivação pouco importam.
Quais os tipos de Liderança?
Existem vários tipos de liderança e não estamos aqui para afirmar qual o melhor caminho para a sua empresa. Mas, lendo as características de cada, temos certeza que você já terá uma ideia de qual trilha quer seguir. Confira!
Liderança Autoritária
O líder autoritário é aquele que decide tudo que deve ser feito dentro da empresa. É ele que estipula o que, como e por quem deve ser feito. O objetivo deste estilo de liderança é exatamente esse: centralizar todo o poder em apenas uma pessoa, que pode mandar e desmandar em todos os funcionários.
Na sua cabeça está bem claro que os profissionais são máquinas que devem ter o rendimento “x”, caso contrário o líder autoritário simplesmente demite e procura outra alternativa no mercado.
Liderança Democrática
Já o líder democrático é o que solicita a opinião de todos os integrantes do time antes das decisões. Esse estilo de liderança preza pelo bem estar e organização dos processos, e acredita que todo o profissional tem direito de expressar suas opiniões.
A empresa vira, de fato, uma democracia. O que todos estiverem de acordo é o que será feito. Portanto, além de prezar pelo bem estar, o líder democrático também compreende as ideias e decisões da equipe, buscando sempre facilitar para que os profissionais tenham sucesso nas suas tarefas diárias.
Liderança Liberal
Na liderança liberal o líder participa muito pouco das decisões, isso porque todos os colaboradores têm autonomia para exercerem suas funções como bem entender.
Então, é de responsabilidade do colaborador criar planejamentos, estipular metas e prazos, definir tarefas, aprovar as demandas etc. Dentro desses processos, o líder acompanha e só realmente presta auxílio quando é solicitado. Caso contrário, a responsabilidade pelo trabalho é de cada colaborador.
Liderança Situacional
Se a sua empresa está em constante evolução, muda o tempo todo, com certeza esse é o melhor estilo de liderança. O líder situacional é aquele que se molda de acordo com o que está acontecendo no momento.
Nesse estilo de liderança os profissionais possuem a habilidade de lidar com várias situações, independente de qualquer coisa. O líder situacional é aquele que propõe ações e estratégias de acordo com tudo que acontece no dia a dia da empresa.
Portanto, na liderança situacional não existe um padrão. É de total noção do líder saber qual perfil seguir de acordo com a necessidade.
Liderança Visionária
O estilo de liderança visionário é aquele que tem muita facilidade para prever comportamentos e tendências do mercado. Com isso, o líder visionário consegue sempre agir diretamente no problema, com todo o seu vasto conhecimento, capacidade lógica e analítica.
Como está sempre à frente e pensando no futuro, o líder visionário tem a capacidade de trazer mudanças positivas para a empresa, sempre pensando na evolução e necessidades momentâneas. 
É por conta disso que o perfil de liderança visionária é um dos mais requisitados entre as empresas. Afinal, como poderia ser diferente? O líder visionário está quase sempre um passo à frente, entregando resultados eficientes com o seu time.
Quais os benefícios de aplicar uma boa Liderança?
Agora que você já sabe qual o conceito de liderança e os principais tipos, chegou o momento de descobrir quais benefícios o  líder pode trazer para o seu negócio.
Separamos os principais benefícios para você entender de uma vez por todas por que não pode perder tempo investindo em estratégias ultrapassadas de gestão.
Inspirar pessoas
Pessoas inspiradas rendem mais, vestem a camisa da empresa e estão sempre motivadas para fazer as coisas acontecer. Pense com a gente: é muito diferente os resultados de um funcionário motivado para um desmotivado.
O motivado está sempre pensando em coisas novas, agindo de forma produtiva e agregando valor para o negócio. Já o desmotivado sempre arrumando desculpas para faltar o trabalho, não agrega com ideias relevantes e acaba levando os outros colaboradores para o buraco também.
Então, a partir do momento que um líder consegue encontrar o seu estilo e aplicar as melhores técnicas de liderança, a inspiração dos colaboradores será uma consequência normal — e a melhora significativa dos resultados também.
Resolver problemas
Um bom líder também tem alta capacidade de resolver problemas. E não estamos querendo dizer que o profissional que assume o perfil de liderança deve ser “o amigão” de todos, que não merece respeito. Muito pelo contrário, o líder consegue despertar a admiração das pessoas mesmo incentivando a comunicação e resolvendo os problemas dos profissionais.
Não confunda profissionalismo com o lado pessoal. Os profissionais vão ter sempre com quem contar, principalmente quando os problemas aparecerem. O líder estará lá, para estender a mão, mas sempre com postura, ética e comprometimento com o trabalho.
Nortear o negócio
Por estar em um cargo de gestão, o líder também tem a responsabilidade e capacidade de nortear um negócio para o sucesso. É através deles que os colaboradores passarão a acreditar nos objetivos da empresa e batalhar para alcançá-los também.
O bom líder é aquele que desperta a sensação de vontade, entusiasmo e motivação nos colaboradores. Seguindo as boas práticas de liderança, consegue organizar, gerenciar e estar junto com o seu time em todas as fases dos processos.
Incentivar e motivar colaboradores
A partir do momento que o líder inspira, resolve problemas e consegue ser o gestor que dá o norte necessário para o seu time, consequentemente ele incentiva e motiva cada profissional também.
Você, em algum momento da carreira profissional, já foi funcionário? Se sim, com certeza vai entender! É muito melhor trabalhar do lado de uma pessoa que pega junto, faz acontecer, reconhecendo e motivando cada colaborador.
A vontade por parte dos membros da equipe também se torna muito maior.
Então, está nas suas mãos aplicar ou não a liderança na sua empresa. Se você acredita que é uma ótima ferramenta para alavancar ainda mais os resultados, continue lendo o artigo. A partir de agora vamos apresentar as técnicas de liderança mais eficientes para os líderes de sucesso.
6 técnicas de liderança para líderes de sucesso
1. Saiba se comunicar com os profissionais
A primeira técnica utilizada pelos líderes de sucesso é a comunicação. A partir do momento que você consegue se comunicar em via de mão dupla, o seu papel como líder já estará trazendo um efeito positivo para a empresa.
Utilizamos o via de mão dupla para deixar claro que a comunicação não parte só de você. O colaborador também tem o direito de expressar suas opiniões e desejos enquanto fazer parte do seu time. 
É importante, além de falar, saber ouvir também. Atenção nesse ponto!
2. Relacione-se com as pessoas e esteja presente no dia a dia
Lembre-se que está aplicando o conceito de liderança, portanto, esqueça qualquer outra informação sobre gestão que você aplica, principalmente se estiver ligada ao conceito de administração, onde o chefe manda e os funcionários obedecem.
Para ser um líder de sucesso, você precisa saber se relacionar com os colaboradores e estar presente no dia a dia. Não é dar ordens e esperar que os resultados aconteçam. É necessário empenho por parte do líder para organizar os processos e motivar os colaboradores na rotina diária.
Além disso, se qualquer problema acontecer e o profissional não souber resolver, ele recorrerá diretamente para o seu líder lhe ajudar a solucioná-lo. 
3. Conheça todos os integrantes da equipe
O conhecimento dos integrantes da equipe é um dos pontos chaves para o sucesso no papel de liderança. Isso porque, a partir do momento que você conhece as pessoas que fazem parte da sua equipe, tudo fica mais simples:
você sabe os seus desejos;
suas preferências;
o que causa motivação;
o que causa desmotivação;
e assim por diante.
Concorda com a gente que é muito mais fácil liderar conhecendo as pessoas? Então empenhe-se nisso a partir do momento que assumir o papel de liderança!
4. Busque sempre por tendências e inovações 
O líder é o profissional que nunca está parado. Sempre busca por novos conhecimentos e experiência para agregar valor para a sua empresa. Portanto você deve estar sempre buscando as melhores formas de otimizar suas técnicas de liderança e os resultados da sua equipe.
Existem cursos, livros, palestras e treinamentos específicos para líderes, e você pode procurar o que mais faz sentido para aprimorar o seu conhecimento. Independente do que escolher, lembre-se sempre que quanto mais conhecimento você tiver, mais tendências e inovações implementar, melhores serão os resultados.
5. Atue com equilíbrio
O bom líder é aquele que mantém o equilíbrio, independente da situação. Em momentos ruins, de muitos problemas, não deixa que o nervosismo atrapalhe suas habilidades. E também em momentos de alegria não deixa que a euforia estrague tudo.
Você precisa ter bem claro que problemas são normais, e vitórias também. O seu emocional deve estar alinhado com esse pensamento, pois assim você terá o equilíbrio necessário para liderar independente do momento que a empresa está passando.
6. Recompense os colaboradores
Outra técnica que não poderíamos deixar de fora dessa lista é a recompensa. Essa é uma das tendências de Liderança que está mais bem vista e aplicada pelas empresas, e não é por acaso.
Através do sistema de recompensas é possível alcançar os resultados que todo líder de sucesso espera alcançar: incentivar, motivar e engajar os colaboradores com os objetivos da empresa.
Quando for definir qual tipo de recompensa, você pode utilizar a sua criatividade. Não se prenda apenas no sistema de recompensa que envolve dinheiro. Existem outras maneiras de incentivar os profissionais, e ser criativo nesse momento é extremamente necessário.
Conclusão
O processo de liderança é complexo, requer cuidado, empenho e dedicação por parte dos profissionais responsáveis. Mas, depois que está tudo no seu devido lugar e as técnicas estão sendo aplicadas corretamente, os resultados virão em questão de tempo.
Podemos pensar como uma plantação: você planta hoje para colher depois. É assim que funciona quando vai colocar em prática os processos de liderança: você se dedica no início, utiliza as melhores técnicas durante o projeto e colhe resultados positivos no final.
Aproveita que chegou até aqui para assinar nossa newsletter e ficar por dentro de todas as novidades do Blog Líderes On-Line. Vale lembrar que sempre teremos conteúdos completos como esse sobre assuntos ligados à liderança. Aproveite!
O post Tudo que você precisa saber sobre Liderança apareceu primeiro em Lideres Online.
from Lideres Online https://lideresonline.com.br/blog/tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-lideranca/
0 notes
lideresonline · 5 years
Text
Treinamento e desenvolvimento pessoal nas empresas: conheça 4 tipos para aplicar
Nós temos certeza que você quer ter sucesso com sua empresa. Esse é um dos principais objetivos dos 99,9% empresários brasileiros. Afinal, quem não gostaria de ter uma empresa consolidada, com bons processos gerenciais e que gera excelentes resultados?
Em relação ao sucesso, dois tópicos estão totalmente interligados com o processo de busca, ou seja, antes de chegar até esse objetivo, que são: treinamentos e o desenvolvimento da equipe para exercer suas atividades com tranquilidade e eficiência.
Se são dois tópicos tão importantes, por que não aplicar no seu negócio? Separamos neste artigo 4 tipos de treinamento e desenvolvimento pessoal nas empresas para você começar a aplicar. Confira!
Como funciona um treinamento e desenvolvimento pessoal nas empresas?
O primeiro passo para um treinamento e desenvolvimento pessoal nas empresas é definir objetivos. Sem eles, você não saberá onde quer chegar, o que quer alcançar com determinada ação. 
Então, é necessário que, antes de estruturar o treinamento e desenvolvimento, você deixe bem claro todas as metas e objetivos para alcançar com a estratégia. Após isso, pode seguir para o passo de estruturação do treinamento e desenvolvimento pessoal:
Para aqueles novos colaboradores: essa estrutura de treinamento e desenvolvimento está atrelada a familiarização do colaborador com a estrutura da empresa, o ambiente de trabalho e todos os processos que vão envolver suas funções. É importante deixar claro, nesse tipo de treinamento e desenvolvimento pessoal nas empresas a visão, valores, missão, normas e regulamentos da empresa. 
Para atualização dos colaboradores que já fazem parte: deve existir uma estrutura específica para cada um dos colaboradores. Aqueles que já fazem parte da equipe devem ser atualizados sobre o funcionamento da empresa e também aprimorem suas competências e habilidades para crescerem juntos: empresa e colaborador.
Para otimização dos processos: vamos supor que a sua empresa utilizou novos métodos, ok? A partir dessa fase, é necessário criar um treinamento específico para os profissionais se familiar com as novas normas aplicadas.
Para casos de promoção: se o colaborador exerce a função “x” e, após mostrar um rendimento positivo, passar para o cargo “y”, um treinamento também deve ser promovido, com o objetivo de prepará-lo para o novo cargo, apresentando as novas responsabilidades.
Os tipos de treinamento e desenvolvimento pessoal nas empresas
1. Liderança eficiente
O papel do líder deve ser seguido de forma eficiente, concorda? Para isso, o profissional que assumir a liderança deve ter o conhecimento necessário para aplicar as melhores práticas de um líder de sucesso.
E como o profissional pode receber esse conhecimento? Através de treinamento e desenvolvimento pessoal. Isso significa que a sua própria empresa pode formar os líderes internamente, sem precisar ir até o mercado à procura de novos talentos.
2. Comunicação assertiva
Falhas na comunicação podem custar caro para qualquer empresa, independente de tamanho e segmento. Então, por que correr o risco? O tipo de treinamento comunicação assertiva apresenta as melhores práticas para comunicar, dar feedbacks e se relacionar com os parceiros de equipe.
Essa é uma ótima forma de diminuir os erros que acontecem pela falta ou ineficiência da comunicação interna — que, diga-se de passagem, pode custar bem caro para o seu negócio.
3. Motivacional
Motivação é a base para a produtividade e engajamento dos profissionais com a empresa. Para conseguir motivar os colabores e alcançar os resultados esperados, o treinamento motivacional é uma ótima escolha.
Fazendo o investimento nesse treinamento e desenvolvimento pessoal nas empresas, é possível motivar os colaboradores constantemente, lembrando-os com frequência o valor de cada um deles para a empresa.
O treinamento e desenvolvimento pessoal motivacional, além de aumentar a produtividade, ajuda a sua empresa a reter talentos e diminuir o absenteísmo — que na maioria das vezes é causado pela desmotivação.
4. Desenvolvimento de habilidades
Tanto líderes quanto profissionais e gestores devem se desenvolver periodicamente. Não existe o “já sei tudo”; “não vou aprender nada com isso”; “estou cansado de saber sobre isso”. É sempre bom aprender coisas novas e que agregam para o sucesso da empresa.
Portanto, o treinamento e desenvolvimento de habilidades é fundamental, isso porque internamente você pode descobrir novos talentos que podem suprir áreas nunca inimagináveis. Os colaboradores são o maior bem da sua empresa, confie neles.
Então, ficou bem claro para você a importância do treinamento e desenvolvimento pessoal nas empresas? Se você acredita que esse conteúdo realmente agregou, aproveite para compartilhar com os amigos nas Redes Sociais.
O post Treinamento e desenvolvimento pessoal nas empresas: conheça 4 tipos para aplicar apareceu primeiro em Lideres Online.
from Lideres Online https://lideresonline.com.br/blog/treinamento-e-desenvolvimento-pessoal-nas-empresas-conheca-4-tipos-para-aplicar/
0 notes
lideresonline · 5 years
Text
Gestão de pessoas: tudo que você precisa saber sobre o assunto
Chegou o momento de aprender tudo que você precisa para colocar em prática um processo de Gestão de Pessoas. Criamos este conteúdo para pessoas que não tem conhecimento nenhum sobre o assunto, mas buscam conhecimento para ter sucesso.
E isso não exclui as pessoas que já possuem o conhecimento sobre gestão de pessoas, pois neste conteúdo você não aprenderá apenas conceito e definição, mas também: 
O que é gestão de pessoas;
Quais os benefícios para as organizações;
Quais os principais pilares;
Como aplicar na prática;
E ferramentas gratuitas para auxiliar na gestão.
E aí, gostou da ideia? Então tenha uma ótima leitura!
O que é Gestão de Pessoas?
A partir do momento que você pensa em aplicar os processos de Gestão de Pessoas, o primeiro passo é entender o que é este conceito. O objetivo da estratégia é conhecer e entender o lado de cada um dos colaboradores.
É de responsabilidade do gestor de pessoas a locação e recolocação de profissionais nas áreas específicos, que condizem com seus desejos e habilidades. O segredo da gestão de pessoas está em não pensar somente nos resultados da empresa, como também no bem estar de cada colaborador.
Para fazer uma análise completa e eficiente dos desejos e habilidades dos profissionais, os gestores utilizam métodos e práticas para identificar os pontos fortes e fracos de cada profissional. Após realizada a análise, é possível identificar e aproveitar o máximo das qualidades de cada colaborador.
Quais os benefícios dos processos de Gestão de Pessoas para as empresas?
A partir do momento que os processos de gestão de pessoas são aplicados, alguns benefícios são rapidamente notados. Entre eles estão:
Resolver conflitos
Quando conflitos surgem, independente de quais sejam, precisam de uma solução. O papel da gestão de pessoas não é evitar que os conflitos apareçam, mas sim resolver para que não tomem uma proporção grande e acabem influenciando negativamente a evolução da empresa.
O mal, quando cortado pela raíz, deixa de ser um mal. Portanto, quando você tem uma equipe especializada e pronta para resolver conflitos, como é o caso da gestão de pessoas, fica muito mais fácil de identificar e solucionar qualquer tipo de conflito dentro da empresa.
Antecipar erros
Vamos ser realistas: erros acontecem, independente do tamanho da empresa, número de funcionários e fluxo de caixa. Afinal, empresas trabalham com seres humanos, e ninguém no mundo está livre de cometer um erro ou uma falha durante os processos empresariais.
Para antecipar e preveni-los, a equipe de gestão de pessoas é a responsável por identificar possíveis erros que venham a acontecer e prejudicar a empresa. Como fazer isso? Analisando as equipes, a evolução das demandas e possíveis lacunas que não estão preenchidas devidamente.
Dar importância aos colaboradores
Todo colaborador deve e merece ter reconhecimento do seu trabalho. Até porque, sem um funcionário, o que seria das empresas? Pode ter certeza que nenhuma delas estaria onde está hoje. 
Você pode ter investimento, contatos e tudo pronto para iniciar um grande negócio, mas mesmo assim vai precisar da mão de obra humana para fazer o seu projeto sair do papel. E é exatamente por isso que dar importância aos colaboradores é fundamental.
São eles que vestem a camisa e fazem os processos acontecer. A gestão de pessoas é a responsável por ser grata a isso e transparecer para todos os colaboradores essa gratidão.
Motivar e assegurar que os profissionais estejam felizes no ambiente de trabalho
Para você ter ideia, segundo um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, trabalhadores felizes são, em média, 31% mais produtivos, três vezes mais criativos e vendem 37% a mais em comparação com colaboradores descontentes.
Apenas trazendo esse estudo já fica bem claro que a motivação e a felicidade dos colaboradores é de extrema importância para a produtividade e criatividade da sua empresa. 
Portanto, é fundamental que a equipe de gestão de pessoas aplique as técnicas necessárias para assegurar que os profissionais estejam felizes no ambiente de trabalho.
E quais os pilares da Gestão de Pessoas?
Como todas outras estratégias, a gestão de pessoas também possui alguns pilares de sustentação. É através desses pilares que os processos são seguidos e podem gerar bons resultados para a organização da empresa.
Pilar 1 – Desenvolver pessoas
O primeiro pilar é o desenvolvimento das pessoas. Todo profissional deve receber o incentivo de treinamentos, workshops, palestras e todas outras possibilidades que envolvem o aprendizado, novos conhecimentos.
É a partir do desenvolvimento de pessoas que o setor de gestão de pessoas consegue capacitar colaboradores, aprimorar habilidades e otimizar vários pontos significativos para a empresa.
Pilar 2 – Agregar pessoas
Bons talentos sempre são bem vindos, principalmente quando o assunto são os processos de gestão de pessoas, afinal, esse é um dos principais objetivos: agregar novos talentos, trazer pessoas capacitadas e que buscam se desenvolver profissionalmente.
Sendo assim, a gestão de pessoas é a responsável por agregar esses novos profissionais, identificar o potencial de cada um deles pensando em suprir as necessidades da empresa. Por exemplo, está faltando um colaborador especialista em “x” setor? É de responsabilidade da gestão de pessoas encontrar o profissional ideal para a vaga.
Pilar 3 – Aplicar pessoas
O setor de gestão de pessoas também tem como responsabilidade determinar o que cada profissional deverá exercer dentro da empresa. Quais são suas funções, deveres e obrigações a partir do momento que assumirem o cargo.
Após feita a aplicação, o setor também deverá acompanhar a evolução de cada profissional, com o objetivo de orientar sempre que necessário. Tudo que um colaborador novo não quer é se sentir perdido, e o papel da gestão de pessoas é exatamente evitar isso!
Pilar 4 – Monitorar pessoas
Os profissionais têm capacidade de desempenhar suas funções sozinhos, essa é uma das principais ideias dos processos de liderança. Porém, principalmente quando são colaboradores novos que integram a empresa, o monitoramento se faz necessário.
Isso porque o profissional estará chegando em um ambiente totalmente novo, provavelmente com processos totalmente diferentes de tudo que ele já viu. 
Cada empresa tem suas particularidades, e é importante esse monitoramento inicial para que o colaborador não se sinta sozinho e sem suporte dentro da empresa.
É válido lembrar que o monitoramento mais detalhado é válido somente no início, mas o geral de cada profissional deverá acontecer sempre, para manter a motivação e o engajamento entre empresa e colaborador.
Pilar 5 – Manter pessoas
Um dos principais fatores que impedem as empresas de crescer é a alta rotatividade de funcionários. Você treina alguém, depois de meses precisa treinar outra pessoa, porque o outro já pediu para sair, e assim sucessivamente. 
Chega um momento que cansa!
Além de gastos financeiros para o treinamento de novos profissionais, o tempo que isso leva também é muito grande, o que afeta a produtividade do seu negócio. 
  Portanto, é de responsabilidade da gestão de pessoas fazer o monitoramento e priorizar o bem estar de cada funcionário. Aliando isso com incentivo, motivação e todos os pilares da gestão de pessoas, as chances do desligamento caem bastante.
Pilar 6 – Recompensar pessoas
Um dos principais passos para que o Pilar 5 seja eficiente, é o oferecimento de recompensas. Um leva o outro, pois recompensar os colaboradores significa que a sua empresa se importa e é grata por todo o esforço diário do profissional.
possível utilizar a criatividade para tornar essa experiência ainda mais especial para o colaborador, e não necessariamente você precisa focar em aumentar salário ou algo do tipo. 
Você pode simplesmente oferecer como recompensas: treinamentos gratuitos, livros especiais sobre assuntos relevantes, dias de folga, cursos e workshops, participação acionária na empresa, entre outros. Criatividade nunca é demais aqui, use e abuse!
Como aplicar na prática a Gestão de Pessoas?
Etapa 1. Planejamento
O primeiro passo para a Gestão de Pessoas nas organizações trazer bons resultados é o planejamento. Para ter sucesso nesse momento, o setor de gestão de pessoas deve definir os principais objetivos e metas que deseja alcançar.
Para criar esse plano de objetivos e metas, você precisa pensar nos seguintes tópicos:
  Objetivo principal;
Objetivo secundário;
Tempo de início;
Tempo para conclusão.
Após verificar todas as informações necessárias do planejamento, você deve organizá-lo e partir para a próxima etapa, o Detalhamento.
Etapa 2. Detalhamento
Os colaboradores que fazem parte da sua empresa sabem exatamente quais são as suas funções? Isso está claro para todos? Se a resposta é não, chegou o momento de organizar para aplicar na prática a gestão de pessoas.
Um funcionário que não sabe o seu papel e suas responsabilidades se perde no meio dos processos, sem saber o que fazer, para onde ir. Portanto, é de extrema importância que, ao aplicar os processos de gestão de pessoas, sua equipe detalhe com clareza todas as funções.
Etapa 3. Definição
Feito o planejamento e o detalhamento das funções, chegou o momento de definir. É preciso que o setor de gestão de pessoas identifique as habilidades fundamentais para a execução de cada um dos processos.
Com certeza todos os profissionais da sua empresa tem habilidades distintas, portanto, é de responsabilidade da gestão de pessoas aproveitar ao máximo o conhecimento de todos os colaboradores, encaixando a melhor função para cada perfil.
Etapa. 4 Ação
Depois de seguir todas as etapas, chegou o momento da ação. É partir desse momento que sua empresa começará a gerar ótimos resultados com os processos de gestão de pessoas.  
Para a etapa de Ação, é necessário que você siga todos os pilares que apresentamos anteriormente aqui neste conteúdo. Feito isso, o resultado será alcançado em questão de tempo!
Bônus: Conheça Ferramentas gratuitas para Gestão de Pessoas
Depois de ter lido o conteúdo até aqui, você merece um bônus! Separamos aqui ferramentas gratuitas para gestão de pessoas que você pode aplicar no seu negócio. São planilhas com objetivos diferentes, todas úteis para a evolução do projeto de gestão de pessoas.
Orçamento Base Zero – Faça o download aqui
Planilha para projeção de vendas – Faça o download aqui
Diagnóstico de Gestão e Operação – Faça o download aqui
Formação de Equipes Empreendedoras – Faça o download aqui
Fonte: Revista PEGN – Pequenas Empresas, Grandes Negócios
Não esqueça também de compartilhar esse conteúdo completo sobre gestão de pessoas com os seus amigos nas redes sociais. Eles também podem estar precisando dessas dicas para alavancar seus negócios!
O post Gestão de pessoas: tudo que você precisa saber sobre o assunto apareceu primeiro em Lideres Online.
from Lideres Online https://lideresonline.com.br/blog/gestao-de-pessoas-tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-o-assunto/
0 notes
lideresonline · 5 years
Text
Desenvolvimento profissional e os segredos das pessoas de sucesso!
Será que se alguma pessoa tivesse um segredo para contar sobre como alcançou o sucesso, tanto pessoal quanto profissionalmente, ela cobraria por essa informação? A verdade é que, mesmo se decidir esconder, é possível fazer uma relação entre as pessoas que mais tiveram sucesso e ver ações em comum que foram realizadas por elas.
E foi exatamente o que fizemos neste artigo.
Pensando tanto em desenvolvimento profissional e o poder das pessoas de colocar a mão na massa, ser persistente e fazer acontecer, resolvemos apresentar os principais segredos das pessoas de sucesso.
O objetivo deste artigo é inspirar, então fique à vontade para sonhar alto e buscar a sua melhor versão!
Afinal, quais os segredos das pessoas de sucesso?
Para alcançar o sucesso não existe uma receita de bolo, mas podemos dizer que é possível identificar padrões e segui-los, principalmente aqueles que tem origem das pessoas que investiram no desenvolvimento profissional e obtiveram sucesso em suas carreiras.
Os principais segredos são:
Autoconhecimento
O primeiro passo para se tornar uma pessoa de sucesso é se autoconhecer. A partir do momento que você não conhece a si mesmo, dificilmente vai conseguir chegar nas principais metas e objetivos profissionais.
Portanto, é necessário que você seja crítico, avalie o desempenho profissional, seus pontos fortes, pontos fracos, habilidades que são extremamente relevantes para a evolução e também aquelas que precisam ser aprimoradas.
Quando você conseguir chegar em um equilíbrio emocional e se autoconhecer, o primeiro passo para o sucesso será dado! Não é uma tarefa fácil, mas o resultado com certeza é compensador. Teste e conte pra gente o que achou.
Desenvolvimento profissional contínuo
O desenvolvimento profissional também é um dos segredos dos profissionais de sucesso. Até porque, como seria diferente? O cálculo é simples, fazendo coisas como a média, que resultados você terá? Resultados como a média.
Agora, se você for uma pessoa que busca o sucesso e a evolução, e estiver disposto a fazer coisas acima da média, também terá resultados positivos, que a maioria das pessoas não conseguem alcançar. 
Cálculo: Ações como a média = Resultados como a média
Ações fora da média = Resultados fora da média
Simples, não é mesmo?
Objetivos claros
Para conseguir chegar nos principais objetivos através do desenvolvimento profissional, é necessário que você tenha objetivos e metas muito claras na mente. Para defini-los, o ideal é ser o mais específico possível, como por exemplo:
Em qual nível eu quero chegar.
Quando eu quero chegar.
O que vou precisar fazer para chegar.
O que vou precisar sacrificar para chegar.
Quais habilidades vou precisar aprimorar para chegar.
Quais pontos fortes vou precisar manter para chegar.
Quanto mais específico for, melhores serão os seus resultados. Então, deixe bem claro os objetivos e crie um planejamento para alcançá-los.
Comprometimento
Você pode se autoconhecer, aplicar o desenvolvimento profissional e ter objetivos bem claros na mente. Mas, diga uma coisa: será que isso tem valor se faltar comprometimento da sua parte?
Para ter sucesso na vida profissional, você não pode ficar parado. As coisas não vão cair do céu. Você não será promovido na carreira sem trabalhar duro, estudar, ler livros, trocar experiências, buscar sempre por conhecimentos novos. 
Portanto, a dica é: comprometa-se com os seus objetivos. Eles estão ali, e só dependerá de você alcançá-los ou não.
Persistência
Independente do sucesso atual que o profissional alcançou, com certeza em algum momento de sua carreira obstáculos aconteceram, mas sem dúvidas não faltou motivação e persistência para prosseguir.
Se você baixar a cabeça para o primeiro obstáculo que aparecer na sua carreira profissional, esqueça! O sucesso provavelmente não chegará para você. Afinal, somente alcança resultados fora da média quem realmente está disposto para enfrentar qualquer obstáculo de cabeça erguida, com persistência e foco nos principais objetivos.
E aí, o que acha disso? Concorda que autoconhecimento, desenvolvimento profissional, objetivos claros, comprometimento e persistência não podem faltar para uma pessoa de sucesso? Deixe sua opinião abaixo.
O post Desenvolvimento profissional e os segredos das pessoas de sucesso! apareceu primeiro em Lideres Online.
from Lideres Online https://lideresonline.com.br/blog/desenvolvimento-profissional-e-os-segredos-das-pessoas-de-sucesso/
0 notes