Tumgik
youtube
Hino do Pará
0 notes
Tumblr media
COLONIZAÇÃO
   Os primeiros a povoarem à região do Pará foram os  holandeses e ingleses, que tinham como finalidade a exploração de especiarias, além de consolidar todo o território português, mas em 1616 foi inaugurado o Forte do Presépio, a primeira construção, chamada Santa Maria de Belém do Grão-Pará, que atualmente é a capital do estado, Belém.
   Além de defender todo o território, estavam expandindo pelo vale amazônico, outro objetivo militar dos portugueses na região era a parte lucrativa, a biodiversidade e o solo fértil da Amazônia. Porém durante a ocupação ocorreu diversos desvios e problemas como, o massacre e escravização da população indígena (havia muitas etnias indígenas na região), além da resistência dos holandeses e ingleses que já estavam estabelecidos no local. 
0 notes
Tumblr media
CARACTERÍSTICAS 
   Localizado na Região Norte do Brasil,o Pará é uma das 27 unidades federativas do Brasil, apresenta o segundo maior território do país, sendo menor apenas que o Amazonas,  e contém cerca de 31 etnias indígenas . Sua economia é baseada em mineração, agroindústria e principalmente turismo, com extensão territorial de 1.247.950,003 quilômetros quadrados.
   Sua capital é a região de Belém, reúne em sua região metropolitana 2,4 milhões de habitantes, sendo a segunda região metropolitana mais populosa da região Norte, apenas perde para a de Manaus.
0 notes
Tumblr media
 CULINÁRIA
   A culinária do Pará apresenta como sua principal influencia a cultura Indígena. Os ingredientes básicos vem da Amazônia, como camarão, peixe, aves, pato e todo tipo de tempero. Os principais pratos típicos são, Pato no tucupi, Cururú, Tacacá e Chibé.
   A sobremesa do Pará é rico em frutas ou derivados, como açaí, Maracujá, banana, e cupuaçu, facilmente colhida na região paraense.
0 notes
Tumblr media
PONTOS TURÍSTICOS
   Um dos setores de maior atração para o emprego é, sem dúvidas, o turismo. O pará apresenta diversos ponto turísticos naturais, por ser 49% atrações da Amazônia, e parques ecologicos
   Mercado Ver-O-Peso abastece a cidade com diversos tipos de alimentos e ervas medicinais vindos do interior do Pará, apresenta a via fluvial como principal meio de abastecimento.  Foi Inaugurado em 1901, é um dos mercados públicos mais antigos do Brasil e foi candidato a uma das Sete Maravilhas do Brasil se tornando um ponto turístico.
   o Theatro da Paz, localizado em Belém, que originalmente era chamado de Theatro Nossa Senhora da Paz, este nome foi dado pelo Bispo Dom Macedo que homenageia o fim da guerra do Paraguai, porém, o nome foi mudado pelo mesmo Bispo por conta do local não apresentar nenhuma relação ao ocorrido. 
    O Museu Paraense Emílio Goeldi está localizado na cidade de Belém do Pará. É a mais antiga instituição localizada na região amazônica e é reconhecido mundialmente como uma das mais importantes instituições de investigação científica brasileira.
0 notes
Tumblr media
 MÚSICA LOCAL
   O Pará apresenta diversos gêneros musicais como, Brega, Guitarrada, Lundu, Siriá, Lambada, porém a mas conhecida é o Carimbó.
   O Carimbó Surgiu em torno de Belém na zona do Salgado. é um gênero musical de origem indígena, porém, como diversas outras manifestações culturais brasileiras, acabou recebendo outras influencias. Seu nome, em tupi, tem referencia ao tambor com o qual se marca o ritmo.
  Nos anos 60 e 70, o carimbó adquiriu instrumentos elétricos (como guitarras) e influências do merengue e da cúmbia. O ritmo tornou-se popular no Norte e Nordeste do Brasil e gerou a lambada, um ritmo bastante vibrante.
0 notes
Tumblr media
FESTIVIDADES MAS POPULARES
    As festividades que mas se destacam nessa região são:
   O Círio de Nazaré, que se iniciou no ano de 1792, é a maior manifestação Católica do Brasil, reúne cerca de 2 milhões de pessoas, onde ocorre a devoção de Nossa Senhora de Nazaré, celebrada anualmente no segundo domingo de Outubro.
   A Marujada de Bragança, tem origem no século XVI,  os escravos pediram aos senhores brancos criarem a Irmandade e, como forma de celebrar, os escravos saíram dançando pelas ruas. E atualmente é celebrado através de uma dança religiosa, que ocorre em Bragança à 228 km de Belém.
   A festa do Çairé, Comemorado no mês de setembro, em Alter no Chão, é uma festividade religiosa em comemoração as missões religiosas que os jesuítas fizeram à Amazônia no século XVII.
0 notes