Tumgik
educamundo · 4 years
Text
Tópicos para saber o que é direito civil e sua aplicação - Educamundo
Para entender o que é direito civil é preciso conhecer os pontos mais importantes e, dentre eles, estão os contratos, obrigações e aspectos relacionados aos imóveis, como é o caso do usucapião e da compra e venda.
O direito civil é um dos segmentos do direito com maior demanda por serviço, isso acontece porque os problemas frequentes ocorrem dentro da esfera particular, ou seja, aqueles que, normalmente, dizem respeito ao “dia a dia” de uma pessoa na sociedade. Aqui está inserido a compra de um imóvel, criação de uma empresa, compra e venda de veículo, reparações de danos, entre outras situações reguladas pelo Novo Código Civil.
Se você busca aprender os pontos importantes do direito civil, no Educamundo é possível fazer o curso de direito civil online e não só isso, também aproveitará a variedade de assuntos em outras áreas jurídicas, por exemplo, o Curso de Direitos Humanos, segmento este que tem ganhado notoriedade na legislação.
Veja agora parte do conteúdo do curso de direito civil neste artigo!
O que é direito civil: Contratos em Geral e características
Os contratos permeiam praticamente todas as relações do dia a dia, sejam eles tácitos ou expressos. Embora nem todos os tipos de “relações” sejam relevantes para o direito, pode-se dizer que qualquer acordo entre duas ou mais pessoas é um contrato. Se um colega de trabalho afirmar em consenso com um terceiro que, ao receber uma promoção, dará a própria mesa, é uma espécie de contrato tácito.
Talvez os contratos sejam uma das matérias consideradas mais difíceis pelos estudantes de direito, pois trazem uma série de peculiaridades, como é o caso dos requisitos de validade, espécies de contratos e os princípios. Por isso, estudantes com dificuldades em aprender este tópico podem se interessar por nossos cursos online com certificado, facilitando a aprendizagem e, ao mesmo tempo, acrescentando ao currículo um novo curso e certificação.
Contrato é um acordo entre as partes, ambas capazes e titulares de direito, com o objetivo de constituir, modificar ou até mesmo extinguir uma relação jurídica que possua natureza patrimonial. Como exemplo, pode-se pensar em uma venda de um veículo. Os contratos são classificados em:
Bilaterais ou unilaterais;
Onerosos ou gratuitos;
Comutativos ou aleatórios;
Solenes ou não formais;
Principais ou acessórios;
Típicos ou atípicos;
Consensuais ou reais;
Paritários ou de adesão;
Necessários ou não;
Conexos ou não;
Derivados ou não.
Cuidado! A classificação acima não se trata das espécies de contratos (contrato de compra e venda, contrato de caução e contrato de prestação de serviços). Acima, temos a classificação, ou seja, as formas ou características de sua criação. Se você quer se especializar na área e aprender a diferenciar os pontos semelhantes em direito civil, uma boa dica é conhecer sobre contratos administrativos e licitações, já que é um ramo com defasagem de profissionais qualificados.
#advantages-list { color: #7F8C8D; } .commum-content { line-height: 100%; } .course-list-footer{ line-height:90%; padding-top:5px; clear:both; }
Os certificados do Educamundo podem ser usados para:
Prova de Títulos em Concursos Públicos
Horas complementares para faculdades
Complemento de horas para cursos técnicos
Progressão de carreira em empresas
Turbinar seu currículo
Revolucionar sua vida profissional e acadêmica
No Educamundo você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$ 69,90, sem mensalidades. Você terá acesso a 1.200 cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 420 horas.Inscreva-se agora mesmo.
Princípios fundamentais dos contratos no Direito Civil
Os princípios dos contratos devem ser respeitados para que o negócio jurídico tenha validade. Por exemplo, se uma das partes é coagida, o negócio será inválido por atentar contra o princípio da autonomia da vontade.
Há 6 princípios de maior relevância, são eles:
Princípio da autonomia: as partes são livres para pactuar o que for de seu interesse;
Supremacia da ordem pública: os contratos devem se sujeitar às leis, moral e ordem pública;
Princípio da relatividade dos efeitos: o contrato, em regra, surte efeito apenas entre as partes contratantes e não a terceiros;
Princípio da obrigatoriedade entre as partes (pacta sunt servanda): também conhecido como “o contrato faz a lei entre as partes”, nada mais é que, após pactuado, as partes são obrigadas a cumprir suas obrigações;
Princípio da revisão dos contratos: em casos excepcionais (imprevisíveis) a situação fática for modificada, tornando a obrigação contratual muito onerosa pela parte, poderá requerer ao juiz a rescisão ou reajuste contratual. Por exemplo, a venda de 100 cabeças de boi que, devido à chuva e alagamento, perdeu parte da sua boiada.
Princípio da boa fé: as partes devem agir com lealdade, probidade e confiança recíproca, observando a moralidade.
Os princípios sustentam o ordanamento jurídico, as leis são criadas os observando. Através do nosso curso online o aluno pode aprofundar seus conhecimentos em direito com conteúdos que, normalmente, não são ensinados em outras opções de cursos à distância, mas que são importantes no momento de fazer uma prova de concurso público.
Vícios redibitórios
Para entender o que é direito civil no tocante aos contratos é preciso estudar as exceções, que, no direito, são frequentes. Os vícios redibitórios, por exemplo, são uma “forma de exceção”, pois desobriga, por exemplo, o receptor de um carro ou uma casa a permanecer com a propriedade.
Vício redibitório é o defeito oculto presente na coisa recebida através do contrato firmado, seja ela móvel ou imóvel. Para ser considerado um vício redibitório, o defeito deve tornar o bem impróprio para o consumo ou diminuir o valor. Por exemplo, um aparelho celular com defeito imperceptível ou mascarado que diminua o valor do aparelho pode ser considerado um vício redibitório.
Nestas situações o adquirente pode optar por 3 medidas:
Redibir (devolver e desfazer o contrato);
Requerer abatimento do valor;
Solicitar substituição ou conserto;
Em caso de negativa amigável da solução do conflito, é necessário ingressar com uma ação redibitória. O prazo para reclamar do vício é de 30 dias se bem móvel e 1 ano se imóvel.
Vale frisar, quando se trata de relação de consumo, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) também deve ser observado, o qual traz o prazo para reclamação do vício oculto de 90 dias da constatação ou entrega em produtos duráveis e 30 dias para os produtos não duráveis. Para entender melhor esta relação legislativa você pode acessar nosso conteúdo sobre Direito do Consumidor.
Os contratos fazem parte das noções de direito civil mais importante, inclusive, é possível encontrar especialistas que atuam somente nessa área, prestando consultoria para empresas. Uma boa maneira de começar a se especializar em contratos é através de cursos online, isso porque, tendem a ser baratos, de qualidade e ao mesmo tempo possuem flexibilidade de horários. Se você deseja iniciar agora mesmo é possível acessar nosso curso de direito civil.
Evicção
Evicção é a perda do objeto em virtude de sentença judicial que reconhece o direito do bem à terceiro. Neste caso, o alienante (vendedor) será responsável pela evicção e deve responder pelos danos causados ao prejudicado (evicto – adquirente que sofreu prejuízo por perder a coisa).
Quando acontecer a evicção o evicto faz jus a restituição do valor pago e indenização pelas despesas que decorreram do contrato, inclusive honorários advocatícios, se necessário.
Requisitos de validade do contrato
A validade do contrato está relacionada com o preenchimento dos requisitos legais, sem eles o contrato pode ser nulo, anulável ou inválido. Os requisitos são divididos em três modalidades:
Requisitos subjetivos: manifestação de vontade das partes, capacidade genérica, aptidão para contratar e consentimento;
Requisitos objetivos: licitude do objeto, possibilidade física e jurídica do objeto, objeto determinado ou determinável;
Requisitos formais: no direito brasileiro a forma é livre (as partes podem pactuar de forma que lhe convém, ou seja, através de instrumento particular, público, por escrito ou não). Contudo, cuidado, em casos em que a lei exigir uma forma específica, é necessário observá-la, conforme previsto no art. 107 do Novo Código Civil.
Compreender os requisitos de validade dos contratos é o início para trabalhar na área civil, depois disso, é interessante apostar em cursos online com certificado que ampliam seus conhecimentos e agregam valor ao currículo, isso pode ser definitivo na contratação ou não de um profissional da área.
Vale lembrar também que, clientes, ao buscar por advogados, tendem a preferir aqueles que possuem experiência ou, no mínimo, alta capacitação. Uma excelente maneira de se aperfeiçoar e poder apresentar certificados aos clientes é através dos cursos online, como os oferecidos no Educamundo. E já que procurou por esta matéria, provavelmente vai gostar do que preparamos para você em nosso curso de direito civil.
Contrato de Compra e venda
O contrato de compra e venda é uma das matérias mais extensas tratadas no Novo Código Civil, estando regulada pelos artigos 481 a 853, por isso, raramente deixa de ser alvo em questões de concursos públicos.
Podemos conceituar o contrato de compra e venda como aquele em que um contratante transfere o domínio de um bem móvel ou imóvel a outro, e este efetua o pagamento/contraprestação estabelecido no pacto. Um dos pontos mais importantes ao se falar sobre compra e venda é o momento que ocorre a transmissão do bem.
Nas coisas móveis, o bem é transferido com a tradição (manifestação da vontade de transferir o bem). Em outras palavras, a transferência se dá no momento da entrega do bem alvo do contrato. Já os bens imóveis tem a regularização da transferência o ato de transcrição no registro de imóveis, momento em que o terceiro passa a exercer os poderes de proprietário, .
Existem limitações que devem ser observadas no momento de fazer o contrato de compra e venda, são elas:
Perempção ou preferência: não pode vender o objeto sem antes oferecer a uma determinada pessoa. É o caso da venda do bem imóvel locado, deve-se fazer a proposta primeiro ao locatário (preferência);
Cônjuges: um cônjuge não pode efetuar a venda de bem imóvel sem o consentimento do outro;
Venda de ascendente para descendente: em caso de venda de bens de ascendente para descendente (pai para filho, por exemplo), é obrigatório o consentimento dos demais herdeiros, salvo exceções;
Compra por pessoas que devem zelar pelo vendedor: não poderão os bens ser vendidos àqueles obrigados a zelar pelos interesses do vendedor. Podemos citar um tutor ou curador.
Bens penhorados: os bens penhorados podem ser vendidos, contudo, deve o comprador estar ciente da penhora, bem como, o gravame permanecerá.
Essa modalidade de contrato traz consigo uma série de detalhes a serem observados, desde as exceções até regras específicas, como é o caso das limitações acima citadas.
Aprendida a matéria de compra e venda, você pode se aventurar em nossos cursos online nas demais espécies de contratos, como é o caso da troca ou permuta, doação, estimatório, comodato, mútuo, prestação de serviços, entre outras.
Contrato de prestação de serviço
Ao se pensar em noções de direito civil, mais especificamente em contratos, uma das espécies mais importantes é a prestação de serviços. Afinal, à todo momento pessoas são contratadas para uma atividade. Mas acalme-se, é necessário diferenciar contratos de prestação de serviço da esfera cível para a trabalhista.
Segundo o Código Civil, em seu Art. 593 “A prestação de serviço, que não estiver sujeita às leis trabalhistas ou a lei especial, reger-se-á pelas disposições deste Capítulo”. Ou seja, a aplicação civil é “subsidiária”, já que abrangerá o que não for regulado pelas leis trabalhistas. Mas como descobrir o que faz parte da seara trabalhista ou não?
Os contratos de prestação de serviço cíveis não geram vínculo ou obrigações trabalhistas, muitas vezes decorrem da contratação de uma empresa, por exemplo, um consumidor solicita para que uma pessoa jurídica de reformas decore o seu apartamento.
Para compreender a diferenciação, lembre-se do seguinte: a contratação de prestação de serviços (cível) não tem como interesse uma relação trabalhista com o prestador, mas apenas a conclusão de um trabalho eventual. 
De forma técnica, podemos dizer que, para ser um contrato de prestação civil, o prestador de serviço deve executá-lo de maneira eventual, sob remuneração, sem subordinação e com independência técnica.
Há casos que, até o presente momento, geram discussões jurisprudenciais e doutrinárias quanto à configuração de relação de trabalho ou não, sendo, normalmente, objeto de estudo em um curso de direito civil online, um exemplo clássico é o contrato de prestação de serviços de empreitada. Nestas situações, é preciso conhecer a realidade fática e analisar os requisitos de existência da relação de trabalho.
Atos ilícitos e obrigação de indenizar
Tópico imprescindível no estudo das noções de direito civil, os atos ilícitos e o dever de indenizar fazem parte da essência dessa área. Em suma, quando um indivíduo pratica ato ilícito e causa dano a outro é dever indenizar em perdas e danos, sem prejuízo de indenização a título de danos morais e estéticos.
Cursos relacionados que podem te interessar:
Licitação
Ver mais
Assistência às Crianças e Adolescentes em Situação de Risco
Ver mais
Direito Administrativo
Ver mais
Estatuto da Criança e do Adolescente
Ver mais
Assédio Moral no Trabalho
Ver mais
Direitos Humanos
Ver mais
Acolhimento Familiar e Institucional
Ver mais
Adoção de Crianças e Adolescentes
Ver mais
Auditoria e Perícia Ambiental - Fundamentos Essenciais
Ver mais
Básico sobre Balística
Ver mais
Introdução à Criminalística
Ver mais
Administração Pública
Ver mais
No Educamundo você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$ 69,90, sem mensalidades. Você terá acesso a 1.200 cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 420 horas.Inscreva-se agora mesmo.
Pode-se dizer que, para saber o que é direito civil, estudar os requisitos da configuração do ato ilícito é o primeiro passo. Veja, no ordenamento jurídico civil, normalmente, o objetivo da parte prejudicada é ser indenizada pelos prejuízos, contudo, somente conseguirá a compensação quando comprovar o ato ilícito e os danos. Para aprofundar neste conceito, o ideal é buscar um curso online de qualidade e voltado para a parte geral da matéria.
Segundo o Código Civil (CC), comete ato ilícito quem, por ação ou omissão voluntária ou por culpa (negligência ou imprudência) violar direito e causar dano a outro, mesmo que unicamente de esfera moral. Ainda, o referido sistema legal acrescenta a situação em que, se uma pessoa, mesmo em exercício de direito próprio, excedê-lo e causar dano a alguém, comete ato ilícito.
Se você deseja aprender os detalhes sobre atos ilícitos, principalmente para concursos públicos, a dica de estudo é a configuração de ato ilícito (culpa e dolo) e claro, as excludentes de ilicitude (legítima defesa, remoção de perigo iminente, etc). Esses tópicos caem com frequência e podem ser encontrados em cursos a distância, mas lembre-se de conferir o conteúdo programático para ter certeza que atende aos conteúdos em dúvida.
Vale lembrar, se possível, dê preferência para cursos online com certificado porque além de acrescentar conhecimento melhoram o seu currículo. Também, em razão da matéria cível ser extensa e complexa, o curso de direito civil online pode ser a melhor opção, justamente por ter flexibilidade de horários, com isso você pode assistir as aulas em menos tempo, quando possui disponibilidade e sem contar o fato de poder assistir quantas vezes quiser a mesma aula, retirando todas as dúvidas.
Ótimo, agora que sabe sobre ato ilícito, é o momento de aprender como funciona a obrigação de indenizar. O CC, em seu art. 927, prevê a obrigação de indenizar:
Art. 927. Aquele que, por ato ilícito (arts. 186 e 187), causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo.
E não é só isso, traz uma ressalva em seu parágrafo único, dispondo que, em casos previstos em lei, existirá o dever de reparar os danos independentemente de culpa. É muito comum a lei atribuir responsabilidade objetiva às empresas (independentemente de culpa) no Código de Defesa do Consumidor.
Aquisição da propriedade imóvel
A propriedade imóvel pode ser adquirida de diversas formas, sendo o registro público a mais frequente. Em um curso de direito civil específico sobre aquisição de imóveis é possível se aprofundar em todas as modalidades, que são:
Registro público;
Acessão por formação de ilhas;
Acessão por aluvião;
Acessão por avulsão;
Acessão por álveo abandonado;
Construções e plantações;
Construção em imóvel alheio;
Usucapião;
O usucapião também é uma modalidade de aquisição comum no Brasil, inclusive, dividido em diversas opções, devendo, é claro, preencher os requisitos para que seja possível usucapir o imóvel, abaixo estudaremos alguns detalhes que são alvo do curso online desta possibilidade de aquisição de bem imóvel
Usucapião
O usucapião é uma forma originária de aquisição da propriedade imóvel com características peculiares, por exemplo, a posse por tempo prolongado como se dono fosse, sem oposição ou interrupção. Vale lembrar, a posse não pode ser clandestina, violenta ou precária.
As espécies de usucapião são:
Extraordinária;
Ordinária;
Constitucional Rural;
Constitucional Urbano;
Usucapião Especial (art. 1.240 do CC);
Cada opção de usucapião tem suas características e requisitos, diferenciando-se também quanto ao prazo da posse exigida.
Conforme você pôde observar com este breve conteúdo baseado em nossos cursos a distância, a matéria de direito civil é extensa e exige um estudo cuidadoso para aprender corretamente. Mas fique tranquilo, você pode contar com a plataforma de cursos Educamundo para ajuda-lo nesta missão! Por apenas R$ 69,90 você assina o Pacote Master e tem acesso a todos os cursos do portal. Faça como mais de 120 mil estudantes, aproveite as centenas de cursos preparados por nossa equipe pedagógica exclusiva. Inscreva-se agora mesmo!
E se este conteúdo foi útil, deixe um comentário com sua opinião, dicas e sugestões.
Apareceu primeiro em: Educamundo - https://www.educamundo.com.br/blog/direito-civil-topicos-essenciais
0 notes
educamundo · 4 years
Text
Guia completo sobre direitos humanos: esclareça suas dúvidas - Educamundo
Quando tocamos no assunto direitos humanos, nem todo mundo consegue realizar um debate de forma harmoniosa e construtiva, algumas pessoas já têm um discurso pronto em sua cabeça para dizer que a culpa da violência no país é desse "povo dos direitos humanos".
Não é novidade para ninguém que o país vive uma verdadeira crise interna de segurança, e em qualquer programa policial que você assista na TV verá que seus apresentadores culpam os direitos humanos por tudo que acontece, pois segundo eles, esse instituto só aparece quando morre alguma pessoa envolvida com algum crime.
Apesar desse conhecimento raso e popular sobre o assunto, o certo é que os direitos humanos não surgiram hoje e nem por causa do aumento da violência no país, seu histórico menciona a existência há milhares de anos.
Desse modo, percebemos que trata-se de um instituto que desenvolveu-se com o passar dos anos e foi construído sob aspectos históricos vivenciados pela população mundial, o que de certo modo não pode ser simplesmente associado apenas à defesa de pessoas à margem da lei.
Para se ter pleno conhecimento sobre o assunto é preciso muito estudo, análise e constante atualização na matéria, para que desse modo seja possível conhecer um pouco sobre o que de fato ele busca defender, que são os direitos e garantias de todo ser humano.
E para ajudar com esse objetivo, alguns cursos online com certificado preparam uma grade de conteúdos voltado ao ensino dessa matéria de modo completo, desde o seu surgimento, passando pelo seu conceito, até o estudo dos direitos fundamentais presentes dentro da nossa Constituição Federal de 1988.
Apesar dessa matéria ganhar cada vez mais destaque na proteção da pessoa humana nos últimos séculos, muitas atrocidades envolvendo a violação dos direitos humanos ainda se fazem presentes, principalmente em nosso país.
Por isso a importância de conhecer bem esse instituto, seja para motivos profissionais ou até mesmo pessoais. Por isso o portal Educamundo preparou um Curso Online Direitos Humanos completo para que você possa aprender, compreender e ainda se atualizar de maneira profissional.
E é com base nesse curso de direitos humanos do portal que preparamos esse artigo para explicar com detalhes três pontos iniciais da matéria, são eles:
O conceito;
Histórico;
Estrutura da matéria.
A fim de lhe auxiliar nesse estudo, abordaremos esse conteúdo de forma simples, objetiva e sem juridiquês. Pronto para aprender tudo isso? Então continue lendo e descubra.
Cursos relacionados que podem te interessar:
Licitação
Ver mais
Assistência às Crianças e Adolescentes em Situação de Risco
Ver mais
Direito Administrativo
Ver mais
Estatuto da Criança e do Adolescente
Ver mais
Assédio Moral no Trabalho
Ver mais
Direitos Humanos
Ver mais
Acolhimento Familiar e Institucional
Ver mais
Adoção de Crianças e Adolescentes
Ver mais
Auditoria e Perícia Ambiental - Fundamentos Essenciais
Ver mais
Básico sobre Balística
Ver mais
Introdução à Criminalística
Ver mais
Administração Pública
Ver mais
No Educamundo você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$ 69,90, sem mensalidades. Você terá acesso a 1.200 cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 420 horas.Inscreva-se agora mesmo.
Conceito e finalidade dos Direitos Humanos.
Como mencionado acima, conhecer mais sobre os Direitos Humanos é fundamental para os dias atuais, até porque o desconhecimento dessa matéria pode ocasionar distorção do seu real significado e do que ele busca realmente proteger.
Porém como a matéria não é tão simples de explicar, também não é simples de definir seu conceito, pois trata-se de uma matéria puramente doutrinária e o seu ensino passa pela abordagem de autores com as mais diferentes visões sobre o assunto o que pode complicar, inclusive, a vida de quem estuda para concursos públicos.
Por isso, fazendo uma síntese do que dizem os mais renomados autores, podemos afirmar que direitos humanos são um conjunto de direitos que são considerados indispensáveis para a vida humana, tais como o direito à vida e a propriedade protegidos ou não por documentos regionais, nacionais e internacionais.
O que se pode afirmar é que não existe uma lista em que se afirma a existência de todos os direitos protegidos por essa matéria, até porque, como dito acima, trata-se de um instituto que surgiu a muitos anos atrás e que a proteção de um direito em face a outro muda de acordo com o passar dos tempos.
A título de exemplo, podemos afirmar que na época em que existiam as monarquias na Europa, lá na Idade Média, poucos direitos eram respeitados, o Rei era quem tinha a última palavra de modo que o monarca decidia o futuro de uma pessoa.
Você verá em nossos cursos online que com o passar dos anos, dos acontecimentos históricos e com o surgimento de uma novas classes, algumas revoluções aconteceram para mudar esse cenário, e a Revolução Francesa é um exemplo.
O povo não tinha liberdade para decidir sobre seu futuro, uma hierarquia plena existia com a finalidade de submeter sua vontade à do povo. Por isso o seu lema ficou conhecido como Liberdade, Igualdade e Fraternidade - você verá a relação desses três direitos com as dimensões dos direitos humanos dentro de nosso Curso Online Direitos Humanos.
Baseando-se na Revolução Francesa é que muitos autores ainda definem os direitos humanos como sendo um conjunto de direitos baseados na liberdade, igualdade e dignidade - fundamento da teoria revolucionária francesa.
Nossos cursos online sobre o assunto exploram bem esses pontos. A fim de complementar nosso conceito, é indispensável conhecer também a sua finalidade, afinal de contas para que surgiram os direitos humanos?
Baseando-se ainda na doutrina majoritária sobre o assunto, esse tema não encontra tantas controvérsias, até porque os direitos humanos buscam proteger os direitos de todas as pessoas humanas independente de crença, religião, posição política, sexual, dentre outros.
Uma vez compreendido esses pontos, vamos agora conhecer o histórico dos direitos humanos, continuando a pautar nosso estudo dentro da grade de nosso curso de direitos humanos.
Histórico: como surgiu essa matéria?
Nem todos os cursos online com certificado explicam o histórico dos direitos humanos, mas nosso portal, em busca de uma qualidade superior de ensino, procura abordar cada ponto dessa matéria, para que você compreenda, estude e não seja surpreendido com possíveis questões sobre o tema.
Antiguidade 4.000 a.C a 476 d.C
Alguns autores já mencionam a existência dos direitos humanos desde a antiguidade, porém, muitas vezes sem normas escritas como conhecemos hoje.
O que se afirma é que o surgimento de alguns códigos ditam a existência de proteção de direitos, como o Código de Hamurabi e a Lei das Doze Tábuas.
Antes que você se espante com essa informação, é preciso que você analise as normas de acordo com o tempo em que elas estão inseridas e não fazer uma comparação com os dias atuais, pois se você enxergar dessa forma, verá apenas a violação dos direitos humanos presente, mas não conseguirá enxergar a conquista de alguns direitos. Somente assim, você compreenderá a importância do estudo desses regulamentos para a matéria.
O Código de Hamurabi trazia uma série de regras que era de observância obrigatória pelas pessoas e deveria ser respeitado, assim, caso essas regras fossem descumpridas, as penas eram impostas e elas eram as mais diversas, desde a perda do patrimônio, até penas cruéis como a mutilação e até morte. Porém elas variavam de acordo com as classes em que as pessoas eram divididas.
A Lei das Doze Tábuas, por seu turno, era um conjunto de regras que regulavam a vida dos romanos, ela trouxe a obrigatoriedade entre a igualdade das pessoas dando surgimento ao princípio da igualdade.
Idade Média
Na idade média, houve o surgimento da Magna Carta em 1215. Esse documento ficou conhecido após pôr fim à controvérsia entre a Monarquia e a Igreja, determinando um feito histórico, qual seja a obrigatoriedade da submissão do Rei à lei.
Além disso, vale mencionar também que o surgimento desse documento fez nascer um direito presente até os dias atuais, qual seja o devido processo legal.
Idade Moderna
Avançando um pouco mais na história, chegamos à Idade Moderna, época que vai de 1453 até 1789.
Conhecido como tratado de Westfália, esse documento assinado em 30 de janeiro de 1648 foi o responsável pelo surgimento de alguns direitos como a criação do Estado Moderno e a criação do conceito de soberania.
Outro documento que teve a sua importância nesse período foi o Bill of Rights, de 1689, em que foi incluída a independência do parlamento surgindo assim um esboço do que seria o princípio da divisão dos poderes.
Também podemos mencionar outro documento, conhecido como declaração de Direitos de Virgínia, assinado em 1776. Esse diploma foi responsável pelo surgimento da supremacia, afirmando que todo poder emana do povo e que todo ser é titular de direitos fundamentais.
Idade contemporânea
Chegando a idade contemporânea é impossível deixar de destacar o surgimento da Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão, assinada em 1789 em território Francês, amplamente influenciada pela Revolução Americana, em 1776.
Dentre os principais direitos, podemos afirmar a existência da previsão de um Estado laico, do Estado de inocência, dentre outros.
Século XX
Avançando um pouco mais, chegamos a 1900, para ser mais específico ao século XX, esse período é conhecido pelo surgimento da Constituição Mexicana e Alemã em 1917 e 1919, respectivamente.
Esses documentos foram responsáveis por elevar a mesma condição de direitos fundamentais os direitos trabalhistas e previdenciários.
Aqui também vale mencionar que após a Segunda Guerra Mundial surgem alguns organizações, dentre elas a Organização das Nações Unidas - ONU, que chega com o objetivo de tutelar os direitos humanos.
Com o surgimento da ONU, outros documentos importantes surgem e estão em vigor até os dias atuais, dentre eles a Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948.
De modo bem resumido, foi exposto o histórico dos direitos humanos, trataremos o assunto de forma mais aprofundada em nosso Curso Online Direitos Humanos do portal. Agora vamos abordar a estruturação dessa matéria tão importante para a humanidade.
Estrutura da matéria
Saber como estruturam-se os direitos humanos é aprender ainda mais sobre seus elementos, afinal de contas os mesmo podem ser divididos em:
Direito-pretensão;
Direito-liberdade;
Direito-poder;
Direito-imunidade.
Quando falamos em direito-pretensão estamos falando em "dever". Assim se alguém tem o direito a algo, outrem tem o dever de prestar, ou seja, de dar efetividade a esse direito. Esse outrem pode ser o Estado ou um particular. Um exemplo é o Direito à saúde, mandamento obrigatório constante em nossa Constituição Federal.
O direito-liberdade reflete a ideia de faculdade de agir do Estado diante do direito de outrem, desse modo se uma pessoa tem a liberdade de crença (por exemplo), poderá ela decidir se quer ou não ter uma religião e se optar pelo sim, que ela escolha a sua denominação religiosa.
Direito-poder é a garantia que determinada pessoa tem a exigir uma postura do Estado ou de outra pessoa, desse modo a título de exemplo, se uma mulher for presa, a ela será assegurada condições para que possa permanecer com seu filho durante o período de amamentação (artigo 5º, inciso L da Constituição Federal).
Por último podemos anunciar a existência do direito-imunidade, ao afirmar que se determinada norma dá o direito a uma pessoa será proibido que outra interfira nesse direito de qualquer modo, um exemplo mencionado pelo Professor André de Carvalho Ramos em sua obra denominada "Curso de Direitos Humanos" é que se uma pessoa é imune a prisão, a não ser em flagrante delito ou por ordem descrita e fundamentada, salvo casos de transgressão militar ou crime militar, não poderá outro agente público alterar a posição da pessoa em relação a essa prisão.
Compreendido como se estrutura tal matéria, é hora de aprofundar-se no conteúdo e preparar para estudar tópicos mais avançados de direitos humanos.
#advantages-list { color: #7F8C8D; } .commum-content { line-height: 100%; } .course-list-footer{ line-height:90%; padding-top:5px; clear:both; }
Os certificados do Educamundo podem ser usados para:
Prova de Títulos em Concursos Públicos
Horas complementares para faculdades
Complemento de horas para cursos técnicos
Progressão de carreira em empresas
Turbinar seu currículo
Revolucionar sua vida profissional e acadêmica
No Educamundo você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$ 69,90, sem mensalidades. Você terá acesso a 1.200 cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 420 horas.Inscreva-se agora mesmo.
Avance na matéria e qualifique-se profissionalmente
Bem, até aqui foi possível visualizar como que a matéria surgiu, como é conceituada e como é estruturada, porém o estudo não para por aqui. Se você se revolta com alguma violação dos direitos humanos que acontece continuamente, ou está estudando para concursos, ou busca aprender cada vez mais como os direitos humanos se organizam internacionalmente, preparamos um curso de direitos humanos para você.
E o melhor de tudo é que ele está disponível no Pacote Master, assim, você poderá fazer os mais de 1.200 cursos online disponíveis nesse pacote investindo apenas R$ 69,90 por ano, sem mensalidade e com a garantia de um portal de destaque no ensino a distância no país.
E caso você tenha interesse, ainda poderá fazer quaisquer cursos online com certificado totalmente opcional para validar como atividades extracurriculares na faculdade ou até mesmo para comprovar sua qualificação no currículo e dar aquele up na sua carreira.
Está esperando o que para ter acesso a todo esse conteúdo? Inscreva-se agora mesmo e garanta acesso ao portal. Estude, se qualifique ou atualize-se com o portal que tem a garantia comprovada por mais de 120 mil alunos.
E caso tenha gostado do nosso conteúdo de hoje, deixe seu comentário contando alguma experiência que você teve, ou compartilhe esse conteúdo com os amigos. Até a próxima.
Apareceu primeiro em: Educamundo - https://www.educamundo.com.br/blog/direitos-humanos-guia-completo
0 notes
educamundo · 4 years
Text
O que é gestão financeira: conceitos básicos e essenciais - Educamundo
Saber o que é gestão financeira é o passo inicial para entender tudo que envolve valor patrimonial, financiamentos, empréstimos, lucros, investimentos e despesas de uma empresa.
Cabe ao gestor financeiro e seus auxiliares a função de gerenciar as finanças, os investimentos, os procedimentos administrativos e todas as transações da organização ou empresa. Com todos esses aspectos ele é capaz de analisar os resultados e a partir disso criar ações para melhorar os rendimentos, garantir o lucro e qualquer outro resultado esperado.
Sendo o setor financeiro o “coração” de toda organização fica fácil de entender o quanto é exigido dos profissionais que atuam nesse segmento, em termos de saber tudo sobre gestão financeira, de habilidades e conhecimento técnico.
A área financeira é bastante ampla e oferece muitas vagas de emprego para os mais diversos cargos, e, independentemente da função assumida, conhecer bem o que é gestão financeira e tudo que ela abrange só vem a somar – tanto no currículo quanto em expertise.
Em uma conjuntura assim, percebe-se o quão importante é estar bem qualificado. Um curso de gestão financeira pode ser uma excelente ferramenta para isso. Você pode apostar nos cursos a distância e se capacitar, atualizar ou aperfeiçoar no seu ritmo, com total flexibilidade e autonomia. 
Ficou interessado por essa área? Então vamos lhe dar uma prévia do curso online Gestão Financeira do portal Educamundo. Nesse artigo você vai conhecer um pouco sobre gestão financeira conceitos básicos, como probabilidade, estatística, fluxo de caixa e outros.
Ao longo do artigo você saberá também de que forma nossos cursos online com certificado podem lhe ajudar na vida profissional. Tenha uma boa leitura!
Gestão de fluxo de caixa
Para entender um pouco mais sobre o que é gestão financeira , conheça um dos conceitos mais importantes do nosso curso online: a gestão de fluxo de caixa. Em geral, os administradores trabalham com duas visões (complementares e de igual importância):
DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) - para saber se a empresa está dando prejuízo ou lucro
Fluxo de caixa para saber quanto entra de dinheiro na empresa
O curso de gestão financeira trabalha mais a fundo as duas visões, mas neste tópico o nosso foco é no fluxo de caixa e em como ele é gerido. Essa ferramenta nada mais é do que o movimento das contas correntes ou de similares – tudo que permita uma liquidez mais rápida, ou seja, é um dinheiro que está disponível para ser usado.
O fluxo de caixa pode ser feito de muitas formas diferentes, dependendo de como o profissional achar mais fácil. Alguns exemplos de como se pode fazer:
 - Tabela categorizada
 - Gráfico de pizza
- Gráfico de curvas
- Lista das transações mostrando em cada linha o saldo inicial e o saldo final
Cursos relacionados que podem te interessar:
Assistente Administrativo
Ver mais
Administrando Conflitos
Ver mais
Gestão de Recursos Humanos
Ver mais
Gestão Pública Participativa
Ver mais
SUAS - Sistema Único de Assistência Social
Ver mais
Administrando Melhor o Tempo
Ver mais
Departamento Pessoal
Ver mais
Redação Oficial e Elaboração de Relatórios e Pareceres
Ver mais
Gestão de Pessoas
Ver mais
Assédio Moral no Trabalho
Ver mais
Comunicação Escrita e Revisão Gramatical
Ver mais
Segurança do Trabalho - Fundamentos Essenciais
Ver mais
No Educamundo você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$ 69,90, sem mensalidades. Você terá acesso a 1.200 cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 420 horas.Inscreva-se agora mesmo.
Objetivos da gestão do fluxo de caixa
Uma gestão de fluxo de caixa tem 3 objetivos diferentes:
1. Identificar os impactos dos lançamentos
O fluxo de caixa está ligado ao capital de giro, por isso esse controle é tão importante. Já pensou na possibilidade de uma empresa quebrar por excesso de venda? Isso é plenamente possível se a gestão de fluxo de caixa não for feita de maneira adequada e o dinheiro excedente não for direcionado a investimentos, acionistas etc.
2. Evitar saldos negativos
O saldo negativo é o pesadelo de qualquer empresa e ele pode ser um sinal da falta de capital de giro. Se as suas contas estão negativas é porque algo errado foi feito no planejamento de recebimentos e pagamentos. O equilíbrio entre as contas a pagar e as a receber são de extrema importância para a saúde do capital de giro.
Veja um exemplo: o comerciante João tem R$ 50,00 de capital de giro e comprou duas camisetas, pelas quais pagou R$ 25,00 cada. Ficou sem dinheiro, mas a ideia é vender cada uma por R$ 50,00 para, ao final do processo, ter dobrado o capital de giro. Só que um cliente faz uma compra a prazo, para pagamento em 30 e 60 dias. O João vendeu, mas continua sem dinheiro – tem apenas outra camiseta e a promessa de recebimento de R$ 50,00. Há outra venda, também a prazo, 30 e 60 dias. O que aconteceu? O João ficou sem mercadoria e sem dinheiro, apenas a promessa de receber R$ 100,00 e o negócio congelado. É claro que esse é um exemplo bem simples e que há mais elementos envolvidos em um processo desses, mas dá para ter uma ideia da importância de monitorar o fluxo de caixa e evitar o saldo negativo.
3. Ajudar a analisar o destino e a origem do dinheiro
O fluxo de caixa pode também mostrar que o problema não está no capital de giro. Os gastos da empresa podem estar muito altos em relação à capacidade de pagamento, nesse caso é necessário enxugar as contas para dar conta do recado.
Em nosso curso online, esses pontos são aprofundados, dando um melhor embasamento em todos os fundamentos e práticas da gestão financeira.
Dica: outros cursos online do portal podem reforçar os saberes nesse campo de atuação, como o curso online Administração Financeira e Orçamentária.
Probabilidade e estatística
Nesse tópico você vai lembrar-se de algo que aprendeu nos tempos de escola – por uma razão ou por outra: ou porque gostava ou porque nunca conseguiu entender. Mas relaxe, se for o segundo caso, você entenderá de forma clara e precisa, pois em nosso curso online Gestão Financeira o assunto é abordado de forma a não deixar dúvidas. Trata-se de probabilidade e estatística: saber analisar e interpretar dados.  
A estatística estuda as comparações, probabilidades, variações, tendências e padrões. A estatística nas finanças está no segmento da matemática financeira e é aplicada em equações e cálculos, como por exemplo, no cálculo de juros.
O cálculo de probabilidade é um instrumento de estatística muito importante na área financeira, pois ele lida com situações que não são totalmente previsíveis. Parte integrante de cursos online com certificado que ensinam sobre o segmento de finanças, esse tópico também está em nosso curso online. Nele, você vai aprender como fazer cada tipo de cálculo, mas separamos alguns exemplos de aplicação de estatística na gestão financeira:    
Análise financeira: a estatística pode fazer parte da análise financeira por meio de cálculo de juros, projeções de faturamento e projeção de retorno em relação aos investimentos.
Projeção de risco: a projeção de risco é feita através de indicadores e métricas para determinar qual seria a porcentagem de prejuízo dentro de um limite aceitável, por exemplo.      
Posicionamento: a estatística é usada para avaliar o posicionamento de um produto por meio da comparação de dispersão de mercadoria e taxa de vendas dentro de determinado período.
Quanto mais entramos na grade de conteúdos, mais nos damos conta de que é preciso saber tudo sobre gestão financeira e compreender a forma de trabalhar com cada uma de suas ferramentas. Uma administração financeira eficiente é o que separa as empresas de sucesso das que não conseguem se manterem firmes em meio as adversidades.
O que é gestão financeira de curto e longo prazo
Gestão financeira de curto prazo
A gestão financeira de curto prazo também é conhecida como administração de capital de giro. Capital de giro são os ativos circulantes a curto prazo, ou seja, é o dinheiro que faz a empresa “girar”.
Se o capital de giro é o dinheiro que está disponível, podemos entender que ele está dentro das decisões de curto prazo e envolve também a gestão de passivos circulantes e ativos. Explicando de maneira simples, a gestão financeira abrange as questões necessárias para que a operação continue, considerando principalmente contas a receber, estoque, caixa, títulos negociáveis e débitos.
Gestão financeira de longo prazo
A função da gestão financeira de longo prazo é manter a estrutura financeira saudável, ou seja, em equilíbrio entre capitais próprios e empréstimos ou capital alheio. Sabendo que a empresa pode funcionar com capital alheio é necessário calcular o custo desse capital.
A estrutura desse capital envolve risco e retorno, quanto maior o capital alheio maior também o risco para a empresa, uma vez que as possibilidades de retorno aumentam.
O objetivo de qualquer empresa é sempre crescer, produzir e vendar mais. A gestão financeira de longo prazo abrange a análise de viabilidade de empréstimos, de risco, de retorno, do cenário político, entre outros.
Análise de investimentos
A análise de investimentos figura entre as principais ferramentas da gestão financeira e como um processo importante na vida das empresas. Considerando cenários de instabilidade econômica e crises, se torna ainda mais imprescindível.
Todo investimento precisa de uma análise de viabilidade econômica que leve em consideração os seguintes fatores:
Números reais da empresa
Situação do mercado
Situação da empresa
Fluxo de caixa
Projeção de perdas
Projeção de ganhos
Taxa de atratividade
Probabilidade de fracasso e de sucesso
Em gestão financeira os conceitos básicos  apontam as ferramentas para análise de investimento: Payback e Taxa Mínima de Atratividade. Veja um pouco sobre cada uma delas:
Taxa mínima de atratividade
A taxa mínima de atratividade é o que mostra se determinado investimento é vantajoso para a empresa. Ela considera os seguintes componentes:
a) Liquidez: é a avaliação do tempo e da capacidade para que um ativo seja transformado em capital.
b) Custo de Oportunidade: é a análise de outras possibilidades de investimento com a comparação da remuneração, como investir em um fundo de investimento. A Taxa Mínima de Atratividade também analisa o Custo Anual Uniforme e o Valor Presente Líquido em determinado período de tempo.
c) Risco de Negócio: toda nova oportunidade apresenta um risco, por isso o ganho tem que superar o risco existente. Imagine que seja preciso comprar um maquinário para a empresa, a análise de risco considera a possibilidade de multa em caso de uso incorreto, por exemplo.
Payback
A análise de investimento também considera o Payback, que é uma técnica para calcular em quanto tempo o valor investido irá retornar ao investidor. A fórmula é bem simples e compreendida facilmente:
Payback = Investimento Inicial / Ganho no Período
Em nosso curso de gestão financeira você vai aprender como calcular o payback de qualquer situação de investimento, mas vamos dar um exemplo para ficar mais claro:
Supondo que você seja fera em criar sites, você compra um computador no valor de R$ 2.500,00 para começar a trabalhar com isso. Esse valor é o seu investimento e você já conquistou 10 clientes, ou seja, fechou 10 contratos. Supondo que tenha cobrado R$ 500,00 por cada site e consiga desenvolver 2 sites por mês, em 2 meses e 15 dias você terá o retorno do que investiu, ou seja, o payback.
É importante ressaltar que o payback é um cálculo simples que não considera custo de oportunidade, inflação, juros ou qualquer outra variável.
É bastante conteúdo para aprender, não? Sorte que você pode contar com os cursos a distância, que são uma tendência para quem quer estudar sem sair de casa e investindo pouco.
Com nossos cursos online, além de você aprender tudo sobre gestão financeira , ainda pode contar com a certificação para créditos em atividades complementares e extracurriculares de seu curso técnico ou de graduação.
#advantages-list { color: #7F8C8D; } .commum-content { line-height: 100%; } .course-list-footer{ line-height:90%; padding-top:5px; clear:both; }
Os certificados do Educamundo podem ser usados para:
Prova de Títulos em Concursos Públicos
Horas complementares para faculdades
Complemento de horas para cursos técnicos
Progressão de carreira em empresas
Turbinar seu currículo
Revolucionar sua vida profissional e acadêmica
No Educamundo você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$ 69,90, sem mensalidades. Você terá acesso a 1.200 cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 420 horas.Inscreva-se agora mesmo.
Estratégias de investimentos
Continuando em gestão financeira e seus conceitos básicos, você vai descobrir que são muitas as estratégias de investimentos para empresas e aprender qual delas se aplica a cada situação: diversificação, domínio de mercado ou para manter-se no mercado.
Para cada um desses aspectos há várias possibilidades de investimentos. Na maioria dos casos as empresas não têm dinheiro para fazer tudo que desejam, por isso é importante definir onde investir para ter um maior retorno, considerando as análises de investimentos como vimos no tópico anterior.
Para criar estratégias de investimento é necessário olhar para o que o cliente e o mercado pedem e assegurar que a empresa tenha condições de competir. Para isso, pode-se utilizar três modelos de competição:
Liderança em custo: capacidade da empresa fazer com o seu custo seja inferior ao dos concorrentes (apostar no básico, na quantidade e acompanhar os preços de mercado) e há um controle bastante rígido com relação a custos e processos;
Liderança por produto: a empresa pode apostar na qualidade e trabalhar fora dos preços de mercado. Essa estratégia requer investimentos em tecnologia, criatividade, e pesquisa e desenvolvimento;
Rede de negócios: um conceito relativamente novo na área empresarial, a rede de negócios tem três princípios: economia de escala, gestão profissional e manutenção de competitividade. Nessa estratégia, pequenas empresas de um mesmo segmento partilham atividades que têm em comum, como marketing, gestão de pessoal e qualquer outro tipo de prática empresarial.
Para decidir qual a melhor estratégia há que se considerar também a conjuntura econômica e os recursos que se tem para investir, para ver se é momento de ser cauteloso ou se é possível correr um risco maior.
Qualifique-se com cursos online
O curso online Gestão Financeira é apenas uma amostra dentre as centenas de cursos online com certificado que o portal oferece.
Se você busca conteúdo de qualidade, preço acessível e comprometimento com a formação continuada de profissionais de todas as áreas, está no lugar certo. Um departamento pedagógico exclusivo cuida de criar e disponibilizar conteúdos atualizados sobre as mais diversas temáticas.
O investimento que você fará é de apenas R$ 69,90, e esse é o seu passaporte para todos os cursos a distância do Pacote Master, durante um ano inteirinho.
É a hora de fazer a sua inscrição e juntar-se aos mais de 200 mil alunos que já constataram a eficiência de nossos cursos online. Aproveite essa oportunidade e dê um upgrade em sua carreira. Aproveite também e compartilhe este texto com os colegas e amigos, e deixe um comentário, contando se gostou do que leu. Até breve!
Apareceu primeiro em: Educamundo - https://www.educamundo.com.br/blog/gestao-financeira-conceitos-basicos
0 notes
educamundo · 4 years
Text
Auxiliar de Biblioteca: tudo sobre mercado de trabalho - Educamundo
“Um país se faz com homens e livros”, disse Monteiro Lobato - e ele estava certo. Os livros trazem formação, informação e conhecimento. Nos acompanham desde os primeiros anos, estiveram presentes em toda nossa vida escolar, até nossa formação superior - e continuam nos acompanhando pela vida, inclusive como forma de lazer.
Você já pensou na importância dos livros e de outros tipos de publicações, e em quantas pessoas estão envolvidas com sua criação, comercialização e conservação? Escritor, editor, ilustrador, revisor, jornalista, vendedor, leitor e auxiliar de biblioteca, por exemplo. Essa última função, apesar de não ser muito lembrada, é bem importante, pois são os profissionais que trabalham em centros bibliográficos que mantêm a memória e a conservação desses meios de conhecimento tão importantes que são os livros. A atividades exercida pelo auxiliar de biblioteca é o assunto do nosso artigo. Descubra também como os cursos online podem qualificar e garantir a absorção desses profissionais pelo mercado de trabalho.
O que faz um auxiliar de biblioteca
A função desse auxiliar engloba várias atividades complementares às do bibliotecário, e que dizem respeito à rotina de uma biblioteca pública, universitária ou escolar. Essas atividades também se estendem ao funcionamento de uma biblioteca online , de centros de documentação ou de hemerotecas. É importante saber que os cursos EAD, como o curso online Auxiliar de Biblioteca do portal Educamundo, abordam todos os elementos necessários para uma formação profissional de qualidade, deixando o aluno preparado para assumir as funções desse cargo.
Veja algumas funções exercidas por esse profissional:
atendimento, cadastro e orientação de usuários;
controle de entradas e saídas de materiais;
ajuda com a seleção, aquisição, catalogação e classificação de materiais - documentais e bibliográficos;
auxiliar na manutenção e boa conservação do acervo bibliográfico;
auxiliar no gerenciamento de bibliotecas, por meio de práticas administrativas voltadas para o meio;
atua nos serviços auxiliares de audiovisuais e também de processamento de dados;
dar atendimento ao usuário, bem como informações, orientações e ajuda, caso ele necessite;
como tem o contato direto com os usuários, ajuda o bibliotecário ao identificar dificuldades no acesso às informações, a demanda de serviços e toda informação que sirva para que se promova e implemente melhorias no local de trabalho;
é de sua responsabilidade qualquer tarefa de ordem administrativa.
Cursos relacionados que podem te interessar:
Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD)
Ver mais
Educação Especial Inclusiva
Ver mais
Inglês Básico
Ver mais
Alfabetização e Letramento
Ver mais
Tecnologia Assistiva
Ver mais
Comunicação Alternativa
Ver mais
Deficiência Intelectual
Ver mais
Primeiros Socorros
Ver mais
Brincadeiras para Recreação Infantil
Ver mais
Excel - Básico e Avançado
Ver mais
Autismo
Ver mais
LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais
Ver mais
No Educamundo você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$ 69,90, sem mensalidades. Você terá acesso a 1.200 cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 420 horas.Inscreva-se agora mesmo.
Auxiliar de biblioteca x bibliotecário
As diferenças entre as funções são, basicamente, a formação e o modo como cada um responde com relação aos seus cargos, além das áreas de atuação. O bibliotecário tem a graduação de bacharel em Biblioteconomia, estuda quatro anos em uma universidade e pode assumir cargos tanto em uma biblioteca pública quanto em uma privada. Pode ser responsável por uma biblioteca escolar ou universitária, por centros de documentação e informação, por agências de publicidade, institutos de pesquisa, bancos de imagens e outros. O bacharel em Biblioteconomia pode exercer também a profissão de professor em cursos de auxiliar de biblioteca. A profissão de Bibliotecário foi regulamentada pela Lei 4.084, de 30 de junho de 1962.
 A função de auxiliar de biblioteca também é nominada como Assistente de Biblioteca, Auxiliar de Bibliotecário e Auxiliar de Serviços Bibliotecários. O cargo não exige experiência anterior na função e é subordinado ao de bibliotecário. Esses profissionais são técnicos de nível médio em início de carreira e, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, na Classificação Brasileira e Ocupações (CBO), são classificados sob o código 3711-05, como auxiliares de serviços de documentação, informação e pesquisa.
Tipos de biblioteca
Há cinco tipos de biblioteca, definidas pela sua função e objetivo, veja quais são:
Biblioteca Nacional (BN): não há como mensurar a sua importância, uma vez que é  quem guarda as memórias bibliográficas de um país. É representada pela Fundação Biblioteca Nacional, existe desde 1810 e teve origem na Biblioteca Real, por ocasião da transferência da corte portuguesa para o Brasil. A BN fica localizada no Rio de Janeiro.
Biblioteca Pública: estadual ou municipal, a pública tem a função de servir à população. Mantida com recursos públicos, tem um acervo bem abrangente, de enciclopédia e fontes para pesquisas à literatura voltada ao lazer. Gerações que estudaram em épocas em que não se tinha acesso à internet tinham nessas bibliotecas a sua fonte de informação para pesquisas e trabalhos escolares, além da biblioteca da própria escola.
Biblioteca Escolar: é destinada a estar a serviço de alunos e professores de ensino fundamental e médio. Todas as instituições de ensino - públicas ou privadas - têm que ter uma biblioteca, de acordo com a Lei 12.244, de 24 de maio de 2010.
Biblioteca Universitária: com o objetivo de servir às instituições de ensino superior, é quem garante o acervo de material especializado aos estudantes universitários. A biblioteca universitária geralmente tem uma estrutura de peso, e há, em muitos casos, uma biblioteca central e bibliotecas setoriais conectadas a ela.
Biblioteca Especializada: atende a um determinado público, como uma biblioteca jurídica, por exemplo. É também chamada de biblioteca especial.
Cursos online para a formação de Auxiliares de Biblioteca 
A área que corresponde à função de auxiliar de biblioteca é bastante ampla e há muitos detalhes, normas e técnicas a serem seguidas entre o caminho que um livro faz da sua chegada a uma biblioteca até ser colocado na prateleira - e até mesmo antes disso, pois há a parte de seleção e aquisição. Todos esses processos são tratados de forma detalhada no curso online Auxiliar de Biblioteca.
Agora que você sabe um pouco mais sobre esse segmento, deve saber também que cursos online com certificado lhe deixam apto a ser um forte candidato à vagas nesse setor, assim como em qualquer um dos tipos de biblioteca. Lembrando ainda que as bibliotecas ganharam o meio virtual, e que uma biblioteca online também precisa de profissionais qualificados e a par dos recursos, ferramentas e meios de funcionamento dessa tecnologia. Nossos cursos à distância tratam também desse tópico, além de outros essenciais à formação de um bom auxiliar de biblioteca.
Que tal vermos um pouco do que o portal oferecem na qualificação de profissionais para que estes se tornem excelentes auxiliares?
Biblioteconomia x Ciência da informação x Documentação
Os três segmentos são também assuntos abordados no curso de auxiliar de biblioteca. A Biblioteconomia se entrelaça com outras áreas como a Ciência da Informação e a Documentação. Por haver certa similaridade, por terem o mesmo objetivo-fim, que é a informação, é comum haver uma certa confusão ao diferenciá-los, principalmente a Biblioteconomia da Documentação.
A Biblioteconomia seleciona, adquire, cataloga, classifica, indexa, armazena, recupera e disponibiliza os itens de informação para uso por meio de empréstimo, como livros e materiais multimídia. Sua função é exclusivamente disponibilizar a leitura e informação ao usuário.
A Documentação, por meio dos centros de documentação (CEDOCS), é a responsável pela guarda e centralização de documentos e memórias, podendo ser especializada em um tema específico ou agrupar vários tipos de documentos. Centros de documentação têm uma característica peculiar, que lhes garante o poder de mesclar elementos de arquivos, museus e bibliotecas e têm, entre seus documentos, imagens, fotografias, publicações, recursos audiovisuais, entre outros.
A Ciência da Informação trabalha com a gestão, administração, análise e consultoria da informação. É uma área bem ampla, que abrange os vários aspectos da informação, da pesquisa por busca de notícias, recuperação de informações (e análises das mesmas) importantes para negociações comerciais de sucesso, pesquisas jurídicas, de saúde, redação e edição de documentos, entre muitas outras opções.
O que há em comum entre os três segmentos é que qualquer um deles pode absorver o  profissional que atua como auxiliar, pois eles são capacitados a desenvolver um trabalho informacional de qualidade, por meio de seu aprendizado a respeitos dos processos necessários ao funcionamento dos espaços responsáveis por disseminar a informação.
Gestão de biblioteca escolar
Outro tema abordado em nossos cursos a distância, tem como objetivo capacitar professores ou profissionais da área, que já atuam em bibliotecas escolares ou que estejam se preparando para isso. O curso online Auxiliar de Biblioteca fomenta o conhecimento para que esses profissionais se tornem capacitados a gerenciar de forma eficiente o espaço da biblioteca, ou outros espaços de leitura, que tenham como objetivo levar a seus usuários a informação e o conhecimento. 
Para professores, os cursos online com certificado podem dar muito mais que os benefícios de especialização em técnicas e normas utilizadas para organização, gestão e conservação de uma biblioteca e seu acervo. Eles proporcionam conhecimentos que podem ser implementados para melhorar seus espaço de trabalho, tanto na biblioteca escolar quanto em outros espaços voltados à leitura e à disseminação de informações. A certificação fornecida por nosso portal somará em sua titulação uma carga horária adicional, o que, na educação, pode significar salários maiores e outros privilégios, como poder escolher o local de trabalho, o turno e os horários.
Conceitos de indexação de documentos
Outro tópico estudado no curso para auxiliar de biblioteca diz respeito à indexação dos materiais bibliográficos. De forma bem resumida, indexar um livro significa representá-lo por palavras. Indexar é relacionar o documento com uma chave de acesso que facilite a localização do todo ou de suas partes, relativas a cada assunto. Um exemplo: há que se fazer a indexação do livro “Guia de cursos online de digitalização de documentos" - "digitalização" e "cursos online" certamente seriam palavras escolhidas para representar a publicação. Mas há muitas outras: educação a distância, informatização, cursos a distância, métodos de digitalização e documentos digitais são exemplos de outras que poderiam ser escolhidas para indexar o referido livro.
Mas e como chegar a essas escolhas? Bem, essa identificação partirá de uma análise, identificação e seleção dos conceitos que representam a essência da publicação. Os conceitos são identificados pela leitura, compreensão e conhecimento do conteúdo da publicação, ou documento, e determinados pelo que melhor representa o seu conteúdo.
Também são estudados nos cursos EAD referentes ao tema, os tipos de indexadores, que podem ser de lugar, de tempo ou temáticos, entre outros. Além da indexação, há muitos outros processos a serem estudados, como a preparação física do livro, a catalogação, a classificação e a armazenagem.
#advantages-list { color: #7F8C8D; } .commum-content { line-height: 100%; } .course-list-footer{ line-height:90%; padding-top:5px; clear:both; }
Os certificados do Educamundo podem ser usados para:
Prova de Títulos em Concursos Públicos
Horas complementares para faculdades
Complemento de horas para cursos técnicos
Progressão de carreira em empresas
Turbinar seu currículo
Revolucionar sua vida profissional e acadêmica
No Educamundo você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$ 69,90, sem mensalidades. Você terá acesso a 1.200 cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 420 horas.Inscreva-se agora mesmo.
Organização e tratamento do acervo
A estrutura de uma biblioteca pode se dividir em organização funcional, que determina os setores responsáveis por determinados processos e o tratamento do acervo. 
Na organização funcional há os principais setores:
administração: controla o todo - planejamento, finanças, correspondências, recursos humanos etc;
desenvolvimento de coleções: setor responsável pela seleção e aquisição de acervo;
registro: é o setor que faz com que as publicações e documentos se tornem patrimônio da biblioteca;
processos técnicos: setor responsável por aplicar as normas e técnicas da biblioteconomia, como indexação, catalogação etc;
preservação, conservação e restauração: são os responsáveis por analisar a situação física das publicações e tirar de circulação o que estiver muito danificado, com o propósito de fazer a restauração;
referência: é o primeiro contato do usuário com a biblioteca;
circulação: é o que trata do empréstimo e devolução dos livros. Está normalmente ligado ao setor anterior, de referência, pois é que faz o atendimento ao usuário.
Em cada um desses setores, pode ter um auxiliar trabalhando. Isso normalmente acontece em grandes bibliotecas, cedocs e hemerotecas. Já as menores normalmente têm menos auxiliares com mais funções.
A biblioteca online, por sua vez, também se encaixa no conceito de organização pelos seus serviços de seleção, organização e distribuição da informação.
O tratamento de acervo prevê os seguintes processos:
seleção e aquisição: como visto antes, feitos pelo setor responsável pela pesquisa sobre as necessidades da biblioteca;
tratamento técnico: engloba a catalogação, a classificação (determinada pelo assunto do livro), a indexação e a preparação física do livro (a publicação é etiquetada e carimbada);
armazenagem da publicação: quando os livros são guardados nas estantes;
preservação do acervo: os cuidados para que os livros tenham uma vida longa;
catálogos: onde as fichas catalográficas estão ordenadas, pode se apresentar na forma física ou digital;
serviços aos usuários: treinamento, orientação e consulta (para que os usuários consigam encontrar o que buscam com rapidez e sabendo como procurar); referência (a pessoa que faz a ponte entre as publicações e o usuário); clipagem (a seleção de matérias que podem interessar os usuários); pesquisas e levantamentos bibliográficos (ajuda ao usuário que busca tudo que pode encontrar sobre “determinado autor”, por exemplo); disseminação seletiva da informação (leva ao usuário a informação que ele deseja receber) e a circulação (empréstimos).
O auxiliar de biblioteca no mercado de trabalho
Se você fizer uma busca rápida sobre vagas de emprego para auxiliar de biblioteca, verá que o mercado de trabalho está acolhendo bem esse profissional e que há bastante colocação no mercado. Há inclusive, vários processos seletivos e concursos que visam a contratação nessa área. Escolas, universidades e outras instituições públicas eventualmente lançam editais ofertando vagas ao cargo. 
Um ponto bem importante e que deve ser levado em conta é que a preparação desse profissional sai das fronteiras do curso específico para a função e chega a outros cursos. Um deles é o de preparação para uso dos meios digitais, considerando-se que uma grande parte das bibliotecas foram automatizadas, e algumas oferecem, inclusive, pesquisa à distância, como é o caso da Biblioteca Nacional.
Qualificações voltados à área administrativa e às relações interpessoais também devem fazer parte da preparação desse profissional auxiliar, porque entre as atividades relacionadas à função estão rotinas administrativas e atendimento ao público. Uma coisa que você deve ter sempre me mente: quanto melhor preparado estiver, melhores são as suas chances no mercado de trabalho.
Se a sua ideia é se qualificar ou se está inclinado a trabalhar nesse campo, não perca mais tempo e inscreva-se em nosso portal.
Além do curso de auxiliar de biblioteca, há outras opções que podem ser de seu interesse. São cursos online com certificado em que você escolhe a carga horária para ser avaliado - de 5 até 420 horas. Para ter acessos aos nossos cursos EAD, você investe o valor de R$ 69,90 e tem acesso a diversos cursos, pelo período de um ano, podendo fazer quantos quiser, sem nenhum custo adicional além do investimento inicial.
Ficou alguma dúvida com relação aos cursos online? Tem alguma sugestão? Use o espaço dos comentários e deixe-nos saber a sua opinião. 
Apareceu primeiro em: Educamundo - https://www.educamundo.com.br/blog/auxiliar-biblioteca-carreira-mercado-trabalho
0 notes
educamundo · 4 years
Text
5 passos para começar a empreender na internet - Educamundo
  Devido às novas formas de se comunicar dentro da internet, o número de pessoas empreendedoras cresce todos os dias no Brasil no ambiente online.
Neste artigo, separamos 5 passos para quem possui interesse em empreender e para que você possa crescer no mercado digital!
5 passos para empreender na internet
1. Conheça o seu segmento
Mesmo para aqueles que pretendem trabalhar em um segmento específico, é importante ter em mente que existem diversos nichos de atuação, o que significa que o público deve ser bem direcionado. 
Vejamos o ramo odontológico, por exemplo. Este possui mais de centenas de procedimentos e tratamentos que visam atender uma necessidade em especial. 
Ou seja, o modo de abordagem com os pacientes se distingue de acordo com as dores, desejos e vontades de cada caso em particular. Dessa forma, a comunicação com um paciente que deseja fazer um procedimento estético é diferente daquele que deseja contratar um convenio dental e por aí vai. 
É necessário avaliar cada um deles para que se tenha uma comunicação efetiva que traga bons resultados. 
2. Tenha um plano de negócio
É crucial ter um bom plano de negócios, pois somente com esse documento estratégico você conseguirá analisar e aplicar ideias no mercado.
Para que qualquer projeto tenha um bom desenvolvimento, é importante que as metas estejam bem definidas desde o início e considerando possíveis imprevistos - de modo a preservar o investimento.
Não importa o ramo de atuação, desde uma rede credenciada de convenio dentário a uma loja de roupas, todos os negócios precisam focar em ações e estratégias, de modo que objetivos específicos e mensuráveis sejam traçados.   
Os objetivos podem variar de acordo com a empresa, segmento ou setor. Apesar disso, de modo geral consistem em aspectos como:
Aumentar a visibilidade e reconhecimento;
Ter um número maior de Leads;
Construir um bom relacionamento com os clientes;
Ser um dos maiores representantes da área.
Lembre-se que mesmo que você pense alto, é preciso considerar o cenário atual e as projeções do setor, bem como estabelecer “mini objetivos” no decorrer do processo, de modo que a meta real se torne mais tangível e executável.
3. Estude sobre marketing digital
Para começar a empreender na internet, um dos pontos mais importantes é entender como funciona esse meio para traçar caminhos para alcançar as metas.
Vejamos o exemplo anterior: 
Se o seu interesse é ser um dos primeiros resultados na página do Google quando se trata de um convênio dentista, estudar sobre as estratégias de SEO é fundamental para que este objetivo seja alcançado.
Conhecer todas as estratégias te auxilia a ter uma melhor visão de mercado e adequá-las ao seu empreendimento para atrair e converter o público. Além do mais, é uma maneira de entender a importância de métodos e procedimentos diversos que constantemente estão se renovando. 
Ou seja, é necessário se manter atualizado e estudar sobre quais as inovações que podem ser aplicadas em seu negócio.
4. Estude sobre o mercado
Conhecer o seu segmento e como se posicionar no mercado é muito importante. Contudo, conhecer concorrentes e entender as estratégias que cada um utiliza pode trazer resultados muito efetivos para a sua estratégia de negócio.
Ao estudar e entender o papel dos seus concorrentes no mercado e quais os gargalos e/ou soluções que ainda precisam ser apresentadas, você conseguirá ter um bom conhecimento das falhas expostas nesse segmento e se adaptar de maneira correta.
Dessa forma, é possível ter um norte sobre inovações que pode-se colocar em prática para se destacar. 
É importante ressaltar que o uso de uma estratégia por um concorrente não anula a possibilidade dela também ser aplicada em seus negócios. Do mesmo modo, não é porque uma ação é efetiva para ele que será para você também.
Assim, por mais que alguns métodos sejam indispensáveis para que o seu investimento caminhe em rumo ao progresso, você precisará realizar testes de acordo com suas especificidades.
Um exemplo disso é o uso das palavras-chave linkadas pelas estratégias SEO, que possibilitam uma maior captação de leads.
Com esse método, um conteúdo sobre dentista convênio pode ter um número muito maior de acessos por conta do número de vezes que essas palavras são digitadas nas ferramentas de busca virtual. 
Contudo, para que ela seja ainda mais efetiva, é preciso que ela seja direcionada e nichada também, de modo a complementar a busca dessa palavra-chave e concentrá-la em uma região, por exemplo. Isso refinará os possíveis clientes, para que a conversão seja mais efetiva.
Neste momento é importante avaliar sua empresa como um todo, com questionamentos como: 
Quais são suas maiores âncoras? 
Quais os seus diferenciais?
Quais melhorias pode oferecer?
Quais dores visa solucionar?
Somente após essa avaliação e autocrítica que você conseguirá se tornar referência na área que atua, estando em constante evolução.
5. Tenha uma personalidade virtual
A sua personalidade precisa considerar diversos aspectos de marca, mas sempre deve analisar o público-alvo e a persona. Isso porque por meio dessa análise é possível definir uma forma de comunicação mais efetiva.
Como dito antes, existem processos diferentes para clientes e necessidades distintas. Justamente por isso a personalidade de marca deve ser ressaltada de acordo com o público em questão.
Por exemplo, se pretende atrair um público de mais maduro e os seus acessos já são feitos por pessoas de maior idade, usar uma linguagem mais contemporânea com gírias ou abreviações pode ser um ponto negativo para convertê-los.
Afinal, a maioria dos usuários virtuais mais maduros preferem uma forma de comunicação mais tradicional, direta e respeitosa.
Desse modo, para que a personalidade virtual seja desenvolvida de maneira efetiva você deve analisar o comportamento daqueles que terão contato direto ou frequente com ela. 
Ou seja, é preciso adotar estratégias de criação de personas, considerando as características que o público ideal terá.
Colocando esses 5 passos apresentados em prática, você conseguirá empreender na internet ou no ramo físico de maneira muito mais simples e eficiente.
Uma das maiores certezas da atualidade é que o nosso futuro será virtual e a internet junto a outras inovações se tornará cada vez mais importantes no nosso cotidiano.
Assim, apostar no ramo digital, desde já, é um grande benefício para sua empresa.
Conteúdo produzido por Dayane Goes, redatora da empresa Ideal Odonto.
Apareceu primeiro em: Educamundo - https://www.educamundo.com.br/blog/empreender-na-internet
0 notes
educamundo · 4 years
Text
Sistema de Gestão da Qualidade: fundamentos e evolução - Educamundo
A administração teve seu berço na indústria, onde os primeiros escritos e experimentos tomaram forma e contribuíram muito no gerenciamento da produção, ganhos de produtividade e melhoria da qualidade de seus produtos. A seguir essas novas teorias e métodos de administração foram disseminados em comércio e serviços, por meio de uma nova ferramenta: o Sistema de Gestão da Qualidade.
Também conhecido pela sigla SGQ, esse sistema é composto por elementos ligados entre si e integrados nas organizações. Funcionando como uma engrenagem, atende aos objetivos da empresa, à sua política de qualidade e visa atender as expectativas do cliente.
Para que tudo isso seja alcançado, entram em cena as ferramentas de gestão da qualidade. Esses instrumentos ajudam a fazer a análise de fatos e em tomadas de decisão. São utilizados com o objetivo que se chegue a um grau de eficiência ou eficácia em um determinado processo ou atividade.
Embora as ferramentas de gestão da qualidade sejam excelentes meios de garantir às empresas a sua competitividade no mercado, de nada adiantam se não forem aplicadas de forma correta. Encaixa-se aqui a figura dos profissionais, que devem estar muito bem capacitados para essa função. Cursos online, presenciais, técnicos e especializações são meios efetivos para capacitar, atualizar e aperfeiçoá-los sobre tudo que envolve sistema de gestão da qualidade.
Aqui no Educamundo temos uma opção excepcional que ensina o que é gestão da qualidade, suas ferramentas, a certificação ISO e tudo que o aluno precisa saber sobre esse importante recurso.
Para que você conheça mais sobre esse curso de gestão da qualidade, elaboramos este artigo. Nele, você é apresentado a vários tópicos interessantes sobre a área. Aproveite a sua leitura e pegue nossas dicas de outros cursos online com certificado, relativos ao tema.
Sistema de Gestão da Qualidade: fundamentos e evolução
Historicamente temos alguns saltos da qualidade, provocados por grandes transformações do contexto social, tanto positivas quanto negativas: a passagem da era agrícola para a era industrial; a 1ª e a 2ª Guerra Mundial; a informática e tecnologia da informação; a internet e a globalização. Tudo isso contribuiu enormemente para a elevação a outros patamares, em termos de concorrência e padrões da qualidade.
A evolução do processo de qualidade se deu ao longo de praticamente cinco décadas, de 1960 a 2000. Logicamente que o desenvolvimento das tecnologias foi uma constante, tanto no que se refere à parte física como infraestrutura, máquinas e equipamentos (hardware) quanto em regras, procedimentos e sistemas (software).  Esse desenvolvimento se estendeu também a fatores humanos - dados, informações e conhecimento (humanware).
O avanço tecnológico é decorrente da evolução desta tríade - hardware, software e humanware - e sua perfeita integração e interdependência. Há um entrelaçamento entre o avanço tecnológico e da qualidade: quanto maior a qualidade, melhor a tecnologia; quanto maior o avanço tecnológico, maiores os ganhos de qualidade.
Cursos relacionados que podem te interessar:
Assistente Administrativo
Ver mais
Administrando Conflitos
Ver mais
Gestão de Recursos Humanos
Ver mais
Gestão Pública Participativa
Ver mais
SUAS - Sistema Único de Assistência Social
Ver mais
Administrando Melhor o Tempo
Ver mais
Departamento Pessoal
Ver mais
Redação Oficial e Elaboração de Relatórios e Pareceres
Ver mais
Gestão de Pessoas
Ver mais
Assédio Moral no Trabalho
Ver mais
Comunicação Escrita e Revisão Gramatical
Ver mais
Segurança do Trabalho - Fundamentos Essenciais
Ver mais
No Educamundo você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$ 69,90, sem mensalidades. Você terá acesso a 1.200 cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 420 horas.Inscreva-se agora mesmo.
Definições da Qualidade
Para maior compreensão da história, evolução e significado da Qualidade, e para entender melhor o que é gestão da qualidade, vamos ver algumas definições.
“Qualidade deve ser definida como cumprimento de requisitos”, diz Crosby, autor do livro Quality is Free e um dos gurus desse segmento. Os requisitos são as necessidades, desejos e expectativas dos clientes.  
Um conceito de qualidade que leva à reflexão é o dos dicionários da língua portuguesa: “Qualidade é um aspecto ou condição positiva ou negativa que se atribui a uma coisa ou pessoa”. Mas condição negativa está fora de cogitação na gestão da qualidade, pois quando são identificados atributos de não qualidade, todos os esforços são voltados para a correção.
Já para Joseph M. Juran, autor de vários livros sobre o tema, entre eles Controle da Qualidade e Architect of Quality, qualidade é "adequação ao uso". Segundo ele, um mesmo produto ou serviço pode ter qualidade para alguns e não ter qualidade para outro grupo de pessoas, porque existem níveis de exigências e percepções diferentes. 
Para se chegar a esses conceitos e para ampliá-los, há muito estudo, pesquisa e conhecimento envolvido. Por isso nosso Curso Online Gestão da Qualidade traz um conteúdo bastante rico, elaborado por um departamento pedagógico exclusivo e comprometido com a qualidade de nossos cursos online com certificado.
Conhecendo mais sobre Gestão da Qualidade
Continuando com os tópicos do curso de gestão da qualidade do portal, vamos dar algumas breves definições de elementos pertinentes ao tema. Uma abordagem mais ampla é feita em nossos cursos voltados a esse assunto.
Engenharia da qualidade
Trata-se do conhecimento acadêmico das ciências exatas desenvolvido para a melhoria dos resultados das organizações e aperfeiçoamento dos processos produtivos que interferem na qualidade de produtos.
O profissional dessa área indica as métricas de processos que serão monitoradas e diz de que forma serão amostradas. Para isso são utilizadas ferramentas de controle estatístico - gráficos de execução, por exemplo. O objetivo é que se estabilizem processos anteriores às rejeições que eventualmente possam chegar ao cliente final ou até mesmo à próxima fase de fabricação.
É pela Engenharia da Qualidade que são mantidas as normas, especificações técnicas e certificações exigidas pela organização. Isso se obtém com o desenvolvimento de testes e procedimentos que mantenham o cumprimento das exigências requeridas para os processos ou produtos, elevando os parâmetros de qualidade.
Estatística aplicada à Qualidade: um começo histórico
É importante que você conheça conceitos, técnicas, programas e ferramentas da qualidade, mas também é essencial que saiba como foi o início de tudo.
Um dos fatos históricos que revelaram o uso de mensurações de dados quantitativos importantes para um bom resultado também qualitativo foram as medições dos resultados dos equipamentos bélicos na 1ª grande Guerra Mundial. Na ocasião, os países que foram derrotados sinalizaram aos seus fornecedores o índice de falhas nos armamentos; quantas bombas foram lançadas e que nunca explodiram; quantos tiros disparados e quantas munições deflagradas.
Por consequência disso, houve um grande salto de qualidade nos equipamentos bélicos para a 2ª Guerra Mundial. Após seu término, os processos foram levados para todos os outros tipos de indústrias não bélicas e começaram a ser percebidos pelas pessoas, em seus carros, equipamentos domésticos, roupas, produtos industrializados em geral etc. Como resultado, essas pessoas começaram a ser mais exigentes com a qualidade do que adquiria. A partir de então era preciso controlar, avaliar e efetuar melhorias.
Inventado por Walter Shetwhart, na década de 1920, o Controle Estatístico de Processo (CEP) consolidou-se na área da qualidade pelas mãos do estatístico William Edwards Deming, que passou a aplicá-lo no ciclo PDCA (metodologia de gestão de quatro passos, que é utilizada para a melhoria contínua de processos e produtos), na década de 60. O CEP foi a consagração da estatística no meio produtivo industrial e logo se espalhou pelo mundo como ferramenta indispensável para o controle da qualidade.
Amplamente aplicado em processos (tudo que está envolvido na produção de um produto ou serviço: métodos, material, mão de obra, equipamentos etc), o CEP estabelece:
Informação permanente sobre o seu comportamento;
Uso da informação para identificar e caracterizar o que causou instabilidade no processo;
Indicar ações de ação e prevenção das instabilidades;
Fornecer informações para a melhoria contínua dos processos.
O CEP é um recurso que pode ser utilizado em empresas de qualquer porte e que dá um grande apoio para a análise crítica dos resultados, possibilitando a implementação de melhorias. 
Indicadores da Qualidade
Os indicadores de qualidade são instrumentos de medição e acompanhamento do desempenho dos processos e da organização e que ajudam nas tomadas de decisão. A partir do estabelecimento de medidas, pode-se elaborar um conjunto de indicadores específicos da qualidade, como o método proposto por Vicente Falconi Campos, “As Cinco Dimensões da Qualidade”:
1. Qualidade intrínseca – aquela que é própria do produto ou serviço, que lhe caracteriza, relacionada a sua funcionalidade e resultado esperado.
2. Custo – tem dois aspectos a serem considerados:
a) o ponto de vista do cliente: que se refere ao preço e que deve ser adequado ao mercado e ter forte relação proporcional ao valor agregado;
b) o relacionamento com os processos internos: os custos se referem ao padrão que se quer atingir, que pode ser mais econômico ou mais sofisticado. O que se deve ter em mente é que o limite da redução dos custos deve ser quando começa a afetar - ou não garantir - o padrão estabelecido. Isso significa que diminuir demais os custos pode comprometer a qualidade do produto ou serviço.
Outros pontos a serem observados é o estabelecimento de limite de padrão de qualidade para produtos econômicos - há que se deixar explicado que o consumidor está pagando proporcionalmente a um padrão mais baixo. O mesmo acontece com o valor agregado para os produtos mais sofisticados, ou de alto padrão de qualidade, em que o esforço é deixar perceptível ao cliente o quanto ele está recebendo a mais pelo que está adquirindo.
3. Entrega – resumidamente, refere-se ao cumprimento ou não dos prazos, sejam internos ou externos. Internamente refere-se ao andamento do processo, seu ritmo ou velocidade, paradas, quebras, esperas ou por outro lado, sua agilidade para culminar no mais importante: o cumprimento dos prazos junto aos clientes, com a entrega no dia e hora prometidos.
4. Segurança – normalmente se refere ao ambiente de trabalho e os acidentes que ocorrem nesses locais, mas pode também avaliar a segurança dos clientes, como no caso da área da saúde ou alimentação. Pode também ter relação com o uso de equipamentos que podem gerar algum risco para seus usuários.
5. Moral – como está o moral dos funcionários, seu nível de satisfação com o trabalho e todos os aspectos deste ambiente? É monitorada internamente pelos gestores, para a melhor eficiência das pessoas, pois isso se reflete no atendimento e na qualidade da prestação dos serviços.
Auditorias da qualidade
Essa é uma ferramenta essencial para gestão da qualidade porque estabelece um sistema de avaliação planejada com critérios predefinidos e documentada, normalmente executada por um pessoal capacitado e independente da área auditada. Funciona mais como um instrumento preventivo do que corretivo, e tem o objetivo de aperfeiçoar o sistema de gestão da qualidade, seus processos e serviços.
Existe uma infinidade de tipos de auditorias, mas no curso de gestão da qualidade apontamos as principais. Veja algumas delas:
Auditorias externas: alguém audita o processo com completa isenção com a organização, como clientes e empresas especializadas, por exemplo;
Auditorias internas: são executadas por um funcionário de outra área da mesma empresa;
Auditorias de sistemas: é a avaliação da eficácia do sistema de qualidade;
Auditoria de processos: avalia a proximidade entre a documentação e a prática de procedimentos e métodos de trabalho.
Auditoria de itens: onde o foco são os produtos e serviços e sua conformidade com as especificações técnicas.
É importante citar que além do sistema de auditorias existem sistemas de avaliações com critérios ou requisitos consagrados e reconhecidos como padrões mundiais. Esses modelos são referências para organizações inexperientes no assunto, servindo de parâmetro inicial, para que não precise “inventar a roda”.
Já nas organizações experientes, os modelos funcionam como uma referência norteadora para o processo de aperfeiçoamento. Esses sistemas sugerem a autoavaliação: pessoas de um mesmo setor avaliam sua própria área e estabelecem um registro oficial do seu estágio de qualidade.
Gestão de Processos e Gestão da Qualidade
Quando surgiram os movimentos da qualidade, vivia-se um momento de desenvolvimento do assunto. Como era algo novo e que necessitava ser implementado, era preciso a sensibilização, a apresentação da proposta de uma nova filosofia de gestão e a necessidade de mudança de cultura. Por isso a discussão da qualidade total era mais filosófica do que técnica.
Atualmente não se fala mais somente em movimentos da qualidade ou programas da qualidade, mas se adotam os conhecimentos, ferramentas, técnicas e métodos dentro da Gestão de Processos. É importante sabermos quando há esse tipo de mudança, principalmente para evitar confusão ou não conseguir identificar os instrumentos que a administração utiliza para os processos nas organizações. Também é primordial enfatizar que, apesar disso, "Gestão da Qualidade" não caiu em desuso, tanto que os cursos online levam essa nomenclatura. Há, inclusive, a utilização de outra forma: Gestão da Qualidade e Processos.
A implantação da Gestão de Processos
Com o mercado cada vez mais exigente em relação à qualidade, se as organizações não implementarem ferramentas de gestão da qualidade – ou de processos - e não tiverem qualidade em seus produtos e serviços, não conseguirão se estabelecer como novos atores e nem permanecer abertas.
As fases para a implementação da Gestão de Processos são:
Preparação para a mudança
Avaliação de processo
Padronização
Análise de processo
Implantação
Essa gestão segue valorizando a importância de envolver e preparar as pessoas para o processo de mudança e induz ao sistema de avaliação com critérios bem definidos: a medição e estabelecimento de indicadores da qualidade.
A gestão de processos também estabelece a padronização das rotinas de trabalho, procedimentos e métodos, e prepara e envolve as pessoas na resolução de problemas para a melhoria e aperfeiçoamento da qualidade. E por fim, como toda a abordagem administrativa ou metodologia, as prepara para tomarem ação.
#advantages-list { color: #7F8C8D; } .commum-content { line-height: 100%; } .course-list-footer{ line-height:90%; padding-top:5px; clear:both; }
Os certificados do Educamundo podem ser usados para:
Prova de Títulos em Concursos Públicos
Horas complementares para faculdades
Complemento de horas para cursos técnicos
Progressão de carreira em empresas
Turbinar seu currículo
Revolucionar sua vida profissional e acadêmica
No Educamundo você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$ 69,90, sem mensalidades. Você terá acesso a 1.200 cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 420 horas.Inscreva-se agora mesmo.
Fator humano da qualidade
As organizações são formadas, administradas e tocadas por pessoas. Os colaboradores têm um papel extremamente importante nessas entidades. Por isso, um administrador deve dominar o conhecimento de métodos e a habilidade de lidar com pessoas, assim como com a sua capacidade de atingir resultados. 
O fator humano é a base para que a gestão da qualidade seja implementada - e mais importante, para que tenha continuidade. Sendo assim, pode-se afirmar que os resultados com qualidade dependem das pessoas, e para tanto é necessário a valorização do ser humano, sua opinião e participação. É importante ter bem claro que o resultado de qualidade não depende de uma área ou de responsáveis pela qualidade, e sim, do envolvimento de todos. 
Considerando um mercado altamente competitivo como temos, quem não se preparar para atingir níveis de qualidade e eficiência não terá espaço. Apesar disso, há que se ter o cuidado ao exigir isso de um trabalhador - a pressão pode causar efeitos reversos. Gestores têm que ter em mente que pessoas se comprometem de forma fácil quando sentem que são parte do processo, no papel de corresponsáveis pelas ideias. Cabe aos gestores promover isso, estimulando a sua participação.
Este ponto é tratado no Curso Online Gestão da Qualidade, mas também é tópico de outros cursos na área administrativa, como o de gestão de pessoas, indispensável nas organizações modernas.
Os melhores cursos online do mercado no Educamundo
Os cursos online com certificado são a melhor forma de estudo para quem tem uma vida atribulada e precisa que suas atividades se adaptem à sua agenda. A falta de tempo não é mais desculpa para o aluno não fazer o Curso Online Gestão da Qualidade ou outro curso que deseja se capacitar. Principalmente quando tem muitas vantagens, como aqui no portal. Quer saber mais?
O investimento é bem acessível, apenas R$ 69,90, e dá direito ao aluno fazer todos os cursos online do Pacote Master, durante o período de um ano, sem cobrança de mensalidades. São centenas de opções à disposição de quem quer se capacitar e direcionar sua carreira profissional. Para acessá-los, basta inscrever-se no portal. Mais de 120 mil alunos já passaram por aqui e atestaram a qualidade de nossos cursos, agora é a sua vez.
Para finalizar, queremos saber se você entendeu o que é gestão da qualidade e se gostou de nosso artigo. Deixe seu comentário, sugestão ou até mesmo dúvidas, se tiver. Bons estudos e sucesso!
Apareceu primeiro em: Educamundo - https://www.educamundo.com.br/blog/gestao-qualidade-fundamentos
0 notes
educamundo · 4 years
Text
Digitação: dicas para ser mais produtivo no dia a dia - Educamundo
Ao buscar qualificação profissional, muitas pessoas tendem a priorizar conhecimentos em informática, como Internet, Windows e Pacote Office. Esses tipos de aperfeiçoamento se enquadram totalmente como o que o mercado atual procura e espera dos candidatos. No entanto, a maioria das pessoas esquece que saber digitar com destreza é tão importante quanto os demais conceitos e programas de computador. Nesta via, estudantes e profissionais que visam o sucesso, precisam incluir um bom curso online de digitação no cronograma de estudos o quanto antes.
Nada melhor do que um ambiente virtual exclusivo para aprender técnicas ligadas a uma das funções elementares dos teclados de computadores e notebooks: a digitação. Aqui no Educamundo você encontra esse espaço dedicado aos seus estudos e muitas opções de capacitação, como o Curso Online Noções Básicas para Digitação‍, ideal para usuários iniciantes, intermediários e até mesmo avançados que queiram aprimorar suas habilidades.
Quer ir além dos saberes comuns de informática? Considere estudar em cursos online com certificado que ampliem sua visão estratégica e potencializem sua performance no mercado de trabalho. Nosso curso de digitação online é uma dessas alternativas primorosas, que não deixam nada a desejar quando o assunto é formação profissional.
Aproveite o conteúdo deste artigo e de nosso curso online para entender como aprender digitação de modo eficaz, as técnicas precisas, a postura que o digitador deve ter ao trabalhar e muitas outras dicas valiosas. Acompanhe e tire todas as suas dúvidas.
Cursos relacionados que podem te interessar:
Pacote Office
Ver mais
Excel - Básico e Avançado
Ver mais
Informática Educativa
Ver mais
AutoCAD
Ver mais
Design Gráfico
Ver mais
Montagem e Manutenção de Microcomputadores
Ver mais
Introdução a Redes de Informática
Ver mais
Word Avançado
Ver mais
Word Básico
Ver mais
Noções Básicas para Digitação
Ver mais
Programação Java
Ver mais
Operador de MicroComputador - Básico e Avançado
Ver mais
No Educamundo você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$ 69,90, sem mensalidades. Você terá acesso a 1.200 cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 420 horas.Inscreva-se agora mesmo.
Conhecendo o teclado
O primeiro passo para quem deseja iniciar a carreira de digitador ou até mesmo em outras áreas, visando maior autonomia e dinamismo ao digitar, é conhecer a fundo o teclado do computador e seus diferentes layouts. Este, inclusive, é o tópico inicial de nosso curso online noções básicas para digitação.
Sendo o teclado uma das principais ferramentas para digitalizar dados e estabelecer comunicações, podemos também considerá-lo essencial para qualquer trabalho computadorizado desde que a informática começou a fazer parte do dia a dia da sociedade. Afinal, sem ele, fica muito mais complicado de criar e editar arquivos ou navegar pela internet.
Aqui no Brasil, vale saber, há dois layouts válidos atualmente: o ABNT e o ABNT2. Ambos são estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, órgão responsável por determinar padrões para equipamentos, trabalhos, documentos, etc. Eles são semelhantes, pois usam o sistema QWERTY, criado em 1870, ainda no auge das máquinas de escrever.
A diferença básica entre os dois é que o ABNT 2 (o que é utilizado nos teclados e notebooks fabricados atualmente) possui a tecla Alt Gr, utilizada em combinação com outras teclas, garantindo a escrita de símbolos especiais, como /, ?, °, £ e ¢.
Com a ajuda de cursos a distância conceituados, você descobre a distinção entre os teclados de desktop e de notebooks, a posição de cada tecla e as técnicas para digitar rápido e sem erros. É uma maneira muito prática de estudar e elevar o nível profissional, por que não apostar em cursos online sobre como aprender digitação? 
Treinando a cópia de documentos
Uma das habilidades dos digitadores profissionais é a cópia de documentos, bastante trabalhosa de se fazer, mas que pode se tornar descomplicada após a apuração de técnicas específicas. Em nosso curso de digitação online você conhece de forma precisa como manter o ritmo de produtividade ao copiar documentos variados para o computador, seja para qualquer finalidade.
Mesmo com a possibilidade de escanear materiais diversos, haverá momentos em que será necessário saber como digitar rápido. Por exemplo, estudantes podem precisar copiar trechos de livros para trabalhos acadêmicos, bem como profissionais de áreas diversas podem ter que digitar dados contidos em formulários.
Uma das lições especificadas em cursos online é a organização estabelecida antes mesmo de começar a cópia. É importante que você esteja em um local apropriado, com a postura correta e com o documento a ser copiado em uma posição que favoreça a visualização amplificada. Além disso, é primordial fazer uma ou duas leituras prévias da papelada em questão, para acostumar seu cérebro com a linguagem, o assunto e até mesmo a disposição das palavras e linhas.
Descubra em nosso curso online noções básicas para digitação diversas sugestões para otimizar esse processo. Com diversas dicas interessantes você saberá copiar materiais da faculdade, trechos de artigos e livros referenciados para o TCC, contratos, acordos, formulários, rascunhos, entre muitos outros documentos.
Dicas de Ergonomia
Este é um importante tópico de nosso curso online de digitação e que não pode ficar de fora de seus estudos. Para quem não sabe, ergonomia é uma ciência voltada para analisar a relação que o homem tem com o trabalho que exerce. No caso da informática, é estudada a ergonomia física do operador do computador, que deve prestar atenção quanto à postura, à posição das mãos, aos cuidados com a visão, entre outros quesitos essenciais.
Quem quer saber como aprender digitação para se beneficiar profissionalmente, academicamente e até pessoalmente, deve ter em mente que também é necessário ficar atento à qualidade do trabalho realizado. Isto é, não adianta nada você saber como digitar rápido, se atua o tempo todo em uma posição inadequada, gerando dores ou estresse.
Para que isso não ocorra, o mais indicado é descobrir técnicas de ergonomia, evidenciadas em cursos online com certificado relacionados ao tema. Uma dica elementar é a escolha da cadeira, que deve dar suporte para as costas por completo. Confira abaixo outras sugestões para digitar de forma saudável e complemente seu aprendizado no curso de digitação online.
Mantenha os pés apoiados no chão ou em um suporte especial.
Não gire, incline ou faça outros movimentos repetitivos e/ou bruscos com corpo ao digitar.
Deixe os cotovelos junto ao corpo e bem relaxados.
A cabeça e o pescoço devem estar sempre alinhados.
A linha correta de visão deve ser para o topo ou centro da tela do computador.
Não deixe de descobrir as aulas completas sobre ergonomia em nosso curso online de digitação. Além de aprender técnicas indispensáveis, você tem a chance de compreender a relação que o corpo tem com qualquer tipo de trabalho realizado. Outros cursos a distância também complementam conhecimentos, como o Curso Online Fisiologia - Noções Gerais‍, voltado para esse campo.
Como aprender digitação
Não podemos dizer que aprender digitação é uma tarefa simples. Assim como qualquer outro tipo de aprendizado, sobretudo em computação, demanda dedicação, paciência e investimento nas ferramentas certas. Se você está decidido que quer aprimorar seus conhecimentos nessa técnica, deve buscar lições completas e conceituadas para valer todo o seu esforço.
O curso relativo do Educamundo é uma dica bacana para quem está iniciando essa prática, pois possui tópicos voltados para esse tipo de público. Ele perpassa pelos modelos de teclado, as posições das teclas, componentes do computador e até mesmo noções básicas do Windows, temas amplos e que são ideais para situar os alunos em relação à digitação.
Afinal, por que essa técnica é tão necessária? Por que devemos nos dedicar em aprendê-la? E como aprender com qualidade? Estas são questões interessantes e que precisam ser levadas em conta durante o estudo técnico. Veja algumas dicas para aprender digitação com qualidade:
Tenha acesso a um bom computador, com teclado que siga os padrões brasileiros para facilitar o aprendizado.
Procure um bom curso de digitação, como o que oferecemos aqui no portal, para compreender tudo sobre essa prática.
Anote todas as dicas. Não deixe nenhuma de lado, pois pode ser que você precise futuramente.
Treine bastante. A prática leva à perfeição, isso não é mentira.
Continue aperfeiçoando suas técnicas lendo, vendo vídeos, fazendo cursos, etc.
Estas são apenas algumas sugestões, mas que são valiosas para quem deseja aprender digitação para trabalhar, estudar, fazer as tarefas do dia a dia, entre outras atividades. O que achou?
#advantages-list { color: #7F8C8D; } .commum-content { line-height: 100%; } .course-list-footer{ line-height:90%; padding-top:5px; clear:both; }
Os certificados do Educamundo podem ser usados para:
Prova de Títulos em Concursos Públicos
Horas complementares para faculdades
Complemento de horas para cursos técnicos
Progressão de carreira em empresas
Turbinar seu currículo
Revolucionar sua vida profissional e acadêmica
No Educamundo você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$ 69,90, sem mensalidades. Você terá acesso a 1.200 cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 420 horas.Inscreva-se agora mesmo.
Como digitar rápido
A velocidade na digitação é algo que impacta bastante no resultado de qualquer trabalho. Por isso que, além de memorizar o teclado e aprender a digitar com facilidade, muitos estudantes, profissionais e demais usuários de computador buscam dicas para digitar mais rápido. Aliás, as empresas de hoje em dia valorizam bastante quem possui essa habilidade, portanto, não há motivos para não se aprimorar quanto a isso.
É preciso saber que não há mágica para se tornar um mestre da digitação, mas isso não é razão para desânimo. Seguindo os passos completos expostos em nosso curso online e treinando dia a dia, com certeza você atingirá um ótimo nível de destreza. Não é complicado e, dependendo de sua dedicação, o aprendizado pode não demorar tanto.
Conheça algumas sugestões para você pegar afinidade com o teclado e digitar rápido:
Favoreça o ambiente no qual você fará a digitação. A cadeira, como falamos no tópico sobre ergonomia, deve ser confortável e estar numa altura adequada; a mesa deve estar livre, caso precise fazer cópia de algum material; o clima agradável, nem muito frio ou calor, enfim, tudo isso impulsiona o trabalho bem feito.
Preste atenção em sua postura ao se sentar frente ao PC ou notebook. Siga as digas de ergonomia para se adequar e começar a digitar sem maiores problemas.
Memorize as teclas de seu teclado, lembrando que ele pode seguir o padrão ABNT ou ABNT2. Essa etapa é extremamente importante para que o processo dê certo do começo ao fim.
Posicione sua mão corretamente no teclado. Sempre que você começar a digitar, os dedos indicadores devem pousar sobre as teclas F e J, que até possuem marcas plásticas para assinalar a posição certa para os usuários. Os demais dedos devem acompanhar a mesma fileira, até o mindinho.
Diga o nome das letras em voz alta ao clicar, mas com os olhos fechados. Essa é uma técnica para acelerar seu raciocínio.
Faça testes de velocidade em sites apropriados. Um dos mais utilizados é o 10 Fast Fingers, que possui palavras de diversos idiomas, incluindo o português, e dá a pontuação ao usuário no final. Uma ótima maneira para medir a sua evolução.
Enriqueça seu currículo com nosso curso online de digitação
Este artigo serviu como uma prévia para nosso curso online específico sobre digitação. Ao começar a estudar nele, bem como em outros cursos online com certificado aqui do portal, você logo perceberá que seu nível de conhecimento sobre assuntos de interesse elevou tanto, que pode se diferenciar de seus concorrentes no mercado de trabalho.
Se você quer saber como digitar rápido para melhorar sua produtividade nos estudos, no dia a dia na empresa, nos trabalhos como freelancer ou até mesmo para tarefas diárias no computador, procure se aprimorar em cursos a distância de qualidade. Faça sua inscrição no Educamundo e garanta o acesso livre para centenas de cursos online de mais de 20 áreas de atuação por um investimento único de R$ 69,90. Uma ótima oferta, não é mesmo?
Comece agora a dar um passo à frente em sua carreira. Comente com a gente o achou de nossa dica de curso online e da abordagem do presente artigo. Esperamos você mais vezes por aqui, até breve!
Apareceu primeiro em: Educamundo - https://www.educamundo.com.br/blog/digitacao-nocoes-basicas
0 notes
educamundo · 4 years
Text
Trabalhando a educação em saúde bucal com crianças e jovens - Educamundo
Durante toda a infância e adolescência, aprendemos sobre diversas tarefas a serem feitas todos os dias. 
Responsabilidades como arrumar a cama, ajudar em tarefas domésticas, fazer a lição de casa e cuidar da saúde bucal precisam ser ensinadas desde cedo, quando pequenos. 
Assim, estes hábitos podem se tornar quase que automáticos durante toda a vida. No entanto, é preciso ter em mente que é preciso ter consistência nesta educação. 
Existem algumas maneiras de tornar esse processo mais fácil e também mais proveitoso para ambas as partes. Afinal, não se deve ameaçar as crianças, mas conscientizar e fazer com que de fato entendam a importância de uma saúde bucal de qualidade. 
Continue lendo e descubra como trabalhar a educação em saúde bucal nas escolas e até mesmo dentro de casa. 
Qual a importância da educação em saúde bucal para crianças?
Não é muito difícil encontrar pessoas adultas pesquisando sobre prótese sobre implante dentario ou outros procedimentos que consigam reparar os danos bucais causados ao longo da vida. 
Infelizmente, boa parte desses casos são resultado de maus cuidados bucais. Por isso é tão importante ensinar as crianças e adolescentes a terem uma rotina de cuidados com a sua saúde bucal. 
Quanto antes o entendimento da importância de uma boa higienização e da frequência regular aos consultórios odontológicos, menor será a chance de casos como a implantação de implante dental de emergência devido a doenças como a periodontite. 
É exatamente por isso que estes ensinamentos devem ser ensinados o quanto antes. 
Não é a toa que existem programas desenvolvidos nas escolas com o propósito de incentivar uma saúde bucal de qualidade para crianças e adolescentes. 
Por que falar sobre a saúde bucal nas escolas?
Desde muito cedo, aprendemos a viver em sociedade e também sobre diversas temáticas essenciais para o desenvolvimento humano. 
Principalmente na infância, a escola é um local essencial para descobrir o motivo e assimilar os acontecimentos do nosso cotidiano com tudo o que já aconteceu no mundo. 
Portanto, nada melhor do que aproveitar esse ambiente para ensinar sobre a importância da saúde bucal e como higienizar corretamente os dentinhos, não é mesmo? 
Afinal, qual a melhor forma de implementar a educação em saúde bucal? 
Primeiramente, é preciso entender que essa não é uma iniciativa que pode vir a ser resolvida apenas com uma única palestra. 
É preciso ter consistência e criar soluções atrativas e de fácil entendimento. Afinal, sabemos que crianças e adolescentes ficam entediados com facilidade. 
Utilizar recursos lúdicos e atrativos como teatros, oficinas de pintura e atividades em grupo podem ser uma ótima maneira de prender a atenção dos pequenos. 
O que poderia ser apenas um passo a passo de como escovar os dentes, pode vir a se tornar uma atividade super divertida com fantoches e “bichinhos”, simulando doenças como a cárie ou o tártaro.
Mas lembre-se, a ideia não é amedrontar a criança, mas fazer com que ela entenda o porquê de escovar os dentes com regularidade e a importância de um dentista.
É possível ensinar sobre outros procedimentos como o clareamento dental com moldeira, a fim de mostrar que nem sempre uma consulta é para extrair um dente. 
O dentista pode ser um ótimo aliado
Ao longo de todo o período letivo, é importante levar profissionais da saúde para ensinar como escovar seus dentes e para fazer com que as crianças e adolescentes se familiarizarem com esse profissional. 
Afinal, sabemos que existem muitas pessoas que entram em pânico só de entrar em um consultório.
É fundamental que o papel do dentista seja muito bem explicado. Nada de utilizar chantagens como “se não escovar os dentes, vamos ao dentista”.
Uma vez que o ideal é que se visite uma clínica odontológica uma vez a cada 6 meses desde a infância.
Dessa forma, é possível prevenir diversas doenças como a periodontite - que em casos avançados, há perda parcial ou até mesmo total dos dentes afetados. Para os casos mais graves, é necessário um reparo com lente de contato de dente ou próteses fixas. 
O ensinamento não para na escola
A educação das crianças e adolescentes precisa se estender para todos os locais, principalmente em casa.
Isso porque as maiores referências de uma criança costumam vir de seus pais ou responsáveis. Por isso, é essencial reforçar tudo o que ela aprende em casa. 
Separar momentos das brincadeiras para abordar a higienização e os cuidados bucais é essencial para que a criança entenda o que é preciso ser feito para ter um belo sorriso. 
Além disso, um ótimo incentivo são as escovas e pastas de dente temáticas. Assim, eles irão ficar ainda mais animados para escovar os dentinhos com itens de seu personagem favorito. 
Considerações finais
Neste artigo você descobriu como trabalhar a educação em saúde bucal para as crianças e adolescentes. 
É possível criar um ambiente agradável e tranquilo sem muito esforços. Uma simples folha de sulfite pode se transformar em uma tela para a criação de uma ilustração sobre a importância de uma boa higiene bucal. 
A fim de tornar o ensinamento ainda mais fácil e assertivo, existem algumas plataformas que disponibilizam cursos online sobre a educação em saúde bucal. 
Dessa forma, a diversão e a saúde bucal de qualidade estarão garantidas! 
Texto produzido por Mayara Santos, redatora da empresa Vue Odonto. 
Apareceu primeiro em: Educamundo - https://www.educamundo.com.br/blog/saude-bucal-criancas-adolescentes
0 notes
educamundo · 4 years
Text
Futuro da Educação: o que esperar do ensino híbrido - Educamundo
  Por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus (covid-19), escolas na Bahia, colégios em Santo André, faculdades em Minas Gerais e quaisquer outras instituições de ensino no Brasil tiveram que parar com suas aulas presenciais.
Com isso, desde o mês de março inúmeros alunos no país estão tendo aulas de maneira remota, isto é, de suas casas.
Porém, nas últimas semanas, devido a medidas de flexibilização, diversas escolas estão voltando, aos poucos, com as aulas presenciais.
É claro que em uma nova realidade e com diversas mudanças e adaptações.
No entanto, apesar desse retorno gradual, o cenário ainda é bastante incerto e ainda há muito medo e preocupação, afinal de contas, a pandemia não acabou.
Sendo assim, levando em conta este contexto, surge o ensino híbrido, uma modalidade que está ganhando cada vez mais força e que deve estar presente em muitas instituições de ensino a partir do ano que vem.
Mas afinal, o que é ensino híbrido?
Até pouco tempo atrás, o modelo de ensino mais popular no Brasil era basicamente este:
Os alunos frequentavam escolas durante alguns anos, passavam algumas horas do dia no local ouvindo professores, faziam atividades/provas e assim estudavam e aprendiam. Era o que estávamos acostumados.
Hoje, por conta dos avanços tecnológicos (e pela nova realidade imposta/intensificada pela covid-19), o ensino pode (e será feito) a partir de agora de uma outra maneira, de um jeito mais digital, flexível e remoto.
E é sobre isso que trata o ensino híbrido! Ou seja, este tipo de ensino é desenvolvido para ser feito no ambiente digital, de uma forma que os estudantes não precisem ir, de fato, até o colégio ou faculdade para estudar. 
Por isso, aprender, saber lidar e dominar as tecnologias é essencial para os dias de hoje. Não dá para ficar “parado no tempo”.
Então quer dizer que agora as aulas serão somente online?
Não. Na verdade, o modelo de ensino híbrido será um complemento ao ensino tradicional. Ou seja, as aulas poderão acontecer tanto de maneira presencial quanto digital. Uma não exclui a outra.
Então, por exemplo, em uma sala de aula com 30 alunos, em vez de todos irem para a escola de segunda a sexta, apenas metade vai em certos dias, enquanto que os outros fazem a aula online, e depois isso é invertido.
Ou seja, há uma integração e isso faz com que a forma de estudar seja muito mais personalizada e menos “quadrada”. 
E como este tipo de ensino torna a experiência de aprendizagem melhor?
Basicamente, há quatro pontos que merecem ser ressaltados:
Os alunos podem ver e rever as aulas quantas vezes forem necessárias, até que entendam o conteúdo. Além disso, podem fazer pesquisas na internet além do que foi visto em aula;
Os estudantes tendem a ficar mais envolvidos e engajados com a variedade de materiais selecionados para um determinado conteúdo;
Os professores avaliam regularmente as necessidades do aluno;
E as salas de aulas, mesmo que virtuais, são ambientes de trocas sociais, de relacionamento, cooperação, colaboração, trabalho em equipe, etc.
Desafios
Como você deve imaginar, existem certos desafios para que o ensino híbrido seja implementado no Brasil, sendo os principais:
Problemas técnicos e acessibilidade inadequada (internet, computadores, celulares, etc.);
Problemas de infraestrutura;
Falta de sabedoria e qualificação em relação aos dispositivos e ferramentas tecnológicas;
Falta de apoio e ajuda de pais/responsáveis.
Mudanças 
Professor e aluno
Não importa a modalidade de ensino, o estudante é o centro da aprendizagem e por conta dessas mudanças que estamos vivenciando, hoje, ele é muito mais ativo, ele é o protagonista e o professor um mediador, um profissional que faz orientações, intervenções e mostra caminhos.
Por isso, inclusive, esses profissionais precisam estar preparados para esta nova realidade.
Por exemplo, durante a pandemia ficou evidente que muitos professores têm dificuldades em relação às tecnologias, em usar computadores, celulares, tablets, softwares e ferramentas digitais.
E isso precisa ser mudado, isto é, os professores precisam se adequar e aprender para conseguirem ensinar neste novo cenário. 
Os recursos que os professores têm para ensinar vão muito além da lousa e dos livros.
Além disso, nesse tipo de ensino, o professor não prepara mais a aula de modo igual para todos. Ele entende a realidade de cada estudante e a adapta para que todos consigam aprender - até porque, ninguém é igual, cada um possui certas características, habilidades, facilidades e dificuldades.
Pais/responsáveis e aluno
Não só a relação professor e aluno que vai mudar, a de pais/responsáveis também.
Isso porque, os pais/responsáveis vão precisar se equilibrar entre o trabalho e a supervisão da educação de seus filhos e todo apoio é de suma importância, desde algo relacionado a um conteúdo ou relacionado às tecnologias.
O fato é que os pais/responsáveis também precisarão estar envolvidos no crescimento acadêmico de seus filhos. Não basta apenas mandar o filho para a escola e pronto.
É preciso ir além, é preciso ouvir as crianças, entender suas dificuldades, dar atenção e ajudar sempre que for necessário.
Dessa forma, as chances delas aprenderem de fato e se tornarem pessoas preparadas para a vida adulta são muito maiores!
Apareceu primeiro em: Educamundo - https://www.educamundo.com.br/blog/ensino-hibrido-nas-escolas
0 notes
educamundo · 4 years
Text
O princípio da moralidade e a administração pública - Educamundo
Quando se fala em administração pública, governo ou estado é comum a associação a palavras ou termos que depreciam a imagem das instituições, como corrupção, lavagem de dinheiro ou burocracia.
Essa infeliz associação vem sendo construída há anos através da constatação de casos envolvendo gestores públicos.
Para evitar cenários como esses, alguns mecanismos foram criados como a lei de improbidade administrativa – 8.429 de 2 de junho de 1992 – e a inserção no rol de princípios da administração pública do denominado princípio da moralidade.
Com a inserção desse mandamento, fica o agente público obrigado a cumprir e a entender não apenas a letra da lei (princípio da legalidade), mas também o espírito, a ideia por trás da sua criação.
Como afirma Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo “o princípio da moralidade complementa, ou torna mais efetivo, materialmente, o princípio da legalidade” (2019, p.14).
Dito isto, é preciso entender mais sobre como funciona e como se dá a aplicação da moral administrativa e nós criamos este artigo para explicar cada detalhe.
Acompanhe a leitura.
Cursos relacionados que podem te interessar:
Licitação
Ver mais
Direito Administrativo
Ver mais
Redação Oficial e Elaboração de Relatórios e Pareceres
Ver mais
Ética e Cidadania
Ver mais
Direito Penal
Ver mais
Georreferenciamento de Imóveis Rurais
Ver mais
Direito Constitucional
Ver mais
Direito Processual Civil
Ver mais
Introdução ao Estudo do Direito
Ver mais
Ética Jurídica
Ver mais
Registro de Imóveis
Ver mais
Direito Ambiental
Ver mais
No Educamundo você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$ 69,90, sem mensalidades. Você terá acesso a 1.200 cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 420 horas.Inscreva-se agora mesmo.
Os princípios do direito administrativo no artigo 37 da Constituição Federal
A reforma administrativa ocorrida por meio da publicação da Emenda Constitucional nº 19/1998 trouxe mudanças importantes no texto da Constituição Federal. Dentre as mais significativas estão a adoção de regimes jurídicos múltiplos para os servidores públicos e a inclusão do princípio da eficiência.
Com a inclusão desde mandamento, agora são elencados no caput do artigo 37 da Constituição Federal, cinco princípios que devem ser seguidos obrigatoriamente pela administração pública direta e indireta de qualquer dos poderes da União, Estados, Distrito Federal e Municípios. São eles:
Legalidade;
Impessoalidade;
Moralidade;
Publicidade;
Eficiência.
O Princípio da moralidade e a moralidade administrativa
Um dos princípios do direito administrativo que mais chamam a atenção dentro deste rol é o princípio da moralidade.
Afinal de contas, como pode o direito exigir de alguém algo tão subjetivo, tão relacionado ao espírito e comportamento humano? Para diferenciar a ideia de moral, os autores administrativistas costumam chamar o princípio da moralidade previsto no artigo 37, de moralidade administrativa.
Essa definição dá ao estudante e ao operador do direito a possibilidade de separar a ideia de moral dita “comum”, “social”, daquela posta para a administração pública.
Mas o que diferencia, ou o que faz a moralidade administrativa ter características únicas?
O que é moralidade administrativa?
A moralidade administrativa tem como parâmetros os valores ou o espírito da legislação. Ela surge para tornar obrigatória a exigência de uma postura ética dos agentes da administração pública brasileira.
Enquanto a moral dita comum baseia-se nos valores individuais de cada sujeito, na moralidade administrativa o agente público precisa atentar-se à valores jurídicos, ou seja, aqueles que podem ser extraídos da legislação, dos princípios e práticas administrativas tornando-se, portanto, uma moral objetiva.
Outra diferença da moral comum está na inclusão da obrigatoriedade, pois como dito, a moral administrativa pode ser exigida, inclusive pelo Poder Judiciário.
Logo, a moral administrativa é jurídica, qualquer pessoa pode invalidar um ato administrativo que não esteja em conformidade com esse preceito por meio do Judiciário.
Por exemplo, se um agente público, ao interpretar uma norma jurídica que guiará sua conduta, identificar uma oportunidade legal de se beneficiar daquele ato, mesmo sendo um ato aparentemente legal não poderá fazê-lo pela limitação imposta pelo princípio da moralidade administrativa, podendo esse ato ser, inclusive, tornado nulo.
Controle de legalidade dos atos administrativos e o princípio da moralidade
Outro ponto importante a se entender sobre o princípio da moralidade administrativa está na anulação do ato.
Como visto, é possível que um ato vá contra a moralidade e a declaração de sua nulidade é a forma que temos para retirá-lo do mundo jurídico.
Essa declaração da nulidade não se limita ao Poder Judiciário, mas pode ser também declarada pela própria administração pública, através do denominado controle de legalidade ou legitimidade.
Pode o cidadão exigir uma atuação moral da administração pública?
Uma vez posto no texto da Constituição Federal, todos os princípios ali delimitados podem ser exigidos como limitação à atuação da administração pública.
Com a moralidade administrativa não é diferente.
No âmbito legal existem diversas leis e decretos que tratam do assunto e que podem servir de fundamento, como a lei 9784/99 que ao citar os princípios ao qual a administração pública se vincula e que deve ser observado também nos processos administrativos, cita uma atuação segundo padrões éticos de probidade, decoro e boa-fé (artigo 2º, parágrafo único, inciso IV).
Uma vez ignorado esse mandamento, o particular pode socorrer-se ao Poder Judiciário utilizando-se seu direito de petição por meio da ação popular, alternativa válida para combater atos que violam esse princípio e prevista no artigo 5º, inciso LXXIII da Constituição Federal.
#advantages-list { color: #7F8C8D; } .commum-content { line-height: 100%; } .course-list-footer{ line-height:90%; padding-top:5px; clear:both; }
Os certificados do Educamundo podem ser usados para:
Prova de Títulos em Concursos Públicos
Horas complementares para faculdades
Complemento de horas para cursos técnicos
Progressão de carreira em empresas
Turbinar seu currículo
Revolucionar sua vida profissional e acadêmica
No Educamundo você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$ 69,90, sem mensalidades. Você terá acesso a 1.200 cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 420 horas.Inscreva-se agora mesmo.
Aprenda mais sobre moralidade administrativa
Hely Lopes Meirelles ao discorrer sua doutrina, menciona que “por considerações de Direito e de Moral, o ato administrativo não terá que obedecer somente à lei jurídica, mas também à lei ética da própria instituição, porque nem tudo que é legal é honesto (...).” (2016, p. 94)
Essa visão de obediência a princípios que vão além da letra fria da lei nos coloca frente a uma administração pública diferenciada, que busca afastar-se daquele modelo burocrático que, engessado, não conseguia acompanhar a evolução da sociedade.
E para compreender esse novo modelo de administração é preciso estudar suas características.
Aqui no Educamundo, colocamos à sua disposição, uma infinidade de cursos online sobre os mais variados temas.
São conteúdos sobre Direito, Administração Pública, Marketing, Educação e muito mais.
São 1200 opções de cursos online com certificado opcional, organizados no Pacote Master e que você pode ter acesso por um ano inteiro investindo apenas R$ 69,90, sem mensalidades.
Todo esse material está organizado em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), moderno e intuitivo que dá a você, nosso futuro aluno, a possibilidade de estudar do computador, tablet ou smartphone com acesso à internet.
Não deixe para depois, faça como mais de 200 mil alunos e ex-alunos, matricule-se agora mesmo no portal, comece seus estudos e destaque-se com um conhecimento diferenciado!
Ah, não esqueça de compartilhar esse artigo com amigos e colegas do direito!
Até a próxima.
Apareceu primeiro em: Educamundo - https://www.educamundo.com.br/blog/principio-moralidade-administrativa
0 notes
educamundo · 4 years
Text
Atendimento Educacional Especializado: objetivos e desafios - Educamundo
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é uma parte da Educação Especial cujo objetivo é atender, ao longo de sua vida escolar, alunos que têm necessidades educacionais especiais. 
O AEE é um forte instrumento de promoção da educação especial inclusiva, que elimina as barreiras existentes na escolarização de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades ou superdotação.  
O problema é que nem todo professor entende exatamente a função do AEE — o que não é sua culpa, já que ninguém explicou com deveria funcionar. Por isso, decidimos abordar esse tema.  
Com essa referência, nosso portal também disponibiliza cursos online como o Curso Online Atendimento Educacional Especializado, que visa fornecer o máximo de conhecimento teórico sobre o tema.  
Então continue a leitura e compreenda um pouco mais sobre o assunto. 
O que é o atendimento educacional especializado? 
O Programa Atendimento Educacional Especializado é uma política pública direcionada a estudantes que têm necessidades específicas de aprendizagem.  
Essas necessidades precisam ser comprometidas e instrumentalizadas, o que acontece por meio da elaboração de aulas direcionadas, integração de equipe escolar e professor de AEE e, principalmente, pela disposição de recursos educacionais adequados.  
Cursos relacionados que podem te interessar:
Educação Especial Inclusiva
Ver mais
Educação Inclusiva
Ver mais
Atendimento Educacional Especializado
Ver mais
Atendimento à Educação Especializada
Ver mais
Educação Especial - Condutas Típicas
Ver mais
Dislexia
Ver mais
Cuidador Escolar
Ver mais
Metodologias de Ensino para Professores de Educação Especial
Ver mais
Educação Especial
Ver mais
Fundamentos da Educação Especial
Ver mais
Inclusão da Criança com Autismo
Ver mais
Educação Especial - Deficiência Física
Ver mais
No Educamundo você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$ 69,90, sem mensalidades. Você terá acesso a 1.200 cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 420 horas.Inscreva-se agora mesmo.
O que os professores precisam saber sobre o AEE 
O atendimento educacional especializado deve acontecer no contraturno, ou seja, no período oposto ao do ensino regular.  
Apesar disso, lembramos que também é direito desse aluno, e previsto por lei, ter o professor auxiliar em sala, durante o ensino regular.  
Para esclarecer: o professor de AEE não é o mesmo auxiliar de educação inclusiva. Eles devem trabalhar juntos, de forma integrada, mas um atua no contraturno e o outro acompanha o aluno na sala de aula comum. 
Se a escola não tem AEE, o professor deve solicitar à direção da escola, que, por sua vez, solicita à secretaria municipal de educação. Caso a secretaria não atenda a solicitação, o passo seguinte é ir ao Ministério Público.  
Parece radical, mas é a forma que se tem de garantir ao aluno com necessidades educacionais especiais o que é seu por direito.  
Em escolas privadas é a mesma coisa — essas instituições, inclusive, não podem repassar os custos com recursos de AEE para as famílias.  
Há, inclusive, orientações específicas sobre o Atendimento Educacional Especializado para as instituições privadas. 
Há diferenças entre educação especial e educação especial inclusiva? 
Quando falamos em atendimento educacional especializado sempre o associamos à educação especial e educação especial inclusiva.  
No entanto, essas duas terminologias às vezes causam confusão. Apesar de terem os mesmos objetivos, há diferença entre as duas.  
A educação especial é a área que atende e educa com exclusividade alunos com alguma deficiência, transtorno ou altas habilidades/superdotação. 
Já a educação especial inclusiva é a que promove o convívio das crianças especiais com as demais crianças, o que passou a acontecer quando foi garantido ao aluno com deficiência o acesso à educação regular básica.  
A partir da inclusão que nasceu o programa de atendimento educacional especializado.  
O desafio do AEE 
Um dos principais desafios do atendimento educacional especializado é a integração com família, gestão escolar e professores da classe comum. Essa articulação é que garantirá os resultados no processo de aprendizagem de alunos com deficiência e outros. 
O objetivo do professor do AEE é promover o aprendizado do aluno com necessidades especiais para que ele possa utilizá-los também na classe comum. 
Dessa forma, seu trabalho será em vão se esse aluno só utiliza, por exemplo, uma prancha de comunicação alternativa na sala de recursos e na sala de aula comum, em seu dia a dia escolar o professor não sabe como utilizá-la.  
Outro grande desafio, conforme sabemos bem é a escassez de recursos, principalmente em escolas públicas. Nem todas as instituições podem contar com as salas de recursos multifuncionais, mas, conforme dissemos logo no início, isso pode ser exigido à direção da escola e secretaria de educação.  
Tecnologias assistivas e a importância das salas de recursos multifuncionais 
As salas de recursos multifuncionais são os espaços onde é realizado o atendimento educacional especializado. Nelas estão dispostos materiais pedagógicos e recursos específicos para alunos que necessitam de AEE, conhecidos como tecnologias assistivas.  
Por tecnologia assistiva se define uma área do conhecimento que abrange todo tipo de recursos, estratégias, metodologias, serviços e práticas que visam tornar funcionais as atividades para pessoas incapacitadas ou com mobilidade reduzida.  
O espaço multifuncional é administrado pela gestão escolar e o professor que atuará nesse espaço deve ter uma formação específica para isso, com um bom nível de conhecimentos em Educação Infantil, adquiridos em cursos de capacitação ou aperfeiçoamento, atualização e especialização.  
#advantages-list { color: #7F8C8D; } .commum-content { line-height: 100%; } .course-list-footer{ line-height:90%; padding-top:5px; clear:both; }
Os certificados do Educamundo podem ser usados para:
Prova de Títulos em Concursos Públicos
Horas complementares para faculdades
Complemento de horas para cursos técnicos
Progressão de carreira em empresas
Turbinar seu currículo
Revolucionar sua vida profissional e acadêmica
No Educamundo você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$ 69,90, sem mensalidades. Você terá acesso a 1.200 cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 420 horas.Inscreva-se agora mesmo.
Quais são as atribuições do professor de AEE? 
O professor do AEE tem várias atribuições. Conheça algumas delas: 
Identificar as necessidades educacionais especiais (NEE): é ele quem define e implementa as estratégias de AEE, faz a adaptação curricular e elabora os procedimentos e práticas pedagógicas. 
Planejar estudos coletivos com coordenação pedagógica, professor/es regente/s, profissional de apoio à inclusão (professor auxiliar), intérprete de libras e instrutor de braille. 
Organizar os recursos pedagógicos e de acessibilidade essenciais para o desenvolvimento das atividades pedagógicas.  
Se não houver esses recursos, encaminhar a solicitação à diretoria da escola. 
Promover encontros com os pais dos alunos para socializar sobre seu desenvolvimento e aprendizagem. 
Participar das reuniões de elaboração do regimento interno da instituição educacional, assim como Projeto Político-Pedagógico da escola. 
Onde se capacitar em atendimento educacional especializado (AEE) 
Aqui no Educamundo você se capacita, por meio de cursos livres, em várias áreas da Educação. Dentre elas, a educação especial e a inclusiva.  
Nosso portal é comprometido em oferecer conteúdo de qualidade e acesso facilitado. Por isso, por apenas R$ 69,90, você tem acesso ao Pacote Master, que tem mais de 1.200 cursos online com certificado opcional, durante um ano inteiro.  
Além do curso de atendimento educacional especializado, você encontra centenas de outros títulos voltados à educação especial, como tecnologia assistiva, altas habilidades/superdotação, autismo, transtornos globais do desenvolvimento e outros.  
Não deixe para depois: faça sua matrícula agora mesmo e estude online, a qualquer dia e horário e de onde estiver.  
Apareceu primeiro em: Educamundo - https://www.educamundo.com.br/blog/atendimento-educacional-especializado
0 notes
educamundo · 4 years
Text
O que é ISO 9000, implementação e benefícios da certificação - Educamundo
Organizações têm como um de seus principais interesses oferecer produtos e serviços de qualidade a seus clientes. Para isso, precisam pôr em campo todos os recursos que ajudem nessa empreitada.
As gestões, por exemplo, e seu objetivo de alcançar resultados, são meios eficientes pelos quais as organizações administram todos os aspectos importantes para a sua sobrevivência. Dentre elas, destacamos a Gestão da Qualidade, que contribui com seu campo de conhecimento na qualidade de processos de organizações de todos os tipos e portes. Por meio de metodologias, programas e ferramentas, ajuda a otimizar processos, reduzir custos e atender as expectativas do cliente.
Além disso, há a certificação ISO, que, com sua série de normas 9000, atesta se as organizações atendem aos mais exigentes requisitos de qualidade. Para saber mais, convidamos você a acompanhar este artigo, descobrir mais sobre o que é ISO, conhecer conceitos importantes e todos os aspectos relacionados ao tema.
ISO 9000: introdução à gestão da qualidade
Para você começar a se familiarizar com o tema e conhecer o que é ISO 9000, sua aplicação, suas normas e sua relação com a gestão da qualidade, primeiro deve ter alguns conceitos bem claros. Veja só:
♦ ISO: é uma organização, com sede em Genebra (Suíça), que cuida de padrões de normatização de procedimentos a nível mundial. Sua sigla representa International Organization for Standardization, em português, Organização Internacional de Normatização. A certificação ISO atesta o padrão de qualidade de empresas e organizações, dando legitimidade e garantia de que elas estão conformes com os padrões internacionais. Ela tem especificações e normas para diferentes nichos, como processos, produtos, serviços e outros. No Brasil, é de responsabilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
♦ ISO 9000: é um conjunto de normas voltadas ao sistema de gestão da qualidade. Foram as normas ISO 9000 que popularizaram a organização no meio empresarial. A partir de agora sempre que você encontrar um artigo, tutoriais ou cursos online e se deparar com a denominação ISO 9000, já sabe que não é uma certificação em si, mas sim todas as normas que trazem requisitos para a implementação de um SGQ.
♦ Família de normas ISO 9000: a família 9000 é composta por mais de 20 normas – algumas certificáveis, outras não. Cada norma abrange aspectos específicos da organização, como a identificação e gerenciamento de riscos ambientais, os requisitos necessários para a certificação, a satisfação do cliente e vários outros. Cada um desses aspectos tem a sua própria norma.
Há bastante para aprender, mas estando matriculado em um de nossos cursos online com certificado que tratam do tema gestão da qualidade e ISO 9000, isso não será um problema, pois você terá acesso a um material rico em conhecimentos e constantemente atualizado.
Cursos relacionados que podem te interessar:
Assistente Administrativo
Ver mais
Administrando Conflitos
Ver mais
Gestão de Recursos Humanos
Ver mais
Gestão Pública Participativa
Ver mais
SUAS - Sistema Único de Assistência Social
Ver mais
Administrando Melhor o Tempo
Ver mais
Departamento Pessoal
Ver mais
Redação Oficial e Elaboração de Relatórios e Pareceres
Ver mais
Gestão de Pessoas
Ver mais
Assédio Moral no Trabalho
Ver mais
Comunicação Escrita e Revisão Gramatical
Ver mais
Segurança do Trabalho - Fundamentos Essenciais
Ver mais
No Educamundo você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$ 69,90, sem mensalidades. Você terá acesso a 1.200 cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 420 horas.Inscreva-se agora mesmo.
O que é gestão da qualidade
A Gestão da Qualidade é uma forma de gerenciar com foco na qualidade da produção e dos serviços ofertados por uma empresa. Começou a ser implantada no país na década de 90, quando também se começou com a utilização da certificação ISO. Para chegar a essa certificação, é preciso que a organização tenha implementado um sistema de gestão da qualidade. Os requisitos para esse sistema são definidos pela ISO 9001 – tópico que você pode estudar no curso de ISO 9000 do Centro de Estudos e Formação.
A Gestão da Qualidade engloba metodologias e ferramentas de análise e controle de qualidade, mudança organizacional, treinamento de colaboradores e vários outros elementos que visam:
Administrar a organização ao longo dos processos e pelos resultados;
Identificar problemas e falhas e solucioná-los antes que o produto ou serviço chegue ao cliente – ou até mesmo até a próxima fase do processo;
Assegurar a sobrevivência e competitividade da organização;
Produzir bens e serviços que respondam às expectativas e necessidades dos clientes.
Há algumas fases de implementação antes que uma empresa seja certificada. A última delas é a auditoria, que é algo como a checagem final para garantir que as especificações e normas foram atendidas.
É importante frisar alguns pontos com relação à gestão da qualidade e certificação: nem toda empresa que adota um sistema da qualidade precisa certificar – muitas só fazem isso para garantir a melhorias em seus processos e todos os benefícios que vêm junto. A Gestão da Qualidade é um processo contínuo e não algo feito e que nunca mais precisará de manutenção. Até mesmo porque, caso a empresa certifique, há um prazo de validade e para fazê-lo novamente, tudo tem que estar em conformidade.
Quando estiver fazendo o curso online Básico de Gestão da Qualidade - ISO 9000 você verá que tudo ficará bem mais claro: conceitos, nomenclaturas e termos da área. Será mais fácil de aplicar os conhecimentos em seu campo de atuação, utilizá-los em sua graduação ou até mesmo em concursos públicos, pois tanto a gestão quanto a certificação ISO são temas que têm surgido cada vez mais nas provas.
Outro tema tratado no curso de ISO 9000 de portal é sobre a norma 9001, sua interpretação e aplicação. Veremos a seguir de forma resumida.
Tudo sobre a norma ISO 9001
A norma ISO 9001 especifica os requisitos para um sistema de gestão da qualidade sempre que uma empresa busque:
Demonstrar que é capaz de fornecer serviços e produtos que atendam tanto aos requisitos legais e regulatórios aplicáveis quanto aos do cliente;
Aumentar a satisfação de seus clientes ao aplicar com eficácia o sistema de gestão, buscando melhorias em seus processos e avaliação da conformidade.
A ISO 9001 padroniza um serviço ou produto, ajuda a melhorar a gestão de uma organização e pode ser aplicada em conjunto com outras normas, como de segurança, meio ambiente etc.
Aplicação da norma ISO 9001: implementação e certificação
Uma coisa que você deve ter bem claro é que implementar as normas ISO 9000, neste caso a 9001, é diferente de certificar. A implementação não garante a certificação, são duas etapas diferentes.
Primeiro, se deve fazer a adequação dos processos da organização, pela adoção de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Após de implementado o sistema e todos os requisitos da norma, a organização deve ser auditada. As auditorias devem ser feitas por um órgão certificador externo, que verificará se tudo está de acordo com a norma a emitirá o certificado.
Alguns dos requisitos exigidos para certificação são:
Identificação do contexto da organização, assim como das partes interessadas;
Mapeamento de processos;
Planejamento do sistema de gestão;
Política da qualidade;
Definição dos recursos destinados ao atendimento do planejamento;
Definição da liderança; e outros.
Caso haja "não conformidade" no que foi auditado, a organização deverá fazer um plano de ação com prazo e pessoas responsáveis para fazer as ações corretivas. Então uma nova auditoria de checagem é realizada em três meses. A certificação tem validade de três anos e depois de decorrido esse tempo, acontece uma recertificação (uma nova auditoria).
Nosso curso online Básico Gestão da Qualidade - ISO 9000 tem um tópico para tratar somente das auditorias, então fique tranquilo, que você conhecerá muito mais sobre esse tema.
As empresas podem perder a certificação?
Após todo o trabalho realizado para conseguir a certificação, uma empresa pode perdê-lo. Quer saber por quê? Veja cinco motivos que podem ocasionar isso:
1. Reclamação de clientes à certificadora
Um cliente pode direcionar uma reclamação à certificadora da organização com a qual teve algum problema, caso esse não seja resolvido. A certificadora fará uma averiguação e, caso seja uma falta grave, a empresa perderá o certificado.
2. Falta de pagamento do certificado
Não pagar à certificadora também é motivo para que uma organização perca a sua certificação.
3. Abdicação da certificação
Caso não haja produção ou prestação de serviços, por motivos de contenção de custos, por exemplo, uma organização pode encerrar seu contrato com a certificadora, abdicando de seu certificado.
4. Não conformidade sistêmica
Quando uma não conformidade ocorre em mais de uma auditoria durante a validade do certificado ou quando ocorre em outra unidade de negócio da organização. É registrada como uma não conformidade grave, com 90 dias para a auditoria de follow up e, caso seja reincidente, a certificação é cancelada.
5. Uso inadequado na divulgação do certificado
Há regras de divulgação a serem cumpridas, tanto do certificado quanto das logomarcas e da certificadora. Caso não sejam cumpridas, pode haver a perda de certificação. Neste caso também se encaixam as organizações que divulgam que seus produtos ou serviços têm ISO 9000, quando na verdade o que é certificado é o sistema de gestão da qualidade.
Interpretação da norma ISO 9001
A interpretação da norma ISO 9001 nada mais é do que a preparação dos profissionais que atuam ou que têm a intenção de saber mais sobre SGQ e se profissionalizar na área de qualidade. Cursos online são ótimas opções nesses casos.
O curso de ISO 9000 do portal é um exemplo, ajuda os interessados a desenvolverem habilidades para interpretar e avaliar os requisitos nas organizações e a compreender o que significa a certificação para os negócios das empresas.
Além disso, em 2015 aconteceu uma revisão da ISO 9001:2008 e algumas mudanças aconteceram. As empresas ainda podem se certificar pela ISO 9001:2008, mas a partir de setembro de 2018 só poderão pela nova versão. Veja no tópico a seguir alguns pontos sobre essas alterações. 
ISO 9001:2015: a nova versão
A revisão da norma prevê que a nova versão reflita em mudanças necessárias para atender um meio cada vez mais exigente em complexo. A última revisão foi feita em 2008 e, desde então, tecnologias e algumas alterações nas práticas de sistemas de gestão aconteceram, isso demandou uma atualização que atenda a próxima década.
Além de visar o aumento da capacidade das organizações no atendimento à satisfação de seus clientes e aumentar sua confiança no propósito de oferecer serviços e produtos em conformidade, a versão 2015 da ISO 9001 tem dois objetivos bem importantes:
a) elaborar um conjunto de normas simplificado que possibilitem sua aplicação também em pequenas empresas;
b) exigir mais documentação sobre os procedimentos relevantes aos resultados esperados dos processos e das atividades das empresas.
A parte de documentação é, na verdade, uma solicitação de registros de evidências de conformidade, ou seja, de que o que foi planejado foi realmente feito, para fins de preservação e divulgação das experiências das organizações e compartilhamento de conhecimentos.
É importante salientar que a ISO 9001:2015 está mais alinhada com outras normas do sistema de gestão, como a ISO 27001 (norma que é referência para a gestão da segurança da informação); ISO 14001 (norma que traz os requisitos para um sistema de gestão ambiental); ISO 20000 (referente à gestão da qualidade de serviços de TI) e a ISO 22301 (norma de segurança social – sistemas de gestão de continuidade de negócios).
#advantages-list { color: #7F8C8D; } .commum-content { line-height: 100%; } .course-list-footer{ line-height:90%; padding-top:5px; clear:both; }
Os certificados do Educamundo podem ser usados para:
Prova de Títulos em Concursos Públicos
Horas complementares para faculdades
Complemento de horas para cursos técnicos
Progressão de carreira em empresas
Turbinar seu currículo
Revolucionar sua vida profissional e acadêmica
No Educamundo você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$ 69,90, sem mensalidades. Você terá acesso a 1.200 cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 420 horas.Inscreva-se agora mesmo.
Vantagens da certificação ISO
Mesmo que você não atua diretamente com gestão da qualidade, você pode ser parte desse processo caso a empresa ou organização onde trabalhe implemente um sistema de qualidade e busque a certificação. Por isso é tão importante que saiba o que é ISO 9000, quais suas vantagens para as organizações e que nossos cursos online com certificado podem lhe ajudar a compreender esse tema. Além disso, ter essa capacitação em seu currículo pode ser um grande diferencial em um recrutamento e seleção.
Entre as vantagens da certificação ISO podemos citar:
- Competitividade: ao certificar-se uma organização passa a ser mais valorizada, tanto pelos seus clientes quanto por seus stakeholders. Há também o fato de que uma grande parte dos consumidores opta por adquirir serviços e produtos de empresas certificadas.
- Organização: ao adotar um sistema da qualidade com o intuito de se certificar, a organização é obrigada a mapear, documentar e executar todos os seus processos exatamente como planejou. Há que se considerar também a organização do ambiente, uma vez que programas como o 5S promovem uma verdadeira mudança organizacional.
- Redução de custos: as normas ISO 9000 fazem diminuir consideravelmente os problemas em execuções de atividades diárias e nos índices de falhas. Isso reflete em não perder tempo fazendo retrabalhos ou a correção de erros e falhas.
- Produtividade: a própria organização já faz com que a produtividade dos colaboradores aumente, uma vez que, com tudo mapeado e documentado, as ações são padronizadas e cada um sabe exatamente o que e como deve fazer algo, agilizando as ações.
Há vantagens para as organizações e para você ao se qualificar nessa área. Comprove!
Dica de capacitação em ISO 9000 e outras áreas
Para aprender muito mais sobre gestão da qualidade e certificação ISO, você pode fazer o curso online Básico Gestão da Qualidade - ISO 9000 que o Centro de Estudos e Formação oferece. Para reforçar, pode complementar com outros cursos online voltados à qualidade e à administração em geral.
A boa notícia é que estando matriculado em um dos nossos cursos, você pode também fazer os demais cursos online com certificado do Pacote Master – quantos quiser, com acesso durante um ano inteiro. Tudo isso investindo apenas R$ 69,90.
O portal tem uma diversidade de cursos, elaborados por um departamento pedagógico exclusivo e já comprovados por mais de 120 mil alunos. Agora é a sua vez, inscreva-se e comece a aproveitar tudo que o portal tem a lhe oferecer.
Conte-nos se gostou do artigo e se houver alguma dúvida, deixe nos comentários que nossa equipe entrará em contato. Bons estudos!
Apareceu primeiro em: Educamundo - https://www.educamundo.com.br/blog/gestao-qualidade-iso-9000-nocoes
0 notes
educamundo · 4 years
Text
Conheça os 6 princípios fundamentais do direito de família - Educamundo
O direito se diferencia dos demais ramos de estudo pela sua complexidade, mas essa dificuldade que muitos associam à área normalmente está relacionada às diversas regras presentes para compreender leis, jurisprudências e atos normativos.
Daí, é comum todo estudante de direito começar os estudos na academia com uma matéria chamada de “introdução ao estudo do direito” - tema que muitas vezes é requisito para avançar no curso e aprender conteúdos que realmente interessam aos acadêmicos, como o direito de família, direito penal e outros assuntos que estão relacionados ao que vivemos no dia a dia.
Compreender o papel dos princípios é uma dessas regras ensinadas na introdução ao direito, que apesar de ser um conteúdo essencial para entender qualquer assunto jurídico, tem seu ensino muitas vezes restrito aos frequentadores de cursos de graduação e cursos online com certificado que se aprofundam no assunto.
Pensando nisso, preparamos um guia completo explicando como surgiram os princípios, o que são, e quais são os mais estudados na matéria de direito de família e que lhe ajudarão a compreender tópicos mais avançados como pensão alimentícia, adoção, união estável, guarda compartilhada, dentre outros.
Quer saber mais? Então continue lendo o artigo e aprenda tudo isso agora mesmo!
O que são os princípios e quais regem o direito de família?
Para compreender a importância dos princípios no direito, precisamos entender a construção histórica que os levou a serem entendidos como mecanismos de orientação na aplicação e construção de normas jurídicas.
Antes da existência das atuais constituições, os Estados absolutistas eram em grande parte, maioria dentre os Estados modernos, a vontade dos reis era a última palavra dentro dessas monarquias absolutistas.
Os direitos individuais eram desrespeitados e o absolutismo reinou durante anos captando impostos e deixando seu povo sem direitos e sem recursos para levar uma vida digna. Essa era uma situação presente em toda a Europa.
A partir da concepção e crescimento de ideias liberais surgiram movimentos que buscavam a limitação do poder do rei. Alguns doutrinadores afirmam que seria a Magna Carta - documento assinado pelo rei João da Inglaterra em 1215 - aquele que deu início ao movimento de limitação do absolutismo e que mais tarde se resumiria em um processo chamado constitucionalismo.
Seu surgimento lhe garantiu destaque após o século XVIII com as revoluções americana e francesa, e com ele duas finalidades que juntas buscam um objetivo em comum, ou seja, tratam de ideias como a limitação do poder e a preservação de direitos fundamentais (como o direito à vida, à liberdade, à propriedade, dentre outros).
Assim o constitucionalismo trouxe a imagem da Constituição como documento que representa a preservação dos direitos e a liberdade do povo da escravidão absolutista.
Porém, embora existisse uma constituição, leis e códigos que se multiplicavam a uma velocidade fora do comum, houve um afastamento do direito da moral e o fortalecimento do positivismo (corrente filosófica que equiparou o Direito apenas à lei), o texto era obedecido a “leituras secas” sem que houvesse uma abordagem mais aprofundada sobre o real objetivo que aquele conteúdo deveria cumprir.
Essa “mecânica” de aplicação das leis, observando somente o texto - transformando o jurista em mero aplicador de normas - sofreu diversas críticas, chegando ao fim após a Segunda Guerra Mundial.
Movimentos como o nazismo e o fascismo utilizaram as leis para justificar todas as atrocidades ocorridas naquele tempo - percebe-se aqui um direito afastado da justiça, moral e da filosofia.
Após esses acontecimentos, o direito moderno precisou adotar uma teoria que fosse diferente do constitucionalismo, surgiu então, um outro movimento que aproximou o direito da moral e al��m disso, buscou dar efetividade às normas constitucionais.
Esse movimento ficou conhecido como neoconstitucionalismo e com ele, além das normas, os princípios ganharam força dentro do Direito de modo que se tornaram responsáveis por guiar, fundamentar e limitar a construção e interpretação de todas as leis e normas jurídicas existentes dentro de um país.
Assim como na Constituição, também existem princípios em cada matéria do direito e ao estudar o direito familiar percebemos a existência de diversos mandamentos que tratam desse assunto.
Os princípios que tratam do direito de família estão espalhados tanto pela Constituição, como pelo Código Civil.
E assim como será ensinado em nosso curso de direito civil família, após compreender como surgiram e o que são os princípios, podemos mencionar os seis mais importantes dentro do estudo do direito familiar, que nos ajudarão a entender os tópicos dessa disciplina, são eles:
Solidariedade familiar;
Igualdade entre os filhos;
Igualdade entre os cônjuges e companheiros;
Não intervenção ou liberdade;
Maior interesse da criança ou adolescente;
Afetividade.
Vamos entender um pouco sobre cada um deles.
Cursos relacionados que podem te interessar:
Licitação
Ver mais
Assistência às Crianças e Adolescentes em Situação de Risco
Ver mais
Direito Administrativo
Ver mais
Estatuto da Criança e do Adolescente
Ver mais
Assédio Moral no Trabalho
Ver mais
Direitos Humanos
Ver mais
Acolhimento Familiar e Institucional
Ver mais
Adoção de Crianças e Adolescentes
Ver mais
Auditoria e Perícia Ambiental - Fundamentos Essenciais
Ver mais
Básico sobre Balística
Ver mais
Introdução à Criminalística
Ver mais
Administração Pública
Ver mais
No Educamundo você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$ 69,90, sem mensalidades. Você terá acesso a 1.200 cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 420 horas.Inscreva-se agora mesmo.
Solidariedade familiar
O primeiro preceito que será abordado em nosso direito de família resumo é o princípio da solidariedade familiar. É importante compreender que trata-se de um princípio trazido da Constituição Federal que faz referência à solidariedade como um dos objetivos fundamentais da República. Essa solidariedade como uma ideia de nação, reflete diretamente nas relações familiares.
Segundo o dicionário Michaelis o termo solidariedade pode ser compreendido como uma “ligação recíproca entre duas ou mais pessoas” ou uma “responsabilidade recíproca entre os membros de uma comunidade”. Essa solidariedade em âmbito familiar, pode ser representada pelo respeito e a preocupação de um com o outro.
Dentro do âmbito das responsabilidades familiares podemos citar o exemplo mencionado por Flávio Tartuce em sua obra denominada Manual do Direito Civil, quando ocorre uma separação e surge ao cônjuge a responsabilidade de prestar alimentos (pagar um valor por mês a título de pensão alimentícia) para o outro. 
Claro que desde que aquele não tenha condições para o trabalho e nem parentes em condições de lhe auxiliar financeiramente (artigos 1.694 e 1.704, parágrafo único do Código Civil).
Compreendido do que trata a solidariedade familiar? Ótimo, vamos então para o próximo tópico.
Igualdade entre os filhos
Antes do nosso atual Código Civil - em vigor desde 2002 - existia o Código de 1916, com regras diferentes das atuais e que representavam um cenário do seu tempo, distinto do atual.
Nessa época, em que existia uma sociedade patriarcal e a hierarquia era presente nas relações familiares, a própria lei civil mencionava que só era “filho legítimo” aquele advindo do casamento.
Com o surgimento da Constituição Federal de 1988, um novo mandamento surge - expresso no artigo 227, §6º - ao determinar que “Os filhos, havidos ou não da relação do casamento, ou por adoção, terão os mesmos direitos e qualificações, proibidas quaisquer designações discriminatórias relativas à filiação.”
Este artigo afasta a discriminação que havia entre os filhos adotados e aos existentes fora do casamento, impedindo que os mesmos tivessem acesso à direitos básicos. Portanto, segundo o princípio da igualdade entre os filhos, juridicamente todos eles são iguais.
Igualdade entre os cônjuges e companheiros
Outro mandamento que deriva da Constituição Federal é o princípio da igualdade entre os cônjuges, trata-se de mais um desdobramento da igualdade, manifesto entre os filhos - anteriormente citado - e que também está presente nas relações entre cônjuges e companheiros.
O artigo 226, parágrafo (§) 6º da Constituição Federal, determina que é reconhecida a união estável entre homem e mulher como entidade familiar, um avanço para uma sociedade que só via no casamento uma forma de união.
Desse modo, segundo o princípio em comento, aqueles que vivem em união estável não estão à margem da lei, mas sim dentro de um regime que os coloca como ente familiar.
Podemos citar como exemplo o caso exemplificado anteriormente da pensão ao cônjuge. Ou seja, se a dissolução da união estável vier a acontecer, poderá um dos cônjuges ou companheiros pleitear alimentos, um para com o outro.
Quanto ao regime de bens - assunto que será abordado por completo em nosso curso direito de família - os companheiros que convivem em união estável estão amparados segundo o regime de comunhão parcial, ou seja, aquele no qual tudo o que se constrói durante a união será dividido igualmente entre ambos, segundo determinação do artigo 1.725 do Código Civil.
Compreendido esse princípio? Vamos avançar para o próximo!
#advantages-list { color: #7F8C8D; } .commum-content { line-height: 100%; } .course-list-footer{ line-height:90%; padding-top:5px; clear:both; }
Os certificados do Educamundo podem ser usados para:
Prova de Títulos em Concursos Públicos
Horas complementares para faculdades
Complemento de horas para cursos técnicos
Progressão de carreira em empresas
Turbinar seu currículo
Revolucionar sua vida profissional e acadêmica
No Educamundo você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$ 69,90, sem mensalidades. Você terá acesso a 1.200 cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 420 horas.Inscreva-se agora mesmo.
Não intervenção ou liberdade
Você já deve ter ouvido falar que na vida de casal ninguém dá opinião, isso reflete o pensamento do princípio em questão, só que nesse caso, a lei determina que nenhuma pessoa jurídica, seja ela de direito público ou privado (como por exemplos os órgãos governamentais, empresas privadas, entidades, etc), interfira nas relações familiares e na vida de uma família.
Esse mandamento poderá ser observado tanto no artigo 1.513 do Código Civil, quanto no artigo 1.565, parágrafo segundo do mesmo diploma legal, que determina além do mencionado, a não interferência no planejamento familiar.
O fundamento para a existência desse princípio - e você verá de forma mais aprofundada em nosso curso de direito civil - é o princípio da autonomia privada, ou seja, a liberdade para escolher com quem se relacionar, com quem estruturar a sua família, dentre outros aspectos inerentes à entidade familiar.
Vale ressaltar uma observação valiosa sobre o que diz o autor Flávio Tartuce, segundo ele, o artigo 1513 menciona a proibição de interferência do Estado na vida da família, mas isso não impede o mesmo de incentivar o controle de natalidade e o planejamento familiar.
Maior interesse da criança ou adolescente
Diante de todos os princípios destacados nos cursos online e de graduação sobre o direito de família, esse pode ser considerado um dos princípios mais nobres, visto que coloca o interesse da criança e do adolescente acima de qualquer outro.
Para compreendê-lo de fato, é preciso avançar até o artigo 227 da nossa atual Constituição Federal, onde é mencionado que é dever dos três maiores entes - sociedade, família e Estado - cuidar e assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem diversos direitos fundamentais, como o direito à vida, à liberdade, à dignidade, à educação, ao convívio familiar e ao respeito.
Além do mandamento constitucional, também existe o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que dispõe sobre a proteção da criança e do adolescente além do Estatuto da Juventude - lei 12852/2013 - que determina direitos dos jovens.
Esse princípio é aplicado muitas vezes no entendimento da guarda, visto que entende-se que a guarda compartilhada prevaleça sobre a guarda unilateral, ou seja, o tempo de convívio com os filhos deve ser dividido de forma equilibrada entre os pais, pelo melhor interesse da criança ou adolescente.
Afetividade
O princípio da afetividade não está presente na lei e nem na Constituição Federal como um artigo, mas sim de modo implícito nos códigos. Seu estudo se faz presente nos mais diversos cursos online com certificado de direito civil das famílias, além de estar presente em provas e concursos públicos federais, estaduais e municipais, a depender do cargo em questão.
Trata-se de um princípio resultado da dignidade humana e que vem ganhando destaque nas obras dos mais variados mestres do direito familiar.
O princípio da afetividade busca dar destaque à valorização do afeto nas relações familiares, o afeto pode ser traduzido como a expressão do que há de melhor na convivência humana, bons sentimentos como o amor e a amizade uns com os outros e estes com a família.
Um exemplo de aplicação do princípio da afetividade a ser mencionado no nosso direito de família resumo é a parentalidade socioafetiva, ou seja, atualmente prevalece aquela figura do pai presente, que cria, aquele que dá afeto e cria laços com a criança ou adolescente, constituindo assim uma espécie de parentesco civil.
Creio que os mais importantes princípios de direito civil tratados em cursos online e graduação foram abordados aqui nesse post, que vamos concluir com uma dica especial para você.
Quer se aprofundar no assunto e aprender mais?
Os Princípios são um assunto de grande importância dentro do estudo de qualquer matéria do direito, e hoje abordamos esse tópico dentro desse direito de família resumo. Através dessa síntese, foi possível compreender o surgimento dos princípios, como eles ganharam força normativa além de mencionamos os seis princípios mais importantes que são estudados dentro de qualquer curso direito de família.
Agora que você entendeu todos eles, que tal se aprofundar nessa matéria tão importante?
O portal Centro de Estudos e Formação preparou o curso direito de família para você que busca se capacitar, se atualizar ou entender assuntos do direito através de uma linguagem simples e objetiva, sem muitos termos complicados ou explicações confusas. O melhor de tudo é que esse curso está disponível no Pacote Master, ou seja, um pacote completo de cursos online preparados por um departamento pedagógico exclusivo no qual você paga apenas R$ 69,90 e tem acesso a centenas de cursos por um ano inteiro, sem mensalidades.
Essa é a chance que você precisava para se capacitar ou expandir seu conhecimento em uma área tão importante, então não perca tempo, se inscreva no portal que mais cresce no ensino a distância no país e se qualifique com o melhor material disponível na internet.
Caso você precise de certificação, poderá escolher quaisquer cursos online com certificado totalmente opcional, com carga horária que pode variar de 5 a 420 horas e que você poderá utilizar para qualquer objetivo.
Gostou? Então não perca tempo, matricule-se, faça nosso curso de direito civil família e se qualifique em uma das áreas que mais cresce no Brasil. Não esqueça de deixar um comentário logo abaixo com sua opinião e de compartilhar essa dica com os amigos. Até a próxima!
Apareceu primeiro em: Educamundo - https://www.educamundo.com.br/blog/direito-de-familia-principios-fundamentais
0 notes
educamundo · 4 years
Text
Cursos em educação: 10 opções essenciais para sua formação - Educamundo
Trabalhar com educação é uma inspiração para muitas pessoas. Essa é uma das áreas mais sublimes e interessantes, pois participar da formação de indivíduos de várias idades e condições, dando mais dignidade a sua vida, é algo que encanta. Seja um professor, gestor, auxiliar, estudante, todos podem (e devem) aprender sempre também, tanto para crescer como pessoa e passar um ótimo conhecimento para seus alunos.
Um educador preparado e qualificado sempre será visto como um exemplo e terá a admiração pelos seus alunos. Por isso, se faz essencial estudar e se aprimorar sempre em assuntos diversos, dispostos em muitos cursos online e demais fontes de informação que inovam e servem como ótimos auxiliares.
Cursos online em educação são opções que contam com ótimos materiais e conteúdos atualizados. Os cursos EAD do Educamundo, por exemplo, são preparados por uma equipe pedagógica direcionada e experiente, que está sempre buscando as melhores abordagens. Muitos são exclusivos e atraem diversos profissionais, tanto que decidimos fazer uma lista com as 10 melhores alternativas.
Selecionamos os cursos online com certificado mais acessados e interessantes do campo educativo para que você conheça detalhadamente e escolha aqueles que têm tudo a ver com seu ramo de atuação. Acompanhe um a um e, ao final, se inscreva no portal e diga pra gente qual mais gostou.
10+ cursos online em educação
Comunicação Alternativa
O primeiro da lista de cursos na área de educação tem tudo a ver com uma pauta inclusiva que todos os professores precisam se engajar. Se você tem um aluno com deficiência, independente do tipo, sabe que ele necessita de uma abordagem diferenciada mesmo na sala de aula regular, para que aprenda de maneira eficiente e assimile todo o conteúdo referente à disciplina.
Pode parecer desafiador lidar com crianças cegas, surdas, com transtornos globais do desenvolvimento, entre outros casos. É claro que não é uma tarefa fácil, mas tudo se torna mais simples quando o professor está preparado e capacitado, com o pleno entendimento de diversas condições. É justamente para isso que indicamos o Curso Online Comunicação Alternativa. Sabia que há várias maneiras competentes que garantem a comunicação de pessoas que têm dificuldades em falar, ouvir e interagir com o ambiente?
Por meio de símbolos, línguas e sistemas diversos, quem está nesse grupo pode usar técnicas excelentes e aprender muito. A comunicação alternativa conta com aparatos inspiradores que te deixarão surpreso, por isso vale muito a pena fazer esse curso de conteúdo exclusivo, um dos melhores cursos de formação de professores do portal, avaliado pelos alunos com cinco estrelas.
Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD)
Seguindo a linha do anterior, o segundo colocado em nosso ranking dos cursos para professores é o Curso Online Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD). Você sabe o que esse termo quer dizer e para quais indivíduos é direcionado? Mais do que ter uma ideia, é fundamental se aprofundar no assunto e compreender todos os detalhes, ainda mais aqueles que se referem à educação.
Esse é um dos cursos a distância mais populares do portal e mostra ao educador as definições dos transtornos, como direcioná-lo a um especialista, orientações essenciais sobre inclusão e tudo que é primordial para executar um trabalho excelente com esse grupo. Contar com cursos na área de educação próprios para educar pessoas com deficiência é uma ótima forma de ser um profissional exemplar, aquele que pensa sempre em inclusão e está disposto a fazer a diferença em seu campo de atuação. Com isso, pode até inspirar os colegas a investir nos cursos EAD para aprender também. Que tal?
Cursos relacionados que podem te interessar:
Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD)
Ver mais
Educação Especial Inclusiva
Ver mais
Inglês Básico
Ver mais
Alfabetização e Letramento
Ver mais
Tecnologia Assistiva
Ver mais
Comunicação Alternativa
Ver mais
Deficiência Intelectual
Ver mais
Primeiros Socorros
Ver mais
Brincadeiras para Recreação Infantil
Ver mais
Excel - Básico e Avançado
Ver mais
Autismo
Ver mais
LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais
Ver mais
No Educamundo você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$ 69,90, sem mensalidades. Você terá acesso a 1.200 cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 420 horas.Inscreva-se agora mesmo.
Alfabetização e Letramento
Alfabetizar é uma das ações mais nobres de um educador. Ensinar e ver um aluno lendo as primeiras palavras e aprendendo a escrever tanto seu nome quanto demais termos é uma sensação incrível que motiva, seja com crianças ou adultos. Eles também se animam e ficam muito felizes com essas conquistas.
Bom, quando se trata de alfabetização, é importante ir além e pensar em sua associação frequente com o letramento. Mais do que ler e escrever, uma pessoa deve compreender e interpretar diversas simbologias, para que exerça o pensamento crítico e possa ter a verdadeira noção de espaço e todos seus fatores.
Nessa linha, o terceiro lugar de nossa lista é o Curso Online Alfabetização e Letramento, que também possui um conteúdo exclusivo e completo sobre todos os recursos dessas metodologias. Entenda como elas se complementam e como usá-las com excelência na sala de aula. Existem muitas fases, processos, métodos e desafios para alfabetizar letrando. Mas, desde que você tenha o auxílio de ótimos cursos online para isso, tudo fica mais fácil e proveitoso, uma verdadeira inspiração tanto para o profissional quanto para seus alunos.
Deficiência Intelectual
O quarto curso que listamos volta à pauta da inclusão para tratar de uma pauta que ainda gera muitas dúvidas em grande parte dos educadores. O Curso Online Deficiência Intelectual aborda as dificuldades das pessoas que apresentam esse déficit e como deve ser sua educação.
Entenda por meio dessa opção como se dá a interação do professor com o aluno com deficiência intelectual, como deve ser a relação entre família e escola, entre os aparatos e recursos pedagógicos essenciais para uma alfabetização eficiente, melhores atividades cotidianas, entre outras estratégias simples que geram ótimos resultados.
Para muitos professores, pode parecer um problema ter em sala de aula um aluno com deficiência intelectual, fato que é totalmente equivocado. Não é à toa que, para acabar com esse mito, o Ministério da Educação e vários especialistas investem cada vez mais em cursos online de capacitação e demais cursos de formação de professores para que todos estejam prontos para oferecer um ótimo atendimento a todos.
Tecnologia Assistiva
Falando em pessoas com deficiência, você sabia que existe um conjunto de práticas, materiais, estratégias e aparatos diversos indicados para melhorar suas condições de vida em geral? Tanto para a acessibilidade quanto para a realização de todas as tarefas básicas do dia a dia, a tecnologia assistiva é um conceito fundamental que está sempre se renovando.
Com base em estudos e usabilidade garantida por muitas leis e decretos, essa área pode ser de grande valia para que o educador entenda os principais parâmetros de inclusão para deficiências em geral, da física à intelectual. A melhor alternativa para esse caso é fazer o quinto dos cursos a distância de nossa lista, o Curso Online Tecnologia Assistiva.
Aprenda como funciona todas as técnicas e ferramentas essenciais desse conceito e como a escola pode se moldar para ser mais inclusiva, assim como toda a comunidade em si. Esse é um daqueles cursos online em educação que vai além e serve para todas as pessoas em geral: diretores, gestores, coordenadores, auxiliares, estudantes e demais interessados em se engajar numa pauta tão elementar e necessária.
Estatuto da Criança e do Adolescente
Os padrões, normas e leis que formam o famoso Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) parecem complicados, mas não há nada tão complexo que você não possa entender, ainda mais se conta com um material atualizado e preparado com todo o suporte pedagógico essencial que detalha todos os conceitos desse termo tão importante. 
A partir do contexto histórico, seu surgimento e objetivos gerais, é fácil ficar por dentro de tudo que compõe esse parâmetro e suas funções. Tudo isso está presente no Curso Online Estatuto da Criança e do Adolescente, um conteúdo exclusivo do Educamundo em que você estuda todos os documentos e entende como é a legislação que garante os direitos dos menores de idade: do Conselho Tutelar à aplicação do ECA no contexto escolar.
Quando se trata de seus termos, há muitas informações distorcidas e até inverdades que devem ser esclarecidas. Logo, torna-se primordial para seus objetivos aprender por meio de um dos melhores cursos online com certificado sobre o tema. Estude bastante, qualifique-se e faça a avaliação para receber um ótimo comprovante ao final do curso.
Artes Visuais para Educação Infantil
Educação e arte combinam muito e nunca devem se distanciar. Se você já é educador infantil ou pretende se especializar nessa área, é bom ficar ciente de que as atividades ligadas às artes visuais devem ser parte fundamental de seu plano de aulas. Nesse caso, para montar um conteúdo interessante e que instigue as crianças, o melhor auxiliar é o Curso Online Artes Visuais para Educação Infantil.
A abordagem começa com o histórico do ensino da arte visual no Brasil e vai até as melhores sugestões de atividades que você pode usar nas aulas. São muitas opções e ideias atraentes que, com certeza, deixarão os alunos animados e felizes para aprender de uma forma diferente e divertida.
Um professor que se preocupa em transmitir ótimos conteúdos interativos para seus pupilos revela a disposição em fazer a diferença. Além de ensinar, ainda dá para aprender muito e realmente se inspirar para se capacitar com ótimos materiais, como os cursos de formação de professores presentes em nosso artigo.
Educação Especial – Condutas Típicas
Condutas típicas, já ouviu falar? Esse é um tema complexo, mas que pode ser bastante comum na escola e deve ser compreendido passo a passo. São muitas possibilidades e pontos que levam a essa condição, que afeta muitas crianças, seja com ou sem deficiência.
Tanto para desmitificar tudo que se refere ao assunto, o Educamundo desenvolveu o Curso Online Educação Especial – Condutas Típicas, totalmente exclusivo e com ótimas bases para sua compreensão: do conceito às causas, da legislação ao processo educacional de crianças, jovens e adultos desse grupo.
Estude com uma carga horária de até 420 horas e, se achar conveniente, busque sua certificação ao final do curso. Além de um aprendizado eficiente e com os melhores aparatos, fazer os cursos para professores do portal é uma maneira de fortalecer o currículo e dar um plus em sua formação profissional.
#advantages-list { color: #7F8C8D; } .commum-content { line-height: 100%; } .course-list-footer{ line-height:90%; padding-top:5px; clear:both; }
Os certificados do Educamundo podem ser usados para:
Prova de Títulos em Concursos Públicos
Horas complementares para faculdades
Complemento de horas para cursos técnicos
Progressão de carreira em empresas
Turbinar seu currículo
Revolucionar sua vida profissional e acadêmica
No Educamundo você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$ 69,90, sem mensalidades. Você terá acesso a 1.200 cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 420 horas.Inscreva-se agora mesmo.
Administrando Conflitos
Por mais que a harmonia esteja presente em muitos ambientes, conflitos sempre aparecerão de diversas formas. Seja entre os profissionais ou com os alunos, essas situações são comuns, mas podem ser resolvidas e sanadas com inteligência e bom senso para que tudo fique equilibrado.
Nesse ponto, o nono curso da lista pode auxiliar muitos educadores. O Curso Online Administrando Conflitos te ensina a identificar, analisar e agir quando um conflito acontece, seja no meio corporativo ou familiar. Por ser um local aberto à pluralidade de indivíduos e ideias, na escola é algo convencional, por isso os gestores e professores precisam se preparar sempre para terem prudência, empatia e pulso firme.
Esse é um dos cursos para professores valiosos e exclusivos de nosso portal, desenvolvido para que todos possam compreender a situação e utilizem os melhores métodos para trabalhar e conviver em paz.
Brincadeiras para Recreação Infantil
Chegamos ao top 10 da lista dos cursos online em educação mais populares do Educamundo: o Curso Online Brincadeiras para Recreação Infantil, uma proposta que visa a diversão, o aprendizado natural e a formação de excelentes valores para as crianças que estão em crescimento.
Uma boa brincadeira é essencial para que os pequenos sejam mais sociáveis, desenvolvam intelectualmente e fisicamente, além de instruir sobre diversos valores que devem ser praticados no dia a dia, como o respeito, a organização, o espírito de equipe, a solidariedade, entre muitos outros.
Desde que você seja um educador que incentive as crianças a brincar sempre e aprender muito com essas atividades, será proveitoso para todos e criará um ambiente de interação e muita alegria. Aposte em nossos cursos para professores e use a música, a pintura e o lazer em si para dar aulas incríveis e inspiradoras.
Capacite-se e atualize-se para ser um bom profissional
E aí, o que você achou de nossa lista dos cursos na área de educação mais acessados e essenciais para todo profissional? Essas são apenas algumas opções para você se escolher e capacitar, atualizar e aperfeiçoar a respeito de uma diversidade de temas. No Educamundo, você pode fazer esses e mais centenas de cursos EAD contando com ótimas vantagens e diferenciais.
O maior deles é a possibilidade de acessar todos os cursos online em educação e demais cursos a distância por um ano, investindo apenas um valor único de R$ 69,90. Por todo esse tempo, você fica livre de mensalidades, escolhe a carga horária desejada e ainda pode se certificar com os melhores cursos online com certificado do mercado. Uma proposta maravilhosa, não acha? Então, comece agora e inscreva-se já. Nunca deixe sua qualificação de lado.
Esperamos que tenha gostado de conhecer os cursos de nossa lista e esteja animado para fazer todos. Comente e conte pra gente quais te chamaram atenção, e não deixe de compartilhar o artigo com seus amigos. Até mais.
Apareceu primeiro em: Educamundo - https://www.educamundo.com.br/blog/dicas-cursos-educacao
0 notes
educamundo · 4 years
Text
Photoshop: principais atalhos e ferramentas indispensáveis - Educamundo
Hoje em dia, um bom Curso Online Photoshop‍ no currículo pode alavancar a carreira de estudantes e profissionais de design, fotografia, social media, publicidade, entre outras áreas correlatas. Além disso, o aprendizado em um curso de Photoshop online bem estruturado pode ajudar qualquer pessoa a editar e/ou restaurar suas fotos com qualidade, funções que se tornaram essenciais no mundo digital.
O curso de Photoshop online com certificado do Educamundo é referência no mercado e pode ser a alternativa que você procurava para complementar sua formação. Com esse curso de photoshop online, você aprende passo a passo a usar as principais ferramentas de edição e manipulação, visando resultados de excelência para projetos profissionais ou amadores.
Se você quer potencializar suas atividades acadêmicas, apresentações para o trabalho ou melhorar fotos para diferentes fins, considere toda a praticidade e economia de cursos a distância referentes aqui no portal.
Há inúmeros cursos online com certificado sobre informática e multimídia que podem conferir conhecimentos indispensáveis, somar pontos em provas de títulos de concursos públicos ou até preencher as horas complementares da faculdade. Mais de 120 mil alunos já atestaram a eficácia de nossos cursos online, que tal experimentar também?
Para que você conheça amplamente tudo o que o curso de photoshop online com certificado do portal pode oferecer, preparamos um artigo com os elementos predominantes e muitas dicas para você se tornar experiente no famoso software. Confira!
Cursos relacionados que podem te interessar:
Pacote Office
Ver mais
Excel - Básico e Avançado
Ver mais
Informática Educativa
Ver mais
AutoCAD
Ver mais
Design Gráfico
Ver mais
Montagem e Manutenção de Microcomputadores
Ver mais
Introdução a Redes de Informática
Ver mais
Word Avançado
Ver mais
Word Básico
Ver mais
Noções Básicas para Digitação
Ver mais
Programação Java
Ver mais
Operador de MicroComputador - Básico e Avançado
Ver mais
No Educamundo você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$ 69,90, sem mensalidades. Você terá acesso a 1.200 cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 420 horas.Inscreva-se agora mesmo.
Photoshop CS x Photoshop CC
Para começar, é preciso dizer que o Photoshop foi lançado pela Adobe em 1990 e desde então nunca deixou de ser o preferido de designers e fotógrafos entre os editores de imagens. Assim como muitos softwares de sucesso, o Photoshop ganhou diversas reformulações ao longo dos anos para acompanhar o ritmo da globalização. Para se ter uma ideia, ele foi desenvolvido somente para projetos que seriam impressos e, hoje, sua maior utilização é para trabalhos voltados para a própria web.
Até 2013, o programa manteve a versão CS, sendo que a última foi a CS6 que oferece uma gama imensa de funcionalidades. Os usuários garantem que o formato é um dos mais agradáveis, e você pode constatar isso em um curso de photoshop online, aprendendo todas as suas facilidades. Entre as mais visíveis estão a recuperação automática do arquivo quando ocorre erro ou desligamento repentino, criação intuitiva de vídeos e funções que auxiliam na rapidez de inúmeras ferramentas.
Depois desta última versão CS, a Adobe fez o lançamento do modelo CC, relativo a Creative Cloud, serviço de nuvem da mesma empresa. Por conta disso, estas versões sempre contarão com recursos voltados ao trabalho na nuvem, o que é uma vantagem e tanto se relacionarmos com o CS. Os arquivos que você utilizar no programa poderão ficar disponíveis em vários dispositivos para acessar quando e onde quiser.
Vale saber que qualquer modelo que você usar do Photoshop pode editar suas imagens com maestria. O que vai mudar são os caminhos que você utilizará para atingir os resultados e também uma ferramenta ou outra. Os cursos online Photoshop instruem os alunos a manusearem os itens universais e por isso são válidos para quem está começando ou já tem nível avançado de conhecimento.
Atalhos para dominar o Photoshop
Bons cursos online, além de mostrarem as funções do Photoshop, ensinam ainda os atalhos para aumentar a produtividade do usuário. Tais comandos são imprescindíveis para estudantes e profissionais que trabalham com edição de imagens diariamente e precisam melhorar seu rendimento.
Nosso Curso Online Photoshop é uma ótima saída para você aprender todos os atalhos úteis. Conheça uma parcela do que é exemplificado nele:
Zoom: editar uma imagem demanda olhar minucioso para cada detalhe. Com o atalho de zoom você consegue verificar cada cantinho da foto, aumentando ela ao máximo.
Diminuir e aumentar o tamanho do pincel: é bem chato termos que parar na hora da criação para escolher um pincel menor ou maior. Usando o atalho correto você pode fazer isso mais rápido e poupar esforços.
Opacidade das ferramentas: em nosso curso online você verá o conceito de opacidade. Além de poder deixar as imagens como um todo mais opacas, as próprias ferramentas podem transmitir esse efeito interessante. O atalho ajuda a deixar a ferramenta que você está usando com esse "poder".
Mostrar atalhos: é isso mesmo, há um atalho próprio para te lembrar quais são os atalhos! Caso você esqueça algum comando aprendido no curso online, há uma combinação ideal que mostra uma caixa de diálogo com todos eles.
Descobrir os atalhos é super importante, pois eles facilitam a rotina de produção. Não deixe de conferir todos eles em nosso curso de photoshop online com certificado e fazer trabalhos cada vez mais profissionais e em muito menos tempo.
Recursos 3D 
Tanto na versão CS quanto na CC você tem acesso a inúmeras funções do Photoshop para objetos tridimensionais. Essa é uma das lições de cursos a distância que mais chamam a atenção dos usuários, principalmente quem tem interesse em criar projetos de alto padrão voltados para arquitetura e design de produtos.
A vantagem de criar projetos apostando em instrumentos 3D no Photoshop é que todos eles são fáceis de usar e podem ser encontrados na barra de ferramentas, bem como todos os outros ícones. Entre os elementos tridimensionais possíveis de criar no programa há as diversas formas geométricas, que são acionadas a partir de desenhos livres, textos ou objetos.
A utilização dos recursos 3D do Photoshop, inclusive, pode ser mesclada com a de outros softwares interessantes do mesmo nicho, como o AutoCAD, que também pode ser aprendido em cursos online com certificado.
Filtragem de camadas
Outro tópico retratado em bons cursos online Photoshop é o que fala sobre filtragem de camadas, um painel presente no layout do software que mostra todas as camadas utilizadas. Para quem não sabe, quando você cria um projeto no Photoshop, automaticamente começa a trabalhar com pelo menos uma camada. Mas, para facilitar o andamento, a sugestão é que você crie outras camadas, também denominadas layers, para deixar tudo mais organizado - cada objeto adicionado ficará em uma camada, assim, na hora de editar, você se envolverá somente com o que precisa.
A filtragem de camadas, portanto, vem para auxiliar principalmente quando estamos desenvolvendo ou manipulando uma imagem complexa, com vetores, textos e demais efeitos. Visualizando todas as camadas de forma global, você poderá nomear cada uma de acordo com o tipo, efeito, cor, etc. É mais um conceito que não pode ser deixado de lado por cursos online Photoshop de qualidade e precisa ser desbravado por você.
#advantages-list { color: #7F8C8D; } .commum-content { line-height: 100%; } .course-list-footer{ line-height:90%; padding-top:5px; clear:both; }
Os certificados do Educamundo podem ser usados para:
Prova de Títulos em Concursos Públicos
Horas complementares para faculdades
Complemento de horas para cursos técnicos
Progressão de carreira em empresas
Turbinar seu currículo
Revolucionar sua vida profissional e acadêmica
No Educamundo você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$ 69,90, sem mensalidades. Você terá acesso a 1.200 cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 420 horas.Inscreva-se agora mesmo.
Curso online e manual prático de Photoshop para crescer na carreira
Ficou animado em desvendar todas as funções do Photoshop em um curso online prático? Não é preciso dizer que um aprendizado deste deixa seu currículo mais atraente, não é mesmo? Aposte em cursos a distância de qualidade e veja como o mercado de trabalho lhe receberá de braços abertos. Há muitas oportunidades para o nicho de informática, web design, mídias sociais, publicidade e marketing, pois são atividades que dão a chance de trabalhar tanto em empresas quanto de forma autônoma, fazendo atendimento para clientes próprios.
Comece agora a mudar sua vida profissional realizando nosso Curso Online Photoshop e muitos outros cursos online com certificado relacionados a sua área de atuação. Inscreva-se no Educamundo e garanta o acesso a centenas de capacitações do Pacote Master investindo uma taxa única de R$ 69,90. Está esperando o que?
Diga para a gente o que achou do artigo e de nossas dicas de cursos online. Não deixe de se qualificar, boa sorte!
Apareceu primeiro em: Educamundo - https://www.educamundo.com.br/blog/photoshop-principais-nocoes
0 notes
educamundo · 4 years
Text
4 motivos que refletem o crescimento do EAD no Brasil. - Educamundo
Muito se tem falado a respeito do ensino a distância nos dias atuais. Afinal, trata-se de uma das práticas mais assertivas no combate ao coronavírus (Covid-19), uma vez que evita aglomerações e segue de maneira contínua o isolamento social.
Embora o EAD tenha conquistado destaque durante o surto de Covid-19, a modalidade já vinha crescendo no Brasil nas últimas décadas. Isso porque o ensino a distância é acessível no que diz respeito à inclusão social.
Além disso, é importante mencionar que essa é uma modalidade que traz uma série de ganhos econômicos, como a economia com transporte, alimentação e até mesmo benefícios em relação ao tempo.
Pensando nisso, preparamos uma lista com os 4 principais motivos que refletem o crescimento do EAD no Brasil. Neste post, você verá que o ensino a distância oferece o máximo de comodidade e o mínimo de deslocamentos. Continue lendo e confira!
Os motivos do crescimento do EaD no país
1. Comodidade
Como mencionamos acima, o EAD é uma prática que traduz comodidade. Afinal, o aluno quem escolhe quando e onde estudar.
Os materiais de estudo ficam disponíveis, via internet, 24 horas por dia, 7 dias por semana e não é preciso seguir horários fixos para realizar as atividades. Os cursos a distância também têm bibliotecas virtuais, cujo acervo pode ser acesso o tempo todo.
Dessa forma, o aluno pode definir o seu próprio horário de estudo e realizar suas atividades em momentos de maior produtividade, como após um trabalho corporativo de alugar gerador de energia.
2. Economia de tempo
Outro fator que contribui - e muito! - com o crescimento do EAD no Brasil é a economia de tempo que ele proporciona. O fato de não se deslocar até a faculdade todos os dias é uma grande vantagem para quem precisa conciliar os estudos com outras tarefas.
Nesse sentido, o aluno pode acessar os conteúdos de onde estiver e nos horários que forem mais convenientes para a sua rotina.
No entanto, vale mencionar que atividades laboratoriais, provas e trabalhos são feitos presencialmente e estão previstos na grade do curso.
3. Economia de recursos financeiros
Que os cursos EAD são muito mais baratos do que os presenciais não é uma novidade, certo? Por essa razão, a modalidade se tornou um sucesso no Brasil e em diversos países do mundo!
Além disso, o aluno passa a gastar menos - ou não gastar - com deslocamentos, alimentação fora de casa, modernização de elevadores e até mesmo com materiais, visto que boa parte dos itens teóricos podem ser consultados online.
4. Inclusão
Por último, e não menos importante, o crescimento do EAD também pode ser caracterizado pela inclusão. Pessoas que, por algum motivo, não podem frequentar cursos presenciais se beneficiam do ensino a distância.
É importante destacar que o MEC leva em consideração as instituições e cursos EAD pelo fato de garantirem a acessibilidade a pessoas portadoras de deficiência.
Além disso, a inclusão também pode ser vista por quem precisa conciliar os estudos com outras atividades, como um trabalho em tempo integral, válvula reguladora de pressão ou os cuidados com a família.
Gostou do nosso post sobre 4 motivos que refletem o crescimento do EAD no Brasil? Então, compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!
Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Beatriz‌ ‌Barros,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.‌
Apareceu primeiro em: Educamundo - https://www.educamundo.com.br/blog/crescimento-ead-no-brasil
0 notes
educamundo · 4 years
Text
Como ser professor universitário? Conheça o passo a passo - Educamundo
Ser professor é uma coisa que muitos almejam desde criança, por admirar as pessoas que estão ali, fazendo parte da sua rotina, transmitindo conhecimento e fazendo parte da jornada de estudos e formação de muitas pessoas.
Todos nós temos boas referências que marcaram diversos momentos de estudo, seja durante a infância, adolescência ou depois de adultos, algum(a) professor(a) ficou guardado na nossa lembrança com carinho. Durante a carreira universitária, o professor tem um papel essencial para os estudantes, não só de transmitir conhecimento, mas também de ser um grande apoio e ser uma referência para a formação dessas pessoas.
E como ser professor universitário? Preciso fazer alguma graduação específica? 
Como ser professor universitário?
O processo para fazer parte do corpo docente de uma universidade não é um só e pode ser diferente para cada instituição, especialmente quando falamos de públicas e particulares. Mas algumas etapas são fundamentais para atuar como professor, independente da instituição que você queira exercer a profissão.
Confira a seguir a resposta para as perguntas acima e saiba qual é o passo a passo para seguir carreira na área de educação universitária. 
Escolha sua graduação
A primeira informação que pode te surpreender é: não existe um curso certo ou específico para lecionar em universidades. Não é obrigatório cursar Pedagogia e nem escolher o tipo de graduação Licenciatura, por exemplo, para ser professor(a) de universidade, essas exigências são válidas apenas para o ensino Fundamental e Médio.
Você pode optar por ser Bacharel em qualquer curso que desejar, como por exemplo, Direito, Jornalismo, Engenharia, entre muitos outros, e seguir carreira no ensino Superior. O importante é se identificar com o curso escolhido, já que ele servirá de base para o seu trabalho durante os próximos anos.
Além disso, leituras, pesquisas e estudos fazem parte da rotina de um professor. Muitas pessoas já possuem esse hábito em suas rotinas, mas, caso você queira seguir essa carreira e não tenha costume de ler ou pesquisar muito, pode ser uma boa ideia começar antes mesmo de ingressar em algum curso superior e continuar estimulando essas práticas cada vez mais ao longo dos anos.
Faça iniciação científica ou monitoria
Realizar um projeto de pesquisa ou fazer monitoria são ótimas maneiras de vivenciar a carreira acadêmica para ter uma ideia de como ela funciona na prática. A ideia é que o estudante entre em contato com grupos e linhas de pesquisa, entenda os processos que fazem parte da vida acadêmica, como planejar, organizar e estruturar uma aula ou um projeto, habilidades muito importantes no dia a dia de um professor universitário.
Além disso, a iniciação científica e a monitoria ensinam aos estudantes técnicas e métodos científicos, estimulam o pensamento crítico e criativo, e são ótimas contribuições para o currículo.
Faça uma pós-graduação
Se você realmente quiser ser professor universitário, uma pós-graduação não é apenas algo que vai te abrir caminhos e te destacar entre os outros – ela é obrigatória. Podemos destacar dois tipos de pós-graduação:
    Lato sensu: especializações e MBAs
    Stricto sensu: mestrados e doutorados
Ambas são válidas para construir uma carreira de docente universitário, mas preste atenção às exigências da instituição que você deseja trabalhar. Algumas instituições contratam profissionais apenas com especializações lato sensu, mas a grande maioria exige que os professores que compõe o corpo docente tenham alguma formação stricto sensu. Um grande exemplo são as faculdades públicas, que em sua maioria só aceitam professores com mestrado e doutorado ou, quando contratam um profissional com lato sensu, são colocados como substitutos.
Isso porque essas formações trazem um aprofundamento maior de conceitos teóricos vistos na graduação. Esse conhecimento mais detalhado dá uma base sólida para o desenvolvimento de aulas e programas de ensino. 
Esteja sempre atualizado
Um porta voz do conhecimento deve estar sempre em dia não só com os acontecimentos do mundo e atualizações na sua área, mas também com novas formas de passar esse conhecimento aos seus estudantes.
Uma boa forma de se manter atualizado, é acompanhar periódicos com publicações científicas que trazem novidades sobre sua área de atuação. Outra opção é frequentar eventos para saber quais são as novidades, os nomes de destaque, os últimos acontecimentos e de que forma isso impacta o mundo atual.
Também é bom lembrar que a tecnologia deixou de ser uma coadjuvante no meio acadêmico e passou a ser uma grande aliada. Existem muitas maneiras de incluir a tecnologia na rotina de ensino, seja através de aulas on-line, utilização de aplicativos ou plataformas para realizar jogos que estimulem o pensamento (e de quebra fornecem dados sobre o nível de compreensão de cada aluno), e até mesmo a utilização de realidade virtual ou projeções como um grande atrativo.
Monte um currículo acadêmico
A Plataforma Lattes do CNPq é um grande banco de dados profissionais de professores e pesquisadores. Certifique-se de mantê-lo sempre atualizado com todas as informações, detalhes, e links para sua atuação em projetos, pesquisas, cursos, publicações de artigos, participações em eventos, entre outros.
Preste concursos
Se você quer saber como ser professor em faculdades públicas, a dica é essa: fique de olho na abertura de editais. A única maneira de entrar para o corpo docente de uma instituição federal ou estadual é através da aprovação em concurso público, que tem sua seleção composta por um plano de aula, provas objetivas e uma análise curricular detalhada. Por isso, se esse é seu objetivo, estude de maneira constante e confira sempre se há abertura de novos editais.
Agora que você está por dentro das principais etapas da jornada sobre como ser um professor universitário, pode começar a planejar seus próximos passos e identificar qual área gostaria de trabalhar. E não se esqueça: estude e leia bastante! Essa dica vai te ajudar durante sua graduação e ao longo da sua jornada profissional como professor universitário.
Apareceu primeiro em: Educamundo - https://www.educamundo.com.br/blog/como-ser-professor-universitario
0 notes