Tumgik
inovaniteroi · 3 years
Text
Rio permite presença do público na final da Copa América
Jogo será realizado na noite deste sábado (10). Foto: Divulgação/ Secretaria de Cultura do Rio
A Prefeitura do Rio autorizou a presença de público no jogo válido pela final da Copa América. A medida, publicada no Diário Oficial da cidade desta sexta-feira (9), prevê algumas regras para a presença dos torcedores no estádio, que foi permitida em caráter de excepcional. O jogo entre Brasil e Argentina será às 21h deste sábado (10).
De acordo com a liberação, os torcedores só podem ocupar 10% da capacidade máxima do estádio, com distanciamento mínimo de dois metros entre cada pessoa ou família. O pedido, feito pela Conmebol, que também é responsável pelas medidas especiais para a realização do jogo com torcida, foi analisado pela Secretaria Municipal de Saúde.
Uma das medidas estabelecidas, de responsabilidade do organizador, é a realização dos testes de Covid-19, dos tipos PCR ou Swab, em todos os torcedores que irão acessar o estádio em até 48h antes do jogo. Em caso de diagnóstico positivo, fica proibida a entrada no Maracanã.
from Plantão Enfoco https://ift.tt/2TTMZxR
from WordPress https://ift.tt/3wuJ47Z
3 notes · View notes
inovaniteroi · 3 years
Text
Filho de Malvino Salvador tem melhora da bronquiolite
Na última segunda-feira (5), Rayan, de apenas 5 meses, precisou ser internado no CTI Foto: Rede Social
Agora eu posso dizer que esse é o tipo de notícia que deixa o nosso coração quentinho. O filho mais novo de Malvino Salvador e Kyra Gracie teve uma melhora significativa em seu estado clínico.
Na última segunda-feira (5), Rayan, de apenas 5 meses, precisou ser internado no CTI (Centro de Tratamento Intesivo), por causa de uma bronquiolite, e estava bem debilitado.
Na última quinta-feira (8), o bebê completou seis meses de vida e Kyra fez questão de compartilhar uma publicação celebrando e dizendo que estão sendo dias difíceis, mas que o caçula estava melhorando.
Já na madrugada dessa sexta-feira (9), Malvino Salvador publicou uma foto muito fofa no quarto do hospital com o pequeno dando careta. Na legenda, o ator comemorou a melhora do filho que continua internado.
“Nosso campeão está melhorando da bronquiolite, graças à Deus! Muito obrigado pelo carinho e o suporte de todos que estão vibrando positivamente pela sua recuperação!”.
Malvino Salvador
Taví Moura é antenado no que acontece com os famosos e nas principais polêmicas. Ele revela os bastidores da fama, além das novidades do entretenimento.
from Plantão Enfoco https://ift.tt/3k6PojL
from WordPress https://ift.tt/3e2hqZB
0 notes
inovaniteroi · 3 years
Text
Prazo de adesão de universidades públicas ao Sisu termina nesta sexta
O processo seletivo do Sisu para o segundo semestre de 2021 está previsto para ocorrer em agosto. Foto: Divulgação/Agência Brasil
O prazo para adesão das instituições de educação superior públicas ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) termina nesta sexta-feira (9), às 23h59. A adesão refere-se à segunda edição de 2021.
O edital com cronograma e procedimentos, que valem tanto para instituições federais quanto estaduais ou municipais, foi publicado no Diário Oficial da União, na segunda-feira (5), pelo Ministério da Educação (MEC).
O Sisu é o programa do MEC para acesso de brasileiros a cursos de graduação em universidades públicas do país. As vagas são abertas semestralmente, por meio de um sistema informatizado.
Tumblr media Tumblr media
O processo seletivo do Sisu para o segundo semestre de 2021 está previsto para ocorrer em agosto.
from Plantão Enfoco https://ift.tt/3hpqSse
from WordPress https://ift.tt/2TSr22m
0 notes
inovaniteroi · 3 years
Text
Plano fracassa em Niterói e TCP volta de ‘mãos abanando’ para o Rio
Guerra no Morro do Estado perdurou por dias no mês de junho. Foto: Arquivo/ Lucas Benevides
O plano de retomada da facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP) no Morro do Estado, no Centro de Niterói, que perdurou por longos dias com noites de sono perdidas por moradores, no mês de junho, fracassou e o grupo criminoso retornou para o Rio de Janeiro de “mãos abanando”. Embora os traficantes, intitulados ‘Tropa do Anão’, tenham ficado por um tempo no controle da principal comunidade da Região Central da cidade, o baque realizado por uma operação do Comando de Operações Especiais (COE), que terminou com 11 presos, foi decisivo para o fracasso da facção em Niterói.
Segundo agentes da Delegacia do Centro (76ª DP), responsável pela investigação da área, traficantes do Comando Vermelho (CV), que contaram com apoio de criminosos de outras comunidades de Niterói durante a guerra armada, retomaram o controle da região nos últimos dias e voltaram a ter o controle absoluto de favelas niteroienses, afastando a ameaça do TCP, até o momento.
Ainda de acordo com a polícia, os criminosos ligados ao TCP retornaram para as comunidades da Maré e Acari, de onde saíram para guerrear com os rivais.
“O principal fator para a derrota da facção após ter conseguido controlar a criminalidade por um curto período de tempo foi a operação realizada pela Polícia Militar. Em uma ‘guerra’ que você perde 11 homens e diversos armamentos a derrota não pode ser considerada uma coincidência”, disse um investigador da distrital, localizada na Avenida Amaral Peixoto, no Centro de Niterói.
Durante a guerra armada entre traficantes, o número de tiroteios em Niterói disparou. Segundo a plataforma Fogo Cruzado, laboratório de dados sobre violência armada, o município teve 30 registros em junho, um aumento de 500% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram registrados apenas cinco confrontos armados. O principal local afetado pelos confrontos armados foi o Morro do Estado com 5 registros, fruto da recente guerra armada entre traficantes rivais. Na época dos confrontos, moradores da região relataram medo e tensão com a troca de tiros.
“Infelizmente, é difícil ter que conviver com esse tiroteio. Sempre que isso acontece por aqui, eu deito na minha cama e faço orações para que nada de pior aconteça com quem tá saindo do trabalho e buscando o pão de cada dia”, disse o aposentado José Luiz Amarantes, de 65 anos.
De acordo com alguns moradores do Morro do Estado, os traficantes do CV, após retomarem o controle do tráfico da comunidade, estariam de “olho” em possíveis informantes da Tropa do Anão, que estariam repassando informações sobre ponto de venda de drogas e localização de “soldados” da facção rival no Morro do Estado. A Polícia Civil informou que investiga essa informação e que trabalha para identificar os responsáveis por liderar as atividades criminosas daquela região.
Com o objetivo de evitar novos confrontos, policiais militares do Batalhão de Niterói (12° BPM) intensificam patrulhamentos rotineiros no interior e nas vias de acesso da comunidade para evitar novos conflitos armados.
from Plantão Enfoco https://ift.tt/2TSoEbU
from WordPress https://ift.tt/3wsrilR
0 notes
inovaniteroi · 3 years
Text
Brasil supera marca de 110 milhões de doses de vacinas aplicadas
Mais da metade já receberam pelo menos uma dose de imunizante. Foto: Vítor Soares
Mais de 110 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 já foram aplicadas no Brasil, o que significa que mais da metade da população vacinável já recebeu pelo menos uma dose de imunizante, ou seja, mais de 80 milhões de pessoas.
No país, considera-se público vacinável pessoas maiores de 18 anos, correspondendo a cerca de 160 milhões de brasileiros. Já foram distribuídas, pelo Ministério da Saúde, mais 143 milhões de doses de vacinas para os estados e o Distrito Federal, possibilitando a imunização de 100% dos grupos prioritários da campanha, com pelo menos uma dose da vacina.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que essa marca vai além dos números. “Os efeitos da nossa campanha de vacinação podem ser percebidos na redução de óbitos e de internações decorrentes da doença. Estamos no caminho certo para salvar cada vez mais vidas”.
O ministro ressaltou a importância de a população completar o esquema vacinal com as duas doses dos imunizantes. “A melhor vacina é aquela aplicada no braço do brasileiro. E, para que ela tenha o efeito desejado, é preciso que a pessoa vá até o local de vacinação no prazo correto e tome a segunda dose. Só assim a imunização estará completa”, disse.
Nessa quarta-feira (7), o ministério lançou campanha para incentivar a vacinação com a segunda dose do imunizante. Entre as vacinas liberadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para serem aplicadas no Brasil, estão a AstraZeneca/Fiocruz, Pfizer/BioNTech e Coronavac/Butantan. Apenas a Janssen, da farmacêutica Johnson & Johnson, é dose única.
*Com informações do Ministério da Saúde
Agência Brasil
from Plantão Enfoco https://ift.tt/2Vp47My
from WordPress https://ift.tt/3jXLk51
0 notes
inovaniteroi · 3 years
Text
Saque do auxílio emergencial liberado para nascidos em junho
Saque do auxílio emergencial já está liberado para nascidos em junho. Foto: Arquivo/ Agência Brasil
Trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos em junho podem sacar, a partir desta sexta-feira (9) a terceira parcela do auxílio emergencial 2021. O dinheiro foi depositado nas contas poupança digitais da Caixa Econômica Federal em 24 de junho.
Tumblr media Tumblr media
Os recursos também poderão ser transferidos para uma conta-corrente, sem custos para o usuário. Até agora, o dinheiro apenas podia ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de contas domésticas (água, luz, telefone e gás), de boletos, compras em lojas virtuais ou compras com o código QR (versão avançada do código de barras) em maquininhas de estabelecimentos parceiros.
Em caso de dúvidas, a central telefônica 111 da Caixa funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h. Além disso, o beneficiário pode consultar o site.
Ooriginalmente, o saque estava previsto para ocorrer em 27 de julho, mas foi antecipado em quase três semanas por decisão da Caixa. Segundo o banco, a adaptação dos sistemas tecnológicos e dos beneficiários ao sistema de pagamento do auxílio emergencial permitiu o adiantamento do calendário.
O auxílio emergencial foi criado em abril do ano passado pelo governo federal para atender pessoas vulneráveis afetadas pela pandemia de covid-19. Ele foi pago em cinco parcelas de R$ 600 ou R$ 1,2 mil para mães chefes de família monoparental e, depois, estendido até 31 de dezembro de 2020 em até quatro parcelas de R$ 300 ou R$ 600 cada.
Neste ano, a nova rodada de pagamentos, durante quatro meses, prevê parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo do perfil: as famílias, em geral, recebem R$ 250; a família monoparental, chefiada por uma mulher, recebe R$ 375; e pessoas que moram sozinhas recebem R$ 150.
Tumblr media
Calendário de saques da terceira parcela do auxílio emergencial. Foto: Caixa/ Divulgação
Regras
Pelas regras estabelecidas, o auxílio será pago às famílias com renda mensal total de até três salários mínimos, desde que a renda por pessoa seja inferior a meio salário mínimo. É necessário que o beneficiário já tenha sido considerado elegível até o mês de dezembro de 2020, pois não há nova fase de inscrições. Para quem recebe o Bolsa Família, continua valendo a regra do valor mais vantajoso, seja a parcela paga no programa social, seja a do auxílio emergencial.
from Plantão Enfoco https://ift.tt/3hsZ2eP
from WordPress https://ift.tt/3dYMyco
0 notes
inovaniteroi · 3 years
Text
Tradição do futevôlei preservada com inauguração da Arena PDA em Niterói
A Arena PDA foi inaugurada nesta quinta-feira (8) na Ponta da Areia em Niterói. Foto: Divulgação
O futevôlei, tradicionalmente praticado nas areias das praias, ganhou espaço na Ponta da Areia, em Niterói. Isso por conta da inauguração, nesta quinta-feira (8), da Arena PDA – primeira arena de futevôlei na cidade, em parceria oficial com a Confederação Brasileira de Futevôlei.
A reivindicação, ainda em 2019, era por uma obra que, além de agregar qualidade à prática esportiva entre amigos e vizinhos, permitisse também a realização de eventos profissionais – tanto masculinos quanto femininos. Com o sinal positivo, a reforma do local foi iniciada pela Prefeitura de Niterói em novembro de 2020.
Além da capacidade de sediar eventos profissionais da modalidade, a Arena PDA também contará com um projeto social, dando oportunidade a crianças e adolescentes.
“Nos orgulhamos muito deste projeto, pois poderemos dar oportunidade aos jovens de terem acesso ao futevôlei, tendo em vista que é um esporte ainda muito caro. Niterói tem diversas escolinhas, porém o custo é bastante elevado. Então a gente quer dar essa possibilidade para quem não tem condições, de aprender um pouco do esporte que mais cresce tanto no Brasil, quanto no mundo”, afirma o morador e responsável pelo espaço, Luiz Cláudio Martins Teixeira, que junto de outros amigos garante a tradição do esporte da região.
A intenção é que, através de um projeto social ocorra a democratização do futevôlei, reduzindo o estigma de esporte elitizado e levando a modalidade, futuramente, a todas as comunidades de Niterói.
“Estou muito feliz por realizar o sonho deste grupo de amigos que, há 30 anos, sonhou em criar este espaço para o futevôlei em Niterói. Agradeço o apoio tanto do Rodrigo Neves, no mandato anterior, quanto do Axel Grael, no início de sua gestão, que auxiliaram bastante nesta inauguração provisória do espaço. Em breve teremos reuniões visando a liberação deste e de outros espaços para a população”
Luiz Carlos Gallo, secretário de Esporte e Lazer de Niterói
O secretário de Esportes e Lazer, Luiz Carlos Gallo, esteve presente na inauguração. Foto: Divulgação
Durante os próximos dias, a Arena PDA divulgará, através de suas redes sociais, um calendário de programação de eventos visando arrecadar alimentos não perecíveis para a comunidade carente – afim de ajudar as pessoas que estão passando necessidades. A intenção é captar doações e ultrapassar a última marca atingida de 746 quilos de alimentos.
from Plantão Enfoco https://ift.tt/2UCwRRl
from WordPress https://ift.tt/2UA9asU
0 notes
inovaniteroi · 3 years
Text
MP investiga pessoas que tomaram até quatro doses de vacina
A revacinação pode ser punida com reclusão de um a cinco anos. Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) informou nesta quinta-feira (8) que vai investigar denúncias sobre a prática da chamada revacinação. A medida foi tomada após denúncias de que pessoas chegaram a tomar até quatro doses de vacinas contra a covid-19. 
Tumblr media Tumblr media
Em nota técnica emitida aos promotores do estado, o MP reforçou a necessidade de coibir a prática, que, segundo o órgão, compromete o Plano Nacional de Imunização (PNI), “desviando doses que deveriam ser direcionadas ao restante da população ainda não vacinada”. 
De acordo com o Ministério Público, quem pratica a revacinação pode ser responsabilizado por estelionato ao enganar os profissionais de saúde para tomar mais doses que o indicado pelos laboratórios que produzem os imunizantes. A pena para o crime é de reclusão de um a cinco anos e pode ser aumentada em um terço por ser praticado contra o Poder Público. 
Um dos casos que serão investigados ocorreu em Viçosa (MG), onde um homem de 61 anos tomou três doses de vacinas. No município, ele foi imunizado com duas doses da Coronavac e uma da Pfizer. A quarta dose, produzida pela Astrazeneca, foi aplicada no Rio de Janeiro.
O caso foi descoberto após o homem ter procurado uma equipe de aplicadores apenas com o número do CPF e ter informado que não sabia a data correta de sua vacinação. Bastam duas doses da mesma vacina para completar a imunização. 
Em nota, a prefeitura de Viçosa repudiou a atitude do cidadão e afirmou que está reforçando a conferência dos dados da população para evitar novos casos de revacinação.  
“A Prefeitura de Viçosa, imediatamente após a constatação do fato, acionou sua Procuradoria Geral, para a tomada de medidas de cunho cível e administrativo, e também o Ministério Público, para fins criminais. O município está agora dando total suporte ao caso, para que todas as providências necessárias sejam tomadas em consonância com os princípios da legalidade e devido à gravidade do momento que a população mundial está passando”, declarou. 
Agência Brasil
from Plantão Enfoco https://ift.tt/3wvP68m
from WordPress https://ift.tt/36n3JjE
0 notes
inovaniteroi · 3 years
Text
Viúva Negra faz estreia tardia nos cinemas após sequencia de adiamentos
youtube
O primeiro filme da Marvel após ‘Vingadores – Ultimato’ chega aos cinemas nesta quinta-feira (8). Viúva Negra chegou a ter a data de estreia adiada por três vezes, devido à pandemia.
O longa conta a história da Viúva Negra, Natasha Romanoff (Scarlett Johansson). A personagem terá que lidar com a sua antiga vida de espiã e encarar o passado que deixou para trás antes de se tornar membro dos Vingadores. A trama acontece entre os eventos de “Capitão América: Guerra Civil” e “Vingadores: Guerra Infinita”, quando os heróis se dividiram e lutaram entre si.
Além das salas de cinema, o filme também chega à plataforma de streaming Disney+, mas apenas para quem for assinante premier acess. Para os demais, a produção estará disponível somente três meses depois do lançamento oficial.
from Plantão Enfoco https://ift.tt/3yxXyFA
from WordPress https://ift.tt/3jTIQoq
0 notes
inovaniteroi · 3 years
Text
Caça like: vereador do Rio Gabriel Monteiro lucra fortuna com vídeos de conflitos
Vereador acumula seguidores e milhares de visualizações em vídeos publicados pelo canal no Youtube. Foto: Rede Social
Conhecido por angariar fãs e críticos por onde passa, o vereador do Rio, Gabriel Monteiro (PSD), de 27 anos, tem acumulado atritos, confusões, muitos likes e fortuna. Um estudo divulgado pelo Social Blade, mídia especializada em rastreamento de estatísticas e análises de redes sociais, revela que o parlamentar conta com alto engajamento e um ganho estimado, nos últimos 30 dias, entre $15,2 mil e $243,6 mil, somente pela plataforma Youtube, ou seja, quase R$ 1,2 milhão por mês. Na média anual o valor estimado com a plataforma pode alcançar $2.9 milhões, que convertendo para o real, de acordo com a cotação do dólar até esta quinta-feira (8), mais R$ 15 milhões.
Nos últimos meses o parlamentar voltou a atrair a atenção do público, em virtude de fiscalizações em órgãos públicos e denúncias sobre um possível esquema de favorecimento de agentes da Polícia Militar com práticas ilegais de contravenção penal e até uma suposta ligação de coronéis da corporação com o crime organizado. Acumulando papéis de policial militar, youtuber e, desde janeiro, vereador, Gabriel já foi até acusado de deserção, chegando a ser anunciada a sua expulsão da PM e, desde então, está em rota de choque com a PMERJ. Uma colisão bastante rentável, já que os vídeos envolvendo conflitos resultam em milhares de likes.
O vereador entrou na Polícia Militar em dezembro de 2015 quando teve início mais uma turma do Curso de Soldados da corporação. Com menos de um ano na PM, o soldado já teve a sua primeira punição por desobedecer a ordem de um oficial ainda no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, no Rio. Em pouco menos de quatro anos na corporação, Gabriel Monteiro passou por cinco Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) e dois batalhões, entre eles o de Niterói (12º BPM).
Um dos casos de maior repercussão envolvendo o então soldado aconteceu em outubro de 2018 quando, por volta de 5h, ele teria reagido a uma suposta tentativa de assalto e baleado um homem no bairro Camarão, em São Gonçalo. Segundo o vereador, o acusado teria tentado assaltar armado um simulacro de arma de fogo, que se revelou ser um grampeador.
Na época a versão do então PM foi confrontada por testemunhas, que afirmaram que a vítima se tratava de um motorista de aplicativo e teria freado de forma brusca, onde Gabriel estava, para entrar em um posto de gasolina em busca de uma passageira, que o aguardava. A forma com que o motorista entrou na via teria assustado o policial, que fez um disparo atingindo o motorista.
Uma testemunha do ocorrido ainda afirmou que o motorista conseguiu dirigir até um ponto utilizado por outros colegas de aplicativo e pediu socorro, sendo levado para o Pronto Socorro Central de São Gonçalo, no Zé Garoto. O processo segue em tramitação na justiça e o baleado é quem responde pela ação, mas em liberdade.
A última movimentação da ação criminal aconteceu em março deste ano com um procedimento de praxe. Questionado a respeito do andamento do processo, o Tribunal de Justiça (TJ) afirmou que não há previsão para a sentença do processo penal. 
Em nota o TJ informou que o caso está na 3ª Vara Criminal de São Gonçalo. A prisão em flagrante foi convertida em preventiva em outubro de 2018 e a denúncia foi recebida em novembro. A prisão preventiva foi revogada após audiência realizada em abril de 2019. Não há previsão para a sentença.
Já no batalhão de Niterói, um dos colegas de Gabriel, na época, que atualmente trabalha em uma das alas de elite da corporação, ressaltou o comportamento diferente da maioria dos praças ‘batendo de frente’ com os superiores e questionando o que considerava possíveis desvios de conduta dentro da Polícia Militar.
“É bem complexo definir o comportamento do Gabriel. Acredito que ele tenha dois tipos de comportamento, sendo um deles esse explosivo que quer fazer justiça e mostrar supostos comportamentos duvidosos dentro da polícia. Entretanto, quem o conhece fora dos vídeos sabe que ele não é assim e que talvez ‘vista’ uma máscara para conseguir admiradores e lucratividade com seus vídeos na internet”
o policial preferiu ter a identidade preservada
Derrotas
Entretanto, a carreira de policial militar sempre esteve entrelaçada com a publicação de vídeos no Youtube, onde atualmente Gabriel Monteiro possui 4 milhões de inscritos no canal, divididos entre admiradores e haters. Em um dos vídeos com maior engajamento, o então soldado aparece questionando o coronel da Polícia Militar Íbis Pereira sobre um possível envolvimento do PM com o crime organizado no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio, após uma suposta visita do coronel à localidade para uma palestra.
Das redes sociais para os tribunais, o caso foi parar na justiça e na última semana o vereador sofreu uma derrota. A juíza Renata Miranda de Mello Silveira, do 14º Juizado Especial Cível do Rio, condenou Gabriel Monteiro a pagar 40 salários mínimos ao coronel por promover ‘acusações levianas’. Pouco após a decisão, o vereador publicou uma mensagem a respeito da decisão judicial. 
"Entrei na PM do RJ escutando que tinham vários corruptos fardados. Prometi pra mim mesmo que não aceitaria, consegui derrubar comandos por causa de sacanagem, agora tem gente que acredita que coronel da PM entrou no coração da Maré (Nova Holanda) para palestrar pros meninos"
Outra confusão com o parlamentar, nas últimas semanas, envolveu o 19º BPM, em que o vereador acusa o comando da unidade de ligação com um esquema de contravenção penal existente em Copacabana, na Zona Sul do Rio.
Após três vídeos publicados mostrando a atuação do parlamentar, que inclui até resgate de reféns de um dos pontos do grupo criminoso, Gabriel sofreu outra derrota, na última segunda-feira (5). A juíza Luciana Santos Teixeira determinou a retirada de todos os vídeos em que ele cita uma possível ligação entre o batalhão de Copacabana e a contravenção penal. 
Questionado a respeito das confusões, desde a época em que era soldado, o vereador garante que irá continuar produzindo vídeos que, segundo ele, mostrem a realidade ‘nua e crua’, independente do desejo das autoridades e órgãos públicos.
“O meu posicionamento frente a essas supostas confusões envolvendo o meu nome é de que ninguém tinha coragem de denunciar possíveis esquemas criminosos envolvendo órgãos públicos e eu venho fazendo isso de forma correta e com base em inúmeras denúncias que recebo. Infelizmente, é público e notório que existe corrupção, seja na PM ou em órgãos públicos, e quem sofre é a população de bem que paga os seus impostos e detém um serviço horrível prestado pela maioria”
from Plantão Enfoco https://ift.tt/2T0mG8Y
from WordPress https://ift.tt/3k4UJIl
0 notes
inovaniteroi · 3 years
Text
Anvisa autoriza nova fábrica a produzir vacina da Pfizer para o Brasil
Essa é uma exigência para que doses fabricadas sejam usadas no país. Foto: Arquivo/Pedro Conforte
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a possibilidade de produção de vacinas contra a covid-19 em uma fábrica da empresa Hospira, no estado de Kansas, nos Estados Unidos. A medida é necessária para que o imunizante seja usado no Brasil.
Tumblr media Tumblr media
A unidade poderá ser utilizada na fabricação de doses da vacina desenvolvida pelo consórcio da Pfizer e da BioNTech, que já recebeu autorização para uso no Brasil e que teve contrato de aquisição de 200 milhões de doses neste ano com o Ministério da Saúde.
A autorização reconheceu o que a agência chama de “boas práticas de fabricação” da planta produtiva. Este é uma das exigências para que uma fábrica possa ser incluída no registro de um imunizante e possa ser utilizada no seu processo produtivo.
Com isso, o consórcio Pfizer/BioNTech pode ampliar a capacidade de fabricação de doses, o que abre espaço para acelerar a disponibilização de lotes para o Brasil.
Sputnik V
Hoje a Anvisa também disponibilizou para assinatura os termos de compromisso com governos do Nordeste que adquiriram lotes da vacina russa Sputnik V. Os termos fazem parte das exigências definidas pela agência quando da autorização da importação excepcional do imunizante.
Deverão assinar os termos os estados que importaram lotes do imunizante: Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Alagoas e Paraíba. Além desta obrigação, outros condicionantes foram determinados pela Anvisa para o uso da Sputnik V.
Entre eles estão a submissão de documentos e insumos ao Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde da Fiocruz para análise das amostras; submissão à agência de medidas de mitigação de risco pela ausência de validação de uma das fases no exame do pedido de importação e envio à Anvisa do relatório final de produção do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA).
Segundo a Anvisa, a análise pelo instituto da Fiocruz é condição sem a qual as vacinas não poderão ser aplicadas na população. A partir do momento que tiver início a aplicação, deverá haver um acompanhamento pelas autoridades de saúde dos estados com estudos de efetividade.
Agência Brasil
from Plantão Enfoco https://ift.tt/3wqk1CX
from WordPress https://ift.tt/3wx3jlw
0 notes
inovaniteroi · 3 years
Text
Brasil tem mais de 530 mil mortes por coronavírus
Número de recuperados chega a 17,4 milhões. Foto: Arquivo/Pedro Conforte
O Brasil bateu a marca de 530 mil mortes por covid-19 desde o início da pandemia. Em 24 horas, secretarias de Saúde registraram 1.639 óbitos. Com isso, o total de vidas perdidas para a pandemia de covid-19 chegou a 530.179.
Tumblr media Tumblr media
Os dados estão na atualização diária do Ministério da Saúde divulgada nessa quinta-feira (7), que consolida informações levantadas pelas secretarias estaduais de Saúde.
O número de casos acumulados desde o início da pandemia alcançou 18.962.762, se aproximando da marca dos 19 milhões. Entre quarta e esta quinta, foram confirmados pelas autoridades de saúde 53.725 diagnósticos positivos de covid-19.
Há 1.009.729 casos em acompanhamento, ou seja, pacientes que ainda podem evoluir para diferentes quadros, inclusive graves. O número de pessoas que se recuperaram da covid-19 somou 17.422.854 (91,9%).
Estados
O balanço diário do Ministério da Saúde também traz informações por estado. No alto do ranking de mais mortes por covid-19 estão São Paulo (131.478), Rio de Janeiro (56.498), Minas Gerais (47.596), Rio Grande do Sul (32.053) e Paraná (32.030).
Na ponta de baixo estão Acre (1.761), Roraima (1.770), Amapá (1.862), Tocantins (3.290) e Alagoas (5.483). Acre e Roraima não registraram novas mortes na atualização do Ministério da Saúde de hoje.
Vacinação
Conforme o painel do Ministério da Saúde sobre a operacionalização da campanha de imunização contra a covid-19, até o momento distribuídas cerca de 144 mil doses para as unidades da federação. No total, foram aplicadas 110,1 milhões de doses, sendo 81,1 milhões da primeira dose e 28,9 milhões, da segunda ou dose única.
Agência Brasil
from Plantão Enfoco https://ift.tt/3hJxsc0
from WordPress https://ift.tt/2SWX9gO
0 notes
inovaniteroi · 3 years
Text
Programa Aprova Jovem é municipalizado em Niterói
A execução do programa ficará a cargo da Coordenadoria de Políticas Públicas para Juventude (CPPJ) e aguarda publicação da prefeitura. Foto: Agência Brasil
Foi aprovada na Câmara Municipal de Niterói nesta quarta-feira (7) a municipalização do Programa Aprova Jovem, que visa dar incentivo e reforço educacional, fortalecendo a preparação dos jovens niteroienses para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A execução do programa ficará a cargo da Coordenadoria de Políticas Públicas para Juventude (CPPJ) e aguarda publicação do Executivo.
Poderão se beneficiar do programa educacional jovens com idade entre 15 e 29 anos, residentes em Niterói, preferencialmente matriculados na rede pública de ensino, de baixa renda e/ou em situação de vulnerabilidade social.
Para Binho Guimarães, o Aprova Jovem é a resposta de como as políticas públicas, baseadas em evidencias, podem ser bem utilizadas. Foto: Arquivo/Pedro Conforte
Autor do projeto de lei, o vereador Binho Guimarães (PDT) também foi responsável por implementar o Aprova Jovem em 2017, em sua gestão à frente da Coordenadoria da Juventude. Na época, foi realizado o Planejamento Participativo da Juventude e o programa surgiu como uma reinvidicação dos próprios jovens.
“O Aprova Jovem é a resposta de como as políticas públicas, baseadas em evidencias, podem ser bem utilizadas, porque ele mudou a vida de muitos jovens daqui de Niterói. Esse projeto dá a chance do jovem niteroiense entrar na universidade, especialmente nesse contexto de pós-pandemia. A gente reafirma a importância do acesso ao ensino superior e que não há maior investimento que a educação”, disse Binho Guimarães.
Eduardo Oliveira, coordenador da CPPJ Niterói, explica que as aulas do Aprova Jovem acontecem de forma online e são disponibilizadas de forma gratuita aos jovens, e que o programa é pensando em educação, emprego e renda.
“É uma alegria dar continuidade ao Aprova Jovem, um programa que já vem apresentando bons resultados e que contribuirá ainda mais para a melhoria dos índices educacionais, ampliando o acesso ao ensino público e propiciando maior igualdade de acesso à educação técnica, profissional e superior de qualidade”, disse Eduardo Oliveira.
from Plantão Enfoco https://ift.tt/2Uz89RY
from WordPress https://ift.tt/2TOjaPe
0 notes
inovaniteroi · 3 years
Text
Agências bancárias são autuadas por aglomeração em Niterói
Agentes do Procon e do Departamento de Fiscalização de Posturas da Seop autuaram duas agências bancárias por aglomeração e falta de álcool em gel. Foto: Berg Silva/Ascom Niterói
A Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor está intensificando a fiscalização de comércios e agências bancárias com o objetivo de reforçar os cuidados gerais e a manutenção das medidas sanitárias determinadas pela Prefeitura de Niterói para combater o novo coronavírus.
Nesta quinta-feira (8), acompanhados de fiscais do Departamento de Fiscalização de Posturas, os agentes do Procon de Niterói autuaram duas agências bancárias no Centro por aglomeração, pela ausência de agentes para organizar as filas e a indisponibilidade de álcool em gel para o público.
A vistoria nos bancos Santander e Itaú da Avenida Amaral Peixoto atendeu determinação do Ministério Público, mas segundo o secretário de Defesa do Consumidor, Roberto Teixeira, os agentes ampliarão as ações no comércio em geral e em outras agências bancárias, reforçando o que determinam os decretos municipais.  
“Estamos orientando o comércio, instituições financeiras e prestadores de serviço de que, se as normas sanitárias não forem cumpridas à risca, o combate à pandemia pode ficar prejudicado. A Prefeitura está trabalhando muito para combater a pandemia na cidade, em várias frentes, e essa é uma delas. Esse não é o momento de relaxar no cumprimento dos protocolos. Ainda estamos na pandemia e aglomeração, falta de uso de máscaras ou de álcool em gel são fatores que facilitam a contaminação pelo vírus. Vamos continuar com o trabalho”, explica o secretário.      
Segundo Roberto Teixeira, as blitzes continuarão a ser surpresas e poderão acontecer em qualquer bairro ou estabelecimento, atendendo a denúncias ou por observação dos agentes. Os estabelecimentos poderão ser autuados ou notificados e a multa varia de acordo com a infração ou se houver reincidência. Preços abusivos também serão vistoriados.
A população pode denunciar através do e-mail [email protected]; pelos telefones 2719-3144 ou 2719-3144; ou na Secretaria, que fica na R. Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro, nº 481 – Sobreloja, Centro de Niterói.
from Plantão Enfoco https://ift.tt/3xuAmIn
from WordPress https://ift.tt/36nBr8T
0 notes
inovaniteroi · 3 years
Text
Mais de 80% dos presos no estado do Rio foram imunizados contra a Covid-19
Segundo o TJ-RJ, 34.742 tomaram a imunização. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
A vacinação contra a covid-19 atingiu, com a primeira dose, 81% da população carcerária do estado do Rio de Janeiro. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (8), pelo Tribunal de Justiça (TJ). De acordo com o juiz Bruno Rulière, da Vara de Execuções Penais, 34.742 internos do sistema prisional receberam a primeira dose da imunização.
Tumblr media Tumblr media
A previsão é que, até a próxima semana, 100% da massa carcerária do estado tenham recebido a primeira dose da vacina. Os dados foram passados durante reunião do Comitê Interinstitucional para Acompanhamento das Medidas de Enfrentamento à Covid-19 realizada no TJ.
Durante o encontro, o juiz Rulière contou que os presos estão sendo vacinados após as audiências de custódia. “Eu tenho informações sobre outros estados e, comparativamente, o Rio atingiu uma marca admirável”, declarou o magistrado.
O comitê foi criado para atuar na fiscalização das medidas adotadas pelo poder público para a proteção de direitos fundamentais de pessoas privadas de liberdade e no monitoramento da situação.
Agência Brasil
from Plantão Enfoco https://ift.tt/3jV0DeU
from WordPress https://ift.tt/3qUZYM5
0 notes
inovaniteroi · 3 years
Text
‘Foi crime’, grita vereadora em ato contra homofobia na Câmara de Niterói
Amigos parlamentares de Verônica Lima, entre eles a professora Walkiria Nictheroy, Binho, Jhonatan Anjos e Renato Cariello, participaram do ato em apoio a vereadora. Foto: Vítor Soares
Movimentos, lideranças sociais e políticas protestaram, na tarde desta quinta-feira (8), em frente à Câmara de vereadores de Niterói contra o machismo e lesbofobia. O ato acontece após brigas no legislativo envolvendo a vereadora Verônica Lima (PT) e Paulo Eduardo Gomes (Psol), acusado de atos preconceituosos.
A manifestação, organizada pela própria vereadora, contou inclusive com colegas parlamentares do mesmo partido de Paulo Eduardo. A parlamentar alega ter sido agredida com palavras de teor homofóbico. O caso foi parar na Delegacia do Centro (76ª DP), nesta quarta (7).
O protesto contou com cartazes e uma bandeira da comunidade LGBTQIA+ estendida na escadaria da Câmara.
Colega de partido do vereador acusado, Benny Briolly (Psol) se desculpou com Verônica Lima em nome do Psol e disse ‘estar indignada’.
“Estou muito revoltada. Estamos juntas para fazer esse enfrentamento, somos vítimas de lgbtfóbicos e estamos encaminhando, no diretório do Psol, providencias efetivas e necessárias para que ninguém seja mais vítima em nome do nosso partido”
A vereadora petista entrou com requerimento na Comissão de Ética da Casa sobre o assunto. A manifestação convocou diversos lideranças LGBTs, movimentos negros, religiosos e da Ordem dos Advogados OAB-RJ. Houve ainda apoio de outros colegas parlamentares da Câmara, como Binho Guimarães (PDT), Renato Cariello (PDT), Andrigo (PDT), Walkíria Nictheroy (PCdoB) e Jonathan Anjos (PDT).
“Sou a primeira mulher negra, lésbica, assumidamente. Sempre fui de Niterói. Não vou aceitar desculpas, porque foi crime e vai de encontro ao que eu luto. Foi hipócrita e não passará”
from Plantão Enfoco https://ift.tt/3dYahK6
from WordPress https://ift.tt/3hoV1YH
0 notes
inovaniteroi · 3 years
Text
Quadrilha que praticava extorsões é presa em São Gonçalo
As diligências para localizar os criminosos começaram após registros de ocorrência. Foto: Arquivo
Foram presos, nesta quinta-feira (8), quatro integrantes de uma quadrilha que praticava roubos e extorsões mediante sequestro no bairro Nova Cidade, em São Gonçalo. O grupo foi localizado após um trabalho de investigação e inteligência de policiais civis da Delegacia Antissequestro (DAS).
As diligências para localizar os criminosos começaram após registros de ocorrência. Os agentes levantaram informações, coletaram provas e identificaram os bandidos.
Segundo os policiais, a quadrilha atuava da seguinte maneira: os bandidos forjavam encontros com comerciantes e empresários, se passavam por clientes e requisitavam os serviços prestados por eles.
Ao chegarem na rua marcada para fazer algum orçamento ou trabalho, as vítimas eram abordadas por dois ou três integrantes armados da quadrilha, eram levadas em seus próprios veículos e obrigadas a efetuar transferências usando a ferramenta PIX.
Durante o trajeto, outro criminoso entrava no carro e pegava cartões de crédito, débito e senhas para fazer saques e transferências de dinheiro. Após essas ações, os bandidos levavam as vítimas para o Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, e telefonavam para os familiares exigindo dinheiro para libertá-las.
As equipes monitoraram o grupo e prenderam os quatro criminosos. As investigações continuam.
from Plantão Enfoco https://ift.tt/3hnrv5v
from WordPress https://ift.tt/3AIXQeN
0 notes