Tumgik
izazilli · 7 years
Text
Brasil ganha primeira usina de etanol de milho
New Post has been published on https://www.izazilli.com/2017/08/06/brasil-ganha-primeira-usina-de-etanol-de-milho/
Brasil ganha primeira usina de etanol de milho
A chamada safrinha cresceu, foi batendo recordes, tornou-se uma supersafra que, pela primeira vez, beirou os 100 milhões de toneladas de milho. São tantos grãos que, quando se anda pelas principais regiões produtoras do Mato Grosso, é difícil não encontrá-los armazenados ao ar livre ou em silo bags – sacos feitos de um plástico especial – com até 90 metros de comprimento, nos quais o cereal pode ficar guardado por até um ano.
O cenário não é novo, mas em Lucas do Rio Verde (MT), ele começa a mudar. Seis quilômetro depois da Preciosa, a estátua de uma galinha de 10 metros de altura, no trevo da rodovia MT-449 com a avenida da Fé, deverá ser inaugurada esta semana a primeira usina de etanol feito exclusivamente de milho do Brasil, a FS Bioenergia. Até então, o etanol de milho produzido no País saía de usinas flex, que fabricam tanto etanol de cana, quanto do grão.
A fábrica da FS é apenas a primeira, do que promete se tornar uma alternativa importante para o beneficiamento e o escoamento de safras que tendem a ficar maiores. “Para nós, é ótimo”, diz Elso Pozzobon, 62 anos de idade, produtor e vice-presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja-MT). “Ainda temos potencial de produzir muito mais milho na região, sobretudo com o ganho de produtividade trazido pela integração de culturas.”
Investimento estrangeiro
Joint venture entre a brasileira Fiagril e a gestora americana Summit Agricultural Group, a FS Bioenergia recebeu investimentos de R$ 450 milhões para ser erguida. Prevista para ser inaugurada na sexta-feira, ela produzirá 180 mil toneladas de farelo, 6 mil toneladas de óleo de milho e energia. Além, é claro, do etanol. Inicialmente serão 240 milhões de litros por ano, que consumirão 600 mil toneladas de milho. Essa capacidade pode ser duplicada.
Pouco, para as quase 30 milhões de toneladas produzidas apenas no Mato Grosso. Mas é expectativa é que ela não seja a única da FS Bioenergia – e muito provavelmente, nem de outros investidores interessados nesse tipo de combustível. Além da usina em Lucas do Rio Verde, a FS estaria planejando mais duas unidades, sendo que uma delas uma ficaria em Sinop (MT), de acordo com os produtores da região.
Os próprios agricultores também estão começando a estudar a possibilidade de se organizar para beneficiar o milho. “Temos discutido a viabilidade de investir numa usina, em nossa cooperativa”, afirma Pozzobon.
Essas iniciativas esparsas de empreendedores, porém, devem ganhar uma dimensão maior com as perspectivas criadas com o RenovaBio. O programa pretende aumentar a produção de biocombustíveis para atingir as metas de redução de emissão de poluentes, estabelecidas pela COP-21. Primeira iniciativa que juntou os ministérios da Agricultura, Energia e Meio Ambiente, o RenovaBio já passou por consulta pública e espera definições do governo. Não há uma previsão de data de lançamento.
Outro patamar
“Enquanto não houver um marco regulatório que estabeleça para onde vai a política energética, a expansão da produção (do etanol de milho) será localizada e feita por iniciativas individuais”, diz Marlon Arraes Jardim, coordenador geral do departamento de biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia (MME). “Estamos exatamente discutindo essa política, para dar previsibilidade ao produtor, à indústria e ao investidor.”
Dar também uma perspectiva de ganho de escala, além de outros estímulos para a realização de investimentos. Deverão ser estabelecidos benefícios para os empreendimentos que tiverem menor pegada de carbono, ligados a instrumentos financeiros, ainda em discussão. Segundo Jardim, não estão previstos subsídios governamentais para o projeto.
“O RenovaBio não faz distinção em relação à origem da matéria-prima ou ao produto: se ele for biocombustível e tiver baixa pegada de carbono participará do programa”, diz ele. Quanto menor essa pegada, maior será esse benefício ainda em discussão.
“Sabemos que o etanol de milho na composição da oferta será inexorável”, afirma Jardim. “Ao contrário da cana, o milho pode ser estocado e há uma boa brecha para que esse tipo de combustível ganhe mercado na entressafra.”
Uma boa notícia para os produtores, já que a supersafra de 100 milhões deverá parecer pequena, no médio prazo. “Entre seis a oito anos, a expectativa é que a produção chegue a 200 milhões de toneladas”, diz Plínio Nastari, presidente da consultoria Datagro. “O preço na origem vai continuar baixo, criando uma grande oportunidade para o beneficiamento.”
Nas projeções da Datagro, a produção de etanol de milho, que na safra de 2015/2016 foi de 141 milhões de litros, chegará a 750 milhões de litros na colheita de 2018/2019. Pouquíssimo, quando comparado aos 24,7 bilhões de litros de etanol de cana de açúcar que devem ser produzidos na safra de 2017/2018, segundo a Única, entidade que representa os produtores. Mas a tendência é de alta.
“Tudo o que puder ser transformado em produto acabado será uma boa saída”, diz Carlos Simon, 54 anos, produtor e presidente do Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde. “A produção tem crescido tanto que o preço só tem melhorado graças aos leilões do governo.”
Cortes
Exatamente por isso, os agricultores têm trabalhado para diminuir a produção no curto prazo. Segundo Pozzobon, a ideia é incentivar que os produtores a usar apenas as melhores áreas de suas propriedades e deixar sem cultivo as partes dos terrenos que precisam de mais investimento em adubação e correção de solo.
Quando as usinas de etanol de milho tornarem-se uma realidade, porém, ele poderão se beneficiar de ainda mais uma vantagem. Como na FS, elas também poderão produzir o DDGS, sigla em inglês para grãos secos por destilação. Com alto teor de proteína, esse subproduto beneficiado do grão é usado para ração animal e tende a criar uma oportunidade de diversificação.
Procuradas, a JS Bioenergia, a Summit Agricultural Group e a ICM, fornecedora dos equipamentos da fábrica, não concederam entrevista.
https://www.noticiasaominuto.com.br/
Baixe Nosso aplicativo para Android: https://goo.gl/4VxWhE
0 notes
izazilli · 7 years
Text
Receita de carne louca na panela de pressão da Ana Maria
New Post has been published on https://www.izazilli.com/2017/08/06/receita-de-carne-louca-na-panela-de-pressao-da-ana-maria/
Receita de carne louca na panela de pressão da Ana Maria
A panela de pressão é uma Confira a receita de Carne Louca da Ana Maria Braga, feita na panela de pressão, da Academia da Carne Friboi. Dá para fazer sanduíche, salada de macarrão, wrap de carne com alface.
Ingredientes
1kg de acém cortado em tiras grossas no sentido da fibra
1 xícara de cebola picada
1/3 de xícara de alho picado
1 cubo de caldo de carne
2 folhas de louro
2 colheres de sopa de azeitonas verdes
2 colheres de sopa de azeitonas pretas
1 pimenta dedo de moça picada sem sementes
1 xícara de vinho tinto
1/3 de xícara de molho inglês
2 colheres de sopa de alcaparras
salsinha picada
cebolinha picada
óleo
Para finalizar
1 pimentão vermelho em fatias finas
1 pimentão amarelo em fatias finas
2 cebolas em fatias finas
Modo de fazer
Em uma panela de pressão aquecida, coloque um fio de óleo e doure a carne, em seguida acrescente os ingredientes e cubra com água, utilize no máximo 2/3 da panela, tampe e deixe cozinhar em fogo médio por 1 hora depois que pegar pressão. Retire a pressão, abra a panela, e adicione os pimentões e a cebola, deixe cozinhar por mais 10 minutos sem pressão, até os legumes murcharem. Reserve a carne em um uma travessa.
muito útil no dia-a-dia porque acelera o cozimento dos alimentos, principalmente daquelas carnes que precisam de horas de cozimento para ficarem mais macias.
https://www.noticiasaominuto.com.br/
Baixe Nosso aplicativo para Android: https://goo.gl/4VxWhE
0 notes
izazilli · 7 years
Text
Conheça os 108 deputados que votaram contra Cunha, Dilma e Temer
New Post has been published on https://www.izazilli.com/2017/08/06/conheca-os-108-deputados-que-votaram-contra-cunha-dilma-e-temer/
Conheça os 108 deputados que votaram contra Cunha, Dilma e Temer
Entre os 513 deputados da Câmara, 108 votaram favoravelmente à cassação do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PSDB-RJ), ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e à continuidade da denúncia contra o presidente Michel Temer por corrupção passiva.
A lista foi compilada pelo blog do Josias, do UOL. Nomes como o do deputado Tiririca (PR-SP) e Jair Bolsonaro (PSC-RJ) estão na relação.
Com 19 deputados, o PSDB é o partido que mais aparece na lista, seguido pelo PSD, com 16 parlamentares. Nenhum dos parlamentares do PT e do PSOL votou contra os três políticos.
Confira abaixo a lista completa, em ordem alfabética
Adelson Barreto (PR-SE)
Afonso Hamm (PP-RS)
Alan Rick (DEM-AC)
Alex Manente (PPS-SP)
André de Paula (PSD-PE)
Antônio Jácome (PTN-RN)
Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP)
Arnaldo Jordy (PPS-PA)
Arolde de Oliveira (PSC-RJ)
Augusto Carvalho (SD-DF)
Betinho Gomes (PSDB-PE)
Cabo Daciolo (PTdoB-RJ)
Cabo Sabino (PR-CE)
Capitão Augusto (PR-SP)
Carlos Andrade (PHS-RR)
Carlos Gomes (PRB-RS)
Carlos Manato (SD-ES)
Carlos Sampaio (PSDB-SP)
Carmen Zanotto (PPS-SC)
César Halum (PRB-TO)
Christiane de Souza Yared (PR-PR)
Conceição Sampaio (PP-AM)
Daniel Coelho (PSDB-PE)
Danilo Cabral (PSB-PE)
Danrlei de Deus Hinterholz (PSD-RS)
Delegado Francischini (SD-PR)
Deley (PTB-RJ)
Diego Garcia (PHS-PR)
Dr. Jorge Silva (PHS-ES)
Eduardo Bolsonaro (PSC-SP)
Eduardo Cury (PSDB-SP)
Eliziane Gama (PPS-MA)
Eros Biondini (PROS-MG)
Esperidião Amin (PP-SC)
Evair De Melo (PV-ES)
Expedito Netto (PSD-RO)
Fábio Sousa (PSDB-GO)
Felipe Bornier (PROS-RJ)
Flávia Morais (PDT-GO)
Flavinho (PSB-SP)
Geovania de Sá (PSDB-SC)
Gonzaga Patriota (PSB-PE)
Heitor Schuch (PSB-RS)
Hissa Abrahão (PDT-AM)
Hugo Leal (PSB-RJ)
Irmão Lazaro (PSC-BA)
Jair Bolsonaro (PSC-RJ)
Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE)
Jefferson Campos (PSD-SP)
Jerônimo Goergen (PP-RS)
JHC (PSB-AL) João Derly (REDE-RS)
João Gualberto (PSDB-BA)
João Paulo Papa (PSDB-SP)
Joaquim Passarinho (PSD-PA)
Jony Marcos (PRB-SE)
Jorge Boeira (PP-SC)
Jorginho Mello (PR-SC)
Jose Stédile (PSB-RS)
Júlio Delgado (PSB-MG)
Jutahy Junior (PSDB-BA)
Keiko Ota (PSB-SP)
Laercio Oliveira (SD-SE)
Laudivio Carvalho (SD-MG)
Leandre (PV-PR)
Leopoldo Meyer (PSB-PR)
Lincoln Portela (PRB-MG)
Luis Carlos Heinze (PP-RS)
Luiz Carlos Ramos (PTN-RJ)
Luiz Lauro Filho (PSB-SP)
Major Olimpio (SD-SP)
Mandetta (DEM-MS)
Mara Gabrilli (PSDB-SP)
Marcelo Álvaro Antônio (PR-MG)
Marcelo Matos (PHS-RJ)
Marcos Abrão (PPS-GO)
Marcos Rogério (DEM-RO)
Mariana Carvalho (PSDB-RO)
Miguel Haddad (PSDB-SP)
Miro Teixeira (REDE-RJ)
Onyx Lorenzoni (DEM-RS)
Otavio Leite (PSDB-RJ)
Pastor Eurico (PHS-PE)
Paulo Foletto (PSB-ES)
Pedro Cunha Lima (PSDB-PB)
Rafael Motta (PSB-RN)
Renata Abreu (PTN-SP)
Ricardo Tripoli (PSDB -SP)
Rocha (PSDB-AC)
Rodrigo Martins (PSB-PI)
Ronaldo Martins (PRB-CE)
Rubens Bueno (PPS-PR)
Sandro Alex (PSD-PR)
Sérgio Reis (PRB-SP)
Sergio Vidigal (PDT-ES)
Sergio Zveiter (PMDB-RJ)
Silvio Torres (PSDB-SP)
Sóstenes Cavalcante (DEM-RJ)
Stefano Aguiar (PSD-MG)
Subtenente Gonzaga (PDT-MG)
Tadeu Alencar (PSB-PE)
Tiririca (PR-SP)
Uldurico Junior (PV-BA)
Valadares Filho (PSB-SE)
Vanderlei Macris (PSDB-SP)
Vitor Lippi (PSDB-SP)
Vitor Valim (PMDB-CE)
Weliton Prado (PMB-MG)
https://www.noticiasaominuto.com.br/
Baixe Nosso aplicativo para Android: https://goo.gl/4VxWhE
0 notes
izazilli · 7 years
Text
Trem temático do panda entrará em circulação no Japão
New Post has been published on https://www.izazilli.com/2017/08/06/trem-tematico-do-panda-entrara-em-circulacao-no-japao/
Trem temático do panda entrará em circulação no Japão
Um trem temático especial do panda conectará as províncias de Quioto e Osaka ao Parque Adventure World, em Wakayama, lar para 5 pandas gigantes muito populares, em comemoração aos aniversários de 30 anos da West Japan Railway Co. em 2017, e o 40º do parque em 2018.
O “Panda Kuroshio ‘Smile Adventure Train” destaca o vagão principal remodelado do expresso limitado Kuroshio, que opera da estação de Quioto da JR à de Shingu, em Wakayama, via Shin-Osaka, Tennoji, Wakayama e outras estações. O trem iniciará suas jornadas em 5 de agosto, ligando centro urbanos de Quioto e Osaka ao Adventure World em Shirahama, na província de Wakayama.
Juntamente ao trem remodelado que tem a “face” preta e branca de um panda gigante, os encostos dos assentos de todos os vagões também foram preparados com capas temáticas do ursinho tão amado. Além disso, o lado externo e as portas do trem de 6 vagões serão decorados com imagens das atrações populares do Adventure World, como leões e ursos polares.
De acordo com a filial de Wakayama da JR West, há somente um trem temático do panda, e seu horário varia diariamente. Como haverá dias em que o trem não terá funcionamento, os passageiros não poderão reservar assentos especificamente no trem temático do panda.
A previsão é de que o trem do panda esteja em serviço até novembro de 2019.
http://www.portalmie.com/
Baixe Nosso aplicativo para Android: https://goo.gl/4VxWhE
0 notes
izazilli · 7 years
Text
Tokyo Disney bate 700 milhões de visitantes
New Post has been published on https://www.izazilli.com/2017/08/06/tokyo-disney-bate-700-milhoes-de-visitantes/
Tokyo Disney bate 700 milhões de visitantes
Já havia sido programado um presente especial para o visitante de número 700.000.000. Assim planejou a empresa Oriental Land, gestora dos 2 parques temáticos – Tokyo Disneyland e Tokyo DisneySea, ambos na província de Chiba.
O primeiro deles, chamado de TDL-Tokyo Disneyland foi inaugurado em abril de 1983. Lá se foram 34 anos proporcionando diversão às famílias. Em abril de 2014, os dois parques juntos bateram 600 milhões de visitantes.
Segundo o boletim de divulgação da Oriental Land, em 3 anos e 111 dias, chegaram a esse novo marco.
Disney surpreendeu a família
Na manhã desta segunda-feira (31), a família Tanaka, de 4 pessoas, foi surpreendida. A mãe, ao passar pela catraca recebeu flores e parabéns. A família de Shiga foi convidada para uma cerimônia com o Mickey e Minie, além da Margarida, Pato Donald e Pluto, personagens queridos do mundo Disney.
O Mickey entregou um convite especial, válido até 2020 – ano das Olimpíadas – para ser usado pela família, quantas vezes quiser, nesse período.
Sunae Tanaka, 36, declarou “tornou-se uma recordação máxima para toda a vida, um momento que parece um sonho”.
Assista ao vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=NNGgEvxh8b4
http://www.portalmie.com/
Baixe Nosso aplicativo para Android: https://goo.gl/4VxWhE
0 notes
izazilli · 7 years
Text
Häfele potencializa conceito “micro apartamento”
New Post has been published on https://www.izazilli.com/2017/08/06/hafele-potencializa-conceito-micro-apartamento/
Häfele potencializa conceito “micro apartamento”
Vivemos um momento de êxodo rural. Pela primeira vez na história, mais da metade da população mundial vive em centros urbanos e, de acordo com a Organização das Nações Unidas, este número passará para quase 70% até 2050.  O resultado é o aumento do número de megalópoles, metrópoles e megacidades, particularmente, mas não somente, em países em desenvolvimento na Ásia e América do Sul.
A megatendência de urbanização trouxe consequências para a forma de morar. As metrópoles passaram a lutar contra desafios como a maior necessidade de espaços para se viver, o aumento do consumo de energia, a expansão do volume de resíduos e o aumento da poluição atmosférica e sonora.
Dentro do segmento imobiliário, assistimos o custo médio do metro quadrado alcançar valores astronômicos. De acordo com o Índice FipeZap – que acompanha o preço de venda dos imóveis em 20 cidades brasileiras –, nos últimos 12 meses, o valor médio dos imóveis nas regiões monitoradas é de R$ 7.696/m². Grandes metrópoles, como Rio de Janeiro e São Paulo, atingem valores ainda mais altos, R$ 10.180/m² e R$ 8.680/m², respectivamente.
Lar, pequeno lar: mais vida por metro quadrado Como resposta, vemos a diminuição da metragem dos imóveis e o crescimento no número de moradias compactas e integradas. No entanto, aqueles que acreditam que isso significa abrir mão do conforto estão equivocados: o conceito “Menos é mais” passa a ser utilizado como estilo de vida, encaixando-se perfeitamente nesta nova realidade. Cria-se um novo desafio para arquitetos, engenheiros e designers de interiores: fazer muito, com pouco.
Para mostrar como é possível viver confortavelmente mesmo com uma quantidade limitada de espaço, a Häfele, multinacional alemã líder no segmento de soluções para móveis, desenvolveu o projeto chamado “MicroApart 20/30 – DOMUS MEA (lat.: Minha pequena casa)”, o qual foi apresentado durante a última edição da BAU, em Munique.
Desenvolvido pela arquiteta alemã Dr. Krista Blassy e sua equipe da PAB Architekten, e em parceira com a construtora alemã Sonntag KG, o projeto “MicroApart 20/30” apresenta seis ambientes: entrada, banheiro, despensa, sala de estar/dormitório, sala de jantar/escritório e cozinha.
O closet, o sofá-cama, o aparador que também tem função de mesa, a cozinha modular e o banheiro com uma coluna funcional e seu espelho aquecido, foram projetados com o objetivo de integrar as soluções inovadoras da Häfele, assim como apresentar a imensa versatilidade de produtos da empresa. Dependendo da categoria do imóvel (econômico, executivo ou luxo), os seis ambientes podem apresentar variação no tamanho, acabamento e produtos utilizados, além de mudanças quanto à planta. Este projeto, com a sua configuração modular e escalonável, é a prova de que o desejo por “mais vida por metro quadrado” já é uma realidade, comenta Udo Jungebloed, diretor do departamento de projetos nacionais, vendas e planejamento do Grupo Häfele.
Arquitetura modular no estilo “Le Corbusier” “Estou convicto que qualidade e eficácia de custo podem ser alcançadas na implementação de microapartamentos atrativos utilizando nada além de elementos pré-fabricados”, afirma Carsten Fischer, da Sonntag KG, uma das empresas envolvidas no projeto. “A falta de espaço nas áreas metropolitanas está nos forçando a repensar nossos conceitos. Efetividade e sustentabilidade são elementos que os novos compradores anseiam em suas residências. A falta de especialistas e a diminuição dos prazos precisam ser levados em consideração a fim de oferecer aos investidores um produto que seja excitante e tenha alta qualidade.”
“Pequenos espaços são o futuro”, concorda a Dra. Krista Blassy. “Soluções flexíveis e compactas para pequenos apartamentos, combinadas às infraestruturas inteligentes e sistemas de montagem estão se tornando cada vez mais populares. Viver confortavelmente, com qualidade e eficiência de custo significa otimizar os espaços disponíveis, proporcionando sustentabilidade e alta taxa de retorno. É importante que o projeto seja desenvolvido corretamente: a forma modular e policromática de Le Corbusier é a base para o dimensionamento e esquemas de cores de nossos micro apartamentos”, completa.
O projeto modular do “MicroApart 20/30” realmente oferece uma ampla gama de soluções para diferentes orçamentos, e pode ser utilizado tanto em novos como em antigos imóveis. Utilizando um sistema de zoneamento intervalado, o projeto pode ser escalonado de acordo com as medidas do apartamento, mobílias e acabamentos, bem com o tempo que se pretende ficar no imóvel. O sufixo “20/30” se refere diretamente a esta escalabilidade, que pode variar entre 20 e 30 metros quadrados, dependendo das necessidades. Com um tamanho mínimo, começando em 20 metros quadrados, este conceito modular não apenas atende às necessidades e desejos dos futuros moradores, mas também impressiona com o seu design harmonioso, conteúdo funcional e custos acessíveis.
“Por meio do projeto “MicroApart 20/30”, nós estamos fornecendo soluções para a crescente escassez de espaço nos centros urbanos. Conseguimos captar perfeitamente o espírito desta nova tendência. E uma questão social e politica, de interesse para investidores, construtores, planejadores e desenvolvedores”, afirma Udo Jungebloed.
Foto: Divulgação Häfele
http://www.brasilalemanhanews.com.br/
Baixe Nosso aplicativo para Android: https://goo.gl/4VxWhE
0 notes
izazilli · 7 years
Text
Dispositivo Schmersal economiza energia em elevadores
New Post has been published on https://www.izazilli.com/2017/08/06/dispositivo-schmersal-economiza-energia-em-elevadores/
Dispositivo Schmersal economiza energia em elevadores
Schmersal, multinacional alemã, desenvolveu o Comando Confiance 222 indicado para automação de elevadores novos ou para modernizações. A solução possui a mais alta tecnologia de montagem superficial (surface-mount technology – SMT), que traz ganhos em custos e economia de energia.
O dispositivo também utiliza a tecnologia de rack de placas para agrupamento e otimização de espaço no painel. A placa mãe do Comando Confiance 222 foi desenvolvida com um moderno processador de alta velocidade. Dotado de tecnologia alemã e certificado pela agência de segurança TÜV Rheinland, o Comando tem sistema de plugagem rápida, o que facilita a montagem e instalação.
Dotado de dispositivos e parâmetros inteligentes que contribuem para a economia de energia, como o sistema VVVF, o Comando Confiance 222 tem sistema de agrupamento de até oito elevadores e iluminação de displays que diminuem a intensidade de luz à medida que o elevador fica ocioso por determinado tempo.
Outro diferencial é o sistema inteligente de chamadas (chamada especial), isto é, quando os elevadores funcionam em grupo e o usuário deseja ser atendido por um determinado elevador, basta pressionar o botão do elevador desejado por alguns segundos.
O CNF 222 é o que menos utiliza fiação para as ligações do sistema e tem rápida instalação. O comando da Schmersal é o mesmo que atende prédios de dois até 48 andares e elevadores com velocidade de 45mpm até 120mpm, oferecendo conforto, viagens suaves e precisão de nivelamento em todas as faixas de aplicações.
O tempo de abertura e de fechamento de portas, o estacionamento no andar principal e o cancelamento de chamadas falsas são programáveis, dentre outras programações preexistentes no comando, o que facilita a vida do técnico na instalação.
Foto: Divulgação Schmersal
http://www.brasilalemanhanews.com.br/
Baixe Nosso aplicativo para Android: https://goo.gl/4VxWhE
0 notes
izazilli · 7 years
Text
Alzheimer: para além da doença
New Post has been published on https://www.izazilli.com/2017/08/06/alzheimer-para-alem-da-doenca/
Alzheimer: para além da doença
Daniela Feriani, autora do estudo: “Percorri os fios que foram tecendo a doença em um emaranhado de sujeitos, campos, imagens, tanto na composição do diagnóstico como na experiência e na estética”.
O diagnóstico da doença de Alzheimer não é algo simples. Depende dos exames clínicos realizados por médicos, da análise da história do paciente e de uma avaliação aprofundada de suas funções cognitivas. É comum que o médico esteja atento ao cotidiano do paciente e geralmente se leva em conta se a pessoa consegue se vestir, comer, tomar banho, etc. A perda da memória, da cognição e da linguagem é apontada como parte de um processo de “dissolução do self”, expressão usada por neurologistas. Ou seja, a pessoa não se reconhece mais. Mas há uma potência nisso, apesar de parecer assustador, de acordo com Daniela Feriani, autora da tese de doutorado “Entre sopros e assombros: estética e experiência na doença de Alzheimer”. “Há outras possibilidades de ser pessoa”, adianta.
A pesquisa foi defendida na área de antropologia social do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, com orientação da docente Guita Grin Debert. O objetivo da tese foi mapear um campo de relações em torno da doença de Alzheimer. “Percorri os fios que foram tecendo a doença em um emaranhado de sujeitos, campos, imagens, tanto na composição do diagnóstico como na experiência e na estética”, detalha Daniela.
Para desenvolver o trabalho ela recolheu uma série de imagens, metáforas sobre a doença, ensaios fotográficos, vídeos de campanhas de conscientização, blogs escritos por pessoas em processo demencial e obras de arte feitas por um artista diagnosticado com Alzheimer.  Também observou os gestos e cenas envolvendo pacientes e familiares que acompanhou em consultas na neurologia e na psiquiatria geriátrica de um hospital universitário. Além disso, a pesquisadora participou de reuniões da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz).
Algumas famílias foram escolhidas para visitas domésticas. Sem gravador ou papel para anotar, “apenas disposta a ver e ouvir”, Daniela passou tardes nas casas de pessoas com Alzheimer e observou cenas cotidianas. “Numa das visitas, vi uma senhora aflita porque acreditava que o macaco da novela invadiria a sala”. Esse tipo de reação é comum no dia a dia daqueles que convivem com a doença e faz parte do que a pesquisadora considera um “cotidiano assombrado”, quando as atividades domésticas mais banais podem se tornar assustadoras. “Tentar mudar o canal da televisão com o chinelo, vestir uma camisa como se fosse calça, não conseguir ligar a máquina de lavar, usar detergente para cozinhar, entrar de roupa para tomar banho, convidar a imagem do espelho para passear são parte desse cotidiano”, salienta a pesquisadora.
Outro mundo possível
Assombrado, assustador, mas também, possível e potente, como coloca a autora da pesquisa. O cotidiano dos pacientes e também cuidadores das pessoas com Alzheimer se equipararia a um outro mundo, com outras referências. “Mostro como é outro mundo, o mundo às avessas da demência, no qual memória e alucinação, terror e humor, demência e lucidez, rotina e criatividade se sobrepõem”, afirma.
Segundo a pesquisadora, ainda que a linguagem verbal possa ser perdida, há outras formas de expressão. “O rosto de cada pessoa diz muito, e seus gestos também falam. Encontrei grande quantidade de rostos em fotografias e pinturas sobre a doença, como se contassem algo que não pode mais ser contado por palavras. Se as neurociências elegeram o cérebro como conceito-imagem da noção de pessoa, a contra-narrativa da doença de Alzheimer elegeu o rosto, com suas expressões e distorções”, acentua.
A tese procura mostrar ainda como a doença abala paradigmas médicos e filosóficos. A autora buscou diálogos com o xamanismo e a literatura para pensar outras noções de pessoa, doença e realidade. “O xamanismo e a literatura me ajudaram a pensar no devir outro, no delírio, no espelho como metamorfose. Porém, se lá eles compõem pessoa e modo de conhecer, na clínica são sintomas patológicos”.
Daniela afirma que a doença pode ser uma “subjetividade diferenciada”, um modo de vida, um outro mundo possível, e que o cuidador pode tentar partilhar desse mundo. “Muitas pessoas com a doença de Alzheimer querem voltar para a casa da infância, fazem as malas, conversam com os pais que já morreram. Em vez de negar, a recomendação dos médicos e da ABRAz é ser criativo, mudar o foco, ou entrar no mundo deles. ”
No mapeamento do campo de relações que envolve a doença de Alzheimer, Daniela procurou mostrar o quanto ela é plural e “nebulosa”. “Entre a epidemia e a incerteza, a doença de Alzheimer revela uma obscuridade epistemológica e ontológica, aparece como estranheza, ‘embrolho’. Em meio à névoa, vi os borrões, mas também os vaga-lumes: um olho que brilha, uma mão que segura o cobertor, os pingos d’água depois do banho, a borra de café na xícara, uma piada, uma dança, uma queixa, um desejo”.
http://www.unicamp.br/
Baixe Nosso aplicativo para Android: https://goo.gl/4VxWhE
0 notes
izazilli · 7 years
Text
Galeria de Arte abre duas mostras sobre a arte fotográfica
New Post has been published on https://www.izazilli.com/2017/08/06/galeria-de-arte-abre-duas-mostras-sobre-a-arte-fotografica/
Galeria de Arte abre duas mostras sobre a arte fotográfica
Aproveitando a vinda do pesquisador Philippe Dubois à Unicamp, a Galeria do Instituto de Artes (Gaia) inaugurou na quinta-feira (3) duas mostras com o uso da fotografia e o processo de revelação como arte. As exposições “Sorte revelada, Descaminhos e descobertas” e “Recapturas em gestos” podem ser visitadas até 11 de setembro.
Em tempos de consolidação da fotografia digital para além das máquinas especificas para esse fim, o uso de técnicas que remontam ao século 19 pode trazer um novo olhar sobre o processo fotográfico. A exposição “Sorte revelada, Descaminhos e descobertas”, que está na sala 1 da Gaia, traz materiais produzidos pelo projeto Imagineiro . Roger Sassaki, organizador e pesquisador do projeto, criou o grupo a partir de um projeto de pesquisa e experimentações sobre esses processos de fotografia, realizado no seu ateliê em São Paulo e da realização de oficinas, sendo difundidas em seu blog.
O material presente na mostra foi produzido pelos métodos de placa úmida de colódio, onde a nitrocelulose obtida a partir do algodão é diluída em éter e álcool. As imagens produzidas são feitas artesanalmente por meio da ambrotipia (desenvolvida na década de 1850, onde a imagem positiva é aplicada sobre placas de vidro), e da ferrotipia (processo em que a imagem positiva é criada diretamente sobre uma chapa de ferro revestida com esmalte).
http://www.unicamp.br/
Baixe Nosso aplicativo para Android: https://goo.gl/4VxWhE
0 notes
izazilli · 7 years
Text
Pesquisadores obtêm extrato de jambu para a fabricação de anestésicos
New Post has been published on https://www.izazilli.com/2017/08/06/pesquisadores-obtem-extrato-de-jambu-para-a-fabricacao-de-anestesicos/
Pesquisadores obtêm extrato de jambu para a fabricação de anestésicos
Pesquisadores do Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA) e da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp desenvolveram um processo que permite a obtenção de extrato de jambu mais puro, com a presença de espilantol – principal responsável pelo efeito anestésico – e livre de clorofila. Também chamado de Agrião, Agrião-Pará ou Agriãozinho, o extrato da planta é utilizado não apenas como ingrediente culinário – especialmente no Pará -, mas também como anestésico e antibiótico em tratamentos, via oral, para dor de dente e de garganta, por exemplo. Outra utilização possível é na fabricação de cosméticos e produtos anti-idade.
O pesquisador Rodney Alexandre Ferreira Rodrigues: “Nosso processo de extração permite um extrato mais potente e livre de pigmentos”.
O processo foi licenciado, em caráter não-exclusivo, para a Brasil Aromáticos. A empresa, que atua no desenvolvimento de cosméticos e produtos voltados para o mercado de bem-estar, teve interesse pela tecnologia ao esbarrar em um problema comumente encontrado na indústria: a pouca oferta de matéria-prima na consistência desejada, antes comercializado por apenas um fornecedor, caracterizando uma espécie de monopólio de mercado.
Nós temos um produto importante da empresa que utiliza extrato de jambu. Pago 10 mil reais, o quilo, pela matéria-prima. Mas, por ser um simples extrato de uma planta e não ser algo tão tecnológico, não justifica ser tão caro”, avalia Raquel da Cruz, sócia-fundadora da Brasil Aromáticos. O pesquisador Rodney Alexandre Ferreira Rodrigues, que atuou no desenvolvimento do processo, revela que, além de possibilitar um barateamento na extração do jambu, a tecnologia também apresenta inúmeros benefícios. “Nosso processo de extração permite um extrato mais potente e livre de pigmentos, é simples, rápido, barato e ‘verde’ por não usar produtos tóxicos ou cancerígenos, por exemplo”, afirma Rodrigues.
Raquel conta que chegou até a tecnologia da Unicamp após efetuar uma busca na Internet, visando uma solução que possibilitasse, efetivamente, uma redução nos gastos para a produção de um produto específico, cujos nomes e a finalidade a empresa não pôde revelar por estratégia de mercado. “Com o uso da tecnologia, nós vamos reduzir drasticamente o custo de produção do extrato de jambu. A minha expectativa é que os valores sejam reduzidos em até 70%. Eu vi que tinham outras opções, mas todas eram muito diluídas e não tinham a presença do espilantol. Ao pesquisar por esta última substância, encontrei todo o trabalho desenvolvido pelo Rodney, na área de odontologia, com o extrato de jambu e o espilantol”, lembra.
Também participaram do desenvolvimento do processo os professores Francisco Carlos Groppo e João Ernesto de Carvalho e a doutora Verônica Santana de Freitas Blanco. Somado à redução dos custos, o licenciamento da tecnologia também teve o objetivo de melhorar a performance do produto já vendido pela Brasil Aromáticos. “Atualmente, todo extrato de jambu obtido é na coloração verde, o que dificulta sua aplicação. Como a tecnologia desenvolvida pela Unicamp não resulta na presença da clorofila, o resultado é um extrato sem cor, o que flexibiliza a sua utilização. Outro ponto interessante também é que o extrato de jambu obtido com a tecnologia conta com propriedades estimulantes e não apenas anestésicas, como as demais”, corrobora Raquel. Já Rodrigues aposta na simplicidade da tecnologia como ponto positivo para sua utilização. “Por ser simples, permite aplicação industrial sem requerer equipamentos complexos e sofisticados, é também segura e rápida. Ela é inovadora para anestésicos de plantas”, comenta.
Embora a tecnologia já tenha sido licenciada pela empresa, Raquel conta que ela ainda não está sendo utilizada, pois demanda novas pesquisas para avaliar mais a fundo os níveis de espilantol, principal ativo do extrato de jambu com função anestésica e substância importante para o produto a ser comercializado, presentes no extrato de jambu obtido. Os estudos serão conduzidos em desenvolvimento complementar entre a universidade e a empresa. A sócia da empresa revela que, para as próximas etapas, as pesquisas receberão aporte financeiro do programa PIPE (Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Por se tratar de um processo de extração, Raquel comenta que a empresa tem o intuito, inclusive, de testá-la para obter extratos de outras plantas.
A porta-voz da empresa avalia a atuação da Inova como primordial para gerar inovações de interesse para o mercado. “Se eu tivesse que resumir o papel da Inova em uma só palavra, seria conexão. A Inova tem essa habilidade de conectar interessados em levar as pesquisas da universidade para a indústria”, aponta.
Sobre a Empresa
A Feitiços, que detém a marca Brasil Aromáticos, é um grupo que existe há 16 anos e conta com 15 colaboradores em seu quadro de funcionários. A Feitiços Brasil está situada na região de Itaquera, em São Paulo. A empresa foi ganhadora do Prêmio IstoÉ Empresas Mais Conscientes em 2014, por suas ações socioambientais e por promover o desenvolvimento local.
http://www.unicamp.br/
Baixe Nosso aplicativo para Android: https://goo.gl/4VxWhE
0 notes
izazilli · 7 years
Text
Pesquisa aponta possível associação entre nutrição e desordens psiquiátricas
New Post has been published on https://www.izazilli.com/2017/08/06/pesquisa-aponta-possivel-associacao-entre-nutricao-e-desordens-psiquiatricas/
Pesquisa aponta possível associação entre nutrição e desordens psiquiátricas
A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) estima que 868 milhões de pessoas apresentam subnutrição calórica, 26% das crianças do mundo apresentam raquitismo, 2 bilhões de pessoas sofrem deficiência de um ou mais micronutrientes e 1,4 bilhão de pessoas apresentam excesso de peso, dos quais 500 milhões são obesas.
No caso de gestantes, a desnutrição altera o desenvolvimento embrionário e fetal, determinando a suscetibilidade de doenças na idade adulta. Este fenômeno, denominado programação fetal, é o processo pelo qual modificações ambientais intrauterinas ou durante a infância moldam, em longo prazo, a fisiologia de órgãos e tecidos, assim como a homeostase corporal.
Uma pesquisa conduzida na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp por Gabriel Boer Grigoletti Lima pretende mostrar as dimensões e implicações do estresse gestacional e desnutrição no desenvolvimento de desordens psiquiátricas futuras.
De acordo com Gabriel, a desnutrição proteica no início da vida acarreta mudanças duradouras na estrutura e na neuroquímica no sistema nervoso central (SNC), assim como anomalias comportamentais. O cérebro é extremamente sensível à programação pré-natal e diversos agentes como fatores de crescimento, de transcrição e nutrientes podem afetar permanentemente o desenvolvimento neural.
“Busquei avaliar os efeitos da restrição proteica durante a gestação e amamentação sobre a estrutura do hipocampo na prole de ratos machos e o comportamento relacionado à memória e emoções, principalmente a ansiedade e o medo”, explica Gabriel.
Observações feitas a partir do período histórico conhecido como Fome Holandesaprovocada pelo bloqueio nazista no último ano da Segunda Guerra Mundial permitiu a pesquisadores relacionarem a exposição pré-natal à fome com transtornos afetivos na idade adulta, estabelecendo um risco duas vezes maior de desenvolvimento de esquizofrenia na população exposta à fome severa no início da gestação.
O estresse gestacional afeta diversas regiões neurais incluindo hipocampo, amígdala, corpo caloso, neocórtex, cerebelo e hipotálamo e, frequentemente, resulta em redução no volume dos tecidos que compõem estas estruturas. A formação hipocampal tem sido alvo de diversos estudos devido a sua importância na plasticidade neural, na neurogênese e na regulação de processos cognitivos.
“Estudos em ratos indicam que a desnutrição proteica pode causar um decréscimo no número de receptores de glicocorticoides no hipocampo, alterar a sensibilidade do Sistema Nervoso Central e, consequentemente, a resposta do organismo ao estresse”, afirma Gabriel.
Os estudos demonstraram, pela primeira vez, que a exposição materna à restrição proteica durante o desenvolvimento neural da prole causa importantes mudanças morfológicas no hipocampo e pode tornar estes animais vulneráveis a distúrbios neurais na idade adulta.
A pesquisa, conduzida sob orientação do médico José Antonio Rocha Gontijo, confirma a teoria do “cérebro egoísta”, um paradigma recente que postula que, para manter estável seu próprio fornecimento de energia, o cérebro modula o metabolismo da energia na periferia regulando tanto a alocação quanto a ingestão de nutrientes.
“Assim, podemos afirmar que a teoria do cérebro egoísta explica a manutenção da massa encefálica. Entretanto, a proporção dos diferentes tipos celulares é profundamente alterada, o que pode expandir nosso entendimento sobre a adaptação ao estresse e a neurorregeneração em estados neurocomportamentais tidos como anormais”, explica Gabriel.
A pesquisa mostrou também, pela primeira vez, expressiva e significativa redução do numero de neurônios e células-tronco no hipocampo dos animais que sofreram restrição proteica durante o período de desenvolvimento, e que a exposição dos animais ao ambiente enriquecido promoveu a recuperação do número de neurônios e do processo de proliferação celular, particularmente de células-tronco.
 “Os animais expostos ao ambiente enriquecido apresentaram maior atividade locomotora e capacidade de exploração e diminuição significativa no comportamento que reflete medo e ansiedade durante os testes em laboratório”, explica Gabriel.
Próxima etapa As pesquisas realizadas no laboratório revelam as dimensões e a implicação do estresse gestacional em mecanismos de doenças futuras, particularmente desordens psiquiátricas.
“A importância destes fatos aponta a necessidade de uma abordagem translacional, que seja capaz de promover um dialogo entre achados experimentais e a demanda clínica, no sentido de melhor conhecer os mecanismos destas doenças e sua abordagem terapêutica”, explica Gabriel.
A pesquisa é a continuação da dissertação de mestrado Neurogênese e estrutura dendrítica hipocampais em ratos submetidos à restrição proteica durante a ontogênese encefálica: estudo comportamental e influências do ambiente enriquecido, defendida por Gabriel em 2015 dentro do programa de pós-graduação da Fisiopatologia Médica.
Recentemente, houve uma aproximação dos pesquisadores com os profissionais da Saúde Mental da Unicamp. Participam deste projeto José Antônio Rocha Gontijo, Patrícia Aline Boer, Paulo Dalgalarrondo e Amilton dos Santos Junior.
“A ideia é proporcionar uma retroalimentação positiva entre a Clínica em Psiquiatria e as pesquisas experimentais. As demandas já foram discutidas e os projetos esboçados. Acreditamos que, em breve, tudo seja posto em prática, gerando um ganho importante à descoberta de novos saberes e ampliando nossa contribuição à sociedade”, diz o pesquisador da FCM.
Dissertação: Neurogênese e estrutura dendrítica hipocampais em ratos submetidos à restrição proteica durante a ontogênese encefálica: estudo comportamental e influências do ambiente enriquecido Autor: Gabriel Boer Grigoletti Lima Orientador: José Antonio da Rocha Gontijo Área: Pós-graduação em Fisiopatologia Médica
http://www.unicamp.br/
Baixe Nosso aplicativo para Android: https://goo.gl/4VxWhE
0 notes
izazilli · 7 years
Text
Espetáculo "A Comédia da Panela"
New Post has been published on https://www.izazilli.com/2017/08/06/espetaculo-a-comedia-da-panela/
Espetáculo "A Comédia da Panela"
O Grupo Arte da Comédia, com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba, leva o seu mais novo espetáculo “A Comédia da Panela” para as ruas da capital paranaense. O enredo central de “A Comédia da Panela” envolve a história do velho Euclião, que possui uma panela cheia de ouro herdada de geração em geração. Porém, por medo de perder tal riqueza, o personagem vive como um pobretão, atordoado com a possibilidade de descobrirem o seu tesouro escondido.
Ingresso: Gratuito
Data(s): 08/08/2017 a 17/08/2017
Horário: 11h30 às 17h30
Local: Praça Santos Andrade
Classificação: Livre
http://www.turismo.curitiba.pr.gov.br/
Baixe Nosso aplicativo para Android: https://goo.gl/4VxWhE
0 notes
izazilli · 7 years
Text
Açaí, brigadeiros e tapioca fazem sucesso em Portugal
New Post has been published on https://www.izazilli.com/2017/08/06/acai-brigadeiros-e-tapioca-fazem-sucesso-em-portugal/
Açaí, brigadeiros e tapioca fazem sucesso em Portugal
Cada vez mais os sabores brasileiros vão ganhando espaço em Portugal. Entre as iguarias mais procuradas do momento estão o brigadeiro, o açaí e a mais nova sensação, a tapioca. Adorados no Brasil, parece que também chegaram pra ficar em terras lusas. Seja pela moda, pelos benefícios à saúde ou simplesmente por serem saborosos, o certo é que cada vez mais encontramos essas especialidades importadas do Brasil, em Portugal.
Apesar de ter chegado há pouco tempo em Portugal, a tapioca já é considerada uma grande estrela. A brasileira Lyla Lima é uma das sócias do Tapioca Oca, a primeira tapioqueria da capital portuguesa que abriu as portas em 2016. “ A gente está aberto já há sete meses e tem sido um sucesso. Os portugueses têm adorado a tapioca porque na verdade ele já faz parte da história entre Portugal e Brasil. Desde a colonização os portugueses já consumiam a tapioca com os índios e com os escravos”, diz. “Foram os portugueses que ajudaram a transformar a goma da tapioca em tapioca. Foi assim que ela começou a ser consumida na época da colonização, pelo Brasil afora. Estamos ligados gastronomicamente, a tapioca faz parte desse legado gastronômico. Trazer isso pra Portugal é continuar essa históoria, é reunir os sabores de Brasil e Portugal.”
De raízes indígenas, abrir uma tapioqueria era um desejo antigo da brasileira. “Eu sou uma apaixonada por tapioca, sempre foi a base da minha alimentação desde criança, venho de descendências indígenas então o alimento na minha casa sempre foi muito pensado de maneira saudável, mais natural possível. Há muito tempo eu tenho esse desejo de trazer a tapioca pra cá. As pessoas estão cada vez mais preocupadas com a alimentação saudável. Além disso, os portugueses vão muito para o Brasil, já conhecem a tapioca e consomem a tapioca.”
A tapioca é feita artesanalmente e com receitas de família. “Fazemos uma tapioca artesanal, com muito carinho, ingredientes frescos. Juntamos receitas caseiras, de famíilia. Minha mãe esteve aqui para fazer uma formação de receitas e juntamos as receitas portuguesas com as brasileiras. Dessa fusão tão saborosa e mística, veio um menu maravilhoso.” Outro produto bem brasileiro que faz um enorme sucesso em terras lusas é o Açaí.
João Candeias, do bar Lorosae, na Costa da Caparica, diz que a fruta é o item do menu com mais saída, mesmo durante os meses de inverno.“O açaí é um dos produtos que nós mais vendemos aqui no Lorosae durante o verão, aqui no nosso bar. Temos muitas pessoas que, inclusivamente, vem de fora para experimentar aqui o nosso açaí”, explica. “É uma forma de estarmos mais Próximos do Brasil e uma forma do Brasil estar aqui mais próximos de nós e muito bem representado por uma coisa que todos adoramos.”
Quem também não poderia ficar de fora desta lista de produtos brasileiros que fazem sucesso em Portugal é o bom e velho brigadeiro.
Ganhou algumas variações e coloridos mas o tradicional é feito com a mesma receita das avós. A portuguesa Carmo Almeida, apaixonada por brigadeiros desde criança, abriu a Ponto Condensado em Lisboa em 2013 com o objetivo de mostrar aos portugueses o verdadeiro sabor do brigadeiro. Segundo ela, seguir à risca a receita original brasileira foi o grande motivo do doce tão amado no Brasil ter se tornado o“queridinho” também em Portugal.
“O brigadeiro é um doce nada português, apesar de ser bastante doce, o que é uma característica dos doces portugueses”, diz. “Os brigadeiros que tinham aqui, muitas vezes, eram feitos com farinha ou outros ingredientes. As pessoas tinham uma idéia do brigadeiro um bolo meio seco e não muito saboroso”. Ela diz que foi difícil converncer as pessoas de que a receita original era diferente, mas quem tentou, não se arrependeu.
http://br.rfi.fr/
Baixe Nosso aplicativo para Android: https://goo.gl/4VxWhE
0 notes
izazilli · 7 years
Text
Aumentam pedidos de visto para estudantes brasileiros em Portugal
New Post has been published on https://www.izazilli.com/2017/08/06/aumentam-pedidos-de-visto-para-estudantes-brasileiros-em-portugal/
Aumentam pedidos de visto para estudantes brasileiros em Portugal
Há cada vez mais estudantes brasileiros em Portugal. Os pedidos de visto para estudar no país aumentaram 148% nos primeiros cinco meses de 2017 face ao mesmo período do ano passado, segundo informações do consulado português em São Paulo. E os dados vai além: o número de vistos de residência para estudar por um período superior a um ano aumentou 320%.
Luciana Quaresma, correspondente da RFI em Lisboa
O vice-reitor do departamento de Ciências e Tecnologias da Informação do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), o professor Nuno Guimarães, acredita que a língua e a qualidade das universidades portuguesas estão entre os principais fatores para este fenômeno.
“A língua é um fator determinante. Independentemente disso, as próprias universidades portuguesas em geral, e o ISCTE em particular, têm se tornado cada vez mais visíveis pelo mundo afora. Neste momento, o ISCTE aparece no ranking do Times Higher Education. Aliás, das 13 universidades públicas portuguesas, 8 estão no ranking do Times Higher Education. Portanto, se levarmos em conta a língua, o preço, a qualidade de vida e o selo de qualidade das universidades portuguesas, Portugal deve ser, realmente, um dos melhores lugares do mundo para o estudante.”
Márcio Amaral, membro da comissão executiva do ISCTE, acredita que, entre outros fatores, a grave crise no Brasil tenha impulsionado esta corrida pelos vistos de estudantes.
“Eu vejo três fatores que têm impulsionado essa procura feita pelo estudante brasileiro. Em primeiro lugar, claramente, a crise no Brasil. Essa é uma crise diferente. Antes de mais nada, uma grave crise econômica. Mas também há a crise política, muito complexa – muitas pessoas não vislumbram uma solução a curto prazo, enquanto outras descrevem uma crise de valores. Então, a combinação desses fatores cria uma predisposição para que as pessoas busquem alternativas. A esse respeito eu diria que tem havido uma fuga de talentos como há muito tempo não se via, ao contrário dos fluxos migratórios mais recentes. São jovens altamente qualificados em busca de outras oportunidades. E há, ainda, o movimento de médio ou longo prazo das pessoas que querem viver noutros países. A crise tem criado esses efeitos em primeiro lugar”, explica Amaral.
Márcio Amaral, membro da comissão executiva do ISCTE.
“O segundo fator, na minha opinião, tem a ver com a própria atratividade de Portugal, e sobretudo de Lisboa, como destino para estudantes. Lisboa tem sido consecutivamente premiada como um dos melhores destinos europeus, oferece boa qualidade de vida, um clima ameno, custo de vida relativamente baixo, um ambiente altamente internacionalizado e, acima de tudo, o próprio idioma. O fato de se falar português facilita a vida das pessoas vindas do Brasil e torna Lisboa um destino muito atrativo. O terceiro efeito é a própria movimentação das universidades portuguesas que já perceberam que têm nisso uma grande oportunidade. Algumas delas já aceitam o ENEM como critério de seleção para os cursos portugueses”, diz Amaral.
Estudo de caso
O carioca Marcelo Caldas, de 37 anos, faz parte desta estatística. Trocou o Rio de Janeiro por Lisboa, em 2016, para fazer um mestrado na Universidade Nova de Lisboa.
“A minha ideia de vir estudar em Portugal passou, principalmente, pela situação do Brasil, mas também por um certo incômodo com a minha situação. Há 18 anos fazia a mesma coisa e, de repente, achei que era hora de fazer uma mudança substancial na minha vida. A isso se somou a realidade brasileira, a questão da violência, principalmente na minha cidade, o Rio de Janeiro. Digamos que a situação do Brasil antecipou uma decisão que eu já estava amadurecendo havia dois anos, e que eu não via a hora de concretizar”, desabafa Marcelo.
Marcelo Caldas: “Não tenho plano algum de voltar ao Brasil”.
Vivendo em Lisboa, há menos de um ano, Marcelo diz estar muito satisfeito com a decisão de vir para Portugal. Criar raízes é o próximo passo.
“A experiência tem sido incrível! Eu gosto muito da cidade, eu acho que funciona muito bem, tem tudo o que uma cidade desenvolvida precisa oferecer mas com as características de uma cidade pequena. Para quem sai do caos e daquela vida muito hardcore do Rio de Janeiro, Lisboa é um bálsamo, uma alegria só. E, sinceramente, eu não tenho plano algum de voltar ao Brasil. O mestrado foi, no fundo, a justificativa perfeita para eu começar a construir uma vida aqui”.
http://br.rfi.fr/
Baixe Nosso aplicativo para Android: https://goo.gl/4VxWhE
0 notes
izazilli · 7 years
Text
Gastronomia paraense é a mais bem avaliada por turistas estrangeiros
New Post has been published on https://www.izazilli.com/2017/08/06/gastronomia-paraense-e-a-mais-bem-avaliada-por-turistas-estrangeiros/
Gastronomia paraense é a mais bem avaliada por turistas estrangeiros
Uma pesquisa do Ministério do Turismo, divulgada esta semana, pediu aos visitantes estrangeiros para avaliar a culinária das cidades do Brasil. Belém ficou no topo da lista com 99,2% de aprovação, acima da média nacional, de 95,4% (equivalente à nota máxima). Dos turistas do exterior que visitaram a capital paraense em 2016, 34% eram franceses, a primeira nacionalidade, seguidos de norte-americanos, holandeses, argentinos e alemães.
Belém, cuja culinária mistura influências portuguesa, indígena e africana, foi eleita em 2015 Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
Pratos como pato no tucupi, maniçoba e tacacá deram fama à gastronomia local, assim como sucos, doces e sorvetes feitos com frutas amazônicas, como açaí, cupuaçu e bacuri. Outro ingrediente que causa sensação é o jambu, erva que provoca um “tremelique” na boca, usado no tacacá e até em cachaça – e que virou tema da música “Jamburana”, de Dona Onete, artista número 1 na parada europeia de world music.
Talentos locais
Belém atrai chefs estrelados do mundo inteiro, como o catalão Ferran Adrià, o francês Claude Troisgros e o paulistano Alex Atala, que fazem questão de conhecer o famoso Mercado do Ver-o-Peso, com produtos e ingredientes da Amazônia.
A cidade também tem revelado seus próprios talentos, como o chef Thiago Castanho, do restaurante Remanso do Bosque, que já foi alvo de reportagens do The New York Times e do The Guardian.
Depois da capital paraense, as cidades mais bem avaliadas foram Belo Horizonte (98,5%), Porto Alegre (98,2%), Paraty (97,7%) e São Paulo (97,5%).
http://br.rfi.fr/
Baixe Nosso aplicativo para Android: https://goo.gl/4VxWhE
0 notes
izazilli · 7 years
Text
Novelas na próxima semana - dias 7 a 12 de agosto
New Post has been published on https://www.izazilli.com/2017/08/06/novelas-na-proxima-semana-dias-7-a-12-de-agosto/
Novelas na próxima semana - dias 7 a 12 de agosto
MALHAÇÃO
Segunda-feira – 7 agosto
Roney fica furioso com Keyla e Tato. Benê conta a Josefina que Deco é o pai de Tonico. Lica e Marta explicam a Felipe e Luís como foi a audiência no Conselho Tutelar. Malu acha graça da exigência que o conselheiro fez a Edgar. Samantha sugere a Clara que se insinue para Guto. Anderson e Fio elogiam a edição de Ellen do vídeo de apresentação das Garotas do Vagão na festa ¿julina¿. Josefina tenta acalmar Roney, e ele pede para conversar com Tato. K2 e K1 incitam os alunos a falarem mal de Keyla, e Ellen avisa à amiga. Keyla discute com K2. Roney demite Tato e exige que ele saia de casa.
Terça-feira – 8 de agosto
Valdemar se preocupa ao saber que voltará a trabalhar sozinho. Tato impede Keyla e K2 de brigarem. Samantha convida Clara para ver o clipe da banda de Tina por causa de Guto. Tina recebe uma bronca de Mitsuko quando sai do colégio e fica ainda mais indignada com a implantação das catracas. Keyla vai tirar satisfações com Roney por ter mandado Tato embora. Tina reclama das catracas com Bóris, mas ele diz não poder resolver o problema, e Malu provoca o novo diretor. MB fala de Keyla para Tina, que fica penalizada com a situação da amiga. Luís insiste que Marta assine contrato com a empresa para a qual ela foi modelo. Josefina, Dóris e Bóris convencem Roney a mudar de ideia com relação a Tato. Tato questiona Keyla sobre seu interesse em Deco.
Quarta-feira – 9 de agosto
Keyla não consegue responder Tato, e ele decide ir embora. Keyla tenta impedir Tato de ir embora. Valdemar afirma a Roney que precisa de um ajudante na lanchonete. Marta e Lica conversam sobre a terapia. Tato chega à casa de Aldo e fica desolado. Fio implora para Ellen dar aula de matemática para ele. Julinho fala mal da lanchonete de Roney, e todos o reprovam. Lica volta para o colégio. MB pede para conversar com Lica. Clara pede que Guto dê aulas de piano a ela. Samantha faz intriga de Lica para Felipe. Malu provoca Lica. K2 se preocupa com Tato. Aldo repreende Tato.
Quinta-feira – 10 de agosto
Keyla se preocupa com Tato. K2 provoca Keyla. Felipe fica com ciúmes de MB e Lica. Aldo exige que Tato conte a ele por que saiu da casa de Roney. Keyla, Lica, Tina, Ellen e Benê decidem criar um canal para lançar o clipe da banda na internet. Guto insiste que Benê não pare de tocar piano. MB e Clara ficam furiosos ao ver Lica e Felipe se beijando. Samantha convence Clara a voltar para o galpão. Keyla não consegue falar com Tato e fica aflita. Ellen faz um trato com Fio. Samantha se insinua para Anderson, e Tina fica irritada. Keyla se entristece por Tato e Deco não falarem com ela. Tato enfrenta Aldo.
Sexta-feira – 11 de agosto
Tato e Aldo brigam. Keyla espera por notícias de Tato e Deco. Tina apoia Anderson, e Samantha observa o casal se beijando. Ellen combina as aulas com Fio. Juca convence Jota a convidar Ellen para jogar com eles. Deco responde a mensagem de Keyla, e ela liga para ele. Ellen sugere a Roney que sua avó trabalhe na lanchonete. Mitsuko critica o clipe de Tina e reclama de seu comportamento. Lica e Tina conversam com Bóris sobre o sistema de segurança do colégio e decidem criar um comitê de alunos para falar com os pais e professores. K2 usa Tato para provocar Keyla. Valdemar vê o hematoma no rosto de Tato e fica preocupado. Tato tenta conversar com Aldo, mas o pai expulsa o filho de casa e pega todo o seu dinheiro.
NOVO MUNDO
Segunda-feira – 7 de agosto
Benedita se surpreende com a gravidez de Domitila. Anna fica intrigada com uma possível ameaça de Thomas. Wolfgang se incomoda com a recusa de Diara em falar sobre o romance de Greta e Ferdinando. Elvira arma para escapar dos piratas. Dom Pedro se aconselha com Joaquim. Dom Pedro não consegue se aproximar de Leopoldina. Anna ouve uma conversa entre Thomas e Sebastião, e pede que Nívea leve um recado para Joaquim. Rosa comunica a Patrício sobre a gravidez de Benedita, e Dalva implora para que ele não revele a Leopoldina. Diara promete ajudar Matias a se vingar de Sebastião. Patrício conta a Leopoldina sobre Benedita. Piatã sai com os guerreiros da tribo para salvar Ubirajara e Olinto, e coloca Jacira no comando da aldeia. Germana e Hugo impedem Licurgo de voltar a cozinhar. Sebastião reconhece a mãe de Libério. Nívea entrega a Anna o recado de Joaquim. Dom Pedro não deixa Domitila expulsar Benedita do solar.
Terça-feira – 8 de agosto
Dom Pedro exige que Benedita permaneça no solar, e Domitila se enfurece. Thomas e Sebastião conspiram contra Dom Pedro. Chalaça informa a Antônio que ajudará Felício a tirar a guarda dos filhos de Domitila. Bonifácio descobre novas pistas contra Sebastião e Thomas, e Joaquim manda avisar a Anna. Thomas flagra Anna lendo o bilhete de Joaquim. Joaquim fala com Matias sobre Sebastião. Hugo combina com Germana de manter Licurgo afastado da cozinha. Os pistoleiros rendem Piatã e os guerreiros. Anna enfrenta Thomas e ele a prende no quarto secreto. Bonifácio e Joaquim tentam descobrir as falcatruas de Thomas e Sebastião. Thomas instrui Licurgo a criar leis a favor dos fazendeiros. Greta mente sobre Ferdinando para Diara. Shcultz sugere que Wolfgang converse com Ferdinando sobre Greta. Jacira se preocupa com Piatã. Dom Pedro se enfurece com a discussão de Domitila e Benedita e vai embora. Leopoldina e Joaquim comemoram o aniversário de Bonifácio. Domitila perde o bebê.
Quarta-feira – 9 de agosto 
Leopoldina ironiza a gravidez de Benedita e Dom Pedro fica irritado. Sebastião investiga sobre a mãe de Libério. Cecília e Libério desconfiam que possam ser irmãos. Domitila proíbe Rosa de contar a Dom Pedro que perdeu o bebê. Joaquim implora para que Leopoldina visite Anna. Jacira decide procurar Piatã e os guerreiros. Greta provoca uma briga entre Wolfgang e Diara. Amália conta a Hugo que perdeu o seu bebê no parto. Wolfgang questiona Diara sobre a paternidade do filho que ela espera, e Greta se diverte. Piatã se preocupa com Jacira. Patrício faz fofoca de Leopoldina e Bonifácio para Lurdes e Dalva. Thomas é hostil com Amália, e Anna o repreende. Jacira encontra o que sobrou do acampamento dos pistoleiros e recolhe as armas dos guerreiros. Benedita ameaça Domitila. Jacira organiza as índias para salvarem os guerreiros da tribo. Leopoldina invade a casa de Thomas e exige ver Anna.
Quinta-feira – 10 de agosto
Thomas manda Nívea chamar Anna para falar com Leopoldina. Quinzinho tenta mostrar a Joaquim o quarto com os segredos de Thomas. Anna conta a Leopoldina que Nívea é a sua aliada. Diara se aconselha com Idalina. Benedita faz um trato com Domitila. Jacira convence as mulheres a lutarem. Piatã conversa com os pistoleiros. Joaquim solicita a Peter que ajude Quinzinho a falar. Anna se despede de Leopoldina. Domitila pede dinheiro a Thomas e entrega algumas das cartas de Dom Pedro a ele. Joaquim informa a Leopoldina que irá visitar Anna. Greta vê dois baús arrumados e acredita que Diara será expulsa de casa. Licurgo decide voltar a cozinhar. Elvira acorda e se assusta ao ver os piratas em volta dela. Bonifácio questiona Dom Pedro sobre o filho que Benedita está esperando. Idalina garante a Cecília e Libério que eles não são irmãos. Wolfgang decide sair de casa. Leopoldina recebe as cartas que Pedro enviou para Domitila e desmaia na frente de Bonifácio e Joaquim.
Sexta-feira – 11 de agosto
Joaquim e Bonifácio acodem Leopoldina. Anna fica atenta a uma carta que Thomas recebe. Bonifácio e Joaquim se prontificam a descobrir quem enviou as cartas para Leopoldina. Anna consegue uma prova contra Thomas. Fred amarra Elvira no mastro do navio. Hugo tenta enganar Germana. Diara pede ajuda a Matias para encontrar Wolfgang. Bonifácio comunica a Dom Pedro que as cartas de Domitila foram entregues a Leopoldina. Joaquim entra na casa de Thomas, e Anna entrega a ele a carta que pegou do marido. Germana informa a Licurgo que eles estão sendo roubados por Hugo. Greta muda a arrumação da casa e afirma a Diara que a casa de Wolfgang agora é dela. Dom Pedro tenta se desculpar com Leopoldina. Sebastião invade o jornal e manda prender Libério.
Sábado – 12 de agosto
Diara manda os empregados expulsarem Greta e Schultz de sua casa. Joaquim vê Sebastião levar Libério para o mercado de escravos e promete ajudar Cecília. Dom Pedro tenta se entender com Leopoldina. Bonifácio afirma que não pode ajudar Libério. Thomas questiona Nívea sobre a presença de Joaquim em sua casa. Greta afirma a Schultz que eles precisam dar um jeito em Diara antes que Wolfgang e Ferdinando voltem. Benedita ouve Domitila mandar Rosa queimar suas roupas sujas de sangue. Benedita confidencia a Chalaça que Domitila perdeu o bebê. Greta tenta fazer amizade com Diara. Ferdinando afirma a Peter que não pode se relacionar com ninguém. Ubirajara apanha dos jagunços, e Piatã tenta energizá-lo. Miss Liu solta Elvira. Benedita conta para Dom Pedro que Domitila perdeu o bebê. Ferdinando volta à casa de Wolfgang e solicita falar com Greta. Joaquim entrega a Chalaça a carta de Thomas que pegou com Anna.
PEGA PEGA 
Segunda-feira – 7 de agosto
Márcio conta a Bebeth que Borges está se sentindo traído pela família. Sandra Helena repreende Aníbal ao vê-lo com outra mulher. Prazeres pergunta a Elza se ela sabe quem coloca dinheiro na conta delas mensalmente. Pedrinho volta para a casa de Nelito. Luiza tenta convencer Douglas a fazer o show especial da boate. Dom diz a Dílson que foi abandonado pelos pais biológicos. Maria Pia percebe o interesse de Sabine por Malagueta. Sandra Helena fica radiante ao saber que Dona Marieta deixou metade de sua fortuna para ela.
Terça-feira – 8 de agosto
Dulcina avisa a Sandra Helena que, se ela não incluir Aníbal nos seus novos planos, ela não acompanhará a filha. Pedrinho diz a Nelito que pretende trabalhar. Evandro proíbe Mônica de sair de casa. Sandra Helena se despede de Dulcina e informa que voltará para buscá-la quando a mãe decidir abandonar o marido. Dom diz a Eric que a reforma e a reinauguração do hotel impactaram positivamente o mercado. Pedrinho conta a Nelito que conseguiu negociar um espaço para dar aulas como personnel de luxe. Borges comemora com a família o patrocínio que conseguiram para financiar o show da companhia de teatro. Júlio comenta com Agnaldo que Antônia descobriu que o ladrão pode ter se escondido dentro do carrinho do hotel. Dom conversa com Madalena sobre a vontade de conhecer seus pais biológicos. Antônia pega um guardanapo usado na festa de Luiza, no túnel da cozinha do hotel.
Quarta-feira – 9 de agosto
Antônia avisa a Expedito e a Domênico que eles têm de manter sigilo total para investigar os garçons. Agnaldo não gosta de saber que Sandra Helena se hospedará no Carioca Palace. Tânia comenta com Cíntia que Sandra se hospedou o hotel para tripudiar os colegas. Antônia promete a Domênico que investigará Júlio e Nelito com isenção. Eric agradece a Pedrinho por ter aceitado o convite dele e de Luiza para jantar. Pedrinho diz a Eric que ainda tem dúvidas sobre o caráter do empresário. Dílson confidencia a Dom que seria legal se ambos fossem irmãos. Tânia conta a Luiza que viu Sandra Helena beijando Eric no Baile de Máscaras. Antônia diz a Nelito que tem forte desconfiança que um dos ladrões do hotel é garçom e pergunta ao irmão se ele acha que poderia ser Júlio.
Quinta-feira – 10 de agosto
Antônia pede a Nelito que não conte nada a ninguém sobre a investigação. Tânia mente para Luiza ao dizer que Eric e Sandra subiram de mãos dadas no elevador. Douglas avisa a Elias e a Xavier que Domênico gostaria de conversar com eles na delegacia. Douglas diz a Luiza que não quer subir no palco. Douglas fica arrasado ao ser indagado por Luiza sobre Eric e Sandra Helena. Dom convida Dílson para um coquetel do hotel. Luiza pede um tempo para Eric. Sabine aceita o convite de Malagueta para almoçar. Malagueta conta a Maria Pia sobre a briga de Luiza com Eric. Nelito informa a Antônia que eles terão que dormir fora de casa por causa de um vazamento de gás. Júlio convida Antônia para ficar em sua casa e percebe que ela está estranha com ele.
Sexta-feira – 11 de agosto
Antônia disfarça sua preocupação e diz a Júlio que seu receio é por causa do vazamento de gás. Athaíde pergunta a Timóteo se foi ele quem passou a informação da foto do Galaxie para o ladrão do Carioca Palace. Dílson vê a foto de Dom quando criança e percebe a semelhança com seu irmão desaparecido. Dom e Dílson descobrem que são irmãos e combinam guardar segredo até a confirmação do teste. Adriano sente ciúmes de Sabine ao vê-la com Malagueta. Eric surpreende Luiza com uma cena romântica com a presença do cantor Gavin James para promover sua reconciliação com a namorada. Eric aceita o pedido de casamento feito por Luiza. Antônia encontra um comprovante de enterro de Sherlock entre os pertences de Júlio e manda Domênico investigar. Domênico acha a mala de Pedrinho com o dinheiro no túmulo de Sherlock. Júlio se entrega à polícia e confessa ao delegado Siqueira que roubou o Carioca Palace.
Sábado – 12 de agosto
Siqueira tenta se aproveitar da confissão de Júlio para se autopromover perante à imprensa. Antônia conta a Douglas que Júlio roubou o hotel. Luiza avisa a Pedrinho que a polícia recuperou uma das malas com o dinheiro dele. Sandra Helena informa a Agnaldo que Júlio se entregou à polícia. Malagueta se recorda que o Klub Strass está fechado temporariamente e resolve se esconder na boate com Sandra Helena e Agnaldo. Eric diz a Júlio que descobrirá quem roubou o dinheiro com ele. Sandra Helena, Malagueta e Agnaldo se sentem aliviados ao saber que Júlio não os entregou à polícia. Pedrinho recebe de Siqueira a sua mala com os dólares. Antônia encara Júlio.
A FORÇA DO QUERER 
Segunda-feira – 7 de agosto
Bibi expulsa Jeiza de sua casa. Silvana e Stella conspiram contra Irene. Jeiza e Zeca se enfrentam. Aurora estranha quando Bibi coloca a bicicleta de Dedé no carro para sair. Caio pede a Jeiza para se encontrar com ele. Bibi negocia as armas com um homem. Silvana conta seu plano para Joyce. Leila decide se separar de Caio. Abel fica com ciúmes de Mere. Ritinha solicita a Zeca os papéis do divórcio. Ruy conversa com Amaro sobre sua experiência com o índio. Cibele pega a chupeta de Ruyzinho sem que Joyce perceba. Elvira questiona Bibi sobre Rubinho. Simone fala com Nonato sobre Ivana. Dedé reencontra Rubinho. Ivana comenta com Simone que começará a tomar hormônios. Cibele conta a Shirley que enviou a chupeta de Ruyzinho para ser analisada em uma clínica.
Terça-feira – 8 de agosto
Cibele afirma a Shirley que não quer mais saber de Ruy. Ritinha promete se vingar de Cibele. Ivana se consola com Ritinha. Rubinho dá dinheiro para Bibi. Caio pede a Jeiza que o mantenha informado sobre Rubinho e Bibi. Bibi é parada por dois policiais, e eles encontram o dinheiro que ela recebeu de Rubinho. Silvana mostra a Elvira a pesquisa sobre o registro dos arquitetos. Stella entrega a Eugênio as passagens para a sua viagem com Irene. Joyce tenta falar com Ivana. Zeca vê Jeiza chegar em casa com Caio e fica irritado. Zu ouve Marilda conversar com Edinalva sobre Ritinha e fica desconfiada. Dantas faz algumas descobertas sobre Mira e decide falar com Silvana. Eugênio encontra Joyce no shopping e comenta com Caio. Silvana manda para Joyce a passagem no mesmo voo de Eugênio e Irene. Ivana começa a aplicar os hormônios. Bibi vai para o baile funk. Ruy se irrita ao ver Ivana no bar com roupas masculinas. Dantas chega com Eurico para falar com Silvana, e ela fica preocupada. Nonato leva Ivana até a sua casa.
Quarta-feira – 9 de agosto
Nonato mostra as roupas de Elis Miranda para Ivana. Silvana pensa que Dantas vai conversar com ela sobre o cheque que ela falsificou e acaba se atrapalhando quando descobre o assunto que o levou até sua casa. Nonato explica que Ivana precisa estar preparada para fazer sua transição. Bibi briga com uma moça no baile por causa de Rubinho. Silvana implora a Dantas para não comentar com ninguém o que descobriu sobre Mira. Nonato se veste de Elis Miranda para Ivana. Joyce pede a Ruy para conversar com a irmã. Garcia vai falar com Joyce e a deixa furiosa ao confundir Ivana com um rapaz. Bibi diz a Aurora que tentará salvar sua família. Garcia exige conhecer Irene, e Eugênio o convida para ir ao apart com ele. Edinalva mente para conseguir convencer Zeca a dar o divórcio para Ritinha. Caio manda flores para Jeiza, e Zeca fica enciumado. Joyce sai para jantar com Leandro. Irene ouve Eugênio chegar com Garcia e se desespera.
Quinta-feira – 10 de agosto
Irene sai apressada pela marquise da janela e se esconde no apart de Caio. Mira liga para Irene, e Eugênio atende. Zeca vai falar com Jeiza e a policial resolve tirar satisfações com Edinalva. Ritinha vê Joyce se arrumando para jantar fora e diz a Ruy que ela está namorando. Irene inventa uma desculpa para explicar sua ausência para Eugênio. Ivana informa a psicóloga sobre sua travessia. Zeca fala com a advogada sobre o divórcio com Ritinha. Simone repreende Ruy por ficar com ciúmes de Joyce. Zeca provoca Jeiza. Eugênio vê Joyce com Leandro no restaurante e fica incomodado. Caio encontra um brinco em seu apartamento e acredita ser de Leila. Rubinho afirma a Bibi que quer juntar muito dinheiro antes de eles irem embora. Garcia toma uma decisão e pede para reunir toda a família. Joyce comenta com Silvana sobre Leandro. Eugênio comenta com Caio sobre seu incômodo de ver Joyce com outro. Eurico exige que Dantas arrume um jeito de anular o documento assinado por Garcia. Cibele confirma para Ruy que pegou a chupeta de Ruyzinho. Silvana conversa com Joyce sobre Ivana. Leila diz a Caio que o brinco que ele encontrou é de Irene. Zeca descobre que Ritinha é bígama.
Sexta-feira – 11 de agosto
Zeca fica animado com a possibilidade de Ritinha ser presa e conta para Jeiza. Garcia observa Heleninha e Caio discutindo sobre o tema da reunião em família. Zeca e Jeiza se beijam. Junqueira vê Caio e Bibi se beijando e conta para Heleninha. Bibi confirma a Aurora que a volta de Caio mexeu com ela. Jeiza e Zeca se amam. Jeiza vai com Alan para o aeroporto. Silvana procura Mira e descobre que o endereço dela é falso. Heleninha diz a Bibi para se afastar de Caio. Irene fala para a comparsa se manter afastada do escritório até ela voltar de viagem. Silvana avisa a Dita que irá a um cassino clandestino no subúrbio. Ivana confidencia a Joyce sobre as mudanças que acontecerão com ela. Eugênio questiona Ruy sobre Leandro. Silvana inventa uma desculpa para pegar dinheiro com Eurico. Caio entrega o brinco a Irene e fica intrigado com a resposta dela. Aurora insiste para Bibi dizer a verdade sobre o incêndio para Caio. Bibi reclama de ver Rubinho conversar com uma mulher. Caio se decepciona com Bibi. Começa a reunião na casa de Heleninha. Cibele pega o resultado do DNA de Ruyzinho.
Sábado – 12 de agosto
Shirley tenta convencer Cibele a não mostrar o resultado do exame para Ruy. Eurico fica impaciente para saber o que Garcia quer dizer. Silvana perde no cassino, mas não para de jogar. Mira teme que Irene faça algo contra Garcia. Garcia se diverte com a discussão familiar. Garcia anuncia sua decisão, e todos ficam surpresos. Zeca combina com Erica de irem encontrar Jeiza nos Estados Unidos. Cândida implica com Edinalva por causa de Abel. Nonato e Dita se preocupam com Silvana. Zeca avisa a Jeiza que a encontrará em Los Angeles. Ivana fala de seu novo comportamento com o irmão. Ruy reclama de Joyce continuar saindo com Leandro. Dantas tenta disfarçar de Eugênio o interesse por Mira. Heleninha reclama por não ter sido indicada para representar Garcia na empresa. Silvana é impedida de sair do cassino, fica sozinha no local e se apavora. Bibi pensa em Caio. Eurico reclama da ausência de Silvana. Ritinha provoca Zeca. Elvira conversa com Heleninha sobre Garcia. Caio rebate as ironias de Irene. Eurico decide ligar para a polícia para encontrar Silvana.
OS DIAS ERAM ASSIM 
Segunda-feira ��� 7 de agosto
Lucas fica gravemente ferido, e Renato o leva para o hospital. Cora tenta hostilizar Alice, e ela se enfurece com a sogra. Renato pede ajuda de Rimena para salvar Lucas. Cora comunica a Vitor sobre o acidente. Cátia pede a Natália para dizer a Serginho para sair de sua casa. Amaral manda seus agentes descobrirem o paradeiro do filho. Vitor chega ao hospital, e Alice fica abalada. Renato transfere Lucas para o CTI. Vitor se enfurece com Renato no hospital. Ernesto dá uma entrevista para Cátia. Renato e Rimena veem Alice e Vitor abraçados por causa de Lucas. Leon vê Rudá com Dandara. Todos culpam Alice pelo acidente de Lucas. O estado de Lucas piora, e ele precisa ser operado. Os agentes de Amaral seguem o carro com Natália, Serginho e Cátia. Vitor não se conforma por Renato estar cuidando de Lucas. Amaral vai à casa de Natália. A cirurgia de Lucas termina, e Renato chega para falar com Alice e Vitor.
Terça-feira – 8 de agosto
Renato tranquiliza Alice e Vitor. Alice decide passar a noite no hospital. Natália enfrenta Amaral e o expulsa de sua casa. Cora conta para Vitor que foi ela quem levou Gabriela e Lucas ao ateliê de Alice. Renato vela o sono Lucas. Kiki se preocupa com a saúde de Nanda. Laura questiona Rimena sobre seus sentimentos por Gustavo. Gustavo diz a Vera que pretende sair do país. Josias comenta sobre alguns negócios escusos da Construtora Amianto, e Natália e Cátia estranham. Maria questiona Leon sobre Rudá. Monique faz o comercial de TV. Rimena discute o quadro clínico de Lucas com Renato. Domingos pede para Nanda fazer novos exames. Rimena conforta Alice. Natália convence Serginho a continuar em sua casa. Lucas acorda e fala com Renato. Ive mostra a Amaral contratos de obras superfaturadas da empresa. Caíque cuida de Nanda, e ela teme por seu próprio estado de saúde. Cora vai atrás de Amaral na construtora. Lucas pede a Vitor e Alice que fiquem juntos.
Quinta-feira – 10 de agosto
Vitor fica satisfeito com o pedido de Lucas, e Alice se incomoda. Kiki solicita a ajuda de Caíque para cuidar de Nanda. Vitor ameaça tirar a guarda dos filhos de Alice. Rimena mente para Magali não comentar com Renato sobre seu exame de gravidez. Cátia insiste para Gustavo inscrever sua música no Festival. Amaral manda seus comparsas atacarem Josias por causa de Serginho. Vitor afirma a Cora que Alice ficará sozinha se insistir na separação. Alice se emociona com Renato e implora para que ele se mantenha afastado dela. Cora fala mal de Nanda, e Kiki se incomoda. Dandara termina o romance com Rudá. Nanda fica animada com a empolgação de Monique em cuidar dela. Vera sente ciúmes de Ernesto com Laura. Vitor insiste com Alice para ficar no hospital no lugar dela. Rimena fala para Laura que não deixará ninguém saber sobre sua gravidez. Toni se incomoda com o entrosamento entre Maria e Monique. Renato avisa a Vitor que Lucas precisa de uma transfusão. Kiki aconselha Alice a pensar nos filhos antes de fazer suas escolhas. Renato descobre que Vitor não é o pai de Lucas.
Sexta-feira – 11 de agosto
Renato doa sangue para Lucas. Alice se preocupa ao saber que Vitor doou sangue para o hospital. Rimena se recusa a dizer a Laura o que sente por Gustavo. Dalva se convida para ir ao encontro do grupo de apoio, no hospital. Josias reclama por Natália insistir em ajudar Serginho. Lucas pede para ver Vitor e Alice. Renato vai embora apressado do hospital. Kiki diz a Alice para se preocupar com a recuperação do filho. Renato revela a Gustavo que é pai de Lucas. Leon confessa a Maria que ficou com Rudá. Mascarenhas avisa a Ernesto que encontrou alguém que pode ter provas contra a Construtora Amianto. Dalva presta seu depoimento na primeira reunião do grupo de apoio. Magali conta a Alice que Renato doou sangue para Lucas. Laura tenta acalmar Renato. Gustavo pede para Rimena se afastar dele. Cora teme que a obsessão de Vitor pela esposa o prejudique. Alice confirma a Renato que Lucas é seu filho.
http://diariogaucho.clicrbs.com.br/
Baixe Nosso aplicativo para Android: https://goo.gl/4VxWhE
0 notes
izazilli · 7 years
Text
Queridos amigos leitores
New Post has been published on https://www.izazilli.com/2017/08/04/queridos-amigos-leitores-2/
Queridos amigos leitores
Baixe Nosso aplicativo para Android: https://goo.gl/4VxWhE
0 notes