Tumgik
luzdatocha · 2 years
Photo
Tumblr media
O amarelo, o laranja, o verde das folhas, o azul do céu, o marrom da terra... Tudo agora está mais vivo, mais vibrante! As frutas cítricas, as ervas aromáticas, o alimento fresco, a cerveja dourada bem gelada... Tudo agora está exalando frescor! Que seja uma passagem bem iluminada e com reais motivos para celebrarmos! Que toda essa simbologia se faça viva 🔥
1 note · View note
luzdatocha · 2 years
Photo
Tumblr media
0 notes
luzdatocha · 2 years
Photo
Tumblr media
Hekate é sombra, mas também é luz. Hekate é caminho, é segredo, é proteção, é a jovem com a sabedoria de uma anciã, é colo, é quem guia as almas perdidas e eu acredito que não só as desencarnadas, as encarnadas também. Hekate é tão profunda e te leva a um mergulho tão vívido e intenso que depois que você começa, você não quer mais voltar para superfície porque onde quer que você esteja com ela não te faltará oxigênio. Sigo sendo aprendiz dos seus mistérios. 🗝️
2 notes · View notes
luzdatocha · 3 years
Text
Silêncio...
Com o passar do tempo e percebendo ele em mim eu aprendi o poder do silêncio. Sinto que ele é um grande segredo.
Silêncio no caminhar. Silêncio para escutar. Silêncio para entender. Silêncio para aprender. Silêncio para curar. Silêncio para o Senhor da Terra passar.
Atotô!
É tempo de curar. É tempo de observar as flores brancas contidas na pipoca. É tempo de comer a vida com cuidado para não engasgar, então... silêncio.
Agora a pouco eu ouvi uma música que dizia assim: “Na minha dança o que me causa dor vira poeira”. Que você dance nesse agosto deixando toda dor virar poeira, que você dance com os pés abraçando a terra com reverência, que você saiba escutar o silêncio e entender os seus mistérios.
Que Obaluaê te abençoe. 
3 notes · View notes
luzdatocha · 3 years
Text
Receita Nordestina para o Imbolc
Tumblr media
Celebrações sugerem uma comidinha preparada com carinho e magia para comemorar!
Existe uma série de símbolos específicos para cada Sabbat, bem como existem as comidas/ingredientes "típicas(os)" para esses momentos.
Na receita que eu trouxe aqui nós temos os seguintes ingredientes relacionados ao Sabbat de Imbolc: leite, canela, cravo da Índia e grãos.
Sendo uma mulher do Nordeste e honrando as mulheres de minha família, trago aqui uma receita deliciosa aprendida com as minhas: MUGUNZÁ✨
🔥 Ingredientes:
• 500g de milho para canjica amarelo ou Branco
• 1l de leite de coco
• Cravo da Índia
• Canela em pau
• Açúcar ou leite condensado para adoçar
🔥 Modo de preparo:
• Deixe o milho de molho na água por cerca de 8h.
• Depois retire a água, lave o milho e coloque-o na panela de pressão para cozinhar por 40min.
• Tire do fogo e a pressão da panela. Não escorra a água! Junto com ela vá acrescentando o leite de coco.
• Coloque os cravos da Índia e a canela em pau.
• Leve ao fogo e vá adoçando aos poucos até chegar no ponto que você deseja.
Está pronto!! Você pode deixar um tempinho na panela para ir encorpando antes de servir e, caso queira, você pode colocar canela em pó por cima.
🗝️ Texto e fotografia por Michele Lima
0 notes
luzdatocha · 3 years
Text
Tumblr media
Referência utilizada para a criação do card:
• "A Bíblia das Bruxas - Manual Completo para a Prática de Bruxaria". Autores: Janet e Stewart Garrar. Tradução: Claudiney Prieto.
🗝️ Por Michele Lima 🔥 @luzdatocha
0 notes
luzdatocha · 3 years
Text
Pedras das Bruxas
Tumblr media
Qualquer material vindo da natureza é mais indicado para fazer as Pedras das Bruxas. Pode ser pedrinhas comuns ou as que chamamos de cristais, conchinhas, argila, madeira, etc. É preferível que o oráculo seja confeccionado pela própria pessoa que irá fazer usá-lo, mas não há problema comprar pronto. Você pode adquirir as Pedras das Bruxas com uma outra bruxa ou bruxo que você conheça e que faça esse trabalho intencionado com carinho e com respeito à natureza.
Na foto vocês podem visualizar os 13 símbolos que compõem este oráculo, mas saibam que existem outras variações do mesmo. O nome dos símbolos são: 1. Olho / 2. Lua / 3. Aliança / 4. Ondas / 5. Colheita / 6. Sol / 7. Mulher / 8. Romance / 9. Pássaros / 10. Estrela / 11. Homem / 12. Encruzilhada / 13. Foice.
Afim de apresentar o significado de algumas delas para vocês, eu intencionei e fiz uma jogada onde apenas três dos símbolos ficaram voltados para cima. Ao acessar o Instagram você poderá escolher uma das 3 Pedras e ver qual o conselho que saiu para você: @luzdatocha.
🗝️ Texto e fotografia por Michele Lima
0 notes
luzdatocha · 3 years
Text
Runas ou Pedras das Bruxas?
Tumblr media
Na minha travessia e enquanto aprendiz, a dúvida não nasce por desconfiança e sim por buscar o conhecimento. E esta foi uma interrogação que surgiu em mim quando iniciei os meus estudos a respeito deste oráculo.
Obviamente essa não foi uma dúvida surgida “do nada”. Assim como a maioria das pessoas, eu utilizava o nomenclatura “Runas das Bruxas” para fazer as minhas pesquisas e foi aí que eu entendi o conceito e a historicidade das runas e consequentemente as interrogações foram surgindo. Compartilho com vocês alguns aprendizados até o presente momento sem pretensão alguma de trazer uma verdade absoluta e sem trazer maiores detalhes mitológicos. 
Bem, as Runas são um sistema alfabético dos povos escandinavos, ou seja, dos povos do norte da Europa. Os traços rúnicos são semelhantes a letras o que nos faz remeter a um sistema de escrita. Esses símbolos escandinavos representam fonemas, sendo assim, cada runa tem um som.
As Pedras das Bruxas não são um sistema de escrita, não são letras e não possuem fonemas. É bem difícil encontrar variedade de livros ou artigos acadêmicos à respeito delas, no entanto, alguns estudos sobre este assunto trazem a teoria de que as Pedras das Bruxas são uma variação moderna dos povos Pictos, um povo pré-celta que viveu entre a Idade do Ferro tardia e o Alta Idade Média no Leste e Norte da Escócia. Eles tinham o costume de talhar em pedras símbolos, animais, guerreiros para contar suas histórias, assim como todos os povos primeiros.
Allan Marante, jornalista e autor de vários livros sobre o Paganismo Nórdico, levanta a hipótese de que as Pedras das Bruxas sejam também chamadas de runas por conta de possuir dois símbolos idênticos as Runas Nórdicas do período da Era de Bronze: a pedra do homem = a letra T e a pedra da mulher = a letra K.
No entanto, temos o senso comum. Se convencionou chamar as “Pedras das Bruxas” de “Runas das Bruxas”. Eu, por exemplo, nos meus atendimentos oraculares e escritas sobre, utilizo a nomenclatura “pedras”, mas sempre seguida de “/runas” porque sei que as pessoas compreendem melhor utilizando o termo “runas” já que assim foi popularizado por livros e canções.
0 notes
luzdatocha · 3 years
Text
Runa da Mulher
Tumblr media
A palavra é “sabedoria”. O momento é de banimento. Os caminhos estão abertos.
Este símbolo corresponde a runa da mulher no oráculo “Runas das Bruxas” ou “Pedras das Bruxas”. Traz consigo a inteligência natural e perspicácia para agir ou preparar o caminho para coisas novas. 
É favorável que para esses novos inícios a criatividade seja a nossa aliada. É necessário estudar para conhecer, conhecer para intuir.  Abrir os braços para o que está por vir.
Geralmente antes de encerrar um ritual eu trago alguma questão para os meus oráculos e peço orientação através deles para a deidade que estou a cultuar. Durante a realização do ritual do Deipnon (um dos rituais mensais a Deusa Hekate) no mês de maio, eu usei as pedras das bruxas para aconselhamento sobre esse espaço, o Luz da Tocha. Apenas retirei do saquinho onde eu as guardo uma única pedra e saiu a runa da mulher.
Entendi, aceitei e comecei.
🗝️ Texto e fotografia por Michele Lima
🔥 @luzdatocha
1 note · View note
luzdatocha · 3 years
Text
Sobre os marcadores sociais de quem vos fala
Tumblr media
Essa é uma frase que eu já tinha ouvido inúmeras vezes na minha caminhada, mas foi em um workshop intitulado “Pretos-Velhos: Resistência e Sabedoria Ancestral” ministrado pelo Caio Duarte, que eu despertei para me debruçar em uma pesquisa sobre os marcadores sociais que residem no ser que sou. De uma forma breve eu os apresento na descrição desse perfil. E aqui, nesse texto inspirado pelo sabedoria da Conceição Evaristo, eu discorro sobre algumas reflexões e pesquisas feitas por mim dentro de dois marcadores específicos que me marca: 1° mulher preta e 2° candomblecista. Existem outros, mas quero e vou me ater apenas a estes.
Mas me conte... você entende o que são os marcadores sociais? Resumidamente, eles falam sobre a diversidade na sociedade e assim sendo, trazem questões sobre a hierarquização e a desigualdade entre as pessoas. São muitas categorias dentro desse campo de estudo das Ciências Sociais.
Essa frase da Conceição Evaristo, mulher que nasceu rodeada de livros e desde criança aprendeu a colher palavras, nos possibilita refletir sobre isso: Quem é o alvo? 
Nós, das religiões de matrizes africanas, diariamente lidamos com o racismo religioso. E ele mata simbolicamente, quando não fisicamente. Terreiros são apedrejados/invadidos/destruídos, até as crianças são agredidas e se passamos na rua com as nossas roupas ou nossas guias no pescoço recebemos violência verbal e muitas vezes física! Trago as palavras do jornalista Walmyr Junior, que em um texto publicado no Portal Geledés, afirma: "Não restam dúvidas que essas ações são pano de fundo do preconceito racial, tendo em vista que a história de fundação da religiosidade de matrizes africanas é fruto da resistência dos escravos no Brasil. Entendendo que a maioria dos seguidores dessas religiões são negros e negras, vemos se espalhando no Brasil o ato criminoso do 'racismo religioso'”.
Nós, mulheres, vivemos em uma sociedade misógina e patriarcal. Sabemos bem o quão somos violentadas fisicamente e psicologicamente, invisibilizadas, desrespeitadas, assassinadas. O Brasil ocupa o 5° lugar no ranking mundial da violência contra mulher.  Os casos de feminicídio cresceram durante esse momento de pandemia e, se tratando do feminicídio, ainda que tenhamos a Lei Federal 13.104/15, sabemos que ser mulher nesse mundo é um risco. Vamos racializar? Mulheres pretas são as principais vítimas. Quando vamos pesquisar percebemos que existe um grande falha no registro deste quesito porque muitos estados não divulgam essa informação ou quando acontece de divulgar aparece como "não informada". Ainda assim, no Monitor da Violência no site do G1, podemos verificar que no primeiro semestre do ano de 2020, 75% das mulheres assassinadas foram mulheres negras. E essa diferença percentual entre mulheres brancas e mulheres pretas se repete em casos de violência doméstica e estupros. 
Brevemente levantei dois dos marcadores que me marcam a fim de que vocês conheçam quem está falando por aqui e por onde os meus estudos, pensamentos e vida passeiam. Se eu sou um ser político, viver necessita de posicionamentos e eu começo está página trazendo através destas primeiras publicações uma breve apresentação do que e de quem se move por trás da tela.
E você? Já parou para pensar quais são os marcadores que marcam a sua vida? Já parou para perceber o quanto viver é um ato político? Reflita e se sentir de compartilhar, fique à vontade!
Deixo a baixo o link de um e-book que pode ser baixado para o melhor entendimento do que são os marcadores sociais de diferenças.
Sigamos unidas.
🗝️ Por Michele Lima 🔥 @luzdatocha
0 notes
luzdatocha · 3 years
Text
Manifesto Poético
Tumblr media
Escrevo, fotografo, publico para compartilhar porque conhecimento guardado na gaveta é desperdício de aprendizado vivido. 
Não me basto em um único seguimento, não me resumo em uma única vertente, não sou uma coisa só. Sou múltipla e múltiplos são os meus interesses. Tenho a curiosidade e a fome pelo estudo como fontes nutridoras do meu caminho. E se engana quem pensa que a multiplicidade impossibilita o mergulho profundo. Eu sempre vou fundo. Ou, ao menos, vou até onde a licença é concedida. 
Não tenho pretensão de trazer verdades absolutas. Trago o que me toca, me atravessa e o que acredito. Citações, indicações, trechos, páginas, vídeos, livros, fotografias, objetos, conversas, lembranças, memórias... referencio. Me crio em um mar de referências e elas tem nome e tem cara. 
O que eu sei, eu ofereço. Não insisto que aceitem. Sou caminhante, não fico parada. Sou aprendiz nessa jornada. E quem não é?
Não produzo conteúdo e não tenho pretensão de atropelar meu tempo. Aqui eu compartilho os passos que vou dando, mas vou logo avisando que eu costumo andar e não correr.
Respeito. É permitido compartilhar, falar e ouvir. Não dite regras em espaço alheio. Não entre em casa que não é sua procurando defeito.  
Eu canto nas tempestades pois sou trovão.
Acendo a luz da tocha para iluminar esse espaço que nasce como um local de registros da travessia dessa aprendiz que vos fala.
Se quiser, vem para a roda. Senta aqui, deixa eu te contar uma história... 
🗝️ Por Michele Lima 🔥 @luzdatocha
0 notes
luzdatocha · 3 years
Text
Travessia é mistério
Tumblr media
“É pelo mistério que toda travessia começa.” -  César Machado
Como será que vai ser a viagem? Quanto tempo vai durar? Será que vai ter alguém para me receber? Será que o veículo vai quebrar?
O desconhecido é carregado de mistérios! Ao iniciar uma travessia não temos a certeza, ainda que haja um planejamento, de como será o percurso que pensamos traçar. Os caminhos possuem muitas faces e elas se apresentam nos convidando para mergulhar, caminhar... 
Ao nascer iniciamos uma travessia que vai se desdobrando em várias outras. É como um quebra cabeça: peças pequenas que formam o todo e que ainda assim não é tudo, não se finda em si.
De frente para mais uma estrada, eu começo. São muitos mistérios e alguns deles eu já descobri antes de chegar aqui, por isso trago coisas para compartilhar com quem neste caminho eu encontrar.
Te sirvo uma xícara de chá de cravo com canela! Combinação perfeita para instigar começos cheios de vitalidade e sem procrastinação. O chá vem seguido de uma defumação. 
Para defumar, o louro eu vou utilizar porque ele vai trazer a motivação e a força necessária para abrir os caminhos e os portais.
Finalizando esse ritual do começar, te ofereço uma gotinha de óleo essencial de vetiver. Passe no meio da sua testa, quase entre as sobrancelhas. O vetiver vai trazer clareza, confiança, segurança, disposição e coragem!
Já estou com as passagens. Você vem?
🗝️ Por Michele Lima 🔥 @luzdatocha
1 note · View note