Tumgik
projeto14 · 7 years
Text
Apresentação do Trabalho
Você deve estar estudando o curso de nivelamento de conhecimento geral que é o fenômeno da globalização não é acessado este curso , você sabe que é disponível em sua webaula , abaixo os assuntos cara que estão registados e que podem ajudar na ampliação seu conhecimento de hoje.
uma das consequências do chamado processo de globalização é a necessidade de que , em algumas questões (comércio , por exemplo ) países têm legislação compatível com o outro. vocês sabem que alguns Português costumam dizer que eles estavam, lá no século XV, que iniciou o processo de globalização , com as grandes navegações ? pois é
Questão A:
O que foi e o que representou o fenômeno das grandes navegações ? é possível relacionar o descobrimento do Brasil a esse fenômeno ?
Questão B :
Qual o direito aplicado pelo Português na colônia brasileira?
Questão C :
Pesquise e descubra se o território onde está localizado o cidade onde você mora pode ser considerado como território da colônia Português na América na virada do século XVI para o século XVII
Respotas :
A-) Foi um movimento de procura de novos mercados pois o mercado europeu estava extremamente competitivo, então eles sorteavam pessoas para ir ao Brasil e os mais ricos iam por conta própria. Não só a colonizacao do Brasil mas sim a da América inteira (o Continente todo)
B-) O direito aplicado é o da civil law (lei romana)
C-) Seria o de porto seguro(São Paulo)
0 notes
projeto14 · 8 years
Text
Choose Life (ESCOLHA A VIDA)
Opcao A (Monólogo Inicial do filme: Trainspotting)
Cena :https://www.youtube.com/watch?v=W18_vkBFGLE DISCLAIMER : NSFW(NO SAFE FOR WORK) 18 + ESSE TEXTO CONTÉM : REFERENCIA A DROGAS, LÍNGUA CHULA, APOLOGIA A IDEIAS DEPRESSIVAS
Texto Bruto : Choose a job. Choose a career. Choose a family. Choose a fucking big television. Choose washing machines, cars, compact disc players and electrical tin openers. Choose good health, low cholesterol, and dental insurance. Choose fixed interest mortgage repayments. Choose a starter home. Choose your friends. Choose leisurewear and matching luggage. Choose a three-piece suit on hire purchase in a range of fucking fabrics. Choose DIY and wondering who the fuck you are on a Sunday morning. Choose sitting on that couch watching mind-numbing, spirit-crushing game shows, stuffing fucking junk food into your mouth. Choose rotting away at the end of it all, pissing your last in a miserable home, nothing more than an embarrassment to the selfish, fucked up brats you spawned to replace yourselves. Choose your future. Choose life... But why would I want to do a thing like that? I chose not to choose life. I chose something else. And the reasons? There are no reasons. Who needs reasons when you've got heroin?
*Traducao adaptada: "Escolha um emprego. Escolha uma carreira. Escolha uma familia. Escolha a porra de uma televisão gigante. Escolha máquinas de lavar, outras máquinas, carros, walk mans e abridores elétricos de latas . Escolha uma boa saúde, colesterol baixo e uma boa saúde dentária. Escolha pagamentos de hipoteca de juros fixa. Escolha sua Primeira residência. Escolha seus amigos, escolha roupas de lazer, Escolha um terno de três peças com uma puta de uma variedade de tecidos. Escolha fazer as coisas da sua maneira e se perguntar quem diabos é você no domingo de manhã. Escolha ficar com a bunda grudada no sofá assistindo programas imbecis e inúteis, enfiando comida lixo na sua boca. Escolha apodrecer no fim disso tudo, se mijando até seu último segundo nessa terra em seu deplorável lar, nada mais que uma vergonha ao seus filhos pentelhos egoístas e fodidos que foram  fecundados para te substituir. Escolha o futuro. Escolha a vida ... mas por que eu escolheria isso ? eu escolhi não escolher a vida. Eu escolhi outra coisa, e as razões ? não há razões. quem precisa de razões quando você tem heroína ? "
Renton :*Jaqueta de couro, Camisa Regata bege, calca skinny preta,all star branco (maquiagem de viciado) *OPCIONAL Ampola,Colher,Isqueiro, Líquido (mel de preferencia ou xarope)
0 notes
projeto14 · 11 years
Text
Jacque Fresco (13 de Março de 1916) é um autodidata projetista industrial, engenheiro social, escritor, professor, futurologista, inventor, e trabalhou como um projetista e inventor numa grande variedade de áreas desde inovações bio-médicas a sistemas sociais totalmente integrados. Ele acredita que suas idéias irão beneficiar o maior número de pessoas e diz que algumas de suas idéias vem dos anos de sua formação durante a Grande Depressão.O Projeto Venus iniciou-se em meados dos anos 70 por Fresco e sua parceira, Roxanne Meadows. O filme Future by Design produzido em 2006 descreve sua vida e trabalho. Atualmente ele escreve e ensina extensivamente sobre assuntos desde o holístico(O sistema como um todo determina como se comportam as partes) projeto de cidades sustentáveis, eficiência energética, gerenciamento de recursos naturais e automação avançada, focando nos benefícios que irão trazer à sociedade.
Índice  
1 Vida, invenções e carreira
1.1 Trabalho anterior
1.2 O Projeto Venus
1.3 O Movimento Zeitgeist
1.4 Economia Baseada em Recursos
1.5 Bibliografia
1.6 Filmes
1.7 Veja também
2 Referências
Vida, invenções e carreira
Trabalho anterior
Nascido em 13 de março de 1916, Jacque Fresco iniciou sua carreira profissional como consultor de design para a Rotor Craft Helicopter Company. Ele serviu à unidade de design e desenvolvimento do exército na base Wright-Patterson da Força aérea em Dayton, Ohio, EUA, e trabalhou para a Raymond De-Icer Corporation, sediada em Los Angeles, California, como engenheiro de pesquisas.
Ele trabalhou para várias companhias e em muitos diferentes campos como consultor técnico para a Motion Picture Industry, instrutor de design industrial na Art Center School, em Hollywood, California. Em Los Angeles, ele foi colega e sócio de trabalho do psicólogo Donald Powell Wilson.
Em 1942, Fresco criou a Revell Plastics Company (Agora Revell-Monogram) com Lou Glaser, embora ele depois tenha deixado para prosseguir com suas outras ideias, trabalhando diversas vezes em pesquisa e desenvolvimento aeroespacial, arquitetura, design eficiente de automóveis, métodos de projeção de sistema de cinema 3D, e design de equipamento médico onde ele desenvolveu uma unidade de raio-X tridimensional entre outras coisas.
O Projeto Venus
O Projeto Venus foi iniciado em 1975 por Fresco e Roxanne Meadows em Venus, Florida. Seu centro de pesquisa é uma propriedade de 21 acre (85,000 m2) que contêm várias construções de seu design, onde eles trabalham em livros e filmes para demonstrar seus conceitos e ideias. Fresco produziu um extenso número de modelos em pequena escala baseados em seus desenhos, bem como várias edificações construídas com base em seus conceitos de simplicidade, sustentabilidade e estética. Com edifícios em forma de [domo] altamente resistentes e eficientes, separados por lagos, jardins e trilhas projetados de maneira que de uma construção não seja possível ver a outra, dando a oportunidade à frequentes visitantes de vislumbrar um pouco do mundo do amanhã de Fresco. O Projeto Venus foi incorporado em 1995.
O projeto foi fundado na ideia de que a pobreza é causada pela sufocação do progresso da tecnologia, causada pelo sistema econômico mundial baseado no lucro e as instituições conservadoras que nele se apoiam.
Fresco acha que se, o progresso da tecnologia fosse exercido independente da necessidade de lucro, poderiam ser postas em prática maneiras (já prontas e à inventar) de multiplicar e aproveitar melhor os recursos naturais da terra, criando assim uma [economia baseada em recursos], que eliminaria a escassez e permitiria que ninguém sofresse de privações. Esta abundância récem-descoberta reduziria a tendência humana à dependência, corrupção e à ganância. Sem privações e sem a alienação do próprio potencial de criação perante a necessidade de lucro, as pessoas seriam livres para criar e desenvolver seus projetos pessoais, ajudando, assim, no desenvolvimento de toda a comunidade . Fundamental para o projeto, é a eliminação do atual [sistema monetário] e sua substituição por uma "[Economia baseada em recursos". A existência de dinheiro, como dito no filme "[Zeitgeist Adendum]", é ligada à existência de crimes, corrupção, pobreza, poluição, guerras, escassez e outros problemas contemporâneos.
De acordo com uma entrevista de 2008 com Fresco e Meadows, a falta das "credenciais" de Fresco, torna difícil para ele ganhar influência em círculos acadêmicos. Ele diz que quando universidades o convidam pra falar, geralmente não lhe dão tempo necessário para explicar seus pontos de vista.
O Movimento Zeitgeist
O Projeto Venus é mostrado no documentário de 2008, Zeitgeist: Addendum, como uma possível solução para os problemas globais explicados no filme. O filme foi premiado no 5º Festival Anual de filmes ativistas, em Los Angeles, California em 2 de Outubro de 2008, vencendo seu maior prêmio, e ele foi lançado online gratuitamente no Google Video em 4 de Outubro de 2008. Após o filme Zeitgeist, o movimento de mesmo nome, foi criado para a transição da economia com base monetária para uma economia baseada em recursos.
Economia Baseada em Recursos
Um dos temas principais de Fresco é seu conceito de uma economia baseada em recursos que substitui a necessidade da economia monetária orientada à escassez, que temos atualmente. Fresco argumenta que o mundo é rico em recursos naturais e energia, e que - com a tecnologia moderna e a eficiência - as necessidades da população global podem ser atendidas com a abundância, e ao mesmo tempo remover as limitações atuais de que o que é considerado possível devido às noções de viabilidade econômica.
Ele dá um exemplo pra ajudar a explicar a ideia:
"No começo da 2ª Guerra mundial, os EUA tinham meros 600 aviões caça. Nós rapidamente superamos essa curta demanda desativando mais de 90.000 aviões por ano. A questão no começo da Segunda Guerra Mundial era: Nós temos os fundos para produzir os implementos requeridos pra guerra? A resposta era não, nós não tinhamos dinheiro suficiente, nem tinhamos ouro suficiente, mas nós tinhamos mais do que recursos suficientes. Estavam disponíveis recursos que fizeram os EUA alcançarem a alta produção e eficiência necessária para vencer a guerra. Infelizmente isto só é considerado em tempos de Guerra."
0 notes
projeto14 · 11 years
Text
As doenças neurológicas,acontecem por causa de um erro na formação neurológica ou falha da função dos mesmos.as doenças mais infamamentes famosas são:epilepsia,catalepsia* patológica(há pessoas que conseguem controlar esse disturbio,mesmo que em excessões muito raras),Síndrome de Tourette,explicarei uma das doenças mais famosas
A síndrome de Tourette também referida como SGT ou ST, é uma desordem neurológica ou neuroquímica caracterizada por tiques, reações rápidas, movimentos repentinos (espasmos) ou vocalizações que ocorre repetidamente da mesma maneira com considerável frequência. Esses tiques motores e vocais mudam constantemente de intensidade e não existem duas pessoas no mundo que apresentem os mesmos sintomas. A maioria das pessoas afetadas é do sexo masculino.
A doença foi descrita pela primeira vez em 1825, pelo médico francês Jean Itard. Mais tarde, em 1885, Gilles de la Tourette publicou um relato de nove casos da doença, que denominou maladie des tics convulsifs avec coprolalie ("doença dos tiques convulsivos com coprolalia"). Posteriormente a doença foi renomeada "doença de Gilles de la Tourette", por Charcot, o influente diretor da Salpêtrière.
Os critérios diagnósticos oferecidos pelo DSM-IV-TR são:
Múltiplos tiques motores e um ou mais tiques vocais em algum momento durante a doença, embora não necessariamente ao mesmo tempo (um tique é um movimento ou vocalização súbita, rápida, recorrente, não rítmica e estereotipada).
Os tiques ocorrem muitas vezes ao dia (geralmente em ataques) quase todos os dias ou intermitentemente durante um período de mais de um ano, sendo que durante esse período jamais existe uma fase livre de tiques superior a 3 meses consecutivos.
A perturbação causa acentuado sofrimento ou prejuízo significativo no funcionamento social, ocupacional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.
O início dá-se antes dos 18 anos de idade.
A perturbação não se deve aos efeitos fisiológicos diretos de uma substância (por exemplo, estimulantes) ou a uma condição médica geral (por exemplo, doença de Huntington ou encefalite pós-viral)
Aqui um vídeo,dos afetados por essa doença
http://www.youtube.com/watch?v=ou-KVmw05R4
Epilepsia: Epilepsia (do grego antigo ἐπιληψία (Epilepsia) - "apreensão") é um conjunto comum e diversificado de desordens crônicas neurológicas caracterizada por convulsão.Algumas definições de epilepsia dizem que as convulsões podem ser recorrentes, mas outras afirmam apenas um único ataque combinado com alterações cerebrais que aumentam a chance de crises futuras.
Cerca de 50 milhões de pessoas no mundo sofrem de epilepsia, e quase 90% delas ocorrem em países em desenvolvimento.A epilepsia se torna mais comum com a idade. O início de novos casos ocorrem mais frequentemente em crianças e idosos. Como consequência de uma cirurgia cerebral, crises epilépticas podem ocorrer em pacientes em recuperação.
A epilepsia é geralmente controlada, mas não curada com a medicação. Contudo, mais de 30% das pessoas com epilepsia não têm o controle das crises mesmo com os melhores medicamentos disponíveis. Cirurgia pode ser considerada em casos difíceis. Não deve ser entendida como uma doença única.
Curiosidades:
A série de animação japonesa Pokémon,mandou ao ar(1997) um episódio em que o monstro a ser capturado piscava em intervalos de 2 a 3 segundos entre o azul e vermelho,cerca de 730 crianças no japão passaram mal em meio a transmissão .Segue abaixo a a cena que causou epilepsia.AVISO:CASO VOCÊ TENHA UM HISTÓRICO DE SENSIBILIDADE A ALTERNÂNCIA RÁPIDA DE CORES,OU UM HISTÓRICO DE EPILEPSIA,É EXTREMAMENTE DESACONSELHÁVEL QUE VOCÊ CONTINUE,CONSULTE SEU MÉDICO ANTES DE ASSISTIR:
http://www.youtube.com/watch?v=yqNiEx9O3fU
Muitos jogos eletrônicos podem causar epilepsia,com mais frequência os mais antigos,muitos destes mesmos jogos,não hesitam em avisar o consumidor sobre o perigo que os epiléticos podem sofrer com os mesmos,segue abaixo um vídeo de como ocorre uma convulsão(ataque epilético).AVISO:CASO SEJA SENSÍVEL,PREVINE A VISUALIZAÇÃO DO VÍDEO:
http://www.youtube.com/watch?v=b7XcUxUjElM
0 notes
projeto14 · 12 years
Text
Antes mesmo da igreja católica ser reconhecida e fortemente ligada ao poder diplomatico,entenda isso como política de feudos,pois nessa época é contextualizada os senhores feudais(alta idade média) e as cidades medievais como Firenze ou Venezia(Respectivas Florenca e Veneza),ela era perseguida pelo exército romano por tres seculos,sendo que Nero foi o maior exemplo disso,a perseguicao ocorreu por causa de ser contra a religiao do imperio e seu universalismo,que dizia que qualquer pessoa pura e de bom coracao era bem-vinda.
Mas logo depois(por volta do século V a.c) comecou a ser tolerado pelo imperio romano,o que resultou progressivamente,quase que subitamente a notoriedade e poder da igreja catolica apostolica romana aumentam em um nível muito alto(de perseguidos a perseguidores) sem ninguem perceber e unanimamente vira uma grande entidade tanto economica quanto cultural,sendo que dessa maneira ela influenciou nas artes e na filosofia.
A igreja tinha a filosofia de,explicar racionalmente os problemas do ser humano,e a existencia de  Deus,sem deixar de fora seus dogmas religios,ou seja uma mescla entre o racional e as questoes de fé,sendo que o seu racionalismo era muito fraco e pioneiro para a epoca.Sendo que um dos maiores filófos católicos-cristãos são Agostinho de Hipona
Tomás de Aquino
Francesc Eiximenis
Jacques Maritain
João Duns Escoto
Marsílio de Pádua
Ludovico Antonio Muratori
Lourenço Scupoli
Edith Stein
0 notes
projeto14 · 12 years
Video
Hope you enjoy Like it? Create your own at GoAnimate.com. It's free and fun!
0 notes
projeto14 · 12 years
Video
Hope you enjoy there is a continuation Like it? Create your own at GoAnimate.com. It's free and fun!
0 notes
projeto14 · 12 years
Text
Ilhas de calor:
Ilha de calor é a designação dada à distribuição espacial e temporal do campo de temperatura sobre a cidade que apresenta um máximo, definindo uma distribuiçao de isotermas que faz lembrar as curvas de nível da topografia de uma ilha, dai a origem do nome ilha de calor.  Há um contraste térmico entre a área mais urbanizada e menos urbanizada ou periférica, que inclusive pode ser uma área agrícola. Alterações da umidade do ar, da precipitação e do vento também estão associadas à presença de ilha de calor urbana. Em geral, nas cidades de latitudes médias e altas (onde o clima é mais frio) forma-se durante a noite, em associação com o estabelecimento de uma circulação tridimensional na camada limite urbana cujo ramo inferior ocorre na forma de um fraco escoamento centrípeto chamado brisa urbana, com intensidade da ordem de 1 a 3 km/h. A origem das ilhas de calor decorre da simples presença de edificações e das alterações da paisagem feitas pelo homem nas cidades. A superfície urbana apresenta particularidades em relação à menor capacidade térmica e densidade dos materiais utilizados nas construções urbanas: asfalto, concreto, telhas, solo exposto, presença de vegetação nos parques, ruas, avenidas, bulevares e também, alterações do albedo (reflexão das ondas curtas solares) devido às sombras projetadas das construções e à impermeabilização da superfície do solo que implica aumento da velocidade do escoamento superficial da água de chuva e maior risco de cheias das baixadas, varzeas etc.
O efeito de ilha de calor nos países de latitudes médias (frios ou temperados) é mais marcado no período noturno, e a sua intensidade é função não linear da população urbana.
Causa das ilhas de calor:
Existem várias causas que explicam a formação de ilha de calor nas cidades, as quais veremos a seguir:
• efeitos da poluição do ar: o efeito de interação entre a radiação e a poluição atmosférica constituída de partículas e de diferentes gases, como os gases do efeito estufa (CO, CO2, NOx, O3, hidrocarbonetos, entre outros) provoca alterações locais no balanço de energia e radiação que podem ser associadas à formação das ilhas de calor urbanas. Uma série de reações químicas e fotoquímicas podem ocorrer em ambiente urbano poluído. Notavelmente, as reações fotoquímicas associadas à química dos sulfatos e nitratos envolvendo a radiação ultravioleta solar está associada à formação do ozônio, um gás altamente reativo e tóxico. O aumento da irradiância de onda longa da atmosfera em direção às superfícies urbanas associada ao aumento da concentração dos gases do efeito estufa sobre as cidades (C02, metano) modifica o balanço de energia (radiação e fluxos de calor) da superfície e da atmosfera.
• fontes antrópicas de calor: Emissões antrópicas de calor e umidade associadas à queima de combustíveis fósseis, ar condicionado, entre outras podem contribuir em muito para o maior aquecimento urbano.
• mudanças no balanço de radiação: O aprisonamento da radiação solar e infravermelha associada ao balanço local do fluxo radiativo sobre as superfícies dos chamados cânions urbanos. O efeito da geometria do cânion urbano é alterar o albedo urbano como um todo de forma a aumentar a absorção de radiação solar vísivel, com consequente aumento da temperatura. Como consequência tem-se um decréscimo da perda de radiação infravermelha pelos cânions urbanos (cavidades) associada à altura dos prédios e à redução da largura das vias (ruas).
• Efeito da redução das áreas verdes: Decréscimo da evapotranspiração pela impermeabilização das superfícies urbanas e redução de áreas verdes nas cidades. A reduzida fração de área vegetada em áreas fortemente urbanizadas diminui a extensão das superfícies de evaporação (lagos, rios) e de evapotranspiração (parques, bosques, jardins, bulevares). Assim, as atividades humanas alteram os microclimas urbanos e as condições de conforto ambiental das cidades. A impermeabilização dos solos devido à pavimentação e desvio da água por bueiro e galerias, o que reduz o processo de evaporação e evapotranspiração urbana, modificando o balanço hídrico da superfície urbana podendo aumentar a vulnerabilidade da população a enchentes e deslizamentos de terra.
•Uso de materiais muito absorvedores da radiação solar (de baixa refletividade): Maior acumulação de calor durante o dia devido as propriedades de absorção pelos materiais utilizados na construção da cidade (ou urbanização) e sua emissão durante o período noturno. Há balanços de energia e água particulares sobre as áreas urbanizadas, que diferem dos respectivos balanços sobre paisagens naturais ou pouco modificadas. Redução do albedo por devido à geometria dos cânions urbanos e aos sombreamento dos edifícios e elementos da cidade.
•Redução do fator de visada do céu pelos cânions urbanos: Decréscimo da perda de radiação infravermelha pelos cânions urbanos (cavidades) associada à redução do céu visível a partir das paredes dos prédios e das vias. O cânion urbano provoca o aprisionamento de parte da radiação solar que entra pelo topo do cânion através de reflexões múltiplas da luz nas paredes. Essas reflexões múltiplas também ocorrem com a radiação de onda longa (infravermelha sendo emitida pelas paredes internas do cânion, reduzindo a perda de calor por radiação para o espaço (atmosfera).
Devido a esses fatores, o ar atmosférico na cidade é mais quente que nas áreas que circundam esta cidade. O que define um domo térmico associado à Camada Limite Urbana.
   Consequências:
  Pioram ainda mais o efeito estufa.
Inversão Térmica
A inversão térmica é um fenômeno atmosférico muito comum nos centros urbanos industrializados. Os poluentes retidos nas camadas da atmosfera próximas à superfície provocam doenças respiratórias e irritações nos olhos.
como ocorre:
Para que ocorra a inversão térmica é preciso alguns fatores específicos como baixa umidade do ar (comum nos invernos paulistanos, por exemplo). O fenômeno pode ocorrer em qualquer época do ano, mas fica mais intenso nas épocas de noites longas, com baixas temperaturas e pouco vento.
Consequências funestas:
Quando ocorre a inversão térmica, os poluentes, que normalmente iriam se dispersar acompanhando o ar quente liberado na terra, ficam presos. A faixa cinza alaranjada é a conseqüência visível do fenômeno. 
É comum nos invernos paulistanos vários moradores apresentarem problemas de saúde, afinal a poluição atmosférica torna-se mais intensa. Entre os efeitos dos poluentes, é constatado que o monóxido de carbono, que sai dos escapamentos dos veículos, causa disfunções do miocárdio; o dióxido de enxofre, problemas respiratórios. Além desses dois poluentes, várias partículas inaláveis prejudicam a circulação vascular do corpo humano, ampliando as chances, por exemplo, de aumento da pressão arterial.
Estudos da Universidade de São Paulo estimam que cerca de oito pessoas morrem por dia na região metropolitana de São Paulo por causa de conseqüências indiretas da poluição atmosférica.
Para diminuir o impacto da poluição, São Paulo adota, desde 1997, o rodízio de carros, eliminando boa parte da frota durante o horário de rush. Além disso, a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) tem controlado a qualidade do ar em São Paulo com atenção especial para os dias de inverno. Em 2006, 32% dos dias entre maio e setembro foram desfavoráveis para a dispersão dos poluentes. A porcentagem foi a maior  
Efeito Estufa
O efeito estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como consequência disso, o calor fica retido, não sendo libertado para o espaço. O efeito estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância pois, sem ele, a vida como a conhecemos não poderia existir. Serve para manter o planeta aquecido, e assim, garantir a manutenção da vida.
Consequências:
Principais consequências do Efeito Estufa no Meio Ambiente:
- Retenção do calor na atmosfera fazendo com que aumente a temperatura no planeta;
- Com o aumento da temperatura no planeta (aquecimento global), já está em processo o derretimento das geleiras das calotas polares;
- O derretimento das calotas polares provoca o aumento da quantidade de água nos oceanos, podendo provocar, em breve, o alagamento de cidades litorâneas e a submersão de ilhas;
- O aquecimento global provocado pelo efeito estufa pode acelerar o processo de desertificação em algumas regiões do planeta;
- O efeito estufa pode alterar o funcionamento equilibrado de ecossistemas, provando o desaparecimento de espécies vegetais e animais;
- Mudanças climáticas provocadas pelo efeito estufa podem potencializar fenômenos ambientais como, por exemplo, furacões, tempestades, secas e quantidade de chuvas (com enchentes) em determinadas regiões;
- O efeito estufa potencializa os danos provocados pelos poluentes na saúde das pessoas, principalmente nos grandes centros urbanos;
- Ao gerar o aquecimento da temperatura, o efeito estufa pode aumentar as condições favoráveis para o princípio de incêndios em áreas verdes, principalmente em épocas secas e de baixa umidade;
- As mudanças climáticas geradas pelo efeito estufa podem alterar os cursos naturais das correntes marítimas, provocando a extinção de diversas espécies de peixes e outros animais marinhos;
- Ao modificar o clima de determinadas áreas, o efeito estufa pode prejudicar a agricultura em determinadas regiões, diminuindo a produção de alimentos no mundo todo.
Chuvas ácidas:
A chuva ácida é a designação dada à chuva, ou qualquer outra forma de precipitação atmosférica, cuja acidez seja substancialmente maior do que a resultante da dissociação do dióxido de carbono (CO2) atmosférico dissolvido na água precipitada. A principal causa daquela acidificação é a presença na atmosfera terrestre de gases e partículas ricos em enxofre e azoto reactivo cuja hidrólise no meio atmosférico produz ácidos fortes. Assumem particular importância os compostos azotados (NOx) gerados pelas altas temperaturas de queima dos combustíveis fósseis e os compostos de enxofre (SOx) produzidos pela oxidação das impurezas sulfurosas existentes na maior parte dos carvões e petróleos. Quimicamente, chuva ácida não seria uma expressão adequada, porque para a Química toda chuva é ácida devido à presença do ácido carbônico (H2CO3), mas para a Geografia toda chuva com Ph abaixo do N.T (Nível de tolerância(PH igual à aproximadamente 5,5)) é considerada ácida. Ela também pode acarretar sérios danos as trutas por exemplo, uma vez que se cair uma chuva ácida num ambiente lacustre de uma truta, abaixo ou acima do N.T, a truta morrerá. Os efeitos ambientais da precipitação ácida levaram à adopção, pela generalidade dos países, de medidas legais restritivas da queima de combustíveis ricos em enxofre e obrigando à adopção de tecnologias de redução das emissões de azoto reativo para a atmosfera.
Consequências:
A chuva ácida liberta metais tóxicos que estavam no solo. Esses metais podem contaminar os rios e serem inadvertidamente utilizados pelo homem causando sérios problemas de saúde.
Nas Casas, Prédios e demais edifícios
A chuva ácida também ajuda a corroer alguns dos materiais utilizados nas construções, danificando algumas estruturas, como as barragens, as turbinas de geração de energia, etc.
Para o meio ambiente
Lagos
Os lagos podem ser os mais prejudicados com o efeito das chuvas ácidas, pois podem ficar totalmente acidificados perdendo toda a sua vida.
Desflorestação
A chuva ácida provoca clareiras, matando algumas árvores de cada vez. Podemos imaginar uma floresta, que vai sendo progressivamente dizimada, podendo eventualmente ser até destruída.
Agricultura
A chuva ácida afecta as plantações quase da mesma forma que as florestas, no entanto a destruição é mais rápida, uma vez que as plantas são todas do mesmo tamanho e assim, igualmente atingidas pelas chuvas ácidas.
0 notes