Tumgik
sergiosaon · 4 years
Text
Tumblr media
Olá, boa noite a todos!
A vida sempre terá o alcance do olhar do observador. Olhos deformados entendem a realidade por aspectos retorcidos e limitados. Reinará uma visão distorcida. Uma das Leis da Física ensina que para enxergar algo é preciso que haja luz; nada se vê na escuridão. Quando há pouca luz percebo apenas as sombras que se formam nas paredes das celas existenciais e acredito que representam a realidade. A sombra se forma porque me oponho, como uma barreira, à irradiação da luz. Quando eu sou a fonte luminosa, as sombras surgem quando os meus pensamentos e sentimentos criam estes obstáculos. Quando são enormes, nem mesmo as sombras consigo ver. Enxergar as sombras sinalizam o início da vitória da luz.
A Ciência também nos mostra que, ao mudar o ângulo pelo qual compreendemos algo ou alguém, permitimos uma maior ou menor passagem à luz; o objeto observado se modifica. Assim ocorre com a realidade. O observador estabelece na amplitude e na profundidade do seu olhar a expansão ou a contração da verdade. Hoje temos um “acesso” à informação extraordinário, mas o que estamos consumindo?
Quando nos abdicamos do poder de observador e nos entregamos aos noticiários, quase sempre segmentados, ou mesmo os livros, quando os aceitamos como dogmas, guardamos o nosso olhar em uma gaveta e passamos a utilizar “olhos de aluguel”. Passamos a ter uma visão que não nasceu de nossa própria consciência e nem é fruto do desenvolvimento do conhecimento que possuímos. Então, adentramos em um universo virtual. Literalmente. Acreditamos que somos, que superamos fases, que vencemos, acreditamos que estamos vivos. Tudo começa ou termina em aceitar ou negar o poder do observador que há em cada um de nós.
Vejamos alguns exemplos de manipulação de olhares: o Coliseu, a Inquisição, o Reich, o Apartheid… Estas foram práticas nefastas movimentadas pela cultura do ódio. Só sente ódio quem tem medo. Porém, somente somos manipulados quando passamos a ver com os olhos emprestados, como nos exemplos dados, as pessoas eram coniventes com essas práticas porque acreditavam estar fazendo o bem. O problema é que quase nunca percebemos a teia maquiavélica tecida por esse artesão sorrateiro, o medo. Ele nos furta a realidade para nos roubar as escolhas. Com isto, desperdiçamos a vida. É preciso resgatar os próprios olhos e, em seguida dissipar a névoa formada pela falta de uso desse fantástico poder. Trata-se de um exercício necessário. A clareza do olhar do observador é a semente da expansão da sua consciência. As virtudes habilitam o jardineiro. Abra seus olhos!
Aquele abraço, Sergio!
5 notes · View notes
sergiosaon · 4 years
Text
Tumblr media
Olha o dia, bom dia!
"E, sobre tudo isto, revesti-vos de caridade, que é o vínculo da perfeição." Disse Paulo em colossenses 3:14. Sabemos que nas culturas primitivas sempre havia a figura do xamã, o sacerdote, o feiticeiro. Essa figura era a focalização da consciência tribal das pessoas que reconheciam a impermanência da vida física e que tentavam conseguir algum contato com o universo macrocósmico, em contraste com o universo microcósmico que vemos à nossa volta, pois temos apenas um pequeno vislumbre do mundo.
Vivemos em um mundo muito rígido. Este é o nosso mundo particular e está limitado ao tapete da sala de à mesa da cozinha e, talvez, a uma viagem ocasional. Apenas com isso dizemos que conhecemos o "mundo"! É possível adquirir algum conhecimento sobre o mundo nos livros. Aprendemos sobre o mundo psicológico do homem, o mundo Astral e o reino do subconsciente. É justamente aí que o homem passada por estranhas e terríveis torturas, e se descontrola emocionalmente. Sentimos que há um elo perdido que ninguém nos revela e tão pouco explica. É hora de entendermos algumas coisas sobre nós mesmos e a personalidade que está relacionada com a mais primitivas lutas do homem para tentar encontrar Deus.
Se dedicarmos disciplinadamente mais atenção à nossa alma, é bem provável que escolheríamos seguir um caminho "reto". Se sabemos onde o Eu Verdadeiro quer ir e como chegar lá, obviamente pegaríamos a rota mais curta. Pergunta de prova: se a Verdade é uma oportunidade quase ilimitada dentro da nossa esfera, optaremos pelo melhor e mais elevado que a Vida pode proporcionar? O caminho é para dentro e a Verdade está contida em nós. Iniciemos, portanto, a grande jornada da alma!
Aquele abraço, Sergio!
0 notes
sergiosaon · 4 years
Text
Tumblr media
Salve, salve, bom dia!
Você sabia que todos nós temos um lugar no qual nos sentimos em maior intensidade a ligação com o Grande Mistério? Esse lugar pode ser qualquer um, como o seu quarto, a beira de um lago, de frente para o mar, o alto de uma montanha; o invisível que permeia e atua no visível, na harmonia entre a força e a sutileza da vida. A conexão se torna possível quando há o encontro com o sagrado. O sagrado habita dentro de nós. Esse encontro é pessoal e intransferível.
A natureza não dá saltos; na espiritualidade também se anda devagar. Não há atalhos. Existe apenas o Caminho. Não é possível chegar ao destino sem enfrentar toda a travessia. Ela te molda e te prepara. Embora haja a indispensável solidariedade durante o percurso, o Caminho é solitário. Ninguém poderá fazê-lo por ti. As dificuldades surgem na exata medida das lições que nos são necessárias. Aproveitemos cada uma delas. O Caminho nos devolve na exata medida dos nossos passos. Ele é sábio, justo, amoroso. Se por vezes nos parecer rigoroso, não tenhamos dúvida, são apenas as necessárias correções de rota, com a firmeza adequada à incompreensão do andarilho. Um dia seremos um mestre; um mestre de nós mesmos. Todos serão, cada qual ao seu tempo.
Muitos buscam uma experiência espiritual; a maioria, somente quando diante de um problema de difícil solução. Chegam em busca de ajuda rápida e anseiam por algum fenômeno sobrenatural. As dores da alma precisam de entendimento e transformação. De dentro para fora. Nenhuma experiência religiosa ou filosófica atingirá os patamares mínimos se o indivíduo não se aventurar a sair da superfície da existência para um mergulho no fundo de si mesmo. Lá está a alma. A alma é a essência do ser, o berço do amor; o elo com a vida, é a sua parte no todo. Apenas através da alma podemos pulsar toda a força e poder do universo. Quando as paixões nos movem, o amor fica de lado; quando o amor é esquecido, abdicamos da nossa essência. Quando nos afastamos de nós mesmos, ficamos sem conexão com o Grande Mistério. Longe da alma a vida perde a clareza, o sentido e o sabor. No entanto, mantenhamos a humildade e aperfeiçoemos as demais virtudes todos os dias. Nós apenas chegamos, em uma primeira vez, à porta da nossa alma. Nem ao menos entramos. Lá dentro existe um mundo ainda desconhecido e fantástico a ser revelado. Busquemos nos encantarmos!
Aquele abraço, Sergio!
1 note · View note
sergiosaon · 4 years
Text
Tumblr media
Chegou a sexta feira, bom dia!
A sensatez é a virtude que permite o equilíbrio entre as outras duas virtudes (firmeza e paciência), posta à prova a todo momento em diferentes graus de exigência. Não raro, o medo se torna a raiz de muitas doenças e conflitos. É mais fácil nos defendermos do mal quando ele vem de fora. O mal quando se manifesta internamente costuma causar estragos bem mais sérios e, portanto, precisa ser sanado na raiz. Toda raiva, mágoa, ira ou ressentimento é avassaladora. É quando quebramos tudo ao redor ou destruímos o melhor que existe em nós. A raiva, como todas as demais sombras, quando se manifesta dentro da gente, nos faz tão mal que parece que a melhor solução é espalhá-la pelo mundo. Quando isto acontece significa que a permitimos germinar e dar frutos. Passamos a habitar uma floresta escura. Tudo à nossa volta parece trevas; o coração perece por inanição. Isto acontece quando permitimos às sombras o poder de apagar a nossa luz. Então, perdemos a batalha.
Durante um conflito, não raro o espalhamos, seja na tentativa de obter dos outros uma palavra de apoio às nossas ideias, seja na absurda e inconsciente possibilidade de transferir parte do sofrimento ou da responsabilidade que, por ventura, nos vergue as costas. Esse discurso, quando é para o mundo, acaba sendo infrutífero por inadequação, pois ninguém poderá resolvê-lo em nosso lugar. Ou, pior, pode agigantar as sombras ao encontrar suporte por parte de alguém que as alimente. No entanto, quando conseguimos fazer com que a alma escute as palavras proferidas pelo ego, damos o primeiro passo para o verdadeiro entendimento do que se passa. Por isto falar para si mesmo é importante; é a oportunidade de ouvir a própria voz e a mensagem que ela traz. Entender o conflito é entender o ego, os seus desajustes e desejos insensatos; é compreender as próprias sombras envolvidas, fomentadoras do entrevero. Então, aos poucos, a alma se acende para iluminar as escolhas do ego, mostrando novas possibilidades de pensar e agir; de ser e de viver. Um conflito pode causar um grande problema ou te colocar diante de um mestre. Esta escolha é sua. Se faz necessário estar atento a ela.
“Vós sois a luz do mundo!”
Nem sempre teremos dinheiro suficiente para suprir as necessidades alheias, mas quando nos negamos a oferecer carinho e atenção, revelamos toda a miséria em que vivemos. Somos a luz do mundo. Se dentro mim está escuro, encontrarei um mundo sombrio para viver. Do contrário, se existe luz em mim, viverei em um mundo claro e colorido, apesar de todas as dificuldades e problemas inerentes à vida. Se há luz em mim, tenho também o poder de iluminar a vida de quem estiver por perto. Quanto mais alto eu vibrar a minha luz, mais longe será o seu alcance. As trevas somente persistirão enquanto eu me negar a acender a minha própria luz. Quando ilumino a mim, ilumino o mundo. A misericórdia é uma das mais belas e poderosas virtudes por toda a sua profundidade. A começar pela origem latina da própria palavra. Ela é uma das mais lindas do vocabulário. Trata-se da união de duas outras, miserere e córdia, que significam aflição e coração. Ser misericordioso é usar o coração para curar a aflição de alguém. A misericórdia é uma das variantes mais elevadas do amor. Na misericórdia o sagrado se manifesta através de você.
Aquele abraço, Sergio!
0 notes
sergiosaon · 4 years
Text
Tumblr media
Salve, bom dia, mais um dia de luz!
Devemos agradecer sempre. Seja pela alegria dos momentos agradáveis, seja pelas lições das horas difíceis; somente os tolos têm dias ruins. Apenas os orgulhosos não agradecem. Acreditam que, por serem melhores, não precisam de auxílio; por se sentirem superiores, toda ajuda não passa de obrigação. Mas o mundo é uma oficina de mestres; as relações pessoais e as dificuldades são as forjas que aperfeiçoam a têmpera da espada da existência: o coração. O processo no qual estamos todos inseridos, inevitavelmente nos impelirá à evolução, ciclo após ciclo. Um ciclo termina e outro se inicia. Todos morremos porque precisamos renascer. Renovados e em melhores condições para prosseguirmos de onde paramos. Acredite, até os bons têm muito a aprender. Entender o processo permite perceber que a morte é um ato de amor do Grande Espírito para conosco.
É bom lembrarmos que cada pessoa vê somente aquilo que consegue ver; por outro lado, enxerga apenas aquilo que deseja enxergar. Quando uma pessoa fala, sempre há mais conteúdo sobre ela no silêncio que se calou do que nas palavras ditas. Existe mais de um indivíduo dentro de cada pessoa: há o que todos conhecem e existe aquele que ninguém nunca viu. Isto serve para você e para mim. Ouvir mais e falar menos, pois ouvindo conseguimos desenvolver sempre uma visão panorâmica de tudo o que nos rodeia, de contra ponto, quando falamos só ouvimos nosso ruído. Isso é ser sábio.
A sua alma é o âmago sagrado que o identifica no universo; é o seu código pessoal e a sua essência imortal. Ela é uma viajante do tempo, a andarilha das estrelas que ruma em sentido ao Grande Mistério. Você é tão e somente um personagem nesta existência e cumprirá diferentes papéis em diversos outros palcos que compõem a vida. A alma evolui a cada história vivida e registra em si a totalidade delas. A alma se fortalece ou adoece com os alimentos que ingere. Tudo que o envolve atinge a sua alma, pois se refere ao Triangulo Sagrado formado pelos três vértices: expansão de consciência, florescimento das virtudes e aperfeiçoamento das escolhas. As suas emoções são a sobremesa do jantar servido pelos seus pensamentos. Ideias nocivas levam às paixões devastadoras. A sua mente envenena o seu coração. Então, a luz se apaga. Perde-se a leveza na vida e a alegria dos dias.
Um novo jeito de ser e de viver passa necessariamente por uma nova maneira de pensar. A mente aperfeiçoa o coração. Quando em sintonia com a luz, permitem a evolução da alma. Não é só o corpo que precisa de uma dieta saudável. O jejum também é imprescindível à alma. Pensamentos e sentimentos alimentam a alma. O poder está na mente; a força reside no coração. Vícios no pensar envenenam o sentir; então, a alma adoece. Uma grande parte dos nosso equívocos e aproximação com a sombras pessoais ocorre por causa de nossas frustrações. Ficamos ressentidos quando não nos julgamos amados como gostaríamos; nos magoamos quando achamos que o mundo não reconhece o valor que acreditamos ter. Uma enorme bobagem. Nada disso tem qualquer importância para a conquista das plenitudes. Então, a vida nos concede um manto de invisibilidade disfarçado em uma situação qualquer para que possamos nos revelar. Não para os outros, mas para nós mesmos. Assim, entender quem somos. Se soubermos aproveitar, será o passo inicial para a transformação e a cura.
Aquele abraço, Sergio!
0 notes
sergiosaon · 4 years
Text
Tumblr media
Olha a terça feira de Sol, bom dia!
Quando os nossos pensamentos se distanciam das estrelas as ideias perdem a beleza, o coração fica sem viço e as raízes apodrecem. O jeito de pensar define a maneira de ser e de viver. Você tem que parar de fazer o mal. O mal que você tem praticado não é contra os outros, mas para si mesmo. Os seus pensamentos ainda carregam um enorme vício. Eles teimam em pensar nas piores coisas que existem. Ora teimam em lembrar de situações dolorosas, ora de projetarem situações futuras desagradáveis que, em sua maioria, jamais acontecerão. Porquanto, traz sofrimento. Rouba a leveza do seu ser, furta a beleza do viver, impede que você alcance as plenitudes e, muito grave, abre as portas do campo áurico que o envolve, os muros da sua fortaleza invisível de força, para que muita porcaria do astral o invada e devore a sua luz. Maus pensamentos dão origem as víboras do espaço que destilam veneno no coração, opacam o olhar, corroem a mente e sugam a energia vital.
Antes de dormir, feche os olhos, serene o coração e suavize a mente para se encontrar com o Grande Espírito. Então, faça a seguinte oração: Por favor, me ajude a me proteger de mim mesmo. Que eu consiga fazer deste inimigo o meu melhor amigo. Aonde foi a leveza e a alegria que lhe pertencem? A sua alma é o âmago sagrado que o identifica no universo; é o seu código pessoal e a sua essência imortal. Ela é uma viajante do tempo, a andarilha das estrelas que ruma em sentido ao Grande Mistério. Você é tão e somente um personagem nesta existência e cumprirá diferentes papéis em diversos outros palcos que compõem a vida. A alma evolui a cada história vivida e registra em si a totalidade delas.
A alma se fortalece ou adoece com os alimentos que ingere. Tudo que o envolve atinge a sua alma, pois se refere ao Triangulo Sagrado formado pelos três vértices: expansão de consciência, florescimento das virtudes e aperfeiçoamento das escolhas. As suas emoções são a sobremesa do jantar servido pelos seus pensamentos. Ideias nocivas levam às paixões devastadoras. A sua mente envenena o seu coração. Então, a luz se apaga. Perde-se a leveza na vida e a alegria dos dias. Sem se dar conta, você escalou tons de sofrimentos diante de meras possibilidades. Simples construções mentais o levaram à criação de emoções insalubres. Diferentes construções o levarão a novas criações. Você é o que você pensa. O que você sente é gerado por quem você é. Um novo jeito de ser e de viver passa necessariamente por uma nova maneira de pensar. A mente aperfeiçoa o coração. Quando em sintonia com a luz, permitem a evolução da alma. Para ser feliz não adianta apenas ser um homem bom e fazer o bem. Embora isto seja indispensável, é preciso aprender a pensar para que o coração consiga pulsar a beleza que existe na sua alma. Esta é a beleza que você também encontrará em todas as situações da sua vida.
Aquele abraço, Sergio!
0 notes
sergiosaon · 4 years
Text
Tumblr media
Salve, salve bom dia!
Você sabia que o nosso coração sempre será nosso melhor mestre? As sombras se tornam mais fortes que a luz todas as vezes que nós damos vazão às emoções densas dentro da gente, tais como: raiva, ódio, desânimo, mágoa, tristeza, frustração, etc. Perdemos a batalha. Nessas horas é preciso silenciar a boca e, principalmente, a mente. Permitir que o coração fale para retomarmos a direção correta. O orgulho e a vaidade são sombras que alimentam a ilusão de que somos os maiores e melhores, aprisionando o verdadeiro eu na escuridão. Todo intelectual, enquanto se gabar do seu conhecimento estará longe de se tornar um sábio. Todo maioral enquanto orgulhoso de sua força ou envaidecido pelo poder não passará de um ser frágil pelo alvo fácil que se tornou. Continuará a ser um tolo, um personagem social de si mesmo. Viverá de débeis aplausos que alimentam o ego e enfraquecem a alma; uma aparência condecorada, uma essência combalida.
A grande magia vem de dentro! Transformar-se é vencer-se a si mesmo, um pouco a cada dia. Deixar de sermos previsíveis aos outros, principalmente a nós mesmos, nos permite sempre desconcertar com o inusitado e a ousadia. Lembremos que o Sagrado está no mundano, aquele precisa deste para se revelar. É importante cultivar a alegria e o bom humor, pois são virtudes importantíssimas, logo, são ferramentas do Sagrado. A alegria é a mais poderosa oração de agradecimento ao Universo por todas as bênçãos concedidas. Transmiti-la a toda gente o torna um emissário dos Céus. O bom humor tem o poder de transmutar energias de baixa vibração que, por ventura, se apresentem; por isto, também é Sagrado.
A vida te espera dentro e fora de você. A vida só é curta para quem insiste em fugir; seja dos becos escuros do mundo que anseiam por luz, seja das sombras que nos habitam, sedentas por iluminação. Apenas foge quem tem medo. A vida te espera dentro e fora de você. A vida só é curta para quem insiste em fugir; seja dos becos escuros do mundo que anseiam por luz, seja das sombras que nos habitam, sedentas por iluminação. Apenas foge quem tem medo. O que se cala pode dizer mais do que aquilo que se fala. O poder sobre si mesmo, maior ou menor, é o poder que se tem sobre a vida.
O exercício do poder da vida através do próprio ser é o primeiro degrau para entender a força da Criação, latente em todas as criaturas. É assim que entenderemos a fé. Um tratamento pode ter um gosto amargo se você se envergonhar com os equívocos do passado; ou pode demorar um longo tempo se você ficar paralisado diante de cada dificuldade. No entanto, pode ter um sabor doce se você for capaz de perceber a beleza conquistada a cada dia; e também pode não demorar tempo nenhum se entender a riqueza de todos os dias. Um mestre por dia, cada dia como um mestre.
Aquele abraço, Sergio!
0 notes
sergiosaon · 4 years
Text
Tumblr media
Hoje é sexta feira, uhuuuuuu, bom dia!
Qual a verdade que cada um de nós consegue suportar?
Somente a simplicidade tem a força necessária de nos levar até ela. A simplicidade reside em admitir que o rei está nu e que este rei sou eu. Nada é tão difícil na vida. Ao lado da humildade, a simplicidade é a chave que abre os portões da lucidez. Sem isto, a vida não se inicia. A transformação estará à distância exata do alcance do meu olhar e terá a dificuldade estabelecida pelo meu querer. É claro que teremos que abrir mão de valores admirados no mundo, desmanchar condicionamentos,, construir os conceitos que passarão a balizá-lo daqui pra frente, entender os princípios que deseja e os verdadeiros valores que o possibilitarão de alcançá-los, conviver com inevitáveis críticas, assumir os riscos inerentes à vida, dizer não quando era mais fácil dizer sim, aceitar quando aparecia mais conveniente negar, entre outras dificuldades. Viver no eixo da própria luz não é fácil, mas é libertador.
Ficou claro o motivo pelo qual não existe liberdade sem compromisso?! Entende a razão de, algumas vezes, termos de retroceder para conseguir avançar?! Percebe agora como a maneira como alguém trata os outros é o espelho de como ela se relaciona consigo mesma?! Deixo a ti as palavras de Sócrates: "Onde quer que eu vá, eu também irei". Ele afirma que irá sempre acompanhado de si mesmo para todos os lugares, todos os dias, onde quer que esteja. Ele afirma ser a bagagem que nenhum de nós temos como evitar. Entretanto, ela pode estar arrumada ou bagunçada, é o que define se o EU que está comigo é livre ou está aprisionado em si mesmo. Define também o alcance dos meus dias, se me permitirei uma longa jornada ou se viajarei para lugar nenhum.
Como está a sua tribo, em harmonia ou em conflito? Antes de se obter ajuda, é preciso entender a necessidade dela e, principalmente, querer. Cada um tem um ritmo próprio de caminhar. A vontade é a força motriz da evolução, o seu eixo é o amor e as virtudes; a sabedoria, o timoneiro sagaz. Vamos apaziguar a nossa tribo e nos elevar em harmonia!
Aquele abraço, Sergio!
0 notes
sergiosaon · 4 years
Text
Tumblr media
Salve, salve, bom dia!
Ao contrário do que se acredita, até por parecer paradoxal, não se consegue ser livre sem assumir sérios compromissos, seja consigo mesmo, seja com a Luz. Somente com os passos iluminados o Caminho ficará protegido e apresentará veredas até então inimagináveis diante dos seus olhos. Apenas entenderemos a força de sermos livres quando, na iminência de queda no abismo, percebermos as nossas próprias asas se abrindo. Apenas se descobre a verdadeira liberdade qua de se aprende a diferença entre se jogar e voar. Não se chega a este ponto sem que haja muito comprometimento.
Contudo, cada um tem que entender aquilo que deseja para sua vida. Não existem 2 caminhos iguais; não há modelos a serem seguidos, portanto, é primordial inventar um jeito próprio de caminhar. Ele é único e, por isto, traz consigo uma beleza singular. Lembre, os seus desejos libertam, quando impulsionados por amor, ou aprisionam se dominados pelo medo. Não pense que o medo é importante por nós alertar dos perigos do mundo, não! Não é o medo que cumpre essa função, mas sim, uma valiosa virtude, a precaução. O medo tem sua raíz ancestral em nossos instintos de sobrevivência, de subjugar o outro para dominá-lo e evitar que ele faça o mesmo conosco. Somos hostis ou reagimos mal porque fomos condicionados a acreditar que um tem que se sobrepor ao outro, que o mais forte irá eliminar o mais fraco. Um raciocínio no qual predomina a dificuldade que ainda temos em conviver com as diferenças e contrariedades. Por qual razão é preciso derrotar o outro? Por que o mais frágil tem que perecer? Onde há medo, não existe liberdade e tão pouco amor. O medo não deixa que tratemos o outro como gostaríamos de ser tratados, então a dignidade também desaparece. O medo sufoca a paz, pois nasce da falta de confiança em nós mesmos e da fé na luz que nos ilumina e é capaz de dissipar toda e qualquer escuridão. O medo alimenta e agiganta esta escuridão.
A precaução funciona por um sistema interno diferente e totalmente oposto ao medo. Ela nos avisa que a todo momento estamos diante de uma bifurcação onde existe a possibilidade de escolha entre o amor e o medo; a luz e o brilho. O brilho é a máscara preferida das sombras. A precaução nos lembra da oportunidade que surge a cada instante para sermos diferentes e melhores, que o céu e o inferno não está em lugar algum, salvo em nosso coração. Todos os dias se abrem as portas que nos conduzirão às estrelas ou aos abismos. Enquanto o medo limita, a liberdade amplia quem somos. Lembremos sempre que o mal é uma criação mental que precisamos aprender a desconstruir se algum dia quisermos nos libertar. Obs: a chave que fecha a cela da prisão é a mesma que abre.
Aquele abraço, Sergio!
0 notes
sergiosaon · 4 years
Text
Tumblr media
Chegou a sexta feira, bom dia!
Quando não sabemos nos relacionar com as próprias emoções, a razão costuma se perder na floresta do desespero. A falta de maturidade em enfrentar os problemas que se apresentam, apenas revelam o despreparo daquele espírito em aprender as lições que lhe cabem. Os conflitos surgem para alavancar a nossa evolução. É como os mestres se disfarçam para oferecer os valiosos ensinamentos depois que nos recusamos em aprendê-los de maneira mais suave. É o universo, em profundo gesto de amor, revelando que não desistirá de nenhum de nós.
A oração é muito valiosa e, saiba, nunca faltará ajuda das esferas invisíveis. Apenas não devamos esquecer que ela não virá na medida dos desejos, mas da justa necessidade. Assim, como não farão a parte que cabe ao indivíduo. É exatamente está parte que trará a transformação do olhar e do viver, permitindo o devido aprendizado, o necessário fortalecimento e, por consequência, que ele atinja, aos poucos, o equilíbrio indispensável à paz. Sempre temos que fazer escolhas, afinal esta é a única maneira de aperfeiçoarmos o espírito. Nossas escolhas nos definem e o convívio social é onde residem as grandes provas
Até onde devo ir para atender o outro e qual o ponto onde devo parar para cuidar de mim é uma questão que quase sempre trouxe questionamentos e conflitos emocionais. "Eu sou eu, você é você. Eu faço as minhas coisas e você faz as suas coisas. Não estou nesse mundo para viver de acordo com as suas expectativas e nem você está para viver de acordo com as minhas. Se por acaso entrarmos em sintonia, será lindo. Caso contrário, não há o que fazer." Disse o Dr. Fritz Perls, um psiquiatra alemão pioneiro de uma terapia chamada Gestalt.
A caridade, a compaixão e a misericórdia são indispensáveis a cada um e a todos. Da mesma maneira, para que uma boa virtude não tenha mau uso, não se pode permitir que o necessitado, após o atendimento da fase emergencial, abdique da determinação e coragem para superar por si mesmo os inevitáveis obstáculos do processo evolutivo. É a parte que cabe a ele. Ou o ciclo de ajuda não se completará. Oferecer o melhor é a regra de ouro, sempre no limite da sua capacidade, entendimento e vontade. Atenção pra que o auxílio não descambe em dependência, na qual, algumas vezes, as boas ações se perdem. Entender a diferença entre culpa e responsabilidade é primordial. A culpa é uma poderosa sombra que aprisiona ambas as partes em relação doentia que transforma afeto em vício e, portanto, deve ser iluminada para se transformar em responsabilidade. Esta última é o perfeito equilíbrio entre a independência e a solidariedade que deve existir em todos os relacionamentos, na clareza da percepção do andarilho em sentir a beleza de compartilhar e o cuidado para que o outro faça a parte que lhe cabe. A responsabilidade engrandece e liberta.
Aquele abraço, Sergio!
0 notes
sergiosaon · 4 years
Text
Tumblr media
Olha a chuva, bom dia!
Todas as vezes em que nos sentimos infelizes ou desconfortáveis significa que algo precisa ser modificado. Sempre na gente, nunca nos outros. Cada qual é responsável por suas transformações e arca com as consequências de suas escolhas. Abandone em definitivo o vício de desejar que o outro, ou mesmo o mundo, mude para se adequar às suas vontades. Isto é falta de respeito, pior, tentativa de dominação. A recíproca também é verdadeira, nunca concedermos a ninguém o poder sobre nossas escolhas.
O amor adormecido é a cura ainda não revelada de todo o sofrimento. Este é o verdadeiro encontro da vida, esta é a essência, todo o resto é apenas aparência. Cada sofrimento nos revela uma batalha, ao acolher o amor que há em nós, nos transformamos no guerreiro de si mesmos, seremos o herói da própria história e venceremos a grande batalha. Assim nascem os sábios. Não se engane, nem todo mal do mundo habita dentro de ti, mas apenas o mal que lhe faz mal. O monstro que atormenta e devora está dentro e não fora da gente. Ninguém pode nos prejudicar mais do que cada qual a si mesmo. O sagrado está em toda parte, se oculta no mundano, nos afazeres simples do cotidiano. O sagrado está nas virtudes, pois é na maneira como cada um reage às contrariedades da vida que conseguirá revelar a sua outra face, a face divina.
Quanto mais difícil for a batalha, mais luz extrairemos dela. Não existe arrependimento quando as escolhas são impulsionadas por amor. A vida não é um jogo. Quando há luz sempre haverá vitória. Em todos os caminhos da vida é preciso prudência. A prudência apenas avisa, quem impede é o medo. A prudência diz para tomarmos cuidado ao seguir, nunca para desistir. Toda virtude precisa de pelo menos mais uma para se completar: a prudência sem amor se torna egoísmo; sem compaixão é abandono; sem coragem é fuga; sem sabedoria é desistência. A prudência, uma virtude tão mal compreendida, tem compromisso com o aperfeiçoamento, jamais com o retrocesso, ou não seria uma virtude. Temos que experimentar o melhor de si e da vida, mesmo com os sérios riscos de perda. Somente conseguimos ver a beleza no outro quando a encontramos em nós.
Aquele abraço, Sergio!
0 notes
sergiosaon · 4 years
Text
Tumblr media
Hoje é quarta feira de cinzas!
Hoje é um dia que tem uma representação, um simbolismo: a mudança de vida. É bom lembrarmos a passageira fragilidade da vida humana, sujeita à morte. Hoje é o primeiro dia da purificação, os 40 dias da quaresma, onde devemos nos dedicar à reflexão de nós mesmos e, nesse processo, nos espiritualizarmos. A oração é o primeiro passo dessa transformação. A disciplina e vontade vai nos dar o suporte para identificar as emoções sombrias que tanto nos aprisionam e nos impedem de caminhar.
Essas emoções nocivas estão arraigadas aos hábitos e não aos fatos do passado. Desfazer essas emoções é criar novos hábitos de ser e de viver, novos olhares para ver a si, os outros e o mundo. As emoções densas, assim como os sentimentos sutis, criam um padrão de pensamento e, mais sério, de percepção. Através dessas ideias iremos interpretar cada fato de modo superficial ou profundo; a sensibilidade aproxima ou afasta o melhor olhar. No entanto, sem novos hábitos nada evolui. Nenhum sofrimento se desmancha sem amor.
Entendamos que o amor tem graus e degraus. Escolhemos o tipo e o nível de amor que oferecemos a nós, aos outros e a vida. Que seja sempre o mais intenso, com maior comprometimento, pois apenas este possui força transformadora. Um dia acabaremos por não reconhecer o nosso próprio rosto no espelho por nos tornarmos estranhos a nós mesmos. Uns decidem enfrentar a batalha pessoal, outros escolhem fugir, mas podemos fugir de um lugar, nunca dá verdade. Nada revela mais quem somos do que os nossos sofrimentos. Os sofrimentos têm o valor de mostrar quem ainda não somos, passo iniciático para entender quem podemos ser.
Recolha-se, purifique-se, transforme-se, descubra-se.
Aquele abraço, Sergio!
0 notes
sergiosaon · 4 years
Text
Tumblr media
Awow domingão, bom dia!
Que parte da sua vida você gostaria de guardar para a eternidade? Faça a si mesmo esta pergunta. De qual parte da sua vida você poderia dizer: "Isto é tão valioso, quero mantê-lo para sempre"? Este é um ótimo teste de "quem é quem" no seu livro da vida. Tornamo-nos aquilo que contemplamos. Devido a densidade da criação humana, os Mestres continuam a frisar os mesmos ensinamentos. Eles nos pedem pra ficarmos e mantermos a nossa atenção na Presença e olharmos para a face do nosso anjo da guarda e adorarmos a Luz que nos enviou este mensageiro alado -- tornamo-nos aquilo que contemplamos.
Então, qual caminho a seguir a partir de agora? Faça um sorteio e descubra! A palavra "sorteio" vem do grego, o sufixo "teo" significa deus e o prefixo "sor", escolha. Para os gregos, "sorteio" seria como pedir aos deuses que tomassem a melhor decisão. Observe que muitos têm uma casa, mas não uma família; muitos têm um teto, mas não um abrigo; têm pão, mas nenhuma orientação. Existe a aparência e há a verdade. É preciso cautela no Caminho, pois quando estamos perdidos os sonhos se escondem. É preciso reencontrá-los a qualquer custo. Sonhos valem vidas.
As avalanches existenciais, embora não desejadas, são importantes por nos mostrar toda a força que há em nós e o poder incomensurável da vida. As avalanches não destroem sonhos, apenas nos arrancam do sonho aparente e nos leva ao verdadeiro sonho; ao nosso propósito de vida, ao dharma. Então, os dons se revelam e um novo caminho se apresenta. Contudo, é preciso vontade; se faz necessário bater na porta para que ela se abra. Alguns se deixam soterrar sob o peso da incompreensão, da revolta e dos lamentos. Não sejamos assim.
Aquele abraço, Sergio!
0 notes
sergiosaon · 4 years
Text
Tumblr media
Oiaaaaaaaaaaaaaa, é sábado!
O Ego não é, necessariamente, mau. Nos estágios iniciais do desenvolvimento humano ele representa a vontade de ser e precisa ter algum senso de autoestima para mantê-la, até que a própria alma adquira a força e o desejo pela autotranscendência. Neste ponto o ego é divino, atraído pelo verdadeiro desejo da alma, substitui o ego inferior, que não é mais necessário para manter a percepção finita. Quando o ego se torna muito rígido, centrado em seus próprios problemas, fica parado no tempo. Está imobilidade provocará sua destruição. Sua única possibilidade de sobrevivência é ceder lugar ao filamento divino do ser.
O Ego deseja brilho, a alma anseia por luz. Somente a clareza de entender quem se é poderá te transformar na pessoa que buscas em ti. A parcela da consciência mais ligada às sensações primárias e imediatas (o ego), repleto de condicionamentos sociais e ancestrais, pensa te proteger ao criar um personagem moldado em modelo de suposta aceitação e admiração que ilude sobre o sentido da existência. As sombras impedem o melhor olhar ao projetar a nossa vida dentro da vida alheia, como se o outro fosse determinante e responsável pela nossa felicidade.
Buda ensina que se alguém quer saber como será o seu amanhã basta prestar atenção ao que se faz hoje. O Cristianismo nos indica a atravessar pela estreita porta da virtude. O Xamanismo lembra que somos herdeiros de nós mesmos. Todas as vezes que alguém está aprisionado em si mesmo, mostra aquilo que não é. Então, sofre em razão da artificialidade pela qual passa conduzir a sua vida. A eternidade é circular e cumpre-se pelas leis dos ciclos. Seguindo as leis de Deus nós podemos contornar nosso presente e fazer aquilo que os místicos fizeram em outro lugar e outros tempos: subir os degraus dos ciclos.
Um Ego envolvido em sombras é um guardião frágil que expõe o castelo aos menores ataques do mundo. Permitamos que o guardião se fortaleça com as habilidades luminosas do mestre. A alma conhece o bom combate e pode transformar um mero vigia em um autêntico guardião da luz. Estreitemos o contato, melhoremos essa comunicação. Então, o castelo do ser se tornará inexpugnável e a dor não será mais inevitável.
Aquele abraço, Sergio!
0 notes
sergiosaon · 4 years
Text
Tumblr media
É sexta feira!
Pergunta de prova: você acredita em sonhos?
Os sonhos fortalecem a alma. Eles são os propósitos de uma existência. Vivê-los nos conecta ao nosso âmago e, por consequência, à essência da vida. Eles são fundamentais, pois alimentam os nossos dias com esperança e alegria. Do contrário, como seriam? Alguns podem dizer: "o que movimenta o mundo é o dinheiro. Somente isto interessa de verdade, apenas isso as pessoas respeitam, pois ele o leva a usufruir tudo de bom que existe na vida." No entanto, quem se move unicamente por dinheiro, quem o trata como deus, se torna seu prisioneiro. Aquele que faz suas escolhas tendo o dinheiro como objetivo maior, vive pelo medo. Medo de ser quem é, medo de amar e não ser amado, medo do abandono e da miséria e abandono não são, necessariamente, questões econômicas.
Nada do que é verdadeiramente valioso e importante, como a liberdade, a dignidade, a paz, a felicidade e o amor, necessita de dinheiro. Mas, cada um escolhe o deus que irá adorar. Ser e viver se definem na maneira de olhar e pelo jeito de caminhar. Então, dores e delícias, luz e sombras, cada um se torna timoneiro do próprio destino. Esforcemo-nos para nos aposentarmos de nós mesmos, ao invés de muitas propriedades.
Vivemos em um baile de halloween, todos de máscaras horripilantes. Quando a nossa alegria transcende a nossa máscara, os integrantes do baile se revoltam conosco. "Naquele momento eu pude entender como nunca tinha sido possível antes. A minha alegria desmascarava a tristeza escondida em cada um deles. Eles me odiavam, mas no veneno da ojeriza, eles entregavam o jogo. O repúdio demonstrado por mim era apenas a maneira de esconder a aversão que eles tinham sobre si mesmos." Palavras do livro Contos de Morserus. E, para fechar, lembremos os ensinamentos do Mestre: "Não se pode servir a Deus e a Mamon", no evangelho de Lucas.
Aquele abraço, Sergio!
0 notes
sergiosaon · 4 years
Text
Tumblr media
Taaaarde, hoje é quinta feira!
Quem já foi em uma festa de halloween ou num baile de máscaras? No final todo mundo grita "surpresa" e tiram suas máscaras. Assim é a vida! Contudo, antes de tudo, se pretendemos tirar a máscara, temos de tirá-la de alguma coisa. O que vamos desmascarar? Neste caso temos que perceber que algo em nós é real, mas também que há uma parte irreal. Quanto mais rápido descobrirmos e reconhecermos este fato, e aprendermos a distinguir a diferença, mais rápido progredimos na Luz. Por que é tão importante que saibamos a diferença? Porque de outro modo estaremos alimentando a máscara e deixando o verdadeiro "eu" faminto. Tanto os homens quanto as mulheres têm as máscaras da consciência humana e desperdiçamos grande parte do nosso tempo e muita energia na criação destas coisas que agora decidimos remover. Alguém vai perguntar: por quê? Estive alimentando meu Ego durante todos esses anos. Por que devo decidir que tenho que parar de fazer isso?
A principal razão é que precisamos aprender a superar as ilusões, porque elas são uma doença! A dissimulação é um mal! Por isso as pessoas são doentes. Porque está é uma criação falsa! É simples rs, quando entendemos que determinada ação é boa, mas não temos o amor necessário para realizá-la de maneira espontânea, precisamos realizar um movimento interior para que ela aconteça. A vontade precisa ser criada. Isto é muito bom. Fazemos em razão da verdade que se consolida em nossa consciência, como uma semente que luta para romper a casca e ultrapassar o solo pedregoso para, então, conhecer o Sol.
A alegria de se sentir verdadeiro tem o poder de anular o efeito de qualquer mazela. Diferente da euforia, uma ilusão ruidosa para mascarar fugas e vazios. A alegria nasce da serenidade permitida pela lucidez típica de quando vislumbramos com clareza a sabedoria dos ciclos da vida e as indicações do Caminho. Ainda que ninguém mais veja ou concorde, manter-se coerente a esse olhar é fonte incessante de alegria. Níveis de euforia ou de alegria estabelecem a decadência de uma existência.
Geralmente, somos tolerantes conosco e bastante intransigentes com os outros. Diz um velho provérbio escocês: oh, se pelo menos algum poder nos desse o dom de nós vermos como os outros nos vêem. Estamos sempre querendo remover a máscara do outro, mas desejamos manter a nossa firmemente presa ao rosto. Quer alegria em sua vida? Tire a máscara que criou para si.
Aquele abraço, Sergio!
0 notes
sergiosaon · 4 years
Text
Tumblr media
Bom dia, segunda feira!
"Entenda o prazer que você procura e entenderá o sabor doce ou amargo dos seus dias." A sabedoria Taoísta nós ensina muitas coisas importantes para vida, essa é uma delas. Quando julgamos as escolhas alheias, erramos. O motivo é simples: entendemos o mundo na exata medida da clareza consciencial que possuímos. Ainda viajantes e distantes da Luz, temos o olhar embaraçado por frustrações, mágoas, condicionamentos e outras sombras diversas. Então, enquanto eu não conseguir me entender por completo, serei incapaz quanto a perfeita compreensão do outro. Ao invés de julgar devemos entender tão e somente aquilo que queremos ou não para as nossas vidas. Abraçar tudo o que nos faz bem e nos torna melhores. Do outro lado, impor limites às pessoas e situações que nos desagradam, sem acusações nem recriminações. E, simplesmente, prosseguir.
É importante se aperceber que toda desnecessidade quando vista como uma necessidade se torna um fardo e uma prisão. "De quanto menos precisar mais livre serei", afirma o pensamento estoico. Isso refere-se a adaptabilidade. Um grande poder quando entendido e usado como ferramenta de transformação. São muito valiosas as dificuldades por nos levar a viver de maneiras até então impensadas. Nos ajuda a descobrir novos valores para a conquista dos mesmos princípios nobres, as plenitudes. A verdadeira busca por amor, liberdade, dignidade, paz e felicidade não depende de nenhuma circunstância do mundo. Apenas do aprimoramento das simples escolhas que fazemos todos os dias.
No Tao, poema 2, temos os dizeres: "o sábio age sem agir". Quer dizer, agir sem esforço. Uma escolha que se faz com tamanha clareza que o ego não precisa ponderar, pois ela germinou com a força e a pureza da alma atuante. Quando o amor transborda em nós, agimos em sintonia tão suave com os nossos princípios e valores que é como se nada tivéssemos feito. A vontade já está pronta. Isto é a perfeita luz. Consciência e amor em um mesmo ritmo e propósito.
Aquele abraço, Sergio!
0 notes