Tumgik
team-gogo · 6 years
Text
Checkpoint final
É a última apresentação do recurso para as disciplinas do segundo semestre do curso de Sistemas e Mídias Digitais da UFC, e aqui trazemos o que há de novo e implementado.
Micro!Caso é um jogo de point-and-click de investigação, com elementos de visual novel, onde o jogador, com ações limitadas, precisará resolver crimes e descobrir quem os cometeu. O protagonista é um detetive, uma bactéria probiótica que inicia com pontos de vida limitados, encarregado de restaurar o equilíbrio entre os microrganismos, que estão sendo mortos por outros micro seres. Ele carregará um caderno de anotações com as características dos microrganismos. O jogador terá que conversar com testemunhas no local do crime e então acessar o caderno para que possa identificar características que o farão chegar a conclusão de quem é o assassino. Conversar com testemunhas e verificar a cena do crime ocasionarão em perca de pontos de vida. Caso a vida chegue ao fim, será “game over”, por isso o jogador deve medir suas ações para que possa concluir o caso e passar para os próximos com a mesma quantidade de vida no qual finalizou o caso anterior. Na cena também haverá uma bactéria policial, a quem o detetive recorrerá quando já tiver em mente quem cometeu o crime.
Tumblr media
Menu.
Tumblr media
Seleção de cenários.
Tumblr media
O caderno do detetive.
Tumblr media
Em jogo, conversar com os personagens. A HUD foi levemente modificada, acrescentando os elementos.
Tumblr media
A interação. Descobrindo o assassino.
O jogo está disponível para download neste link. Basta baixar toda a pasta e abrir o arquivo “modelo.html” para jogar.
0 notes
team-gogo · 6 years
Text
A arte e o protótipo
Agora, com tudo definido, apresentaremos as artes e elementos do jogo, assim como o protótipo da mecânica implementada em p5.js.
O arquivo do protótipo pode ser baixado aqui. Basta abrir o “modelo.html” para executar.
A escolha de cores no geral, tanto cenário, como personagens e elementos, é de uma paleta mais orgânica devido ao conteúdo tratado no jogo, os seres vivos.
Um cenário para um dos casos foi finalizado para o protótipo.
Tumblr media
Cenário geral, ficará na tela de menu, mostrando o ambiente em que os microrganismos podem estar.
Tumblr media
Na superfície de uma pedra teremos uma civilização de fungos e outros seres, tendo aí o primeiro caso a ser resolvido.
Personagens:
Tumblr media
O detetive protagonista, uma bactéria probiótica.
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
Demais personagens, estando fungos, bactérias e vírus entre eles.
Elementos de cenário, layout e HUD:
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
Tipografia:
Tumblr media
Escolhida para o título por ser estilo de comics/cartoons, uma vez que nosso jogo possui esse tipo de referência visual e narrativa.
Tumblr media
Para o caderno de anotações do detetive, uma fonte manuscrita.
Tumblr media
Para uso geral dentro do jogo, uma fonte mais simples e sem serifa.
0 notes
team-gogo · 6 years
Text
A definição da aplicação
Após muito pensar, foi decidido que nossa aplicação seria um jogo do estilo point-and-click com elementos de visual novel.
Pesquisando o mercado de jogos sobre microbiologia, nos deparamos com o Projeto MicroTodos, que visa criar atividades e instrumentos facilitadores para um aprendizado significativo do mundo microbiano, trabalhando com cartas educativas. Também podemos citar Spore, onde o jogador tem o controle da evolução de uma espécie através de cinco estágios, cada um com mecânicas diferentes.
Tumblr media Tumblr media
Spore
Por ser uma aplicação mais didática, nosso público-alvo são alunos do ensino fundamental, entre 7º e 9º anos, pré adolescentes de 11 à 14 anos.
Com referências de narrativa e gameplay de Carmen Sandiego e Club Penguin, além de referências visuais de Hora da Aventura, nosso recurso, chamado de Micro!Caso, é um jogo de investigação onde o jogador, com tempo e ações limitados, precisará resolver crimes e descobrir quem os cometeu.
Tumblr media
Carmen Sandiego
Tumblr media
Club Penguin
Tumblr media
Hora da Aventura
Nosso protagonista é um detetive, uma bactéria probiótica, encarregado de restaurar o equilíbrio entre os microrganismos, que estão sendo mortos por outros micro seres. Ele carregará um caderno de anotações com as características dos microrganismos. O jogador terá que conversar com testemunhas e então acessar o caderno para que possa identificar características que o farão chegar a conclusão de quem é o assassino.
A teoria cognitiva que trabalhamos é a da Gestalt, onde o ambiente estimula o indivíduo a captar e perceber sinais ao seu redor, assim, o indivíduo irá encaixar as peças e adquirir insights, que o farão ter um entendimento completo da situação.
Tumblr media
Fizemos uma apresentação Pecha Kucha no 2º Checkpoint do projeto, você pode conferi-la aqui.
0 notes
team-gogo · 6 years
Text
Possíveis soluções
Discutindo em equipe a fim de propor ideias e soluções para o problema da cliente, pensamos em uma solução midiática digital em formato de jogo educativo, abordando o conteúdo explanado de Microbiologia, explicando os seus conceitos, efeitos na Biologia, aplicações na vida cotidiana, entre demais assuntos que podem ser abordados e serão reunidos em um material pela professora.
Propomos também a criação de mini jogos que abordarão alguns dos assuntos, dentro de um jogo principal, além de adicionarmos conteúdo explicativo da disciplina como formas de dicas para os estudantes.
Além disso, pesquisamos sobre a possibilidade de criar um mundo interativo de microrganismos, podemos citar como exemplo o jogo Flow, onde não necessariamente há uma linearidade ou missões que um jogo comum proporciona, mas sim que o usuário (aluno) fique livre para explorar o mundo do jogo, interagindo, descobrindo e aprendendo com o mesmo.
0 notes
team-gogo · 6 years
Text
O problema
Como professora do Ensino Fundamental e enxergando as dificuldades que seus alunos possuem para assimilar os conteúdos dados em aula, nossa cliente sugeriu a confecção de um recurso midiático digital para orientar e auxiliar nas aulas da disciplina de Biologia das turmas de 6º ano do Ensino Fundamental II, focando no assunto de Microbiologia, ajudando os estudantes a compreenderem melhor este conteúdo e suas ramificações.
0 notes
team-gogo · 6 years
Text
O cliente
Fca. Helenita Oliveira Silva, bióloga pela Universidade Estadual do Ceará/Itaperi (Licenciatura Plena/2012-2017, título: A Popularização da Ciência em Espaços Não Formais de Ensino). Técnica em Meio Ambiente pelo SENAI (2010). É Professora do Ensino básico, Fundamental II, 6º e 9° anos, da Escola Municipal de tempo integral Diogo Vital de Siqueira. Voluntária do GT Ouvidoria do Mar.
0 notes
team-gogo · 6 years
Text
A equipe e o objetivo do projeto
Team GoGo é uma equipe cujos integrantes são:
Beatriz Ferreira Martins
Leonardo Sousa Ferreira
Natã Lael Gomes Raulino
Rosana Maia Ferreira
Saynara Roana Gomes Cunha
Como alunos do 2º semestre do curso de graduação de Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Ceará, temos como objetivo desenvolver um recurso digital interativo para organizações não-governamentais, professores de escolas, grupos de extensão, entre demais clientes que possam atender aos requisitos estabelecidos pelos docentes do nosso curso.
Este projeto abrange as disciplinas de Cognição e Tecnologias Digitais, Comunicação Visual, Narrativas Multimídia e Programação II.
0 notes