Tumgik
presto-presto · 9 months
Text
Da discografia autoral de Manu Lafer de 2016 a 2023
apontamentos, aparas e arremedos afins The Word Traduzir (ou verter) poesia entre idiomas é tentar dar nó em pingo d’água. Como exercício, tentemos dar nó em pingo d’água em inglês. É disso que estou falando sobre. Manu se impôs e venceu essa mordaz tarefa artística que sincreticamente podemos chamar de presepada (mas, afinal, que diabos é sincrético?) algumas vezes e notavelmente no álbum cujo…
Tumblr media
View On WordPress
0 notes
presto-presto · 2 years
Text
Gênesis & Gerúndios do Songbook Barbatuques
Gênesis & Gerúndios do Songbook Barbatuques
Tumblr media
View On WordPress
0 notes
presto-presto · 2 years
Text
Toda memória – prefácio do livro “Bolim Bolacho” de Manu Lafer
Toda memória – prefácio do livro “Bolim Bolacho” de Manu Lafer
Vamos colocar conversa na música: Onde está a música em um texto falando sobre música? Aliás, por que escrever de algo que é para ser escutado? E quando se começou a escrever tanto de música, este assunto que hoje achamos irresistível? INTRO. O século XX gostou da ideia de cabelos expostos ao vento. Com ou sem lenço, com ou sem documento (há algum tempo, preferencialmente, sem). Bastava…
Tumblr media
View On WordPress
1 note · View note
presto-presto · 2 years
Text
Prefácio ao livro “O inferno é agora”
Em O inferno é agora: dez contos sincréticos – terceiro livro de ficção de Thiago Rocha –, o autor apresenta seus contamentos, que “batiza” de conjunto e qualifica como “sincréticos”, perguntando que “diabos” isso significa. E o que isso significa?
por Manu Lafer Em O inferno é agora: dez contos sincréticos – terceiro livro de ficção de Thiago Rocha –, o autor apresenta seus contamentos, que “batiza” de conjunto e qualifica como “sincréticos”, perguntando que “diabos” isso significa. E o que isso significa? Os contos são inspirados nos Dez Mandamentos – os quais são chamados Pronunciamentos pelo judaísmo, religião que se debruça sobre as…
Tumblr media
View On WordPress
0 notes
presto-presto · 3 years
Text
Prefácio ao livro “Um rim por um trago”
Prefácio ao livro “Um rim por um trago”, de Thiago Rocha – por Flávio Oliveira
por Flávio Oliveira O livro que tens nas mãos, caro leitor, anda por outro caminho que não o da comum coletânea de contos que um autor decida reunir dentre os seus melhores publicados e (ou) inéditos, ou compilados por um editor, o por um crítico ou por outro tipo de organizador de livros. Este outro caminho é o da concepção de um livro especial: livro de contos, pensado como tal, com plano…
Tumblr media
View On WordPress
1 note · View note
presto-presto · 4 years
Text
Tristão e Belita
TRISTÃO E BELITA – um conto-motivo de quando Richard Wagner regeu no Brasil de Dom Pedro I a estreia mundial de sua mais importante ópera.
um conto-motivo
Tumblr media
— Eins, ts, ts. Zwei, ts…
Mal subia ao pódio e já baixava seus não muito tempo ainda tísicos braços. Não se apresentou, sabendo que sabíamos quem ele era. O Imperador, que nunca ia aos ensaios, estava lá, pensativo; apostou alto na vinda daquele que os mais entusiasmados patrícios chamavam, com algum deboche ou auto-deboche – então não se sabia o quê –, de o Antônio…
View On WordPress
0 notes
presto-presto · 4 years
Text
Oasis e a fusão de Música, Moda, Pelada e Perrengue
Oasis e a fusão de Música, Moda, Pelada e Perrengue
Missing you, nineties.
A indústria da moda não se transformou toda graças à Oasis; sozinha, nenhuma banda faria isso. Porém, assim dito, esta não é uma história boa de ser contada. Menos ainda é uma história boa de ser contada por alguém que, como eu, foi jovem no auge da banda e, portanto, filtrará os fatos com alguma nostalgia. Conto, pois, a seguir, como a banda Oasis transformou –…
View On WordPress
0 notes
presto-presto · 5 years
Text
O que títulos de músicas clássicas dizem da composição a que dão nome
O que títulos de músicas clássicas dizem da composição a que dão nome
Sentimentos alegres e gratos após a tempestade
Representação de Beethoven na composição da Sinfonia Pastoral; litografia do Almanaque de Zurique da Musikgesellschaft, 1834
Este texto sintetiza o que títulos de músicas clássicas dizem da música a que dão nome.
Simplifica um primeiro entendimento ou busca desse repertório, e facilita a escrita e compreensão desses títulos em programas…
View On WordPress
0 notes
presto-presto · 5 years
Text
Ler partituras é fácil
Ler partituras é fácil
Uma lista de motivos dedicada a todas as pessoas que querem ler partituras. (Todas mesmo: não somente músicos – amadores ou profissionais –, embora também a esses.)
Você pode aprender a ler partituras. Com uns três minutos, você já pode saber os fundamentos. Se você já toca algum instrumento ou canta, é mais rápido ainda. Considerando quão fácil, edificante e prazeroso isso é, ousaria…
View On WordPress
0 notes
presto-presto · 5 years
Text
Follow these ten tips from a college professor — they considerably improve your chances of joining a college music program
Follow these ten tips from a college professor — they considerably improve your chances of joining a college music program
This text is for you who are determined to enter a music college, and it is also for you who are wondering if you should enter a music college.
Tumblr media
This is the São Paulo State University Arts Institute old building, where I got my undergraduate degree in Music Composition and Conducting (Brazil, 1999–2005)
POTUS or opus? Booking or Bruckner? Corporations or compositions? Being admitted to a college…
View On WordPress
0 notes
presto-presto · 5 years
Text
Dez dicas para passar no vestibular de música
Dez dicas para passar no vestibular de música
Esse texto é para você que está decidido a fazer uma faculdade de música; e é, também, para você que está pensando se vai fazer uma faculdade de música.
antigo prédio do Instituto de Artes da UNESP, onde fiz a minha graduação em Composição e Regência (1999–2005)
Operar ou óperas? Corporações ou composições? O ingresso em um curso superior de música é um caminho escolhido por muitas pessoas que…
View On WordPress
0 notes
presto-presto · 6 years
Text
O padrão Presto de cifrar música popular
O padrão Presto de cifrar música popular
O presente texto tem como objetivo padronizar um sistema único de cifragem de música popular para ser usado e difundido em partituras editadas pela Presto, buscando também estabelecer padrões gráficos para partituras a serem publicadas no futuro. Os principais pontos a serem considerados em sua elaboração são:
Praticidade de leitura e execução;
Economia de espaço;
Coerência simbólica (um símbolo…
View On WordPress
0 notes
presto-presto · 6 years
Text
Oh, if I catch you! — some reasons why
Is there any way to make sure a song will succeed? We at Presto wonder about that too, folks. Believing that a real case can brings good clues on this matter, we are heading to the greatest Brazilian musical success of all time (at least it was until the day we wrote this text): Michel Teló’s version of Oh, if I catch you! For few musicians can aspire a six-figure hit on YouTube like this song…
View On WordPress
1 note · View note
presto-presto · 7 years
Text
Classical, cosmopolitan, Baroque and Italian elements in the tangos of Astor Piazzolla
Piazzolla sipped classical music and distilled it in tango. He achieved that tango maintained its musical identity while expanding its second person plural. This process is directly linked to: the musician’s cosmopolitan background; his musical influences; and to the notorious presence of Italians in Argentina since the 19th century, who took with them their music (tradition). Astor Piazzolla has…
View On WordPress
0 notes
presto-presto · 7 years
Text
How to dress to attend a classical music concert
How to dress to attend a classical music concert
This text: tells a little of what is concerto, the type of musical composition that gave the name of the event known as concert classical music; gives modest tips on how to dress to go to such a social rite; and remember a famous vest.   Whoever thinks that attending a classical music concert is a special occasion may have contrasting expectations when thinking about dressing to go to such an…
View On WordPress
0 notes
presto-presto · 7 years
Text
Selva de palmas
Enquanto incontáveis homens pagam e se esfacelam para jogar futebol e sonham com a vida que teriam tido se tivessem sido os futebolistas que seus devaneios pueris prometiam, alguém como Zinedine Zidane, atleta de enorme magnitude e que gozava de um dos maiores salários do planeta independente da profissão, contava os dias para se retirar do ludopédio – considerando a média – precocemente. Como…
View On WordPress
0 notes
presto-presto · 7 years
Text
Panorama da história do tango – com ênfase na sua vertente instrumental e em como seu maior expoente, Astor Piazzolla, valeu-se de tradições eruditas para expandir a sua música popular
Panorama da história do tango – com ênfase na sua vertente instrumental e em como seu maior expoente, Astor Piazzolla, valeu-se de tradições eruditas para expandir a sua música popular
Quanta e quamanha dor me surge e nasce De nunca ouvir aquele antigo estilo; Mas eu fiz que ele aqui se renovasse Para que o mundo agora possa ouvi-lo. E com todo o poder de engenho e arte Foi sempre o meu desejo Ver-te qual te ora vejo – e celebrar-te. (excerto de Ode à língua portuguesa, de José Albano) O artigo em uma tanda Piazzolla sorveu música clássica e destilou-a no tango. Logrou que o…
View On WordPress
0 notes