Tumgik
arquivista-blog · 12 years
Text
Veja as deliberações, recomendações e moções da Reparq 2011
Amplify’d from www.reparq.arquivistica.org
Deliberações, recomendações e moções da Reparq
Leia online ou faça o download
Read more at www.reparq.arquivistica.org
 See this Amp at http://bit.ly/etMNMP
7 notes · View notes
arquivista-blog · 12 years
Text
REPARQ 2011 - 16 a 18 de Novembro
Ainda dá tempo de participar. Não perca a oportunidade de ampliar seus conhecimentos. Coordenadores e professores dos cursos de Arquivologia de todo o país reúnidos em um grande evento gratuito, aberto a toda para comunidade das ciências da informação.
Amplify’d from www.reparq.arquivistica.org
Bem-vindos ao site da REPARQ 2011!
O saber e o fazer arquivísticos vêm se modificando profundamente nas três últimas décadas sob o impacto de novos modos de produção uso e conservação da informação. Novas dinâmicas organizacionais nos setores público e privado emergem ao lado de novas demandas informacionais por parte da sociedade. No Brasil, esses elementos são reconhecidos, de forma diferenciada, não apenas na gestão da informação arquivística nos setores públicos e privados, mas também na produção de conhecimento e no ensino na universidade. Há um reconhecimento crescente na demanda por novos cursos e modelos de formação profissional do arquivista na graduação e na pós-graduação, além da produção e difusão do conhecimento arquivístico. Em face desse cenário dinâmico e desafiante, foi realizada a I Reunião Brasileira de Ensino e Pesquisa em Arquivologia – REPARQ, de 06 a 09 de junho de 2010, na Universidade de Brasília. Dado o sucesso da I REPARQ e a agenda de discussões daí decorrente, docentes e pesquisadores em Arquivologia das universidades públicas brasileiras recomendaram a realização desta II Reunião Brasileira de Ensino e Pesquisa em Arquivologia. Ao contemplar as diversas possibilidades sugeridas pelo tema “Novas dimensões da Pesquisa e do Ensino da Arquivologia no Brasil”, espera-se fomentar novos patamares à qualidade do ensino e pesquisa em Arquivologia no país.  
Promoção:
      Apoio:
                        Read more at www.reparq.arquivistica.org
 See this Amp at http://bit.ly/etMNMP
22 notes · View notes
arquivista-blog · 13 years
Text
Arquivo Público adere à tecnologia de reconhecimento óptico http://bit.ly/o5eYBh
0 notes
arquivista-blog · 13 years
Text
Arquivo Público adere à tecnologia de reconhecimento óptico
Amplify’d from www.jornalacidade.com.br
Novo software facilita a busca de dossiês produzidos pela Secretaria de Segurança durante o fim da ditadura militar e início do regime democrático
Governo do Estado de SP
O Arquivo Público do Estado de São Paulo acaba de colocar na internet novo banco de dados para consulta a antigos arquivos do Departamento de Comunicação Social (DCS) da Polícia Civil do Estado de São Paulo. Para facilitar a vida dos pesquisadores, foi utilizado nas fichas remissivas um software de reconhecimento óptico de caracteres (OCR). É a primeira vez que o Arquivo Público adere essa tecnologia em documentos de seu acervo histórico.
O OCR permite reconhecer caracteres a partir de um arquivo de imagem. Dessa maneira, é possível digitalizar um documento com um texto impresso e obter um arquivo de texto editável. Esse recurso facilita a busca por informações nas 52.194 fichas remissivas que foram digitalizadas e integram o novo banco de dados para consulta aos arquivos do Departamento de Comunicação Social. A pesquisa, que antes ficava restrita a palavras-chave e era feita manualmente, agora pode ser realizada em todo o conteúdo da ficha.
De acordo com o Arquivo Público, o acervo do DCS é formado por dossiês produzidos pela Secretaria de Segurança Pública durante a investigação de movimentos sociais e líderes políticos no fim da ditadura militar e início do regime democrático.
Disponível nos terminais de consulta da sede do Arquivo Público, a nova base de dados traz informações das fichas remissivas - nominais ou temáticas - que foram produzidas pelo Departamento de Comunicação da Polícia entre 1983 e 1999. A busca pode ser feita por palavra-chave ou período e, uma vez localizado o registro, o pesquisador terá acesso à imagem da ficha digitalizada.
Arquivo secreto
O acervo foi aberto ao público em março de 2010, por meio da Resolução CC-12. Com a assinatura dessa resolução, o Arquivo Público do Estado pôde permitir o acesso da população a documentos até então mantidos sob sigilo. Os interessados em consultar o banco de dados deverão fazer um cadastro prévio e assinar um documento, por meio do qual assumem responsabilidade pelo uso que farão das informações adquiridas neste acervo.
A documentação é composta por relatórios de eventos públicos - que incluem fotos feitas por policiais à paisana - e dossiês produzidos pela Polícia Civil de São Paulo, durante investigações, principalmente de movimentos sociais e líderes políticos, entre os quais os ex-governadores Mário Covas e José Serra e os atuais senadores Aloysio Nunes Ferreira Filho e Eduardo Suplicy.
A Divisão Policial de Informações Sociais foi um setor do Departamento de Comunicação Social da Polícia Civil do Estado de São Paulo que funcionou de 1983 a 1999. Entre outros, foram alvos das investigações do órgão os movimentos sociais, sindicatos, entidades religiosas, partidos políticos e autoridades públicas.
Seu acervo é composto por 1.220 pastas de dossiês pessoais e temáticos organizados por códigos alfanuméricos; 316 caixas de dossiês organizadas por assunto e 52.194 fichas remissivas, contendo resumo de informações sobre documentos expedidos por diferentes órgãos, relatórios de ações investigativas, materiais apreendidos e grande quantidade de recortes de jornais.
A documentação, quando foi descoberta, ficava abrigada num arquivo secreto, de acesso restrito, localizado no próprio DCS. A notícia dessa atividade, tornada pública em 1999, levou o então governador Mário Covas a ordenar a imediata transferência da documentação acumulada para o Arquivo Público do Estado, onde permaneceu lacrada até o início de 2010, quando teve início seu tratamento técnico.
O acervo passou então por diversas intervenções de conservação, com higienização, desmetalização e reacondicionamento da documentação. Em seguida, os técnicos identificaram a lógica de organização dos documentos, que demonstrou ser semelhante àquela adotada pelo antigo Departamento de Ordem Política e Social Deops, órgão central da repressão política no Brasil durante a ditadura militar, extinto em 1983.
Os pesquisadores têm acesso ao acervo do Deops no salão de consultas do Arquivo Público do Estado de São Paulo. O atendimento é realizado de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas, sendo 16 horas o horário-limite para solicitação de material.
Read more at www.jornalacidade.com.br
 See this Amp at http://bit.ly/o5eYBh
2 notes · View notes
arquivista-blog · 13 years
Text
Acordo de Cooperação-Técnica do Arquivo Nacional e da Direção-Geral de Arquivos de Portugal http://bit.ly/r7LRDK
0 notes
arquivista-blog · 13 years
Text
RT @ArquivoBrasil: V Congresso de Direito de Autor e Interesse Público. Chamada de Artigos até o dia 31 de agosto. Informações http://t. ...
0 notes
arquivista-blog · 13 years
Text
REPARQ 2011 - Prorrogação do prazo de submissão de trabalhos http://bit.ly/etMNMP
0 notes
arquivista-blog · 13 years
Text
REPARQ 2011 - Prorrogação do prazo de submissão de trabalhos
Amplify’d from www.reparq.arquivistica.org
Participe!
Prorrogado o prazo de submissão de trabalhos para 15/08
Read more at www.reparq.arquivistica.org
 See this Amp at http://bit.ly/etMNMP
11 notes · View notes
arquivista-blog · 13 years
Text
Arquivo Nacional integra o Projeto Música no Museu
Amplify’d from www.arquivonacional.gov.br
Praça da República, 173 - Centro Capacidade: 150 lugares
Terça-feira - Dia 12 - 12h  Programação: Músicos: Quadro Antiquo - Kristina Augustin, Mário Orlando, Rosimary P. Gomes e Sonia Wegenast
Programa: Pedro de Escobar, Manuel Machado, Pedro de Pastrana, Juan Del Encina.
Read more at www.arquivonacional.gov.br
 See this Amp at http://bit.ly/pyCSSt
0 notes
arquivista-blog · 13 years
Text
Brasil é eleito para presidir a Associação Latino-americana de Arquivos-ALA
Amplify’d from www.arquivonacional.gov.br
O 7º Seminário Internacional de Arquivos de Tradição Ibérica se encerrou no último dia 1º de julho com a eleição de Jaime Antunes da Silva, diretor-geral do Arquivo Nacional, para a presidência da Associação Latino-americana de Arquivos. A sede da entidade passa a funcionar no Rio de Janeiro, de junho de 2011 a junho de 2015.
Composta por 19 países e fundada em 1973 em Lima, a ALA é o ramo latino-americano do Conselho Internacional de Arquivos, que possui representações no Caribe, Ásia, África, Oceania e Europa, num total de 193 países-membros.
Segundo Jaime Antunes, sua eleição decorre do desenvolvimento e da importância que o setor atingiu no Brasil, posição reconhecida pelos mais de 350 participantes do Seminário.
O 7º SIATI foi um evento preparatório para a Conferência Internacional de Arquivos a ser realizada em setembro de 2011, na Espanha.
Read more at www.arquivonacional.gov.br
 See this Amp at http://bit.ly/pg3yhS
0 notes
arquivista-blog · 13 years
Text
Acordo de Cooperação-Técnica do Arquivo Nacional e da Direção-Geral de Arquivos de Portugal
Amplify’d from www.arquivonacional.gov.br
O Arquivo Nacional, através de seu Diretor-Geral Jaime Antunes da Silva, e a Direção-Geral de Arquivos de Portugal, por meio de seu Diretor-Geral Silvestre de Almeida Lacerda, assinaram no dia 30 de junho, por ocasião do 7º Seminário Internacional de Arquivos de Tradição Ibérica, um Acordo de Cooperação Técnica, que permitirá a ambas as instituições, entre outras ações, trabalharem em soluções comuns para a questão da preservação de documentos digitais.
Read more at www.arquivonacional.gov.br
 See this Amp at http://bit.ly/r7LRDK
0 notes
arquivista-blog · 13 years
Text
Documento com as resoluções do 7º Seminário Internacional de Arquivos de Tradição Ibérica
http://www.arquivonacional.gov.br/media/2010/microsoft_word__resolues_do_vii_siati__01.07.2011.pdf
See this Amp at http://bit.ly/nrwsf9
0 notes
arquivista-blog · 13 years
Text
Arquivo Nacional integra o Projeto Música no Museu
Amplify’d from www.arquivonacional.gov.br
Praça da República, 173 - Centro Capacidade: 150 lugares
Terça-feira - Dia 12 - 12h  Programação: Músicos: Quadro Antiquo - Kristina Augustin, Mário Orlando, Rosimary P. Gomes e Sonia Wegenast
Programa: Pedro de Escobar, Manuel Machado, Pedro de Pastrana, Juan Del Encina.
Read more at www.arquivonacional.gov.br
 See this Amp at http://bit.ly/pyCSSt
0 notes
arquivista-blog · 13 years
Text
Arquivo Nacional integra o Projeto Música no Museu
Amplify’d from www.arquivonacional.gov.br
Praça da República, 173 - Centro Capacidade: 150 lugares
Terça-feira - Dia 12 - 12h  Programação: Músicos: Quadro Antiquo - Kristina Augustin, Mário Orlando, Rosimary P. Gomes e Sonia Wegenast
Programa: Pedro de Escobar, Manuel Machado, Pedro de Pastrana, Juan Del Encina.
Read more at www.arquivonacional.gov.br
 See this Amp at http://bit.ly/pyCSSt
0 notes
arquivista-blog · 13 years
Text
Brasil é eleito para presidir a Associação Latino-americana de Arquivos-ALA
Amplify’d from www.arquivonacional.gov.br
O 7º Seminário Internacional de Arquivos de Tradição Ibérica se encerrou no último dia 1º de julho com a eleição de Jaime Antunes da Silva, diretor-geral do Arquivo Nacional, para a presidência da Associação Latino-americana de Arquivos. A sede da entidade passa a funcionar no Rio de Janeiro, de junho de 2011 a junho de 2015.
Composta por 19 países e fundada em 1973 em Lima, a ALA é o ramo latino-americano do Conselho Internacional de Arquivos, que possui representações no Caribe, Ásia, África, Oceania e Europa, num total de 193 países-membros.
Segundo Jaime Antunes, sua eleição decorre do desenvolvimento e da importância que o setor atingiu no Brasil, posição reconhecida pelos mais de 350 participantes do Seminário.
O 7º SIATI foi um evento preparatório para a Conferência Internacional de Arquivos a ser realizada em setembro de 2011, na Espanha.
Read more at www.arquivonacional.gov.br
 See this Amp at http://bit.ly/pg3yhS
0 notes
arquivista-blog · 13 years
Text
Brasil é eleito para presidir a Associação Latino-americana de Arquivos-ALA
Amplify’d from www.arquivonacional.gov.br
O 7º Seminário Internacional de Arquivos de Tradição Ibérica se encerrou no último dia 1º de julho com a eleição de Jaime Antunes da Silva, diretor-geral do Arquivo Nacional, para a presidência da Associação Latino-americana de Arquivos. A sede da entidade passa a funcionar no Rio de Janeiro, de junho de 2011 a junho de 2015.
Composta por 19 países e fundada em 1973 em Lima, a ALA é o ramo latino-americano do Conselho Internacional de Arquivos, que possui representações no Caribe, Ásia, África, Oceania e Europa, num total de 193 países-membros.
Segundo Jaime Antunes, sua eleição decorre do desenvolvimento e da importância que o setor atingiu no Brasil, posição reconhecida pelos mais de 350 participantes do Seminário.
O 7º SIATI foi um evento preparatório para a Conferência Internacional de Arquivos a ser realizada em setembro de 2011, na Espanha.
Read more at www.arquivonacional.gov.br
 See this Amp at http://bit.ly/pg3yhS
0 notes
arquivista-blog · 13 years
Text
Documento com as resoluções do 7º Seminário Internacional de Arquivos de Tradição Ibérica
http://www.arquivonacional.gov.br/media/2010/microsoft_word__resolues_do_vii_siati__01.07.2011.pdf
See this Amp at http://bit.ly/nrwsf9
0 notes