Tumgik
caionorcia-blog · 5 years
Photo
Tumblr media
Muito contente em fazer parte desse time. Segura Campo Grande que estamos chegando! #Repost @livinglab.ms (@get_repost) ・・・ No dia 26 de novembro, segunda-feira, a partir das 19h, vai rolar um super bate papo sobre Resultados no Mundo da Música. . Vamos falar sobre carreira, sucesso, fracassos, resultados e muito mais! . Confira nossos convidados para esse bate-papo: . Caio Norcia: Diretor de Performance e Coach Artístico. Trabalhou no SBT, no Midas com Rick Bonadio e integra a Equipe NovoArtista. . Gabriela Couto: É jornalista responsável pela assessoria de imprensa da Substelar Produções que gerencia 8 bandas entre elas Whisky de Segunda, Marina Dalla e Tonho Sem Medo. . Jefferson Pasa: Empresário e artista desde cedo, ele é o fundador da Banda Whisky de Segunda e esteve a frente de 12 festivais de música internacionais aqui no MS. . Alexandre Artioli: É empresário e CEO da Substelar Produções especializado em Planejamento de Carreira Artística e Produção de Eventos. . Alvaro Vasques: CEO da agência de Marketing Digital Opt3 . Link para inscrição está na bio! . Entrada: 1 kg de alimento não perecível. . VAGAS LIMITADAS! https://www.instagram.com/p/Bp2GrCwh_1v/?utm_source=ig_tumblr_share&igshid=qpbiwi6kcio4
0 notes
caionorcia-blog · 6 years
Photo
Tumblr media
E hoje foi dia de gravar essa artista super talentosa, Gabi Luthai. Poucas pessoas eu vi se auto-gerirem tão bem diante das câmeras sem perder o foco. Mais uma prova de que quem chega longe sempre tem seus méritos! #gabiluthai #youtuber #gestaodecarreira https://www.instagram.com/p/BnSnc6-lwFb/?utm_source=ig_tumblr_share&igshid=10uvb2aovrbt3
0 notes
caionorcia-blog · 6 years
Photo
Tumblr media
Ouço muito as pessoas falando que sabem que na música é 10% inspiração e 90% transpiração, só que usam isso como muleta, esperando esses 10% chegarem pra então começar os 90. Estar ativo e no processo é a melhor forma de uma boa idéia chegar a você. Como dizia Einstein: "A inspiração tem que te pegar trabalhando", então bora transpirar! . . . #performanceeexpressao #DireçãoArtística #DireçãodePerformance #artista #voz #vocal #palco #show #expressaoverbal #consultoriaartistica #gerenciamentodecarreira #marketingmusical #expressaoartistica #novostalentos #novohit #inspiração https://www.instagram.com/p/Bmy4ffUlWOK/?utm_source=ig_tumblr_share&igshid=13f4d7hunlmzk
0 notes
caionorcia-blog · 6 years
Photo
Tumblr media
E você, acredita? . . . . #superação #vitoria #proatividade #foco #liderança #forte #sanguenosolhos #correria https://www.instagram.com/p/BmweOe2lm13/?utm_source=ig_tumblr_share&igshid=ds442oh1q7yr
0 notes
caionorcia-blog · 6 years
Text
5 Formas de Perder a Timidez pro Palco
Tumblr media
Tá com dificuldade de se soltar no palco? Fica travado até em festas de família se te pedem alguma música? Então esse texto é pra você! Eu sou Caio Norcia e esse é meu canal Performance e Expressão!
A timidez é um adversário mentiroso, que insiste em dizer que ele é mais forte do que você, te fazendo acreditar que você está sendo julgado o tempo todo, te diminuindo e sempre te mostrando um resultado negativo. Vou te dar agora cinco dicas que vão te ajudar a entender e se preparar pra quando esse inimigo resolver começar a falar na sua cabeça!
Pra perder a timidez você precisa lidar com os impedimentos mais comuns que te travam quando você precisa estar no palco ou só ser o centro das atenções. São eles:
Nível de Importância: cantar às vezes para uma pequena multidão é mais fácil do que para seus parentes ou amigos próximos. Com algum parente ou pessoa próxima, quanto mais você se importar com aquela pessoa, mais ela vai estar sugando sua energia em direção a ela (isso é inconsciente), e sua performance sofre com isso, tirando sua naturalidade, te causando brancos, ou seja, te deixando tímido. Pra resolver isso você precisa estar fazendo tudo tão naturalmente que os sentimentos por ter uma pessoa ali que mexe com você não te abalem. Isso você vai conseguir resolver com o próximo item da lista que é:
Insegurança: Quando algo não sai como o esperado a tendência de uma pessoa confiante é observar o que saiu errado para fazer melhor da próxima vez. Para um tímido esta situação é vista de maneira diferente e para ele o resultado negativo não teria acontecido se não tivesse tentado fazer. Pra ele o erro é algo insuportável. Com isso ficam mais inseguros para uma nova tentativa. Pra não ter medo do que vai acontecer, você precisa estar fluente no seu “discurso” em cima de um palco, e como tudo na vida, você só se torna natural fazendo alguma coisa quando você a treinar exaustivamente. Então comece conversas com estranhos e crie textos que tenham a ver com as dores dos outros pra causar ligação de empatia com eles (Ex. Sente do lado de alguém no metrô e fale da duração da bateria do celular, todo mundo quer falar do quanto sua bateria é péssima). Se conversar com estranhos parece difícil no começo, converse com pessoas que estão ansiosas pra falar com você, como vendedores de lojas de shopping, um barman no barzinho, até um pastor de igreja. Esse tipo de comportamento vai te dar facilidade pra criar os diálogos pro seu show, o que nos leva ao próximo ponto:
Não ter um bom material: não importa em que momento você esteja em sua carreira ou se você já têm uma carreira. Se você quer ser um artista, alguém que entretém as pessoas, você precisa ter um material seu. Se você é cantor, deixe aquele repertório na ponta da língua e também aquelas piadas ou sacadas pra prender a atenção enquanto vai pra sua próxima música. Ter um bom texto com inclusive algum material de reserva vai te ajudar no caso de ter qualquer problema técnico que te faça precisar improvisar no seu show pra segurar a atenção do público. Preparação é segurança e quanto mais segurança, menos você vai sofrer com timidez!
Enfrentando o pior! Se cantar pro seu namorado(a) ou pros seus pais são a pior coisa que poderia te acontecer, está aí seu campo de provas! Treine, treine e treine mais um pouco, depois se apresente pra eles. Filme com seu celular. Assista as reações deles e as suas. Melhore o seu texto no que precisar e faça de novo. Fazendo isso você estará dando um passo gigante pra ter segurança no palco!
Não falar para um grupo grande de pessoas: Sim, por mais que seu show esteja lotado, você fala pra indivíduos, não pessoas. Você conversa com uma multidão como se fosse uma. E como isso pode ajudar na sua timidez? Quando a timidez ataca, sua mente começa a colocar toda espécie de julgamentos em você, te fazendo acreditar que todos estão te olhando e vendo coisas que só você está pensando, te diminuindo ao máximo. Pra contornar isso, simplesmente olhe pras pessoas, preste atenção! A timidez faz com que você fale tentando calar sua voz interior, mas a chave é prestar atenção no outro, olhe e faça contato! Você vai ver que pode sim haver alguém que está num dia ruim e não está ligando, mas a maioria está interessada no que você têm a dizer e está num clima ótimo, querendo se divertir, então foque nas pessoas que estejam curtindo, sorrindo e fale pra elas até que elas te ajudem a se soltar, e o impacto da timidez passe.
E se você quer MESMO se dedicar a essa carreira e dominar os palcos, considere fazer um curso de teatro e também oratória. Existe um mundo que você não conhece e que pode te ajudar demais! 
Hora de brilhar! Como eu sempre digo.. “E vamos trabalhar!”
0 notes
caionorcia-blog · 6 years
Video
O Roger e o Daniel são amigos de longa data e apesar de não trabalharmos ainda juntos, quando ouvi o single do Roger, vi que ali tinha uma ótima mensagem, mas que não estava chegando ao coração como poderia, faltava trazer mais emoção naquelas palavras. Depois de uma mudança de mentalidade sobre quem ouviria a música, consegui trabalhar bem as idéias com ele. Bom trabalho, Roger e Daniel! . . . #performanceeexpressao #DireçãoArtística #DireçãodePerformance #artista #voz #vocal #palco #show #expressaoverbal
0 notes
caionorcia-blog · 6 years
Text
5 Atitudes pra você criar uma mentalidade artística
Você está buscando uma carreira na música mas briga no dia a dia pra conseguir focar no seu projeto? Quando você sai pro show você fica mais preocupado se vai ter um bom lugar pra estacionar do que se você está com a energia certa pra subir no palco e ser irresistível pra sua platéia? Você briga com a namorada e sobe no palco de cara amarrada? Então sinto lhe informar que você está caindo em armadilhas que estão te atolando no superficial e te impedindo de ter uma mentalidade artística pra você ser excelente independente da situação que você esteja. Então hoje eu vou te passar cinco atitudes pra você mudar isso e começar a pensar como artista!
1 - Comece a olhar as redes sociais como um exercício diário e não como um lugar pra você só postar fotos ou criticar alguma coisa. 
Crie o hábito de se colocar na posição de formador de opinião. Você é alguém que as pessoas vão se espelhar, então assuma a responsabilidade disso. Agora, como eu faço isso na prática?
Exponha seu ponto de vista sem denegrir ninguém. Quanto mais você cita nomes ou ataca outra pessoa, mais você impede que seu argumento seja entendido e faz com que a conversa perca o respeito. Aprenda a defender uma bandeira buscando soluções e não enfatizando o problema!
Quando pedirem sua opinião, sempre enalteça pelo menos um ponto positivo antes de falar do que não gostou. Sempre existe pelo menos um ponto positivo em tudo.
Pra falar de algo que não gostou, use sempre perguntas antes de criticar. Tipo “Eu fiquei intrigado com tal coisa. Porque você fez desse jeito?”. E depois da resposta, você pode dizer “Entendi! Essa não foi minha parte favorita mas eu entendi o que você quis fazer”. Você vai ser visto como alguém que as pessoas busquem opinião porque sabem que você vai ser sincero sem machucar. Evite ser curto e grosso como “Eu não gostei!”, “Pra mim não funcionou”, “Eu teria feito melhor” e frases assim, isso só afasta a pessoa de você e causa uma antipatia gratuita. Então pra que né?
Poste assuntos ou fotos que inspirem as pessoas. Também mostre gratidão pelo que você está fazendo e por cada passo da sua carreira. Você não precisa estar tocando no Rock in Rio pra mostrar que foi uma experiência emocionante pra você. A felicidade no rosto de alguém que pediu a sua música favorita e você atendeu é um motivo gigante pra você postar a respeito e deixar as pessoas saberem o quanto você se importa! Sempre lembrando que estamos falando de mudança de mentalidade, então você precisa realmente se importar com as pessoas, porque elas vão sacar se não for de verdade!
2 - Seja um líder! Liderança é você ter a capacidade e a disposição de mobilizar um grupo de pessoas para alguma coisa. No seu caso um evento, um show, uma live, ou até mesmo um post. 
O que você precisa fazer é, além de tratar seu público como uma comunidade, você precisa tratar como se fosse um líder de equipe mesmo, dando constantes feedbacks positivos para as interações. Essas interações são os seus resultados! Você vai aprender mais com eles, ficar mais próximo e por consequência aproximar mais quem estiver chegando agora e ver esse relacionamento. O Líder também têm a responsabilidade de manter sob controle impulsos e reações emocionais intensas. Entenda que faz parte da vida do artista receber pressão e enfrentar dificuldades e adversidades. E o impacto disso é muito forte em todos que estão à sua volta, gerando uma reação em cadeia. Se você chega pra um show ou um ensaio de cara fechada, a banda já entende que não vai ser uma boa apresentação e automaticamente já não dá o seu melhor, até que você perceba que não estão dando o seu melhor e comece uma discussão sobre isso! Então busque algo que te coloque no seu centro, seja meditar, seja um gatilho mental, seja contar até dez na sua cabeça, mas ache o que vai te equilibrar na hora que você precisar ser o líder.
3 - Saiba falar NÃO. Quem não sabe falar não acaba tornando as prioridades dos outros as suas prioridades, e isso engessa brutalmente a disposição pro teu trabalho. Lembre-se que você nunca vai satisfazer 100% a expectativa da outra pessoa, e nisso seu trabalho ficou pra escanteio.��
O dizer não é uma prática diária. A prática da escolha! Não tenha medo de escolher dizer não ao invés de ser cordial e aceitar tudo. Vou te falar agora uma frase libertadora: “Você nunca vai satisfazer 100% das expectativas das outras pessoas”. Então porque vaporizar o seu escasso tempo tentando? Fazer isso não vai te levar a ter uma vida incrível, fazer isso não vai te levar aonde você quer. Parte da mentalidade do artista é ser autêntico, é saber se impor sem que isso seja motivo de distanciamento, pelo contrário, que isso cause admiração. Pense nas pessoas que mais te sugam hoje e faça um discurso interno, pensando em como você vai dizer não de forma firme porém amigável, pra que você retome a sua vida, tendo em mente que cada não que você fala é um SIM pra sua carreira.
4 - Saiba ouvir um NÃO. 
Aqui é uma situação diferente. Você como artista têm que estar preparado pra entender um não como um passo mais próximo do seu sim e como parte fundamental da sua carreira. Ninguém chega no topo do mercado só acertando, e digo mais! Estar no topo não quer dizer que você precisa ter acertado muito mais do que errado, mas que você aprendeu com os dois. Só se mantém no topo quem aprende com o sim e com o não. É em cada não que você tiver, que você vai enxergar mais argumentos, mais soluções, mais alternativas pra criar o seu sim. Se você considera o não como algo que deu errado, então pense que você precisa errar o mais rápido possível, e isso é bom, porque te leva cada vez mais próximo do seu objetivo, do seu sim. Mas como assim, errar muito e rápido é bom? Você tá louco? Eu lembro quando eu era moleque que eu jogava Resident Evil e eu sempre morria muito nos primeiros finais de fase, porque eu não tinha noção do que eu estava enfrentando. Então eu morria e já voltava a jogar, porque eu queria entender onde eu errei e passar de fase! Os desafios foram ficando maiores mas eu já entendia a lógica do que iria acontecer então não era mais um passo no escuro, eu só me adaptava e treinava pra passar de novo de fase. É isso que você tem que fazer. Pegue o seu NÃO, aprenda e faça de novo! Quer tirar o peso emocional do não? Faça aquilo virar o seu jogo e anote em cada não que você teve o que você aprendeu. Tenha o “Livro do Não” onde você escreverá: “Recebi um NÃO naquele bar porque não tinha material, SOLUÇÃO: Criar novo material”, “Não ouviram meu material porque eu mandei no messenger da gravadora. SOLUÇÃO: descobrir quem é a pessoa responsável dentro da gravadora e mandar diretamente a ela”. Lidar com isso é fundamental pra sua carreira!
5 - O local do show é um local sagrado! 
Eu já falei muito pra você enxergar sua carreira ou sua banda como uma empresa, mas se ainda é difícil pra você, procure enxergar todo show seu como se fosse a primeira festa na casa do sogro. Você vai tratar mal as pessoas que não conhece? Vai quebrar alguma coisa sem se importar ou levar alguma coisa embora na surdina? Vai fumar no meio das pessoas? Principalmente, vai desrespeitar o anfitrião bebendo além da conta e não agindo conforme os costumes da casa? Então porque no seu show você teima em não ligar para o que o contratante ou as pessoas vão pensar de você? O seu show é o local que você escolheu como lugar de trabalho, um lugar que você quer ser bem visto e quer que aquele relacionamento dure, então mude a sua mentalidade de que show é você sair pra comer, beber e tocar de graça, como se estivesse num churrasco com os amigos, porque ser artista não é isso!
Se você colocar esses ensinamentos em prática, você melhora sua comunicação, seu network e suas oportunidades. Além de que essa clareza gera mais conexão com seu público. Então mãos à obra, artista!
E vamos trabalhar!
0 notes
caionorcia-blog · 6 years
Text
Expectativa x Realidade no Mercado Musical (8 principais diferenças)
Tumblr media
Eae tudo bem? Você está frustrado com os resultados que está conseguindo na sua carreira? De repente você está com as suas expectativas fora da realidade. Mas hoje eu vou te ajudar a redirecionar as velas e entender como é o mercado hoje, pra que você melhore os seus resultados.
Eu sou Caio Norcia e esse é meu canal Performance e Expressão!
Dependendo do momento que está a sua carreira, você espera que muitas coisas aconteçam, mas não sabe exatamente o caminho pra fazer isso acontecer, ou pior ainda, você acredita naquele antigo conto de fadas de que você vai colocar um vídeo no YouTube, vai pedir pros amigos divulgarem e um produtor famoso vai te encontrar e dizer que você é o que o Brasil precisa em termos de música boa! Ou que você vai tocar num barzinho e lá por sorte vai ter um amigo desse produtor famoso e semana que vem você está contratado! Seria lindo isso né?
Mas a realidade mudou, e muito! E mesmo assim existe muita gente que não acompanhou a velocidade destas mudanças, então agora é a hora de fazer um rápido update de como você vai criar a oportunidade pra ser visto. Vamos as oito principais diferenças entre as expectativas ultrapassadas e o mercado atual. 
Composição: Antigamente você compunha sozinho no seu quarto ou com amigos, e se todo mundo na composição gostasse, a música estava pronta! Daí você gravava ela bonitinha em estúdio e saía mostrando pra todo mundo, torcendo pra eles gostassem. Hoje as ferramentas pra se divulgar uma composição mudaram demais, e o comportamento das pessoas também, então antes de soltar um material autoral você já precisa criar um público, ou conseguir estar dentro de uma comunidade que seja o seu público alvo, pra dentro desse público testar uma demo da sua música. Nada gravado em estúdio ainda, uma demo mesmo, tomando o cuidado pra voz ficar bem destacada e fácil de se entender! Através do feedback desse público você vai adequar essa sua música ao que eles querem ouvir, seja em questão de narrativa, de ritmo ou de história mesmo, se ninguém se identificar com o que você está falando. Depois de muito teste e feedback, daí sua música está pronta pra ir pra estúdio!
Gravação: A velha história de juntar vários mil reais pra ir a um estúdio gravar seu álbum no começo de carreira também está caindo em desuso. A tecnologia veio pra quem sabe usar e hoje com um computador mediano, uma placa de som e um microfone de pouco mais de mil e quinhentos reais você consegue gravar todo o seu instrumental e vozes sem sair do seu quarto, com instrumentos virtuais que vão te dar timbres que você precisaria de milhares de dólares pra conseguir. Os timbres dos instrumentos já vem prontos, o que facilita por um lado e te complica no outro, porque você pode terminar com um instrumental impecável e uma voz com timbre de banheiro. Aqui o ponto é estudar um pouquinho de técnica de captação de voz pra conseguir tirar o melhor som possível com a sala e o microfone que você têm. O YouTube está cheio de vídeo aulas sobre isso!
Gravar CD completo: Mais uma vez, antigamente o sonho do artista era gravar lá suas onze músicas, com umas duas ou três boas pra trabalhar, e o resto era pra encher CD. Hoje o mercado busca EPs, trabalhos de normalmente quatro ou cinco faixas, com músicas que são todas Singles, ou seja, faixas únicas que tenham todo um trabalho de divulgação e planejamento só pra elas. Essa divulgação cai no nosso próximo tópico:
Criação do Público: Normalmente se pegavam as mil cópias do CD, botavam debaixo do braço e saíam fazendo uma correria pra mil pessoas conhecerem o seu trabalho. Não era incomum mais da metade desses CDs acabarem pegando poeira em casa, mas vamos fazer de conta que você está mesmo empenhado e está distribuindo essas cópias. Isso levaria muito tempo e teria um custo muito alto, seja de transporte, gasolina ou correios, afinal, são mil pessoas! E tentando criar um público offline você não têm controle nenhum dos resultados. Você não sabe quantas pessoas de fato ouviram, quais suas impressões ou se alguém ali gostou a ponto de querer mostrar pra mais alguém ou ir ao seu show. Hoje isso é feito totalmente online, procurando um público segmentado, que goste do seu estilo, com a sua mensagem chegando pras pessoas certas, na hora certa e pelos veículos certo, com total controle dos resultados, o que nos leva a também uma mudança drástica na forma de pensar do nosso próximo item que é:
Buscar Shows: com o CD pronto é hora de visitar todas as casas de shows possíveis e deixar seu CD com o gerente ou com o dono e esperar um contato chamando você pra tocar nesses lugares, ou então você pensa “Vou descobrir onde é o escritório de venda de shows daquele artista grande e vou encher o saco da secretária até ela me deixar falar com alguém!” não é assim? Na real uma agência de venda de shows não vai pegar o seu trabalho se você já não tiver um público e uma agenda acontecendo. Eles querem expandir o que já está dando certo, pra que eles possam pegar a porcentagem deles sobre o seu show, sobre vários shows. Se você não têm público e não está fazendo shows, você não é um bom produto, portanto eles só vão pegar seu trabalho se você garantir um valor mensal, que cubra todas as despesas e o tempo que eles vão investir em você. Isso costuma não funcionar porque a matemática não bate. Se o artista está começando e não está fazendo shows, como vai investir numa agência? Então você têm que ser seu próprio agente, e na venda de shows o network é fundamental, e você não pode buscar esse network só na hora de vender o seu trabalho. Você precisa fazer contato com os responsáveis pelos lugares que quer tocar, seja pelo Facebook, seguindo eles e curtindo, interagindo com as coisas que eles postarem, como também pessoalmente, indo nas casas, fazendo amizade com os funcionários, com as bandas, conseguindo dar uma canja e por aí vai. Você precisa ter um relacionamento pra depois propor apresentar seu material. Não confie só em mandar por email ou whatsapp. Estar presente online ou offline é fundamental!
Material de Divulgação: Antigamente você pedia pra aquele seu primo que comprou uma Canon na viagem pra Disney tirar uma foto massa pra você, e pela qualidade da câmera você achava que a foto estava incrível e você estava abafando! Hoje por causa dos celulares e dos ótimos aplicativos de edição, todo mundo acaba aprendendo como ter um bom resultado sem precisar de uma câmera de cinco mil reais. Além do mais as pessoas aprenderam a produzir bem as suas fotos pra parecer que têm a vida dos sonhos, então procure no instagram dos seus amigos quem está postando as fotos mais interessantes e fale com ele. Vale mais um bom olhar artístico do que equipamento caro! E no seu material de divulgação hoje têm que existir o vídeo. Ele já toma hoje quase 80% da divulgação online e esse número só cresce, então foque em fazer um bom vídeo pra sua música, nem que seja um lyric no começo. Existem sites que fazem lyric vídeo automaticamente, com pouca edição da sua parte, ou pra quem gosta de software, você consegue vários templates pra Lyric vídeo na internet, seja pra um Premiere, um After Effects ou até um Vegas. Depois pega o seu amigo das fotos e faz um vídeo clipe pra valer. Existem muitos exemplos de vídeos simples que funcionam. Preocupe-se principalmente com duas coisas: iluminação e uma boa idéia!
Chegar em Produtores: “Vou direto no escritório daquele produtor famoso, jurado de TV e vou esperar horas até ele sair pra entregar pessoalmente meu CD. Se ele ouvir, não têm como não me contratar!” Na verdade o canal de comunicação com esses produtores ficou muito mais fácil e aberto hoje em dia. Não é incomum você ver grandes produtores pedindo pra você enviar seu material por um post ou num WhatsApp dedicado a isso. Eles na verdade estão facilitando e muito a vida deles. Com isso ao invés de passar horas buscando na internet o que está acontecendo de novo, ele olha apenas aqueles três ou quatro canais mais fortes que ele conhece e deixa que o resto venha até ele. Você só têm a ganhar com isso. O tempo que você gastaria na rua esperando pra um produtor ouvir seu CD, você gasta em casa, estudando e preparando um ótimo material em vídeo pra mandar pra ele a custo zero!
Divulgação na TV: “Ah se eu tocar no Faustão eu tô feito, minha agenda de shows vai bombar! Então é vender o carro e pagar pra tocar lá que em um mês eu já tô no lucro!” Aqui temos três situações totalmente desconexas e muito perigosas pra sua carreira. A primeira delas é seu público, que não está assistindo Faustão e vai continuar sem saber quem você é. A segunda é o contratante de shows menores, como de casas noturnas e pubs, que não vai pensar em entrar em contato com você porque ele tá te vendo no Faustão, e ele nunca vai imaginar que você é um artista que toque pelos dois mil reais que ele oferece. E dois mil reais por show pode ser que pra você já seja um bom cachê que você vai estar perdendo! A terceira situação é que provavelmente tenham contratantes de cidade de interior ou até de grandes capitais que possam estar assistindo você, gostando do que estão vendo e vão correndo ansiosos ligar pro escritório que você não têm, falar com o empresário que você não têm, depois marcar um show com uma equipe treinada e preparada que você não têm e chegando lá você passa por vários problemas que serão resolvidos pelo produtor que é o tio de uma amiga que tava desempregado e você quis dar uma força, que tratou mal a produção do evento porque ele não faz idéia do que é esse tal de rider técnico. Ou seja, ir pra TV pode ser um passo maior que a perna! Tudo na sua hora. O correto é ir pra TV quando ela te chamar, e não você quiser.
Performance e Expressão: Dica Bônus! Um tempo atrás eu soltei um vídeo, que vou deixar o link aqui (https://youtu.be/Nhhub1r2RmA), mencionando que até o Megadeth, uma baita banda de metal, com um vocalista com fama de temperamental, fazia coreografia nas suas músicas, com marcação de palco e tudo mais. Muita gente não acreditou até ver o vídeo onde eu mostro em detalhes até os movimentos de mãos! Isso é um sinal que o velho método de subir no palco e esperar que o santo da performance de palco tome conta não existe, e pro seu show se conectar com as pessoas e criar a vontade no seu público de voltar pra te ver de novo, você têm que saber exatamente o que você está fazendo! Pra quem não me conhece e chegou aqui por outros motivos, esse trabalho de Direção de Performance é o que eu faço, além de cuidar da parte de Expressão do Artista também. Mas o que engloba isso de Performance e Expressão? Vamos lá:
Briefing do Artista: eu preciso saber qual a visão do artista pra sua música, como ele se relaciona com os fãs, como ele quer ser visto, onde quer chegar na sua carreira e mais várias questões que vão formatar como vai ser a comunicação dele no show e no online.
Escolha do Repertório, analisando todas as músicas que você já toca e também o mercado, buscando possíveis versões interessantes que possamos incluir, daí decidimos o tempo de show e a ordem das músicas pra criar a dinâmica do show de forma programada.
Ensaio Técnico, onde vamos ver tons, emendas, criação de temas se necessário, e criação da introdução.
Montar os diálogos que serão falados e em quais momentos. Aqui entram as emoções que vamos querer passar. Existem pelo menos três emoções que são fundamentais pra passar em cada show pra se conectar com seu público, e mais um universo a ser explorado na forma de cada artista se comunicar.
Ensaio Artístico, ou seja, ensaiar com a banda, testando as criações do Ensaio Técnico com os diálogos roteirizados. Aqui ensaiamos o show como ele vai ser, com a mesma performance como se estivesse na frente do público.
Teste e adequação, onde vou entender o que funciona e o que não funciona e adaptar pro próximo show.
Agora é a vez de você pegar tudo isso que eu te passei aqui, ver onde está a sua expectativa, se ela está de acordo com a realidade do mercado, acertar os ponteiros e continuar trabalhando muito pra fazer seu sonho se tornar realidade.
Eu sou Caio Norcia e esse é meu canal de Performance e Expressão!
“E vamos trabalhar!”
1 note · View note
caionorcia-blog · 6 years
Video
Quem não se diverte trabalhando com música, favor voltar duas casas e passar a vez... #mmusicbr #novostalentos #DireçãoArtística #artista #voz #vocal #palco #show
0 notes
caionorcia-blog · 6 years
Photo
Tumblr media
Vem aí, em abril dois Workshops simultâneos para você aprender tudo sobre Produção Musical e Produção Artística! Emil Shayeb comanda o Workshop de Produção Musical, mostrando toda sua experiência em gravação e mixagem, em um dos estúdios mais bem equipados do Brasil. Nesse mesmo estúdio teremos o Workshop de Produção Artística, onde Caio Norcia mostrará técnicas, fará dinâmicas e dirigirá ao vivo um artista, detalhando postura, posicionamento, stage props e interação com o público. Tudo isso em final de semana lotado de conhecimento! Serão somente sete vagas, garanta já à sua! Maiores informações pelo Whats (18) 99646-8030. #Workshop #Producaoartistica #Producaomusical #Caionorcia #Emilshayeb
0 notes
caionorcia-blog · 6 years
Photo
Tumblr media
Demorou pra gente conseguir tempo pra se reunir, mas "essa" novidade está chegando.. #musiclife #audiovisual #audiolife #youtuber #videomaker
0 notes
caionorcia-blog · 6 years
Photo
Tumblr media
Mural no meu Hotel (em Rio de Janeiro)
0 notes
caionorcia-blog · 6 years
Video
"O problema do Rock é investimento e espaço na mídia". Será? . #rocknaomorreu #musicaboa #musicaautoral #rockcommensagem #composicao
0 notes
caionorcia-blog · 6 years
Photo
Tumblr media
Show insano da galera da @kilotonesoficial. Parabéns AJ, PJ e Pedro! Mandaram muito!! #kilotones #show #palco #stage #musicaautoral
0 notes
caionorcia-blog · 6 years
Photo
Tumblr media
Estou indo a convite da Kilotones pro seu show em prol do Hospital de Câncer de Ribeirão rever essa galera boa demais e apoiar essa iniciativa! Simbora Kilotones! #kilotones #anovacenadorock #farfromalaska #supercombo #scalene
0 notes
caionorcia-blog · 7 years
Photo
Tumblr media
E esse foi o clima pós show com o George no Paris 6. Que show, George!! #georgeisrael #kidabelha #kikozambianchi #luizcarlini #minimaginario #show
0 notes
caionorcia-blog · 7 years
Photo
Tumblr media
E hoje estamos aqui, eu e a Banda Minimaginário, convidados no @paris6_burlesque pelo @georgeisraeloficial pra assistir o show dele com Kiko Zambianchi e Luiz Carlini. A vida é boa!! #kidabelha #paris6 #Minimaginário
0 notes