Tumgik
readinglightly · 5 years
Text
Planos de aulas: métodos para construção e significação
O objetivo desta resenha é discorrer sobre os planos de aula apresentados pela estagiária Fernanda de Amorim em seu Trabalho de Conclusão de Estágio intitulado “A notícia e o conto: uma experiência sensível”, redigido em 2017. Os planos de aula de Fernanda são voltados à dois projetos sendo um às aulas experimentais e o outro sobre o projeto de ensino. As aulas experimentais foram aplicadas a turmas de 7º e 9º ano do ensino fundamental, e o projeto de ensino em turmas do 3º ano do ensino médio.
Aulas experimentais
A Egressa iniciou a proposta de aulas experimentais a partir da introdução do gênero “artigo de opinião” e que tivessem temas significativos e instigantes aos alunos. Feito isso, ela utilizou da leitura como suporte para que os alunos tivessem a primeira noção do assunto. Em seguida, ela propôs a ativação dos conhecimentos prévios e logo expôs o gênero todo. Na fixação do conteúdo, a Egressa utilizou de post-its (interessante jogo de cores para ativação da memória) e para que fosse uma maneira mais criativa de manejar a proposta. Em seguida, construíram um cartaz com características dos gêneros no post-it com a tarefa de apresentarem característica, estruturação do gênero.
A ultima atividade foi composta da escrita de um artigo de opinião. A temática do nono ano foi livre enquanto que a do sétimo ano foi direcionada (devido a dispersão da turma em relação as aulas). As atividades foram relacionadas às mídias e tecnologias digitais, que sobretudo, apresentavam relações com a vida cotidiana dos alunos que demonstraram profundo interesse na proposta.
As aulas do projeto de regência
As aulas do projeto de regência tinham como tema a retextualização do gênero notícia em forma de contos para turmas de 3º ano do ensino médio. O projeto iniciou-se com a apresentação de um vídeo relacionado ao tema, introduzido de forma didática postulada nos planos de aula. Posteriormente, a proposta se daria por uma explicação expositiva de informações e características do gênero noticia seguidos de atividade de reflexão sobre manchetes sensacionalistas. Devido à imensurável relevância do tema, as reflexões proporcionadas pela professora que levou em consideração a temática tecnológica e midiática que envolve os alunos no cotidiano em geral, trouxe explicações e esclarecimentos sobre os filtros e riscos que existem perante à essa exposição tecnológica.
Após a reflexão, no plano era prescrito explicar o gênero conto à iniciar pela leitura do mesmo e partindo à aula expositiva. Após conhecimentos adquiridos e dominados, iniciou-se a atividade de retextualização.
Conforme consta nos planos de aula, a estagiária escolheu diversas notícias em veículos de comunicação digitais e levou para que os estudantes escolhessem e fizessem seus contos. Um ponto interessante da didática da Egressa foi a sua dinamicidade em permitir que as redes sociais, como o Facebook, pudessem ser plataforma para a exposição das atividades desenvolvidas ao longo da aula.  Para finalizar, na última aula, a Egressa resgatou essas postagens e projetou em projetor para toda a turma de forma articulada e contextualizada provocando uma mobilização de cunho reflexivo com o envolvimento de todos os alunos.
Considerando que as propostas apresentadas pela estagiária, pode-se afirmar que a didática foi bem articulada de um modo geral, assim como, sua postura perante as aulas e a fidelidade ao plano de aula que foi seguido de forma intrínseca.  A inserção de temas correntes como os meios tecnológicos e midiáticos pode ser um ótimo recurso para trabalhar com gêneros textuais. A regência da Acadêmica oportunizou momentos de aprendizado e pareceram manter-se significativos ao longo do percurso.
Acadêmicas: Heloisa F. Borchardt e Ana Luiza Sanches
0 notes
readinglightly · 5 years
Text
Proposta de Intervenção em Sala de Aula com Anúncios Publicitários
Este texto é parte do Trabalho de Conclusão de Estágio, escrito pela egressa Flávia Machado Witt, intitulando-se como Gênero Textual Publicitário e suas Possibilidades de Leitura. O texto e suas informações a seguir discorre tendo como objetivo explanar o plano de aula da autora e sua proposta de intervenção realizada com os estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Sua proposta inicia-se com o desenvolvimento da leitura crítica por meio de propagandas publicitárias a fim de identificar a linguagem e a estrutura que compõe a mesma utilizando a língua inglesa.
Para o Ensino Fundamental, Flávia indaga aos alunos sobre as propagandas publicitárias e o que as tornam chamativas, apresentando a eles os recursos utilizados e caraterísticas. A partir dessa percepção, a atividade inicia com uma comparação feita pelos alunos de uma propaganda americana e uma propaganda do convívio deles trabalhando o vocabulário de roupas e acessórios. Chamou atenção para os produtos divulgados, as características, o que as tornam interessantes, recursos utilizados e a linguagem. A proposta continuou com a construção feita de uma propaganda publicitária feita pelos alunos com o vocabulário estudado em sala utilizando a estrutura apresentada de uma propaganda.
Para o Ensino Médio, a egressa iniciou a aula perguntando aos alunos sobre a circulação das propagandas e suas experiências pessoais com essas propagandas. Logo após o incentivo, ressaltou com os alunos os produtos divulgados, as características, o que as tornam interessantes, recursos utilizados e a linguagem. Para a atividade, propôs aos alunos um interpretação textual identificando a ideia da propaganda, suas características e o que chama a atenção. Com propagandas impressas, entregou aos grupos formados e pediu para identificar o que foi solicitado para depois ser feita uma socialização em sala.
Para a continuação da intervenção, a autora trabalhou as características da propaganda explicadas em sala com os alunos em cima da propaganda da Ecovia. Ressaltou que a linguagem publicitária tende a usar uma linguagem que chame o consumidor e o prenda no anuncio, sendo assim, a propaganda utiliza o Imperativo. Após a exemplificação do imperativo no gênero, pediu aos alunos para criarem um slogan a partir da propaganda entregue utilizando o imperativo.
Na sua última aula, Flávia relembrou as características e a estrutura dos anúncios propondo aos alunos logo após, para que formassem duplas para a realização da atividade de produzir uma releitura de uma peça publicitária, de um tema específico proposto a cada dupla, contendo as características estudadas em sala. Após, auxiliou os alunos em suas produções.
Concluindo, a egressa evidencia em uma linguagem clara a sua proposta em sala, tomando cuidado com os seus objetivos a serem cumpridos nas atividades realizadas com os alunos. Finaliza com a reflexão sobre o trabalho em sala dizendo a importância da interpretação e reconhecimento da estrutura de propagandas publicitárias na qual os alunos lidam e convivem diariamente.
Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE
Disciplina: Produção Textual e Novas Mídias
Professor: João Vinicius de Almeida Braga
Acadêmica: Isabela Maria Roman Santana
Letras - 2º ano
Aulas 30 a 36 - Atividade 1
0 notes
readinglightly · 5 years
Text
Análise do Plano de Ensino sobre Anúncios Publicitários
Este texto refere-se ao trabalho de conclusão de Estágio, tendo como título O Gênero Textual Publicitário e suas Possibilidades de Leitura, realizado pela egressa Flávia Machado Witt e tem como objetivo analisar o plano de ensino que foi proposto aos estudantes do Ensino Fundamental e Médio.
Em primeiro instante, Flávia faz questionamentos para os estudantes em relação ao gênero textual publicitário. Após esses questionamentos, houve uma seleção de anúncios publicitários de marcas e empresas diversificadas, conhecidas pelos alunos para poder explicar e ter exemplos de forma que eles entendam essa definição de gênero.
Diante do conhecimento que os alunos obtiveram, foi entregue a eles uma propaganda de revista em inglês para analisarem textos verbais e não verbais. E foi solicitado para os alunos que se sentiam confortáveis, fazer uma leitura oral da propaganda que receberam.
No dia seguinte, a egressa ressaltou a questão do texto verbal e não verbal guiando as leituras de peças publicitárias. E ela apresentou aos alunos características que o texto publicitário constitui e depois entregou questões de interpretação para avaliar o que foi estudado.
Depois de todas essas análises que os estudantes realizaram, Flávia proporcionou a eles, que fizessem um anúncio publicitário. Então, os alunos se reuniram em grupo para a produção de um anúncio publicitário, onde a egressa fez a escolha do tema e por fim, eles elaboraram em cartazes.
Os alunos foram avaliados ao decorrer das aulas, sendo com registros, reflexões sobre o ensino/aprendizagem etc. e eles também puderam avaliar sobre as aulas, se foi alcançado os objetivos que o projeto propõe.
Entretanto, segundo a egressa Flavia Machado, os alunos puderam construir uma concepção sobre a utilização dos anúncios publicitários a partir de observações e análises, como por exemplo, a forma de linguagem que esse gênero emprega, para que eles possam questionar e fazer uma reflexão de como é inserido na sociedade.
Acadêmica: Lisa M. Romanio 
0 notes
readinglightly · 5 years
Text
Observação dos Planos do Trabalho de Conclusão de Estágio
O texto analisado encontra-se no Trabalho de Conclusão de Estágio de Língua Portuguesa do Curso de Letras, produzido por Flávia Machado Witt, em 2016, com título “O Gênero Textual Publicitário e Suas Possibilidades de Leitura”, pela Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE, sob a supervisão da professora Marly Krüger de Pesce. A resenha concentra-se na análise da estrutura dos planos propostos em relação à abordagem do fenômeno descrito.
Esse texto traz uma fundamentação teórica que estrutura uma concepção de texto, linguagem e leitura como práticas sociais discursivas que inserem e estão inseridas na relação do sujeito e seu contexto, por meio da recorrência aos autores clássicos, como Bakhtin e Foucault, além dos PCN’s – documentos que regem a matriz de ensino da educação básica. Em seguida, são feitas as associações da teoria com a proposta do gênero textual em sala de aula e o gênero anúncio publicitário, com citações a Marcuschi, Pinto, Sant’anna, dentre outros. Tais associações são apresentadas para justificar a escolha do ponto a ser abordado e a importância da sua aplicação para o aprendizado escolar e de mundo dos estudantes.
Após, é revelada a metodologia aplicada para o desenvolvimento do plano de aula em prática. As aulas são introduzidas por uma mobilização primeira, que indica o propósito da aula, e prossegue com uma socialização de perguntas motivadoras correlatas à presença do gênero na vida dos estudantes, seguidas de exemplificações, que auxiliam na compreensão do que o gênero circunscreve, onde se insere e a influência que exercem na vida cotidiana.
As estratégias estabelecidas trabalharam com a leitura do gênero em concomitância com a abordagem gramatical e textual que dele se deriva, com destaque para a análise da linguagem verbal e não-verbal, seleção de modo verbal, estética e semiótica. Essas metodologias foram permeadas por slides bem imagéticos, que proporcionam uma maior acolhida aos alunos. Em seguida, houve a distribuição de exercícios para verificação da capacidade interpretativa dos alunos, para avaliação das características textuais do gênero.
No fim, há a socialização dos resultados obtidos pela compreensão dos estudantes, para que possa haver o compartilhamento das várias visões resultantes do que eles absorveram e possam estabelecer diálogos para ampliar a capacidade de leitura crítica, que era o objetivo geral do proposto.
Dessa forma, de acordo com os objetivos imaginados, a devolutiva dos alunos sobre a prática por ela proposta corrobora o entendimento da mesma e indica como satisfatória e tangível a oportunidade de propiciar um desenvolvimento capaz de alcançar o objetivo estabelecido.
Assim, é perceptível que o plano atinge o objetivo a que se propõe. Por estar amarrada em seus pontos principais, a aula desenvolve uma lógica circular que permite a inserção integral do aluno na metodologia, em que ele compreende o aprendizado, o motivo do aprendizado e a consequência prática dele. Logo, ao retomar os objetivos gerais e específicos pela autora apontados, percebe-se que eles são atingidos pelo decorrer do desenvolvimento e na apresentação de seus resultados finais.
Portanto, percebe-se que houve êxito tanto na prática quanto na teoria e na sua transcrição para o trabalho escrito, que apresenta claramente o ocorrido, com uma linguagem simples e adequada ao gênero. É um texto objetivo que cumpre com suas propostas, bem como o plano de aula exposto. Recomendado para aqueles que necessitam de apoio para produção de textos semelhantes ou para desenvolvimento de planos de aula, representa uma forma de auxílio muito clara.
João Pedro Alves Scremin – 2° ano – Letras
UNIVILLE – Universidade da Região de Joinville
Produção Textual e Novas Mídias – Professor João Braga
0 notes
readinglightly · 5 years
Text
Abordagem do plano de ensino de prática pedagógica proposta por Fernanda de Amorim
O Trabalho de Conclusão de Estágio “A Notícia e o Conto: Uma Experiência Sensível”, redigido por Fernanda de Amorim, no ano de 2017, aborda o cenário de educação encontrado no município de Joinville – Santa Catarina. O texto retrata a necessidade de uma educação social que providencie os meios materiais, espaços físicos e atenção para com os alunos, diante de uma realidade de evasão escolar e dupla jornada - trabalho, escola.
Para tal, a autora discorre quanto à situação física do espaço escolar em questão, contextualizando suas faltas e presenças, assim como seu quadro de professores e demais funcionários além dos espaços de leitura e socialização presentes na estrutura.
A autora divide suas aulas entre o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, primariamente observando a professora regente e fazendo anotações tanto sobre seu comportamento para com a sala, quanto como a reação dos alunos aos estímulos propostos. Desta forma, um cenário prévio é verificado, este posteriormente comparado com a aplicação das aulas e os discursos então apresentados pelos alunos durante a vivência.
Após montar uma opinião concreta quanto a postura e metodologia da professora regente, elencando os pontos que poderiam ser trabalhados em vista do crescimento dos alunos, a autora planeja o seu quadro de aulas, marcando as competências a serem desenvolvidas e os temas necessários na formação destes indivíduos. Junto aos seus escritos, disponibiliza quadros com datas e horários específicos de suas aulas, assim como anexos das atividades providenciadas em sala e registros detalhados de seus dias, não sendo passiva de autocrítica e replanejamento.
Entre as competências propostas pela autora para serem trabalhadas, está a escrita, por meio de atividades e exercícios, a oralidade ao apresentar as ideias, e a comunicação e relação social entre os estudantes, pondo-os em grupos e estabelecendo objetivos para serem alcançados através do trabalho em equipe. 
A autora explicita a necessidade de visar o social, ainda que os cronogramas sejam apertados e a realidade escolar pública seja dura. Assim, traz a abordagem de gêneros discursivos aliados a novas mídias a fim de propiciar aos estudantes a construção de reflexão. O espaço da educação, segundo ela, é ambiente de transformação, de cuidado para com o aluno e de caminhada conjunta, rumando à uma mudança que passe a torná-lo um outro ser perante o mundo e a si mesmo. 
A fim de que suas propostas sejam melhor compreendidas, a autora planejou as atividades que aplicaria em sala de aula pensando no contexto e nas práticas de letramento que os alunos tiveram contato até então. O tempo de dinamização das relações por meio da tecnologia e as estruturas de poder presentes em todos os cenários de interação social foi especialmente considerado. Desta forma, a autora mostra cuidado na aplicação e diferenciação dos temas e metodologias propostas para as salas em que aplica seu estágio, sendo estas duas situações completamente diferentes, formados por indivíduos com suas próprias especificidades e relacionamentos.
A autora elenca diversos pensadores durante sua formação de prática, envolvendo o conteúdo visto no curso de graduação, possibilitando que todo aquele que entre em contato com seu trabalho possa reconhecer de alguma forma a própria prática, e assim, criar sua crítica e formular seu plano, considerando as necessidades e realidades da educação pública no Brasil, em seu contexto político, social e econômico.
O cenário atual demanda do professor dinamismo e constante atualização. A utilização de gêneros textuais inseridos em mídias sociais foi, dessa forma, uma escolha significativa à vivência da egressa que contemplou o conteúdo de maneira efetiva e real ao universo dos estudantes. É possível concluir, portanto, que a aplicação das aulas bem como as observações se mostraram adequadas à oportunizar o aprendizado dos alunos
Acadêmicos: Letícia dos Santos; Vanessa Marchi e Vander Júnior
0 notes
readinglightly · 5 years
Text
Considerações quanto a aplicação de gêneros textuais como objeto de estudo.
A egressa da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE, Flávia Machado Wit, redigiu no ano de 2016 seu trabalho de conclusão de estágio intitulado O gênero textual publicitário e suas possibilidades de leitura. O texto é dividido em três partes sendo elas: Apresentação, Regência e Considerações finais. Tratam respectivamente da apresentação do campo de estágio, das vivências verificadas em sala de aula e da experiência e resultados obtidos. A seguinte análise se ocupa da terceira e última parte.
A autora inicia o texto apontando a relevância do período narrado à sua formação, uma vez que a mesma pode vivenciar processos reais do âmbito escolar.  As observações de aulas são apontadas como oportunidade de relacionar conhecimento teórico a prática. Suas observações permitiram também a análise entre as práticas propostas e a aceitação, ou não, dos alunos.
O desafio vivido entre elaboração e aplicação dos planos de aula é então apontado, ressaltando novamente a oportunidade de aliar o conhecimento acadêmico a vivência profissional. Assim, a relevância do trabalho acadêmico em sua complexidade e reflexão é vista pela autora como objeto de transformação e reflexão de indivíduos.
Flávia fez uso de linguagem simples e clara, compatível com a proposta acadêmica de seu projeto. Seu texto é de grande contribuição a acadêmicos e profissionais na área da educação e linguagem.
Acadêmica: Letícia Adriana dos Santos
0 notes
readinglightly · 5 years
Text
Análise de prática do uso de gêneros textuais em sala de aula
A egressa do curso de Letras da Universidade da Região de Joinville, Fernanda de Amorim, redigiu o trabalho de conclusão de curso, analisado na seguinte resenha, no ano de 2017. Com a orientação da professora Ana Márcia Martins, o texto é estruturado em 154 páginas organizadas em dois principais capítulos. São eles: Contextualização do Campo de Estágio e Regência, respectivamente. A resenha que segue se ocupa do segundo capítulo.
O texto analisado é organizado em dois subcapítulos, um tratando da experiência obtida no Ensino Fundamental e o outro no Ensino Médio, o segundo ainda em subpartes, sendo elas: Proposta de intervenção, Fundamentação teórica e Análise da Prática Pedagógica. Essas partes do segundo capítulo serão consideradas como a terceira parte do trabalho por questões organizacionais.
 Inicialmente, a autora expõe quanto ao funcionamento da regência e a relevância da dita experiência para a mesma. As aulas foram aplicadas nas turmas do 7º ao 9º ano, onde se trabalhou o gênero textual artigo de opinião. Amorim narra sua vivência de maneira direta destacando que em sua primeira aula trabalhou motivação, leitura em grupos e discussão. A segunda aula foi ocupada com uma retomada do conteúdo anterior seguida de apresentação expositiva da autora quanto ao gênero e então a produção de um cartaz. Na terceira aula, a egressa trabalhou com a estruturação do gênero através de dinâmica para a seguir, em grupos, os alunos indicarem a estruturação de um artigo. O seguinte encontro se deu em dois momentos, dinâmica e produção textual, o segundo, com a aplicação do conteúdo abordado durante toda a vivência. As demais aulas se ocuparam da conclusão da produção bem como a reescrita da mesma, além de atividades de fixação do conteúdo proposto.
Durante a aplicação de sua proposta, a egressa encontrou distintas reações que variavam dependendo da turma uma vez que o 7º ano se mostrou menos receptivo enquanto o 9º ano teve boa aceitação e reagiu colaborativamente a abordagem utilizada. A inclusão de novos alunos na sala de aula bem como a presença de outros com necessidades especiais também foi narrada no trabalho que apresenta as produções dos alunos anexados ao texto. Tais fatores ilustraram as vivências da autora.
Fernanda de Amorim, ao narrar sua experiência no Ensino Médio, apresenta a proposta de intervenção que a motivou na regência visando a prática de retextualização de notícia para conto a fim de oportunizar aos alunos a reflexão quanto aos gêneros e o exercício de práticas letramento. Para embasar sua tese, Fernanda traz autores renomados na área de linguagens e educação como apoio a sua abordagem.
A metodologia utilizada é então abordada com a proposta inicial de reconhecimento dos gêneros jornalístico e literário seguidos de produção textual a ser encaminhada via mídia social em página criada para esse fim. Esses alunos também tiveram a oportunidade de reescrita e correção de suas produções. Esses, no entanto, se mostraram relutantes a realizar a proposta de ensino trazida pela egressa. A mesma acredita que tal fato se deu por os alunos não terem uma relação comprometida com práticas de escrita pela falta de hábito de momentos que a oportunizem.
Apesar disso, ao trazer as produções dos alunos em anexo, a autora pontua que a postagem das produções na página de mídia foi positiva, trouxe ainda que em sua última aula proporcionou um momento de esclarecimentos quanto a prova do ENEM. O capítulo foi concluído com uma reflexão quanto ao comprometimento e a constante atualização que o exercício de professor exige.
A leitura coesa e de fácil compreensão que, aborda as práticas pedagógicas no ensino de Língua Portuguesa, é de grande contribuição a estudantes e interessados na área de comunicação.
Acadêmica: Letícia Adriana dos Santos
0 notes
readinglightly · 5 years
Text
Análise do Plano de Ensino de Flávia Machado
Essa resenha refere-se ao trabalho de conclusão de estágio, intitulado como “O Gênero Textual Publicitário e suas Possibilidades de Leitura”, elaborado pela então acadêmica Flávia Machado Witt em 2016. A análise é destinada aos planos de aulas desenvolvidos e aplicados para a realização do projeto.
As aulas foram aplicadas nas turmas de 6° ano do Ensino Fundamental e 1° ano do Ensino Médio. Com o objetivo de introduzir o assunto e instigar os conhecimentos prévios dos alunos, Flávia fez alguns questionamentos acerca do gênero trabalhado. 
No ensino fundamental, a acadêmica utilizou de seis planos de aula para a sequência proposta, ela diz não ter tido a necessidade de mudanças ao longos das aulas, apenas alguns ajustes para o melhor desenvolvimento em cada turma. Num primeiro momento, com o auxílio de imagens e exemplos, os alunos puderam reconhecer a estrutura e a linguagem do gênero publicitário.  Após a análise e discussão acerca de vários anúncios, a atividade proposta consistia na produção de anúncios publicitários em grupos. Ao final das seis aulas, foi aplicado um questionário a fim de indagar os alunos sobre a sequência didática. 
No ensino médio, Flávia utilizou de seis planos de aula também. Após a contextualização do assunto e a explicação do tempo verbal imperativo, os alunos receberem exercícios que estimulavam a análise do texto verbal e não-verbal em anúncios publicitários. Depois de corrigir os exercícios e discutir acerca dos mesmo, a acadêmica propôs a atividade de produção dos anúncios publicitários. Os alunos trabalharam em grupos e abordaram temas como homofobia, manipulação da mídia, preconceito e padronização da beleza, que articularam uma produção reflexiva e consciente. Assim como no ensino fundamental, como forma de avaliação, foi entregue aos alunos um questionário. 
Ademais, nota-se que os planos de aula foram bem desenvolvidos, alcançando os objetivos dispostos no projeto. Apesar de não fazer uso de recursos midiáticos, a acadêmica proporcionou a discussão acerca dos anúncios publicitários, que estão presentes nos meios digitais, incentivando os alunos a fazer uma leitura crítica do gênero.  Aula: 36 Acadêmicas: Julia Eduarda Werle; Samara Carvalho 
0 notes
readinglightly · 5 years
Text
A inserção dos novos recursos tecnológicos em sala de aula: como adequar-se ao mundo dos alunos?
Esta resenha refere-se aos planos de aula apresentados pela estagiária Fernanda de Amorim em seu Trabalho de Conclusão de Estágio intitulado “A notícia e o conto: uma experiência sensível” e redigido em 2017.
Há planos de aula destinados a dois projetos: as aulas experimentais e o projeto de ensino. As aulas experimentais foram aplicadas a turmas de 7º e 9º ano do ensino fundamental, e o projeto de ensino em turmas do 3º ano do ensino médio.
Aulas experimentais
Como proposta de aulas experimentais, a estagiária trabalhou com o gênero “artigo de opinião”, iniciando sua atuação em sala de aula com a leitura de textos para que os alunos entrassem em contato com o gênero. Depois, a proposta seria acionar os conhecimentos prévios dos alunos para então apresentar-lhes as características do gênero de maneira expositiva, ao quadro.
Para que os estudantes fixassem o conteúdo, a proposta foi que fizessem um cartaz com uso de post-its sobre as características do gênero. Posteriormente, os alunos fizeram uma atividade de organização de fragmentos de texto para identificar a importância de uma estruturação adequada, com introdução, desenvolvimento e conclusão.
Como atividade final, foi proposta a escrita de um artigo de opinião, sendo que no 9º ano a temática era livre e no 7º ano deveria ser direcionada aos jogos online, e foi dada a oportunidade de reescrita.
A temática da internet e da tecnologia, tão presente na vida dos alunos, é um fato positivo para que eles se identifiquem com o que está sendo estudado e se aproximem do gênero. Pensando no contexto das novas mídias e do contato constante dos alunos com os artigos de opinião da internet (mesmo que informais), é interessante que a estagiária tenha escolhido textos de ampla circulação no ambiente digital e proposto a reflexão sobre eles.
Como sugestão, seria interessante, se a proposta fosse aplicada hoje, propor reflexões sobre as fake News, notícias falaciosas que circulam grandemente pela internet e acabam propagando informações equivocadas a muitas pessoas. Os alunos convivem nesse meio e certamente teriam grandes contribuições para dar a respeito do tema.
As aulas do projeto de regência
As aulas propostas no projeto de regência da estagiária tinham como tema a retextualização de notícias em forma de contos, e foram aplicadas para duas turmas de 3º ano do ensino médio.
Conforme os planos de aula, o início do projeto se deu com a apresentação de um vídeo relacionado ao tema, já demonstrando que a estagiária se preocupou com a inserção de novas mídias como recurso didático na sala de aula. Posteriormente, seria explicado de maneira expositiva algumas informações sobre o gênero notícia, e então proposta uma atividade de reflexão sobre manchetes de notícias sensacionalistas.
É de grande valia que essa reflexão tenha sido articulada com os alunos, tendo em vista que o meio digital em que os alunos vivem veicula esse tipo de conteúdo de maneira abundante, e se não houver um filtro de relevância há riscos de os alunos serem enganados pelas manchetes sensacionalistas.
Depois disso, a estagiária passou a explicar sobre o gênero conto, começando com a leitura de um conto e depois se aprofundando numa aula expositiva. Quando os alunos já tinham domínio dos dois gêneros com os quais teriam que trabalhar, iniciou-se a atividade de retextualização.
Conforme consta nos planos de aula, a estagiária escolheu diversas notícias em veículos de comunicação digitais e levou para que os estudantes escolhessem e fizessem seus contos. Além de disponibilizar tempo para essa atividade, a estagiária também oportunizou a reescrita dos contos e publicou as versões finais em uma página do Facebook.
A última aula seria, então, destinada a conferir essas postagens na rede social por meio do projetor. Essa proposta, com certeza, foi muito bem articulada com o momento de vida dos estudantes, que puderam ver na sala de aula algo que utilizam em seu dia a dia, além de se orgulharem de seu trabalho e poder conferir as produções dos colegas.
Acredito que a inserção das novas mídias, dos gêneros do ambiente digital e das redes sociais na sala de aula é inevitável tendo em vista o cenário atual. Negar essas evoluções e fechar a porta da sala de aula para elas é negar aos alunos a possibilidade de serem atraídos pelo conhecimento e até mesmo de aprender de uma forma diferente e impactante.
Considerando que as propostas da estagiária contemplaram, em maior ou menor grau, a inserção desses recursos na sala de aula, é possível dizer que tanto as aulas experimentais quanto as do plano de regência foram adequadas e oportunizaram aos alunos um momento significativo de aprendizado.
Autora: Angelina Diniz Pereira.
0 notes
readinglightly · 5 years
Text
O gênero textual em sala de aula: considerações acerca da experiência da prática pedagógica
“O gênero textual publicitário e suas possibilidades de leitura”, trabalho de conclusão de estágio, escrito pela Flávia Machado Wit, então acadêmica do curso de Letras, em 2016, foi dividido em três partes, sendo elas apresentação, que visa contextualizar o período de estágio; Regência, que descreve todo o processo da residência pedagógica e Considerações Finais, na qual a acadêmica registra sua experiências e seus resultados. Nesse momento, iremos analisar a terceira parte.
A acadêmica considera a experiência vivenciada durante o período de estágio essencial para o fazer pedagógico e para a sua formação docente. Além disso, segunda ela, foi possível visualizar todos os processos que englobam o âmbito escolar.
As observações das aulas proporcionaram à acadêmica a oportunidade de relacionar a realidade da sala de aula com o conhecimento aprendido durante a sua trajetória no curso de Letras. Nesse momento ela pôde analisar a relação entre as diferentes abordagens e as respostas dos alunos para tais. Ademais, a egressa relata, a importância de avaliar a prática pedagógica, como professora.
Flávia, julga a elaboração e aplicação dos planos de aula como a parte mais desafiadora de todo desenvolvimento do TCE, entretanto, ela ressalta que é nesse momento que toda a teoria aprendida é colocada em prática, ou seja, toda a teoria é preparada para a aplicação docente.
Por fim, a mesma destaca a importância que o trabalho de conclusão de estágio e todo o seu processo têm na construção e transformação de indivíduos críticos, reflexivos e bem como, cidadãos.
A linguagem utilizada pela acadêmica é formal e contribui para que a leitura aconteça de forma compreensível. O texto destina-se a professores, acadêmicos e demais pessoas do campo educacional, em especial, àqueles da área de linguagens e educação.
 Aula 25 Acadêmicas: Julia Eduarda Werle e Samara Carvalho Gonçalves
0 notes
readinglightly · 5 years
Text
Considerações e experiências
A obra aqui resenhada trata do terceiro e último capítulo do Trabalho de Conclusão de Estágio (TCE) apresentado ao Departamento de Letras da Universidade da Região Norte de Joinville no ano de 2017, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura em Letras, Habilitação em Língua Portuguesa.
O último capítulo trata das considerações finais do Estágio Curricular Supervisionado intitulado por: “A notícia e o conto: uma experiência sensível” da acadêmica Fernanda de Amorim.
Em síntese, as considerações iniciaram com a experiência do exercício de tornar-se professor a partir da premissa dos desafios e das exigências que a profissão exige. A acadêmica discorreu do corpo discente e da escola, da aplicação das aulas durante o período de estágio e dos resultados.
           O TCE abordou todas as etapas do processo de estágio, com aplicação de aulas seguindo o plano de aula e o plano curricular de Santa Catarina. Todas as propostas foram sustentadas pelo viés teórico que fomenta a aplicação das atividades da Acadêmica. Em seus apontamentos finais, Fernanda discorre que essas experiências foram desafiadoras no processo de construção profissional e pessoal e que ser professor é um ato de coragem devido à atenção e dedicação que a profissão exige.
Durante a explanação das aulas aplicadas, a acadêmica se depara com novas perspectivas por parte dos alunos e d��-se conta da necessidade do professor necessitar de atualizações sempre que possível visto que, para ela, muitos dos alunos demandam de propostas que sejam capazes de abarcar os interesses dos mesmos a fim de proporcionar uma nova maneira de chegar ao conhecimento.
A acadêmica ainda adiciona que, é preciso observar o distanciamento da Universidade perante as escolas e que o apoio para com os estagiários é distante da realidade exigida para bem suceder nos objetivos da própria educação.
Ela finaliza agraciada, sendo o estágio um momento de adversidades, utilizando da teoria absorvida durante os anos de estudo a fim de criar uma ponte possível de aproximação dos alunos e essa realidade escolar sendo capaz portanto, de familiarizar-se com o campo profissional, fomentando um ensino crítico e promovendo o diálogo a fim de participar dos processos de ensino construtivo.
Acadêmicas: Heloisa Fernanda Borchardt e Ana Luíza Sanches
2ª ano de Letras/UNIVILLE
Disciplina: Produção Textual e Novas Mídias 
0 notes
readinglightly · 5 years
Text
A Práxis Como Elemento Primordial
O texto foi elaborado por Flavia Machado Witt, sendo parte do seu Trabalho de Conclusão de Estágio. Egressa do curso de Letras na Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE. As considerações finais são relacionadas ao seu Estágio Curricular Supervisionado, que tem como característica concluir seus resultados de todo o percurso deste artigo
A docente cita a importância que foi para a formação dela em relação às etapas da visão do futuro de um professor a respeito do processo educacional. Também comenta do Projeto Político Pedagógico tendo uma atenção à influência de uma cultura organizacional inserida no dia a dia de uma comunidade escolar.  
Para a autora do artigo, foi essencial ter a vivência dentro da sala de aula para por em prática tudo o que foi estudado em teoria no curso de Letras. E comenta sobre as observações que foram muito necessárias para saber como que os professores abordavam os alunos e como era o resultado disso. Flavia Machado Witt percebe também, o grau de relevância sobre o professor indagar sobre suas concepções didáticas.  
A autora aponta o desafio que foi para inserir os planos de aula para as regências de classe e que foram fundamentais para uma futura professora. Ela novamente cita a práxis, ou seja, a importância de estudar a teoria para ter uma boa base na prática. Flavia Machado Witt trata do projeto de regência que é um grande percursor para a percepção da importância da leitura e dos gêneros textuais e comenta que foi oportuno desenvolver essas atividades interativas tanto com alunos, quanto com professores.  
E por final, a autora conclui mencionando a importância o trabalho pedagógico como um principal elemento na construção de indivíduos com criticidade e reflexão.
Autora: Lisa M. Romanio 
0 notes
readinglightly · 5 years
Text
Por fim, suas considerações finais
O texto analisado foi escrito por Heloiza Aguiar Goulart, sendo parte do seu Trabalho de Conclusão de Estágio no ano de 2016, egressa do curso de Letras na Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE. O texto a seguir é relacionado ao seu Estágio Curricular Supervisionado, tendo como pauta suas considerações finais.
Em suas considerações finais, Heloiza Aguiar Goulart, inicia com sua percepção acerca de seu estágio. Relata que foi uma experiência interessante e de estranhamento por estar em uma posição não mais de estudante e nem de professora efetiva e sim de estagiária. Relata que muitas vezes sentiu-se perdida em situações diversas como o desconhecimento da rotina escolar dos professores e alunos.
A docente explica que além dos desafios, seu estágio foi compensador notar o quão importante é vivenciar a prática docente como meio para adquirir novas experiências para um acadêmico que quer seguir carreira como professor. Tornando-se o professor que auxilia e media o aprendizado e é capaz de aprender todos os dias. A autora ainda coloca que a experiência que adquiriu no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência foi de suma importância pois além de encontrar-se como futura docente, foi no Ensino Médio que encontrou sua motivação para continuar e refletir sobre sua postura e em seus erros e acertos enquanto professora.
Com uma linguagem clara e objetiva, a autora fala sobre a importância que é o estágio para o acadêmico dos cursos de licenciatura, pois, todos conhecimento e teorias pode ser aplicado na prática em sala de aula. Ainda, comenta sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência que lhe deu experiências na Unidade Escolar. Muitos acadêmicos que participam da bolsa podem perceber como é a realidade na escola e na sala de aula, pois é visível os diversos desafios a serem enfrentados.
Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE
Disciplina: Produção Textual e Novas Mídias
Professor: João Vinícius de Almeida Braga
Acadêmica: Isabela Maria Roman Santana
Letras - 2º ano
Atividade 23,24,25 - Atividade 3 
0 notes
readinglightly · 5 years
Text
Reflexões sobre a experiência do ECS
Atividade 3 - Aulas 23, 24 e 25
O capítulo “Considerações finais”, publicado como parte do Trabalho de Conclusão de Estágio de Língua Portuguesa “A notícia a o conto: uma experiência sensível”, o qual possui 154 páginas, é de autoria de Fernanda de Amorim e foi escrito no ano de 2017. o texto é corrido, sem divisões internas ou subtítulos, e ocupa duas páginas. No capítulo, a autora reflete sobre a experiência do estágio e relata suas conclusões sobre o processo.
Ela começa o capítulo afirmando que o período de estágio foi desafiador e exigiu muita coragem, mas foi positivo pois revelou que sua escolha profissional havia sido assertiva. Alguns dos desafios que ela cita são a ausência de diálogo com alguns alunos, a falta de assessoria por parte da orientadora do estágio e também o fato de ter que ter faltado às aulas na Universidade para cumprir o cronograma do estágio. 
Porém, ela afirma, a experiência, apesar de conturbada, foi uma boa oportunidade de interferir positivamente na vida dos alunos, aplicar os conhecimentos adquiridos na Universidade e, principalmente, para crescer profissional e pessoalmente.
A linguagem utilizada é bastante simples, conta com pontuação nos lugares certos e não deixa dúvidas para o leitor. É necessário ter lido os capítulos anteriores do TCE para entender as ideias da autora de forma completa, e quando isso é feito, o capítulo serve como motivação para os estudantes que estão se preparando para trilhar seu caminho em um estágio curricular supervisionado.
Autora: Angelina Diniz Pereira
0 notes
readinglightly · 5 years
Video
youtube
Atividade 3 -Aulas 23,24,25 Semiótica.
Resenha em vídeo das considerações finais do TCE de Camilla Zoellner Ziebarth.
Aluna: Stéphanie Mayra da Silva
Disciplina: Produção textual e novas mídias.
0 notes
readinglightly · 5 years
Link
Acadêmicas: Ana Luíza Silva Sanches e Heloisa Fernanda Borchardt 
0 notes
readinglightly · 5 years
Text
Resenha das considerações finais TCE
O gênero textual em sala de aula: considerações acerca da experiência da prática pedagógica
“O gênero textual publicitário e suas possibilidades de leitura”, trabalho de conclusão de estágio, escrito pela Flávia Machado Wit, então acadêmica do curso de Letras, em 2016, foi dividido em três partes, sendo elas apresentação, que visa contextualizar o período de estágio; Regência, que descreve todo o processo da residência pedagógica e Considerações Finais, na qual a acadêmica registra sua experiências e seus resultados. Nesse momento, iremos analisar a terceira parte.
A acadêmica considera a experiência vivenciada durante o período de estágio essencial para o fazer pedagógico e para a sua formação docente. Além disso, segunda ela, foi possível visualizar todos os processos que englobam o âmbito escolar. 
As observações das aulas proporcionaram à acadêmica a oportunidade de relacionar a realidade da sala de aula com o conhecimento aprendido durante a sua trajetória no curso de Letras. Nesse momento ela pôde analisar a relação entre as diferentes abordagens e as respostas dos alunos para tais. Ademais, a egressa relata, a importância de avaliar a prática pedagógica, como professora. 
Flávia, julga a elaboração e aplicação dos planos de aula como a parte mais desafiadora de todo desenvolvimento do TCE, entretanto, ela ressalta que é nesse momento que toda a teoria aprendida é colocada em prática, ou seja, toda a teoria é preparada para a aplicação docente. 
Por fim, a mesma destaca a importância que o trabalho de conclusão de estágio e todo o seu processo têm na construção e transformação de indivíduos críticos, reflexivos e bem como, cidadãos. 
A linguagem utilizada pela acadêmica é formal e contribui para que a leitura aconteça de forma compreensível. O texto destina-se a professores, acadêmicos e demais pessoas do campo educacional, em especial, àqueles da área de linguagens e educação.
Produção textual e novas mídias  Letras - 2° ano João Braga  Acadêmicas: Julia Eduarda Werle, Samara Carvalho Goncalves 
0 notes