Tumgik
Text
HipnoÁudio
Áudio personalizado de Hipnose Clínica elaborado pelo Dr. Odair Comin para o seu caso específico.
Foi originalmente publicado em Clínica Delphos de Hipnose e Psicologia
3 notes · View notes
Text
Como Mudar um Hábito
Os 4 passos para a mudança de um hábito…
Segundo o autor de “O poder do Hábito” – Charles Duhigg, há um modelo que pode ser seguido para mudar um hábito, tal modelo é composto por quatro passos: 1º é Identificar a rotina. O 2º consiste em experimentar novas recompensas. O 3º é isolar as deixas ou gatilhos, e por fim o 4º é criar um plano. Ao identificar um hábito que você deseja mudar, como por exemplo fumar:
O primeiro passo é tomar consciência da rotina, ou seja, em que momentos do seu dia o cigarro aparece, talvez logo ao acordar, ou depois do café da manhã, durante o percurso até o trabalho, talvez quando se sente ansioso no trabalho, ou mesmo depois de um café, depois do almoço, na volta pra casa, ou depois do jantar. Você até pode pensar que deveria parar de fumar, tenta de todas as formas, mas continua com o hábito, não consegue se libertar e quando percebe está com outro cigarro na boca. Observando toda essa rotina você pode se fazer algumas perguntas: Você acredita que o dia só começa depois de um cigarro? Você fuma quando está ansioso? Fuma para se distrair? Fuma para sair por um momento da sua mesa de trabalho? Fuma simplesmente por hábito? Cada um deve identificar as razões pelas quais o cigarro mais aparece.
O segundo passo é experimentar novas recompensas, como por exemplo começar o dia com um copo de vitamina. Ao sentir-se ansioso, feche os olhos e medite por alguns instantes; ao invés de ir para o trabalho de carro, vá de metro, vá de táxi, pegue uma carona. Durante o trabalho, se sentir vontade de espairecer, vá até a mesa de um colega e converse um pouco. Por outro lado, deixe o cigarro em lugares diferentes, longe do seu alcance, para assim evitar o automatismo, ou seja, experimente novas possibilidades com o objetivo de ter novas compensas.
Veja Também: Gastrite Nervosa e a Hipnose Clínica
O terceiro passo é isolar as deixas, ou seja, aquilo que desencadeia a rotina. Para isso faça algumas anotações diárias, como o horário que você fuma, o lugar exato em que acendeu o cigarro, seu estado emocional naquele momento, se estava sozinho ou com pessoas e o que aconteceu logo antes de você acender o cigarro. Faça isso para todas as vezes que acender um cigarro e identifique os padrões que se repetem, e mais claramente irá identificar o que desencadeia a ação de acender o cigarro, para que com isso possa mais facilmente eliminar essa deixa.
E por fim, no último passo, crie um plano para a mudança definitiva do hábito, pois na medida em que um hábito é estabelecido, você já não pensa mais para fazer, faz de forma automática e um plano fará com que você volte a pensar novamente. O plano pode ser, toda vez que sentir vontade de fumar você substituirá o cigarro por um copo de vitamina, por uma caminhada, por um momento de meditação, por uma conversa com um colega, enfim, pode traçar diferentes ações de forma consciente para que com o tempo isso se torne rotina e um novo hábito seja estabelecido. Para que assim o cigarro deixe de fazer parte da sua vida.
É provável que no início você tenha recaídas, mas não desista com facilidade, continue tentando, continue experimentando novas recompensas e mais cedo ou mais tarde novos e saudáveis hábitos serão criados. Este foi um exemplo utilizando o cigarro como referencia, mas você pode aplicar para todo e qualquer hábito.
Veja o Vídeo: Cada um dos seus dias é como um modelo da sua vida como um todo...
youtube
Agende sua Consulta com o Dr. Odair Comin
Faça o teste para saber se você tem Medo da Morte.
Teste Medo da Morte
Outros Textos
Luto: Viver apensar de tudo
Agende sua Consulta com o Dr. Odair Comin
Como Mudar um Hábito Foi originalmente publicado em Clínica Delphos de Hipnose e Psicologia
3 notes · View notes
Text
Autoconfiança e a Capacidade de Confiar em Si Mesmo
A autoconfiança tem relação com a segurança de que será capaz de fazer…
A autoconfiança diz respeito à capacidade de confiar em si, à capacidade que o indivíduo julga possuir. Por ser uma relação consigo mesmo, dá a impressão de ser uma relação unilateral, ou seja, algo que tem como referência apenas o mundo interno de cada um, o que é verdade. No entanto, o que mais se percebe é que essa relação acontece fora dos muros do eu e espalha-se além das fronteiras sociais. E a autoconfiança passa a ser uma relação com o outro, muito mais afetada pelo olhar externo, do que pela autoscopia ou o olhar para dentro de si. E é claro que quando se pega o caminho errado, quanto mais você anda, mais distante fica do caminho certo. Mais distante fica do que você realmente quer.
Se a autoconfiança tem a ver apenas com você, por que então busca a aprovação do outro? Por que então faz, esperando o elogio? Receando a crítica? O que acontece é que acaba-se por olhar mais para o outro e menos para si. Faz muito mais para agradar o outro do que para agradar a si. Faz para suprir as expectativas do outro e menos para sentir-se preenchido pela sua habilidade. A verdade é que quando se faz algo pautado no parecer do outro, você começa a entrar em um terreno pantanoso, pois cada um terá um parecer diferente e você precisa identificar as preferências de cada pessoa e adaptar-se a cada uma delas.
A autoconfiança tem relação com a segurança de que será capaz de fazer… Não olhe para o lado, não olhe para o outro esperando aprovação. Olhe apenas para si, busque aí dentro uma referência, um suporte…
Em algum ambiente isso pode ser interessante, contudo, no geral você acaba por não construir uma habilidade própria, algo que você faz com excelência. A autoconfiança tem relação com a segurança de que será capaz de fazer, e tal segurança vem com o tempo, com o treino, vem com a repetição, com a comprovação de que está melhorando, evoluindo, tornando-se cada vez melhor naquilo que faz. A autoconfiança que te permite com o tempo, ousar, ir além do lugar comum, fazer de outras formas, fazer bem feito. Isso gera a autoconfiança que te fortalece, que te deixa seguro, que te permite realmente confiar em si, confiar que você entregará aquilo que se propôs a fazer.
Veja Também: Hipnose Clínica: Cura à Deliver
Para que confie em si, é preciso apresentar exemplos, dados empíricos. É preciso ver no real o fruto da sua habilidade, da sua competência. E para isso você precisa de movimento, precisa de coragem, ousadia. Coragem para colocar-se à prova e não ter medo de errar, não ter medo da crítica, dos feedbacks que virão. Saber que está em um processo de aprendizagem e que nesse processo o erro é natural, a crítica é natural, o tentar de novo é natural, manter-se no seu objetivo é natural. Você pode utilizar essas referências com o objetivo de melhorar seu processo, melhorar sua performance, mas não para agradar o outro, muito mais para agradar a si, e perceber que pode fazer de uma forma melhor, mais rápida, mais interessante.
Confiar em si é fundamental para conquistar um espaço. Conquistar o seu espaço, construir o seu legado. Para aquele que tem dificuldade em confiar em si mesmo, confiar que é capaz de realizar uma função, alcançar um objetivo, conquistar alguém que deseja, fazer algo que quer fazer, é tempo de olhar para si, olhar apenas para si e colocar-se em marcha. Não olhe para o lado, não olhe para o outro esperando aprovação. Olhe apenas para si, busque aí dentro uma referência, um suporte. Por certo, você possui muito mais recursos do que imagina, é muito mais capaz do que imagina. É tempo de confiar em si mesmo e extrair o melhor do seu potencial, o melhor da sua performance. A autoconfiança é gerada aí dentro e depende apenas de você. Acredite!
Veja o Vídeo: A Hipnose e a Evolução Exponencial da Mente...
youtube
Agende sua Consulta com o Dr. Odair Comin
Faça o teste para saber se você tem Autoconfiança.
Teste Autoconfiança
Outros Textos
Supere a Depressão com Hipnose
Agende sua Consulta com o Dr. Odair Comin
Autoconfiança e a Capacidade de Confiar em Si Mesmo Foi originalmente publicado em Clínica Delphos de Hipnose e Psicologia
3 notes · View notes
Text
Aprenda a Cultivar o Silêncio
Por vezes é bom ter apenas como companhia seus próprios pensamentos…
Um interessante hábito a ser desenvolvido é o silêncio, um momento para desligar-se te tudo ao seu redor, desligar-se do outro, desconectar-se do mundo para estar consigo mesmo, e você nem precisa fazer isso por muito tempo, mas é importante que seja todos os dias, por que é fazendo todos os dias que se cria um hábito, para que assim se torne natural com o tempo. Ter esse momento é profilático, pois o silêncio produz uma limpeza interna, proporciona a manutenção dessa relação que deveria ser a mais íntima, a mais intensa, essa relação com a sua essência, com aquilo que representa você.
O silêncio para ouvir apenas o som dos seus próprios pensamentos, ouvir as coisas que tem a dizer a si mesmo, seus objetivos, seus sonhos, as coisas que pretende fazer amanhã, na próxima semana, no próximo mês, no próximo ano. Ouvir suas próprias confidências, seus receios, suas angústias, seus medos mais profundos, ouvir sobre a própria dificuldade de permanecer em silêncio, de estar só consigo mesmo.
Por vezes é bom ter apenas como companhia seus próprios pensamentos, mas quando você aceita esse desafio, supera esse medo e faz as pazes com o silêncio, o resultado disso é que não terá no mundo melhor companhia do que você mesmo. Portanto, adquira o hábito de ser seu melhor amigo e reserve um tempo diário para você. Abra espaço para o silêncio em seu dia e você verá o quão rico ele é, o quanto poderá ouvir e se preencher.
Veja o Vídeo: Hipnose: uma ferramenta nativa da mente...
youtube
Agende sua Consulta com o Dr. Odair Comin
Faça o teste para saber se você tem Agorafobia.
Teste Agorafobia
Outros Textos
Sete situações em que o silêncio é a Melhor saída
Agende sua Consulta com o Dr. Odair Comin
Aprenda a Cultivar o Silêncio Foi originalmente publicado em Clínica Delphos de Hipnose e Psicologia
0 notes
Text
Meditação Como Autoterapia
A experiência de meditação é a possibilidade de fazer um caminho de volta. Um retorno às suas origens, um retorno ao seu mundo interno…
Os orientais praticam há milênios e sabem da importância que a meditação tem em nossas vidas. Há algum tempo os ocidentais também vêm valorizando cada vez mais a prática. E por certo ela se mostra cada vez mais necessária em um mundo tão conectado com o externo. A meditação serve para criar uma conexão mais próxima consigo mesmo, poder olhar-se com os olhos fechados. Olhar-se para dentro de si, o que de olhos abertos não conseguem fazer. Sempre tão voltados para o outro, para as demandas do externo, que já não sobra tempo para essa autoscopia mental. Olhar para dentro de si serve para criar intimidade, criar proximidade com a essência de cada um, com isso a meditação acaba por ser uma forma de autoterapia.
Muito do que vivemos acontece dentro de nós, porque então negligenciamos tanto esse olhar interno? Por que desvalorizamos tanto nossa própria intuição, nossos instintos? A meditação é uma forma de romper com esse ciclo que nos afasta de nós mesmos. Quando não se aprende a olhar para dentro de si, perde-se o referencial interno e busca-se muito mais referências no outro. Aprendemos a usar como referência o vizinho, o primo, o irmão mais velho. Por isso nos apegamos tanto às redes sociais, como o Instagram por exemplo, que acaba por ser uma vitrine de referência de como deve ser vivida a vida. De quais são os parâmetros para a felicidade, para o sucesso.
A experiência de meditação é a possibilidade de fazer um caminho de volta. Um retorno às suas origens, um retorno ao seu mundo interno…
Acabamos por confiar muito mais no externo em detrimento de possibilidades que estão bem aí, dentro de cada um. É uma troca que estamos a fazer há muito tempo. Trocamos a capacidade de fazer contas pela calculadora, trocamos a capacidade de raciocinar pelo Google. Trocamos a capacidade de imaginar pela TV, trocamos os livros pelos filmes. Perdemos a capacidade de construir nossos próprios brinquedos, já que temos uma infinidade nas prateleiras das lojas. Perdemos a capacidade de conversar olhando nos olhos, pelo teclar em celulares. Perdemos a capacidade de educar e nos educarmos, delegando ao outro essa função.
Veja Também: Meditação Guiada: Organização Interna
A experiência de meditação é a possibilidade de fazer esse caminho de volta. Um retorno às suas origens, um retorno ao seu mundo interno, essa conexão que vamos perdendo sem sequer percebermos. Estamos tão voltados para o externo que achamos esse afastamento normal. Quando na verdade muitas das questões emocionais que vivemos, são por conta desse abandono de si, dessa falta de olhar para si. A ansiedade, por exemplo, que se transfigura por um transbordar de demandas, informações vindas do futuro, preocupações que invadem a mente e a deixam a ponto de explodir. A ansiedade por certo nos afasta do presente, nos afasta de nós mesmos.
Uma das maiores dificuldades atuais do Ser Humano é conseguir ficar em silêncio em sua própria companhia. Alguns minutos para pensar, sem nenhum apelo externo torna-se um tédio insuportável. Isso mostra nossa grande dificuldade em parar por um momento e simplesmente meditar, simplesmente ficar em silêncio, simplesmente esvaziar a mente das demandas do externo. E permitir que a mente possa fazer sua manutenção diária, sua limpeza necessária e natural. E tudo o que fazemos é sufocar nossa mente com mais e mais informações, com inúmeros problemas e preocupações. Precisamos todos desses momentos, de um momento para meditar. A meditação é essencial para uma mente tranquila e em equilíbrio
Veja o Vídeo: Meditação: Uma prática diária...
youtube
Agende sua Consulta com o Dr. Odair Comin
Faça o teste para saber se você tem Medo de Altura.
Teste Medo de Altura
Outros Textos
Meditação em Horário de Expediente
Agende sua Consulta com o Dr. Odair Comin
Meditação Como Autoterapia Foi originalmente publicado em Clínica Delphos de Hipnose e Psicologia
0 notes
Text
Desenvolva o Hábito de Estudar
Ame o que você precisa estudar e então essa relação acontecerá em um outro nível…
Para que você crie o hábito de estudar, a primeira coisa é não ir contra a sua natureza. Os tempos de estudo precisam ser fracionados, faz-se necessário uma diversidade e você precisa dormir a quantidade de horas que seu corpo exige. Dito isso, podemos seguir para o fato de que você precisa estabelecer uma relação de amor pelo saber, amor pelo conteúdo que você está estudando. Pode até ser um amor passageiro, um amor que dure até o vestibular, que dure até o concurso, mas você precisar amar verdadeiramente.
Isso porque o amor é uma emoção e as emoções servem para criar conexão, servem para maximizar um resultado, servem para potencializar uma aprendizagem. Na medida em que você estabelece um amor pelo saber, você passa a desejar aquele conhecimento, você quer estar na companhia, você quer aquele conteúdo para você. Então a rotina de estudar passa a ser prazerosa e tal prazer fortalece e mantém o hábito. Aprenda a gostar do que você estuda e poderá fazer isso começando por imaginar uma relação prazerosa e com o tempo sua imaginação terá tanta consistência que se tornará real.
Exercite diariamente em sua mente aquilo que você deseja que se torne realidade e assim será. Ame o que você precisa estudar e então essa relação acontecerá em um outro nível, na medida em que você deseja o conhecimento é como se o conhecimento também te desejasse. Aprenda a amar o que você estuda.
Veja o Vídeo: Concepções sobre a Felicidade...
youtube
Agende sua Consulta com o Dr. Odair Comin
Faça o teste para saber se você tem Síndrome do Pensamento Acelerado.
Teste Síndrome do Pensamento Acelerado
Outros Textos
Luto: Viver apensar de tudo
Agende sua Consulta com o Dr. Odair Comin
Desenvolva o Hábito de Estudar Foi originalmente publicado em Clínica Delphos de Hipnose e Psicologia
0 notes
Text
O que é um Empreendedor Híbrido
O empreendedor precisa ser focado, ao mesmo tempo em que precisa ser desfocado…
A biblioteca do conhecimento humano está cada vez mais abarrotada. O  conhecimento é produzido de forma frenética e abundante. Há uma diferença gritante entre o conhecimento que tínhamos há 100 anos atrás e agora. No entanto, tivemos grandes empreendedores nos últimos 100 anos da mesma forma que temos hoje. E por certo foram tão inovadores para sua época como os empreendedores atuais são para o presente. Mesmo com uma disponibilidade de conhecimento bem diferente, isso não é determinante para o sucesso. O que nos leva a pensar que não é o que está fora que importa, pois o que está fora todos têm acesso, o que importa mesmo é o que está dentro, o que o empreendedor consegue absorver do externo como faz a interação com o mundo interno criando algo único.
A forma como o empreendedor impacta o externo tem total relação com a forma como ele consegue adaptar ao mundo o que se passa em sua mente, é isso o que faz toda a diferença. É a sua capacidade de transferir ideias e conhecimentos para o mundo real, integrar, e novamente alimentar o ciclo ad eternum. Sua capacidade de execução será constantemente testada, pois você pode não ter controle do externo, mas na medida em que domina a si mesmo e domina o conhecimento, consegue surfar com mais facilidade pelas mutações do externo. E isso aumenta suas chances de construir negócios que realmente tenham valor para o cliente.
Você precisa fragmentar sua energia no máximo de capilaridade possível, para que possa experimentar frações de inúmeros pequenos mundos.
Uma empresa precisa de clientes e eles são um misto de inúmeros pontos de vista, com tantas e diferentes visões que é preciso se espalhar bastante para ter uma certa compreensão. Com isso, o empreendedor precisa ser focado, ao mesmo tempo em que precisa ser desfocado. O foco é necessário dentro de uma área específica, dentro do conhecimento necessário para que seu negócio entregue o que promete. É preciso realizar um mergulho profundo nesse mundo, saber o máximo possível de tudo o que diz respeito a essa fatia do conhecimento. E apenas o mergulho é capaz de te dar isso.
Veja Também: Hipnose e Níveis de Consciência
Ao mesmo tempo, sua atenção precisa espalhar-se. Precisa buscar inúmeras referências, pesquisar em diferentes fontes, sair da zona de conforto, da zona conhecida e surfar em novas ondas, em mares desconhecidos. Você precisa fragmentar sua energia no máximo de capilaridade possível, para que possa experimentar frações de inúmeros pequenos mundos. São pequenos e rápidos mergulhos, e sempre será possível retornar com algo, e de posse dessa colheita, poder adicionar ao core principal do negócio. Isso é extremamente enriquecedor. Pois fazendo desta forma, se consegue entender mais mentes, mais estilos de vida, mais crenças, mais valores. Com isso se consegue sair da própria mente, do próprio negócio e conectar-se com um mundo de diferentes possibilidades.
Pensamentos Convergente e Divergente
O empreendedor precisa trafegar por diferentes vias, precisa manter-se em seu centro, por certo, ter uma residência fixa de um conhecimento, mas não pode deixar de fazer viagens e nesses passeios fazer colheita de ideias, de novas experiências, precisa identificar diferentes opções, juntar pontos, o que significa alimentar um pensamento divergente, um pensamento que busca néctar em diferentes plantas. Porque tudo isso alimenta sua criatividade, abre o leque de alternativas para que possa acumular conteúdos e em algum momento fazer escolhas.
E é nessa volta para casa que ele precisa do pensamento convergente, o empreendedor precisa fazer uma seleção, uma análise de tudo o que foi colhido e ter a coragem, a lucidez de colocar de lado inúmeras ideias que acha ótimas, que podem ser muito boas, mas que precisam ser descartadas. O empreendedor precisará matar inúmeras ideias e fazer escolhas. E quanto mais noção ele tiver do seu negócio, do mundo ao seu redor e do cliente, terá mais subsídios para fazer a melhor escolha e então apostar nela. Ambos os pensamentos precisam coexistir na mente do empreendedor, ambos se complementam e juntos criam uma chance maior de algo dar certo.
Veja Também: Hipnose Clínica: Cura à Deliver
Para se transformar em um empreendedor híbrido, é preciso ir além dos seus próprios limites, é preciso quebrá-los o tempo todo. É preciso desafiar a si mesmo, desafiar o lugar onde está, desafiar os pensamentos que tem, os sentimentos que sente. Desafiar a ideia que acabou de ter, o comportamento que teve. É preciso desafiar cada passo que dá, cada escolha que faz, cada decisão que toma. A inovação não está no lugar comum, não está na direção que todos olham, não está no prêmio que todos recebem.
A inovação está no lugar menos óbvio, no lugar onde ninguém procura, onde ninguém vai. E no entanto, ela está em todos os lugares, está em você, está fora de você. Está em todos os lugares que você já esteve e estará. Porque a inovação não é algo específico, é tão simplesmente uma forma de enxergar. É tempo de oferecer aos seus olhos novas formas de olhar, oferecer liberdade, ousadia e coragem. Leve seus olhos para dar uma volta ao mundo e dê a eles carta branca, talvez se surpreenda com tudo o que será capaz de ver. Depois volte para casa e torne-se o empreendedor que deseja ser, com toda a profundidade possível.
Veja o Vídeo: Cada um dos seus dias é como um modelo da sua vida como um todo...
youtube
Agende sua Consulta com o Dr. Odair Comin
Faça o teste para saber se você tem Impulsividade.
Teste Impulsividade
Outros Textos
Gestores no Divã
Agende sua Consulta com o Dr. Odair Comin
O que é um Empreendedor Híbrido Foi originalmente publicado em Clínica Delphos de Hipnose e Psicologia
0 notes
Text
Sobre o Mau-Humor e suas Consequências
Sentir-se mau-humorada acaba por se tornar um hábito, como qualquer outro…
Uma forma muito eficaz de alcançar resultados futuros e criar novos hábitos é colocar no papel seus objetivos. Escrever é uma forma de interagir, de tornar real algo que ainda não existe, é uma forma de contar para você mesmo o que deseja que aconteça. Colocar no papel é como dar vida a uma ideia, é como dar o primeiro passo para uma jornada, não tem como dizer que algo não teve inicio, porque teve e você fez isso, é como contar um segredo para alguém, não há mais como desdizer, o outro já ouviu e agora ele sabe o seu segredo.
O papel é esse confidente que ouve o seu segredo e quanto mais detalhes você colocar no papel, mais chances você terá de alcançar o objetivo, e quando começar a colocar em prática, mais chance terá de se tornar um hábito. Se por exemplo você é uma pessoa mal-humorada e deseja mudar isso, você pode escrever como quer se sentir em cada situação, como quer acordar pela manhã, como deseja reagir com seu parceiro afetivo, como deseja reagir no trânsito, em um congestionamento, uma fechada no trânsito.
Como quer lidar com diferentes situações no ambiente de trabalho, com seus colegas. Enfim, você pode criar inúmeros cenários do seu cotidiano e descrever as reações de bom-humor que você terá em cada uma delas, e como você irá se divertir nas diferentes situações. Tal exercício se torna um ensaio para a sua apresentação no palco da vida, muito mais bem-humorado e feliz.
Veja o Vídeo: Concepções sobre a Autoagressão...
youtube
Agende sua Consulta com o Dr. Odair Comin
Faça o teste para saber se você tem Mau-Humor.
Teste Mau-Humor
Outros Textos
8 dicas para acabar com o mau-humor
Agende sua Consulta com o Dr. Odair Comin
Sobre o Mau-Humor e suas Consequências Foi originalmente publicado em Clínica Delphos de Hipnose e Psicologia
0 notes
Text
Cérebro Exponencial e a Hipnose
A hipnose utilizada na prática clínica cria como que um “portal” de acesso à exponencialidade cerebral…
A tecnologia evolui a passos largos, disso sabemos todos. Ela é exponencial e vem se acelerando cada vez mais. E quem está por trás dessa evolução acelerada é o ser humano, o cérebro. Se olharmos para um gráfico de evolução do conhecimento, perceberemos que ela também é exponencial, contudo leva-se muito mais tempo, comparado com um smartphone por exemplo, que tem uma evolução exponencial acelerada e em pouco tempo se percebe uma diferença quase que irreconhecível. Isso dificilmente acontece durante a vida de um indivíduo, por certo ele aprende, evolui. Mas a rapidez da aprendizagem é mais lenta do que a tecnologia.
Muito dessa lentidão está relacionado ao modelo de educação que temos instituído há centenas de anos. O modelo de ensino de hoje não é muito diferente do que era praticado no século 18 ou 19, ou seja, é um aprendizado linear. Primeiro você aprende as letras, depois junta em sílabas, depois em palavras, em frases, em textos. Basicamente tudo é ensinado como uma linha reta, em contrapartida a exponencialidade não tem essa característica. Como poderíamos então ter uma mente exponencial?
A verdade é que nosso cérebro já tem essa capacidade, mas nosso modelo de educação o transforma em linear. Desta forma, temos um dispositivo exponencial rodando um programa linear. É como se pegássemos um smartphone de última geração e colocássemos um sistema operacional da década de 90 do século passado em seu interior. Todo o potencial do dispositivo de nada serviria. É assim que desfrutamos as possibilidades do nosso cérebro desde há muito tempo, com nossos modelos de aprendizagem.
Veja Também: Hipnose Clínica: Cura à Deliver
O cérebro que aprende em saltos quânticos está longe ser uma progressão geométrica, poderíamos dizer que ele é mosaico, que ele é uma teia, tem um formato que se assemelha as raízes de uma árvore, tem o formato de um grupo em uma rede social com suas inúmeras conexões. Uma rede de pessoas interligadas, uma rede de neurônios interligados. O cérebro é um big data com dados estruturados e não estruturados, com pedaços da mesma informação guardadas em diferentes locais. Que se juntam na velocidade do pensamento quando requerida, quando necessário ser lembrada. Toda a dinâmica cerebral já é exponencial, precisamos então desenvolver essa mesma dinâmica para assimilar os conteúdos. É aqui que entra a hipnose moderna.
A Hipnoterapia e o Cérebro
A hipnose utilizada na prática clínica cria como que um “portal” de acesso à exponencialidade cerebral. O transe hipnótico cria um estado mental propício para receber novas informações ou conteúdos e para terem um grande impacto no sistema de dados armazenados internamente. Isso se traduz em resultados surpreendentes e rápidos. O modelo de comunicação da hipnose clínica consegue acessar a fonte de dados armazenados e fazer uma entrega personalizada do conteúdo necessário para que uma mudança aconteça, para que um trauma seja rompido, um medo seja superado ou uma crença limitante seja ressignificada. Se a hipnose clínica consegue resolver de forma ágil um problema que se arrasta por décadas, por que não conseguiria produzir novas aprendizagens de forma exponencial?
É claro que ao se criar esse “portal” de acesso ao cérebro exponencial, não podemos enviar informações lineares, portanto, é preciso estruturar o conteúdo de forma exponencial para que realmente o cérebro possa entender tal comunicação como um conteúdo de alto impacto. Assim como existe uma técnica de entrega e estruturação de conteúdos na hipnoterapia, essa mesma estrutura pode ser utilizada para entregar todo tipo de conhecimento. A comunicação é feita de forma mais indireta, que é uma das característica de hipnose moderna. A comunicação linear e clássica é direta, com isso pouco se aproveita, muito se perde pelo caminho porque o cérebro não tem essa característica, simples assim. Além da mente fazer julgamentos e criar bloqueios para muitos dos conteúdos que entra em contado, o que na comunicação indireta isso é “burlado” facilmente.
Veja Também: Hipnoterapia e a Transformação do Inconsciente
Existem muitas formas indiretas de comunicar, mas apenas para citar a mais conhecida de todas é desenvolvida deste que o homem criou a linguagem e a história. Os mitos, as parábolas, as músicas, os contos de fadas são na verdade a forma mais eficaz de comunicar de forma indireta. E quando se junta a criação do estado mental hipnótico e o conteúdo mosaico de uma história, você tem a forma “perfeita” de oferecer conteúdo de alto impacto que terá um efeito exponencial na aprendizagem. Basicamente o que chamamos hoje de storytelling.
Por certo para impactar ainda mais esse processo, é necessário outro componente: a motivação. O motivo pelo qual você deseja assimilar aquela informação faz toda a diferença no resultado. Se você tem uma fobia, seu engajamento será maior na solução. Se você gosta de programação, estará mais motivado ao receber dados referentes à programação e isso terá um impacto maior. Além da estruturação d as informações e como ela é “embrulhada”. Tanto que ao ouvir num estado de consciência cotidiana, um conteúdo que foi estruturado para o momento do transe, este pode não fazer muito sentido. Contudo, em um estado hipnótico o cérebro se comportará de outra forma, de um jeito exponencial.
Podemos pensar então em pelo menos três componentes que criariam uma mente exponencial:
1) Hipnose clínica: com o objetivo de criar um estado mental ideal para receber novos conteúdos.
2) Comunicação: a informação precisa ser comunicada de forma indireta e mosaica, criando uma sintonia com a forma de aprender e armazenar dados que o cérebro possui.
3) Motivação: quanto maior o interesse naquele conteúdo, maior será o impacto. A motivação é como um material que cria aderência, cria “liga”, cria engajamento com aquele conteúdo específico.
Portanto, criar uma mente exponencial é possível, e desta forma veríamos a curva de aprendizagem do ser humano verdadeiramente se acelerar. A diferença que seria percebida entre um adolescente de 15 anos e um jovem de 25 anos seria surpreendentemente maior do que vemos hoje. Teríamos realmente uma curva disruptiva em sua capacidade de assimilar e reter informações, além de tornar tudo isso ativo em seu dia a dia. Pois essa tríade no processo de aprendizagem exponencial torna a trilha do conhecimento muito mais rápida e integrada, e mesmo que recente, é como se aquele conteúdo estivesse ali por muito tempo. O processo faz com que o conteúdo seja rapidamente incorporado e praticado no cotidiano. O que torna toda a evolução muito mais fácil, intensa e simples.
Veja o Vídeo: Considerações sobre o processo de mudança com a Hipnose Clínica...
youtube
Agende sua Consulta com o Dr. Odair Comin
Faça o teste para saber se você tem Angústia.
Teste Angústia
Outros Textos
A Árvore Humana
Agende sua Consulta com o Dr. Odair Comin
Cérebro Exponencial e a Hipnose Foi originalmente publicado em Clínica Delphos de Hipnose e Psicologia
0 notes
Text
Formas de Pensar que Dificultam a Perda de Peso
Na perda de peso é preciso romper a relação entre vontade (mente) e fome (corpo)…
O processo de emagrecimento depende de diversas etapas, entre elas estão a reeducação alimentar, criação de hábitos saudáveis com exercícios físicos e a mais importante: a ressignificação na forma de pensar e se relacionar com o alimento.
A mente é uma ferramenta extremamente poderosa que pode ser aliada do ser humano, mas muitas vezes se coloca como principal inimiga. Grande parte das vezes que um paciente apresenta um ganho de peso significativo, a causa está relacionada com algum tipo de transtorno psicológico e mental, por isso, mais importante que mudar o cardápio e assinar um plano de academia, é essencial que o fator do aumento dos ponteiros da balança seja investigado e tratado para aí sim obter sucesso no processo de emagrecimento e atingir qualidade de vida permanente, sem efeito sanfona.
Prova de que a mente é o principal obstáculo nos projetos de emagrecimento, veja 6 pensamentos comuns que arruínam a perda de peso:
1. “Quando eu emagrecer…” – o primeiro grande erro é querer adiar o presente e visualizar o futuro apenas em torno do emagrecimento. Inevitavelmente muitas pessoas buscam no emagrecimento a melhora da autoestima, mas esse não deve ser o foco. Reflita: você quer alcançar o peso ideal e qualidade de vida ou a estética ideal? O recomendado é colocar-se em movimento na busca de novos hábitos alimentares e de uma vida mais saudável e não apenas para refletir a imagem desejada.
2. “Preciso comer…” – o corpo precisa de nutrientes, vitaminas e proteínas para se nutrir, já a mente precisa de um prato específico para sentir prazer. O sinal do organismo para a necessidade da ingestão de alimentos é a fome, já o sinal da mente é o desejo. Para obter sucesso a longo prazo na perda de peso é preciso romper essa relação entre vontade (mente) e fome (corpo). Claro que todos temos uma guloseima preferida ou um hambúrguer desejado, mas a ingestão desses alimentos deve ser uma exceção e não regra. O corpo tem fome de comida e a mente de pensamentos! Leia também: Hipnose no combate à obesidade
3. “Hoje eu mereço…” – quem nunca teve um dia difícil no trabalho ou alcançou um objetivo almejado e se presenteou com o chocolate preferido, com a porção de fritas ou com o alimento preferido? Esse é um dos pensamentos mais comuns e um dos piores boicotes da busca pelo peso ideal. Premiar-se ou recompensar uma frustração com a ingestão de uma comida específica é querer suprir um problema que está na mente e não no corpo, por isso é ineficiente e só lhe prejudicará!
4. “Eu não como de jeito nenhum” – parece infantil, mas os adultos também têm as próprias crenças alimentares que muitas vezes foram construídas na infância. Ressignifique os alimentos saudáveis e encontre a atratividade, a beleza e o colorido desses alimentos que produzirão um organismo saudável e consequentemente a estética ideal para você.
Veja Também: Emagreça com Hipnose
5. “ Só hoje…” – escute seu corpo, ele fala! Muitas vezes esquecemos de olhar para o próprio corpo como organismo e só visualizamos a estética visível. A beleza deve que vir de dentro e refletir na parte de fora e saiba que ela é construída com alimentos saudáveis, vivos e que trazem energia. O pensamento do “só hoje…” é a prova de que você ainda não tomou consciência disso, pois este é um processo que deve ser levado por toda a vida.
6.“Estou tão feliz, aquela calça voltou a me servir…” – mais uma vez ressalto quão importante é mudar o foco e motivação pela perda de peso. Emagrecer apenas pela estética é uma motivação perigosa e normalmente leva a pessoa ao efeito sanfona, pois quando o espelho reflete a imagem que a pessoa deseja, todo o esforço se perde e os velhos hábitos voltam normalmente até que o peso perdido seja recuperado. Foque na qualidade de vida. Já pensou como é bom acordar disposto para mais um dia de trabalho, estar com o humor regulado, conseguir praticar exercícios físicos, ter energia no fim do dia para realizar atividades que lhe proporcionam prazer? Essas motivações o manterão focado nesse objetivo de vida. Lembre-se: a estética é consequência!
De fato, muitas pessoas têm a estética como principal objetivo na perda de peso e aí está o maior dos riscos de se frustrar novamente com uma tentativa que acaba não sendo bem-sucedida.
Mudar a forma de pensar e encarar o assunto não é uma tarefa fácil, por isso a ajuda do tratamentos psicológicos deve ser considerada nessa jornada. Trata-se de uma mudança diária e, para isso, podemos contar com a terapia convencional e mesmo a online, como no caso da Pantrus, que te apoiará nos momentos de dúvidas e fraquezas.
Veja o Vídeo: Considerações sobre a Evolução da Hipnose...
youtube
Agende sua Consulta com o Dr. Odair Comin
Faça o teste para saber se você tem Tendinite.
Teste Tendinite
Outros Textos
Hipnose para diminuir peso
Agende sua Consulta com o Dr. Odair Comin
Aprenda a Pensar Magro
Que tal acessar nosso infográfico gratuito com 7 passos simples e fáceis para Pensar Magro. Acesse o Infográfico:
Formas de Pensar que Dificultam a Perda de Peso Foi originalmente publicado em Clínica Delphos de Hipnose e Psicologia
0 notes
Text
A Força da Imaginação em Prática
Você pode imaginar os detalhes de como fará em cada momento…
Todos sabemos o quanto nossa imaginação pode trazer de benefícios para as conquistas e novas possibilidades. Sem dúvida ela pode ser usada para fazer mal a nós mesmos, para nos deixar ansiosos, tensos. Contudo, quando aprendemos a usá-la a nosso favor, se torna uma grande aliada na formação de hábitos e na força de vontade. Isso porque quando você traça um objetivo como estudar ou deixar de fumar por exemplo, você pode imaginar os detalhes de como fará em cada momento, ao mesmo tempo em que pode estabelecer em sua mente como irá lidar com a autossabotagem.
Você pode imaginar o que fará quando sentir vontade de fumar um cigarro, ou imaginar como irá reagir quando estiver com preguiça de estudar. Na medida em que você cria mentalmente essas possibilidades, você envia os protocolos para a sua mente e ela os arquiva em seu banco de dados. E quando você se deparar com tal situação amanhã ou num futuro próximo, sua mente já terá pronto os procedimentos de como deve agir frente a cada situação, o que te faz manter-se no caminho do seu objetivo sem se desviar.
Portanto, crie em sua mente o futuro ideal para cada um dos seus objetivos e no momento certo a sua mente apenas irá executar os protocolos. Com isso, objetivos e metas alcançadas serão uma constante em sua vida. Crie em sua mente a forma como deseja agir na realidade e assim será.
Veja o Vídeo: Cada um dos seus dias é como um modelo da sua vida como um todo...
youtube
Agende sua Consulta com o Dr. Odair Comin
Faça o teste para saber se você tem Sentimento de Culpa.
Teste Sentimento de Culpa
Outros Textos
Entrevista: Compulsão Alimentar
Agende sua Consulta com o Dr. Odair Comin
A Força da Imaginação em Prática Foi originalmente publicado em Clínica Delphos de Hipnose e Psicologia
0 notes
Text
Diminua o Desgaste Emocional
As emoções nos salvam, nos matam, nos aprisionam e nos libertam…
Diferentes emoções transitam dentro deste ambiente e é preciso estar preparado para lidar com estes sentimentos que se cruzam, se chocam e querem sobressair, caso contrário pode resultar em quadros de transtornos psicológicos e emocionais.
De acordo com o Ministério da Previdência Social, no Brasil, nos últimos dez anos, a concessão de auxílio-doença devido a transtornos psicológicos e emocionais aumentou quase 20 vezes. Atualmente é a segunda maior causa de afastamento do trabalho.
O relaxamento, meditação ou hipnoterapia com conteúdo terapêutico apresentam-se como ferramentas efetivas no desenvolvimento das capacidades mentais dos indivíduos, para que possam desempenhar o papel de profissional com maior maturidade psicológica e, por fim, blindá-lo de transtornos psicológicos advindos do trabalho.
Veja 6 práticas que diminuem efetivamente o desgaste emocional dentro do ambiente profissional: 
1) Autocontrole emocional: trabalhar o autodomínio é essencial, pois estar no controle das emoções e no centro de equilíbrio é um passo importante para evitar quadros de transtornos emocionais e psicológicos. Você pode ter mais controle do que imagina. Sempre terão pessoas que esperarão que você tenha um deslize. E manter-se concentrado e conectado consigo mesmo, assim como permanecer flexível é sempre um desafio. Manter-se no seu centro não significa ficar parado, você pode se deslocar naturalmente. Manter-se no seu centro te dá poder e assim a decisão fica em suas mãos. O comando está em você, cada vez mais consciente dos próprios atos e pensamentos. Uma vez no comando, é você quem canaliza as emoções e decide o que te afetará ou não.
2) Blinde-se de ofensas: é preciso fortalecer o sistema imunológico mental. Sentir-se ofendido é uma escolha que se faz a todo instante. E aceitar o lixo e o veneno do outro é dar poder a quem não tem, o outro não tem poder sobre você. Mude você mesmo e fique indiferente a isso, descarregue o sentimento das palavras, pois um novo jeito de pensar e sentir te coloca no comando das emoções. Com este exercício você perceberá que o seu olhar diante de quem te ofende será diferente e independente do quanto for ofendido as palavras que este indivíduo profere não terão valor. Quanto mais o outro se altera, mais no próprio centro você permanece.
Veja Também: Angústia do Viver
3) Habilidades para desempenhar papéis: desde muito cedo aprendemos a desempenhar múltiplos papéis. Há papéis que desempenhamos com mais envolvimento e outros que não fazemos muita questão. Tem aqueles que gostamos e outros que nos fazem mal. Alguns papéis pedem mais emoção e outros pedem razão. No trabalho é o papel do profissional que entra em jogo, portanto, você só precisa fazer um bom trabalho e desempenhar bem a função. Nada do que acontecer será pessoal. Nenhuma das demandas externas será pessoal, quem está lá não é um indivíduo e sim o profissional. Nada pode te atingir ou impactar.
4) Neutralize pessoas tóxicas: não se envolver com pessoas tóxicas é um ato de amor com você mesmo. Não negue que o outro te faz mal e não se culpe, pois não é você que fez algo errado. As pessoas tóxicas são inteligentes, egocêntricas e quando percebem o ponto fraco do outro invadem e tentam destruí-lo emocionalmente. Escolha sentir o que deseja sentir e ver o que deseja ver. Os mecanismos de defesa são construídos com seus sentimentos e pensamentos. Independentemente do que ouvir, siga seus sonhos. PERMITA-SE uma limpeza profunda. Quando se vive com pessoas tóxicas pode ser contagiado de alguma forma. Quando acontecer, procure algo que te faz bem. Esteja em ambientes revigorantes e com pessoas que te fazem bem. Busque forças, atividades que te dão prazer. Lugares especiais e você pode fazer isso mentalmente. Recarregue suas energias.
Veja Também: Falam de Mim logo Existo
5) Aprenda a trabalhar em equipe: vivemos em sociedade, portanto trabalhar em equipe deveria ser natural. Precisamos uns dos outros, dependemos uns dos outros, mesmo que você não perceba. Em níveis mais profundos, a equipe transforma o indivíduo mais forte e torna possível algo que para uma pessoa sozinha seria impossível. Faça seu melhor independente do outro. Uma equipe é heterogênea, diferentes pensamentos, entregas, formas de trabalho e o desafio é transitar de um jeito leve entre tantas diferenças. Em que momento emperra, em que momento tudo acontece. Aprenda, se desenvolva, se integre, faça sua parte com dedicação e excelência, seu papel se manterá importante e fará a diferença. Seus movimentos serão valorizados e se fortalecerão. Faça seu melhor.
6) Desenvolvendo a empatia: colocar-se no lugar do outro é um exercício que deve ser colocado em prática, uma prática diária e frequente. Na medida em que nos relacionamos e convivemos com o outro, colocar-se no lugar dele possibilita um autoconhecimento maior. Por vezes começamos a ver o que antes não víamos em nós mesmos. Colocar-se no lugar do outro pode gerar diferentes estratégias. Uma postura empática potencializa sua inteligência emocional, uma consciência profunda de si mesmo. Mantendo-se no comando de si. Colocar-se no lugar do outro possibilita uma compreensão profunda do outro.
As emoções nos salvam, nos matam, nos aprisionam e nos libertam. Uma inteligência emocional requer domínio, equilíbrio e reto direcionamento para as emoções. É preciso assumir o comando das próprias emoções.
Veja o Vídeo: Microterapia: Considerações sobre a Ansiedade...
youtube
Agende sua Consulta com o Dr. Odair Comin
Faça o teste para saber se você tem Perfeccionismo.
Teste Perfeccionismo
Outros Textos
Potencialização da Memória com Hipnose Clínica
Agende sua Consulta com o Dr. Odair Comin
Diminua o Desgaste Emocional Foi originalmente publicado em Clínica Delphos de Hipnose e Psicologia
0 notes
Text
Humildade na Prática | Microterapia Online
Humildade na Prática: Áudio Terapêutico com o Dr. Odair Comin
Microterapia: Reflexões sobre a virtude da Humildade na pratica do dia a dia.
Humildade na Prática | Áudio Terapêutico Online…
https://youtu.be/VVPXXjH19F8
Áudio Terapêutico de Microterapia com o objetivo de refletir sobre a Humildade na Prática.
Nota: Ouça em um ambiente silencioso e privativo por quantas vezes desejar. Para extrair o máximo de resultado ouça com fones de ouvido…
Agende sua Consulta com o Dr. Odair Comin
Faça o teste para saber se você tem uma boa Autoestima.
Teste Autoestima
Textos Relacionados
Hipnose Clínica e a Terapia Estratégica
Agende sua Consulta com o Dr. Odair Comin
Humildade na Prática | Microterapia Online Foi originalmente publicado em Clínica Delphos de Hipnose e Psicologia
0 notes
Text
Foco no Pescoço | Mindfulness Online
Foco no Pescoço: Exercício de Mindfulness com o Dr. Odair Comin
Mindfulness: Desenvolva a conexão com o presente com um exercício de Mindfulness. Exercite sua atenção em diferentes partes do corpo.
Desenvolva o foco com Mindfulness Online…
https://youtu.be/V3qyX_IWgDM
Sessão de Mindfulness com o objetivo de desenvolver a concentração: Foco no Pescoço
Nota: Ouça em um ambiente silencioso e privativo por quantas vezes desejar. Para extrair o máximo de resultado ouça com fones de ouvido…
Agende sua Consulta com o Dr. Odair Comin
Faça o teste para saber se você tem uma TDA
Teste TDA
Textos Relacionados
Hipnose Clínica e a Evolução Exponencial da Mente
Agende sua Consulta com o Dr. Odair Comin
Foco no Pescoço | Mindfulness Online Foi originalmente publicado em Clínica Delphos de Hipnose e Psicologia
0 notes
Text
Descubra a Relação entre Problema e Oportunidade
Desenvolva o hábito de se questionar toda vez que algo inesperado aconteça…
Uma escolha que você precisa fazer a todo instante em seu ambiente de trabalho é a forma como você lida com as coisas que acontecem. Você pode olhar para um acontecimento como um problema ou uma oportunidade. Temos mais fortemente a tendência de olhar como um problema e o mais das vezes buscamos culpados para esse problema, desta forma não se assume a responsabilidade do que precisa ser feito para resolver, com isso perde-se muito tempo focado no problema o que diminui o esforço na busca da solução. Ao mesmo tempo que as oportunidades que isso pode trazer nem se quer entra na pauta.
Tudo o que acontece na empresa que é fora do esperado, que é um desafio, uma dificuldade ou mesmo um problema pode ser encarado como uma oportunidade. Oportunidade de aprender, de rever os processos, de fazer de outra forma, oportunidade de inovar, de ampliar seu campo de visão, de reiniciar de um jeito novo, de identificar coisas que nem se quer eram cogitadas. Cada função, cada pessoa, cada empresa passa por inúmeras provações e cada um desses desafios pode ser uma oportunidade, basta treinar seus olhos para isso, basta olhar com essa perspectiva.
Desenvolva o hábito de se questionar toda vez que algo inesperado aconteça no escopo da sua função se pergunte: que oportunidade está escondida nisso que aconteceu? O que tem por traz e que não estou percebendo? O que posso aprender com isso? Onde isso pode me levar? Esse tipo de questionamento te conduzirá para um outro nível, muito mais elevado, um nível repleto de possibilidades, de novas experiências. Isso por certo já te coloca em vantagem frente aos demais, pois enquanto todos estão conectados com o problema você estará conectado com a solução, com as oportunidades que estão na frente de todos, mas que apenas você está percebendo. Esteja aberto a essas novas possibilidades e evolua constantemente, tornando-se um profissional cada vez mais qualificado e em constante evolução.
Veja o Vídeo: Considerações sobre a Evolução da Hipnose...
youtube
Agende sua Consulta com o Dr. Odair Comin
Faça o teste para saber se você tem Apatia.
Teste Apatia
Outros Textos
Estudos mostram benefícios da Hipnose
Agende sua Consulta com o Dr. Odair Comin
Descubra a Relação entre Problema e Oportunidade Foi originalmente publicado em Clínica Delphos de Hipnose e Psicologia
0 notes
Text
Medo de Injeção e Agulhas | Hipnose Clínica
Medo de Injeção e Agulhas com Hipnose: Sessão de Hipnoterapia com o Dr. Odair Comin
Medo de Injeção: Rompa com o medo de injeção e rompa com os limites que esse medo impõe. A hipnose clínica pode te auxiliar nessa superação.
Supere o Medo de Injeção e Agulhas com Hipnose Online…
https://youtu.be/xTopVKaQXbY
Sessão de Hipnoterapia com o objetivo de superar o Medo de Injeção e Agulhas.
Nota: Ouça em um ambiente silencioso e privativo por quantas vezes desejar. Para extrair o máximo de resultado ouça com fones de ouvido…
Agende sua Consulta com o Dr. Odair Comin
Faça o teste para saber se você tem Medo de Agulhas…
Teste Medo de Agulhas
Textos Relacionados
Estudos Mostram Benefícios da Hipnose
Agende sua Consulta com o Dr. Odair Comin
Medo de Injeção e Agulhas | Hipnose Clínica Foi originalmente publicado em Clínica Delphos de Hipnose e Psicologia
0 notes
Text
Facilidade para Paquerar na Adolescência | Hipnose Online
Facilidade de Paquerar na Adolescência com Hipnose: Sessão de Hipnoterapia com o Dr. Odair Comin
Paquera na Adolescência: A adolescência é um momento de muitos conflitos e situações novas. A relação com o sexo oposto nem sempre é fácil, por isso desenvolver estratégias mentais para lidar melhor com a paquera pode ser bastante saudável.
Desenvolva Facilidade em Paquerar na Adolescência com Hipnose Online…
https://youtu.be/tRSWRI4t190
Sessão de Hipnoterapia com o objetivo de desenvolver a facilidade em Paquerar na Adolescência.
Nota: Ouça em um ambiente silencioso e privativo por quantas vezes desejar. Para extrair o máximo de resultado ouça com fones de ouvido…
Agende sua Consulta com o Dr. Odair Comin
Faça o teste para saber se você tem Fobia Social…
Teste Pensar
Textos Relacionados
Adolescência e Proibições
Agende sua Consulta com o Dr. Odair Comin
Facilidade para Paquerar na Adolescência | Hipnose Online Foi originalmente publicado em Clínica Delphos de Hipnose e Psicologia
0 notes