Tumgik
opesodamente-blog · 5 years
Text
Sugestão de leitura
Bom, nem mesmo se eu fizesse mais vinte posts sobre dieta flexível conseguiria explorar todo o assunto de forma explicativa o suficiente, afinal, eu não sou expert no assunto, apenas mais uma prova de que ela realmente funciona. 
O intuito desse blog não é ser um blog sobre nutrição e dieta, mas sobre estilo de vida em geral.
Portanto, deixo aqui a recomendação de um livro super explicativo sobre o assunto.
O livro Dieta Flexível e Nutrição foi escrito por um fisiculturista brasileiro formado nos Estados Unidos em Strength and Conditioning.
Quem melhor que uma pessoa que constrói e desconstrói o corpo, diversas vezes, para dizer o que funciona e o que não funciona sobre alimentação e definição corporal?!
Nesse livro ele te guia em todo o processo de como ajustar sua dieta quando necessário, como avaliar seu progresso, como descobrir se alguns alimentos devem realmente ser evitados e até mesmo sobre suplementos. Tudo devidamente embasado e testado.
Caso você queira saber mais sobre quem ele é, se as informações realmente são verdadeiras e tudo mais, ele tem um canal no YouTube com seu próprio nome - Caio Bottura - que armazena em forma de diário todas as suas tranformações e informações de qualidade sobre esse mundo fitness e do esporte em geral.
Obs: Apesar do nome indicar ser mais um tipo louco de dieta, o conceito aqui é justamente levar isso como um estilo de vida, não como uma dieta propriamente dita, já que você não tem basicamente restrição nenhuma. 
Espero ter te ajudado a fugir do low carb ;)
0 notes
opesodamente-blog · 5 years
Text
Contando os “macros”
Bom, se você leu o post anterior e ficou interessado em saber como funciona a dieta flexível, aqui vai uma breve explicação.
Primeiro de tudo, antes de saber o quanto você deve comer, precisa descobrir o quanto costuma ou pretende gastar. Para isso, essa calculadora vai fazer 90% do trabalho, basta preencher devidamente as informações e objetivos.
Lembrando que não se trata de fórmula mágica, mas de usar a sua mente a favor do corpo, isso significa que você vai precisar se esforçar e ter disciplina se quiser ter resultados.
Logo após ter preenchido todos os campos, no fim da página, estarão suas metas de macronutrientes, como nessa foto do exemplo anterior:
Tumblr media
Apenas adicione esses dados no aplicativo MyFitnessPal (que está disponível tanto pra android como para ios) e comece a adicionar suas refeições.
O aplicativo é bem intuitivo e as refeições são adicionadas por peso, então é recomendado que você tenha uma balança de precisão.
O ideal é que você registre as atividades do dia também, assim ele já ajusta suas calorias para dias de exercícios e dias de descanso.
Dica: Você não precisa esperar ansiosamente por um “dia do lixo” se souber fazer suas vontades caberem nos seus macros.
0 notes
opesodamente-blog · 5 years
Photo
Tumblr media Tumblr media
Já te disseram que você pode perder (ou ganhar) peso, com qualidade, sem necessariamente deixar de comer o que você gosta?
Não?
Explicarei a lógica e você decide se faz sentido pra você ou não, ok?!
Primeiro de tudo, o conceito de “dieta flexível” é baseado em gasto e consumo calórico, ou seja, você precisa saber o quanto come e o quanto gasta para poder balancear corretamente e atingir seus objetivos.
Vamos pensar numa situação hipotética:
Um homem de 35 anos;
1,80m de altura;
90 kg;
Com um nível de atividade física levemente ativo (exercícios leves 1-3x por semana)
Suponhamos que ele tenha tendência a engordar e esteja tentando emagrecer - detalhe importante: emagrecer não é o mesmo que perder peso.
Seu gasto total de energia diária gira em torno de 2500 kcal. É o que seu corpo gasta para realizar as atividades normais do dia-a-dia.
Para emagrecer com qualidade o ideal é que essas calorias sejam reduzidas aos poucos. A princípio, já que o objetivo não é ser agressivo para que seja sustentável, seu consumo deve ser alterado para 2200 kcal por dia - dividido entre os macronutrientes essenciais: carboidrato, gordura e proteína.
Sua divisão alimentar diária ficaria da seguinte forma:
Proteínas: 198g
Carboidratos: 218g
Gordura: 60g
Bater essas metas da forma mais limpa possível é importante, claro, mas não significa que ele não possa encaixar uma pizza no final da noite, por exemplo, desde que tenha economizado nos carboidratos e na gordura durante o dia.
Afinal, não só de salada vive o homem, não é mesmo?!
Após um tempo, seu corpo se acostumará e os efeitos vão parar de aparecer. Caso ele ainda não esteja satisfeito com o resultado, basta reajustar as calorias ou o nível de atividade física para que os efeitos voltem a surgir.
A grande sacada aqui é apenas aprender a comer proporcionalmente ao que você gasta, não tem mistério.
Fez algum sentido ou você continua acreditando que seguir uma dieta super restritiva é o mais apropriado?
OBS: Todos os dados usados no exemplo foram devidamente calculados para uma explicação mais clara. As próximas publicações explicarão como se calcula a divisão alimentar, o consumo e o gasto calórico.
1 note · View note