Tumgik
wikibibs · 5 months
Text
Tumblr media
Nós Dois Sozinhos no Éter- Olivie Blake (+18 anos)
Charlotte Regan, mais conhecida como apenas Regan, é uma falsificadora de arte bipolar entediada e mentirosa, e talvez uma artista, que vive em picos de mania e de depressão, mesmo que tenha sido condenada pelo tribunal a frequentar uma terapeuta e tomar seus remédios. Ela facilmente se cansa de rotina, trabalho e pessoas num geral.
Enquanto isso Aldo é um matemático teórico que está tentando terminar seu doutorado. É um péssimo professor, obcecado por abelhas e tenta resolver o mistério do tempo para ocupar sua mente.
Ela tem problemas com a mãe supercontroladora que critica absolutamente todos os aspectos da sua vida e cresceu gastando o dinheiro do pai. Ele tem apenas o pai, Masso, o chefe de cozinha, já que sua mãe o abandonou ainda bebê, mas ele é seu melhor amigo.
A vida dos dois parecia estar estagnada. Até que se encontram na galeria de arte em que Regan trabalha voluntariamente e Aldo costuma frequentar para conseguir pensar.
E em seis conversas, como as seis pontas de um hexágono, eles ficam obcecados um pela mente do outro.
Eles são um casal explosivo de opostos com personalidades completamente diferentes (e eu ainda tenho quase 100% de certeza de Rinaldo é autista) e entram de cabeça em um relacionamento em chamas.
Eu queria ter gostado mais desse livro, e apesar de ter odiado o paradoxo de Atlas, dei mais uma chance à autora, que de fato me conquistou nas primeiras partes do livro. Só que no final tudo se tornou cansativo e redundante. Era meio óbvio o rumo que a história tinha tomado, mas os protagonistas são realmente fascinantes e cativantes. A escrita é poética e um pouco cansativa, mas talvez vc consiga ficar obcecado por todo o enredo (eu fiquei por alguns dias).
É uma leitura que eu pretendo revisitar mais pra frente, porque acho que minha opinião sobre ele pode se modificar.
2 notes · View notes
wikibibs · 6 months
Text
Tumblr media
Garotos do Cemitério- Aiden Thomas (+14 anos)
Yadriel é um menino trans e gay que vive em uma comunidade Bruxe e sonha em passar pelo aquelarre, um rito muito importante que torna os bruxes capazes de tirar os fantasmas do mundo terreno. Porém, a comunidade é muito tradicional e conservadora, dizendo que a Deusa da Morte não deixará que ele passe pelo rito.
Então Yads decide passar pelo rito por sua conta e risco junto de sua prima Maritzia e invocar seu primo, que foi morto e espera liberta-lo do mundo mortal. Mas algo dá errado e ele acaba invocando Julian, um fantasma que não está muito afim de deixar esse mundo, já que não sabe como nem porquê morreu e quer resolver algumas pendências de sua vida antes de partir.
Alem da morte misteriosa de Julian, outras mortes estranhas estão assolando a comunidade, bem como crimes e desaparecimentos.
O que Yadriel não esperava era que, quanto mais tempo passasse ao lado de Julian, mais difícil seria querer que ele se fosse.
Um livro que se passa na época do Dia de los Muertos, perfeita leitura para hoje (31/10 e amanhã 😉). Uma história que equilibra perfeitamente magia, mistério e romance, com objetos fantasiosos, personagens muuuuito carismáticos e bastante representatividade. Esse livro conquista todos que resolvem lê-lo. Ele traz bastante a cultura mexicana e o apreço por aqueles que já se foram, as relações familiares e a comunidade bruxa são bem construídas e o livro é bem rápido e fluido de se ler.
Virou um dos meus grandes favoritos da vida 🧡
1 note · View note
wikibibs · 7 months
Text
Tumblr media
A Pequena Loja de Venenos- Sarah Penner (+14 anos)
Nella trabalha em uma botica que herdou de sua mãe escondida no meio da Londres Vitoriana. Sua mãe tinha uma loja para curar as enfermidades femininas, mas Nella, apesar de não ter seguido exatamente os passos da mãe, não se distanciou tanto assim de seu objetivo. Ela continuava a ajudar mulheres. mas para que elas se livrassem de cóleras muito mais perigosas: os homens que faziam de suas vidas um verdadeiro inferno.
Sua vida acaba dando uma grande volta quando se cruza com a de Eliza, uma garotinha de 12 anos muito curiosa, que foi mandada pela patroa para buscar uma encomenda destinada a seu marido. A jovem menina se interessa pela vida da botica e acaba se inserindo naquele mundo. Até que um dia um pequeno erro cometido leva a pequena loja a correr um enorme risco.
E esse erro reverberou até a atualidade. Três séculos depois de Nella, Caroline, que acabou de descobrir uma traição de seu marido, se encontra solitária na viagem para Londres que serviria de comemoração aos seus dez anos de casamento.
Como era uma aspirante a historiadora ela se mete em um turismo histórico. Ao encontrar uma garrafinha às margens do Tâmisa, ela embarca em uma busca dos segredos da boticária do século XVIII.
Com uma visão de ambas as linhas do tempo, a história desse livro é extremamente fluida, porque a cada página que passamos descobrindo a história, não conseguimos parar até entender o mistério que ali habita.
Essa ficção histórica nos mostra que mulheres podem ajudar mulheres de qualquer forma, mesmo através dos séculos. As três mulheres protagonistas são muito cativantes, cada uma com suas questões que acabam se completando e é uma verdadeira demonstração de sororidade (mas não aquela do feminismo radical, tá?), já que as três fizeram de tudo para facilitar uma a vida da outra. É um livro naquela vibe que gostamos, nem muito rápido nem muito lento, com protagonistas fortes e uma viagem no tempo entre as páginas.
Tem uma vibe meio sombria para nós mulheres que amamos o Halloween, mas temos medo de histórias de terror.
3 notes · View notes
wikibibs · 7 months
Text
Tumblr media
É dia das crianças, mas também estamos no mês do horror, então trouxe aqui uma recomendação literária de um dos meus filmes de terror preferidos da infância.
Coraline- Neil Gaiman (+10 anos)
O livro sobre coragem e sobre valorizar o que se tem e ter cuidado com o que se deseja. O livro que ensina que ser corajoso não significa não ter medo, mas significa estar com muito, muito medo, mas mesmo assim fazer o que é certo.
O livro foi criado para as filha sdo autor e se passava numa versão fantasiosa de sua própria casa. O nome Coraline surgiu pelo acaso, Neil conta que digitou Caroline, mas saiu errado.
Acho que todo mundo conhece a história do filme e já o assistiu pelo menos uma vez. O livro não é assim tão diferente.
Conta a história de uma garotinha que se muda com os pais para uma enorme casa dividida entre vários inquilinos. Em um dia chuvoso e tedioso, ela encontra uma portinhha trancada. Essa portinha dava para uma parede de tijolos. Mas nem sempre que aberta era essa a visão por detrás dela.
Ao atravessar o corredor que se encontra quando se abre a pequena porta, ela se depara com um apartamento quase exatamente igual ao seu. Mas nesse outro mundo, todos acertam seu nome, seus pais têm tempo para lhe dar atenção e tudo parece muito melhor e mais interessante. Até que ela descobre que sua “outra mãe” não era tão boazinha quanto ela estava achando.
Ao contrário do filme, seu único companheiro é o Gato que a ajuda a entender o quão ruim pode ser esse outro mundo e, já que pode transitar entre os dois, acaba por se tornar também um guia, mas um guia um tanto distante.
Não há uma grande explicação do que seria a outra mãe e de onde ela veio, porquê comete as atrocidades que comete. Gaiman nunca revelou do que se tratava ela ou esse outro mundo.
As crianças têm uma familiaridade com essa história, pois ela retrata uma garotinha entediada e um pouco perdida, que acabou de se mudar e não conhece nada dali, que quer desesperadamente a atenção de seus pais que parecem sempre estar ocupados. Que criança não adoraria encontrar uma portinha em sua casa que levasse para um outro mundo fantástico para viver grandes aventuras?
2 notes · View notes
wikibibs · 7 months
Text
Tumblr media
Uma Bruxa no Tempo- Constance Sayers (+18 anos)
Helen Lambert vive em 2012. Mas já foi Juliet, em 1890 em Paris; Nora em 1930 em Los Angeles e Sandra em 1970. Mas Helen só descobre isso depois que conhece Luke Verner e ela começar a ter sonhos extremamente vividos e detalhados sobre essas outras mulheres. Então ela se descobre presa em uma maldição.
Fadada a amar a mesma versão de um mesmo homem, August Marchant, Billy Rapp, Rich Nash e agora Robert Lambert. Suas vidas estão entrelaçadas pela amarração realizada há mais de um século na França, bem como sua relação está fadada ao fracasso. Mas assim como Roger sempre esteve presente na vida de Helen, Luke também esteve. Ele é o administrador de sua maldição e sempre deve saber como Helen está e seguir seus passos e a acompanha desde que era Juliet.
Esse livro tem uma vibe meio Addie Larue, ou seja, é uma narrativa bem lenta que não vai conquistar todo e qualquer leitor. Além de possuir uma lista considerável de gatilhos, principalmente relacionados à violência contra mulher, bem como prostituição e abuso de menores, então requer uma sensibilidade maior na leitura.
Dito isso, há dois anos esse livro habita minha mente como uma das histórias que mais me marcou. A autora conseguiu retratar toda emoção nas páginas, a angústia causada é quase palpável, a raiva, asco e, por fim, o amor, são muito bem construídos ao longo dos anos e o livro é genial em retratar a história passeando entre passado e futuro para no final estar tudo bem arramado.
É um bom livro para se ler no mês do halloween, pela temática ser de bruxas, mas também por ser um outro tipo de terror, diferente do que estamos acostumados a serem retratados na mídia. Eu chamaria de terror para mulheres em seus 20 anos.
Espero que gostem da leitura. Esse livro precisa de mais reconhecimento. 🤍
6 notes · View notes
wikibibs · 8 months
Text
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
@lovesdaya
7K notes · View notes
wikibibs · 8 months
Text
Tumblr media
Gente Ansiosa- Fredrik Backman (+16 anos)
Esse não é um livro de mistério.
Sempre vi muita gente falando sobre esse livro, mas nunca me aprofundei o suficiente para saber se bem ou mal. No início desse ano vi a adaptação do mesmo autor para o cinema e fiquei curiosa com sua escrita, então ganhei esse livro de aniversário. E ainda bem que dei uma chance para ele.
Quem imaginaria que uma visita a um apartamento na antevéspera do ano novo poderia se tornar uma situação perigosa de revéns? Pois é. Um Assaltante de Banco que tem seus planos frustrados acaba fugindo do banco e indo até o apartamento que recebia a visita de um grupo diverso. É claro que a polícia chega e conhecemos uma dupla de policiais pai e filho que estão no caso. Então temos acesso aos depoimentos de cada uma das pessoas que estava no apartamento, cada uma mais detestável e prolixa que a outra, mas prometo que há um motivo para isso.
Conforme o passar do livro, vamos conhecendo mais as pessoas que foram até ali naquele dia ver aquele apartamento, os policiais e o Assaltante de Banco. O que me deixou meio sem saída a não ser criar uma forte empatia para com todos eles.
Sim, é um livro sobre idiotas egoístas que só se importam com suas próprias questões, mas também é um livro sobre empatia e conexão.
Devo contar a vocês que chorei por boa parte da leitura, mas adoraria relê-lo como se fosse a primeira vez. Porque nem sei o que estava esperando, mas fui positivamente surpreendida.
Agora estou louca para ler mais livros do autor, achei sua escrita diferente e cativante, me deixou querendo mais.
9 notes · View notes
wikibibs · 8 months
Text
Tumblr media
netflixuk: Heartstopper Season 3. Episode 1. Love.
That’s all we can tell you for now - but we’ll be back, as will Nick and Charlie 🍂
2K notes · View notes
wikibibs · 8 months
Text
Tumblr media
Quando as Estrelas Caem- Mariana Lucioli
uma releitura nacional de Peter Pan
A história do menino que não queria crescer…
Bom, na realidade esse livro tá mais para a música Parte do Seu Mundo, de A Pequena Sereia.
Então podemos dizer que a Mari juntou Peter Pan e A Pequena Sereia em um livro que me levou de volta à infância e me deixou com o coração quentinho.
Tipper nasceu da primeira risada de Pietro e o acompanhou por toda a vida, apesar de ser “apenas” uma fada dos sonhos, ela não se sentia pertencente ao mundo das fadas e vivia junto ao seu humano no mundo dele e, com o tempo, se apaixonou por ele (achei isso um tanto inevitável, já que ele era a única companhia dela). Desse modo, ela começou a quebrar uma regra das fadas dos sonhos: se colocou nos sonhos de Pietro, além de apenas protegê-lo das criaturas que espreitam seus sonhos, e isso fez com que seu humano se apaixonasse de volta, mesmo que apenas nos sonhos.
Tipper acabou se magoando cada vez mais, com o impedimento de viver sua vida dos sonhos, então ela resolve fazer o impensável, ela faz um acordo com uma fada dos pesadelos (criatura maligna, que um dia já foi uma fada dos sonhos) para se tornar humana e viver seus sonhos, com um acordo parecido com o da Ariel com a Ursula, mas ao invés da voz, ela entregou suas asas. O que ela não esperava é que as coisas não fossem seguir o planejado e seus 30 dias acordados foram passando cada vez mais rápido. Mas algumas coisas vieram para o bem, como suas novas amizades. O que ela realmente não esperava era que o xerife da cidade ficasse obcecado com ela 👀
Eu sou loucamente apaixonada por Peter Pan desde a infância, principalmente pelo filme da Disney, também adoro a escrita da Mari. Quando vi a junção dos dois, não pude não ler né? E ainda bem que li, esse livro traz fantasia, romance, amor, amizade e nos mostra que podemos sim correr atrás de nossos sonhos para entender quem realmente somos. Entretanto, até mandei msg pra Mari quando terminei, de tanto que chorei, então já prepara o lencinho para entrar nessa aventura em Nimmerland.
4 notes · View notes
wikibibs · 8 months
Photo
Tumblr media
Milan apartment photographed by Anthony Cotsifas featured in the New York Times.
4K notes · View notes
wikibibs · 8 months
Photo
Tumblr media
28K notes · View notes
wikibibs · 8 months
Photo
Tumblr media Tumblr media
End of summer
304 notes · View notes
wikibibs · 8 months
Text
Tumblr media
Tudo o Que Eu Sei Sobre o Amor- Dolly Alderton
O livro para você ler nos seus 20 anos🌞
Esse livro foi uma experiência pra mim. É a biografia de uma mulher intensa, muito vivida, com tantos causos para contar que em alguns pontos do livro você chega a ficar sem fôlego.
Foi incrível acompanhar seu amadurecimento e suas diferentes perspectivas da vida ao longo de sua adolescência, início de seus 20 anos e seu final.
É o tipo de livro que se você não viveu a experiência da infância/ começo da adolescência até 2010 você talvez não se identifique. Se você tem menos de 20 anos provavelmente não vai gostar nenhum pouco dele. Eu mesma tive dificuldade de me identificar no começo, mas ao longo dos 20 e poucos anos dela, consegui criar algum laço, já que aparentemente nenhuma experiência é única mesmo né.
É um livro em que a gente acompanha sua pré adolescência até seus 30 anos. Ao longo do livro vemos ela se afundando e reerguendo, vemos sua história sem frufrus ou rodeios, é aquilo cru, com todos os defeitos escancarados, uma história real, sabem? Mas ao mesmo tempo é quase um manual, com dicas de receitas, lista de compras, indicação de filmes e livros.
São conselhos de irmã mais velha que acha que já viveu muito enquanto você não viveu nada ainda. Mas que da um aconchego meio do tipo, não, não deu tudo errado, se você está com medo do futuro, de tudo sair dos seus planos, não está tudo perdido, fique tranquila (além do clássico “tem sempre alguém pior que eu” pairando a cada página).
Não, não acho que é o tipo de livro que todo mundo vai gostar. Mas acho que mulheres na casa dos 20 deveriam dar uma chance. Quem gosta da Sally Rooney provavelmente vai gostar.
A resenha ficou tão confusa quanto o livro talvez, mas espero que gostem 🫣
11 notes · View notes
wikibibs · 8 months
Text
Tumblr media
Its a certain podcast boy’s birthday today 🌃🎉
3K notes · View notes
wikibibs · 9 months
Photo
Tumblr media Tumblr media
The National Library of Vienna
29K notes · View notes
wikibibs · 9 months
Photo
Tumblr media
Timothy A. Matthews aka Timothy Adam Matthews (British, b. 1980, based Liverpool, Merseyside, England) - Curious Kittens #4, 2021, Paintings: Oil on Canvas
799 notes · View notes
wikibibs · 9 months
Photo
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
Instagram credit: meshariver
10K notes · View notes