Tumgik
historiaso · 3 years
Text
Hoje na História: 16 de Julho na História Geral ⏳
Em um dia como este, no ano de 1945, às 5h29 min e 45seg, o Projeto Manhattan chegou a um final literalmente explosivo quando a primeira bomba atômica foi testada com sucesso em Alamogordo, no Novo México. O brigadeiro-general Leslie R. Groves, que também era engenheiro, estava no comando de um projeto, junto às maiores mentes da ciência, para descobrir como aproveitar o poder do átomo como um meio de levar a guerra a um fim decisivo. O Projeto Manhattan (assim chamado por conta do local de seu início) passaria ainda por outros locais durante o período inicial de exploração teórica, entre eles, a Universidade de Chicago, onde trabalhava o físico italiano Enrico Fermi. O projeto tomou forma final no deserto do Novo México, onde, em 1943, Robert J. Oppenheimer começou a dirigir Projeto Y em um laboratório em Los Alamos, ao lado de Hans Bethe, Edward Teller e Fermi. Finalmente, na manhã do dia 16 de julho, no deserto do Novo México, a 193 quilômetros ao sul de Santa Fe, a primeira bomba atômica foi detonada. Os cientistas e alguns dignatários ficaram a mais de nove quilômetros de distância para observar a nuvem em formato de cogumelo de luz ardente, que se alongou por 12 quilômetros no ar e produziu um poder destrutivo equivalente a 15 mil e 20 mil toneladas de TNT. A torre em que estava a bomba quando ela foi detonada simplesmente evaporou. Depois do sucesso da bomba, a pergunta era: contra quem esta arma seria usada? A Alemanha era o principal alvo, mas o país já havia se rendido na Segunda Guerra Mundial. O único beligerante era o Japão. Vale lembrar que, inicialmente, o projeto havia sido orçado em US$ 6 mil, mas no final das contas o custo total foi de US$ 42 bilhões.
Fonte:
Tumblr media
0 notes
historiaso · 3 years
Text
Hoje na História: 15 de Julho na História dos Videogames 🎮
Um campeão de vendas do seu tempo, o Nintendo Entertainment System (também abreviado como NES) era lançado em um dia como hoje, no ano de 1983, no Japão. O console, que entre os japoneses era chamado Family Computer, ou Famicom, foi mais tarde lançado na América do Norte (1983), Europa (1986) e Austrália (1987). Verdadeiro sucesso entre o público, o NES ajudou a revitalizar a indústria norte-americana de videogame após uma crise no setor em 1983. Com o NES, o Nintendo introduziu um novo padrão de modelo de negócio para licensiar desenvolvedores externos, autorizando-os a produzir e distribuir títulos para a plataforma do Nintendo. A partir dos anos 90, contudo, a competição de novos sistemas com tecnologia superior, como Mega Drive/Genesis, de 16-bit, marcou o fim do domínio do NES. Além disso, este console sofreu com outro  lançamento da própria empresa, o Super Nintendo Entertainment System (SNES), que fez com que a base de usuários do NES caísse gradualmente. Contudo, mesmo com o fim da produção dos desenvolvedores para o NES, um grande número de franquias e series que começaram com o NES fizeram a transição para consoles mais novos e seguem em produção até os dias atuais.
Fonte:
Tumblr media
0 notes
historiaso · 3 years
Text
Hoje na História: 14 de Julho na História Geral ⏳
Em 14 de julho de 1933, a Alemanha aprovou a "Lei contra a Fundação de Novos Partidos" que declarava o Partido Nazista como o único permitido no país. A medida fez parte de uma política conhecida como Gleichschaltung ("alinhamento", "coordenação", "sincronização" ou "uniformização" em português). Esse procedimento foi fundamental para a implementação do plano totalitário de nazificação do país. Os nazistas puderam colocar o Gleichschaltung em vigor devido às medidas legais tomadas pelo governo quando Adolf Hitler tornou-se chanceler da Alemanha. A "Primeira Lei de Gleichschaltung" (31 de março de 1933), dissolveu o parlamento alemão. A "Segunda Lei de Gleichschaltung" (7 de abril de 1933) implantou um Reichsstatthalter (Governador do Reich) em cada estado, exceto na Prússia. Outra medida da Gleichschaltung nazista foi a aprovação da "Lei para a Restauração de Serviço Público Profissional", decretada em 7 de abril de 1933, que permitiu a "coordenação" do serviço público (burocratas,também professores, juízes, promotores e outros profissionais) tanto no nível federal quanto estadual. Além disso, a medida autorizava remoção de judeus e comunistas de todos os cargos. Um dos passos mais importantes para o Gleichschaltung da sociedade alemã foi a introdução do "Ministério do Esclarecimento e Propaganda Pública" sob o comando de Joseph Goebbels, em março de 1933. As medidas tomadas pelo órgão tinham o objetivo de assumir o controle total da imprensa e de todos os meios de comunicação. Isso incluía a supervisão de jornais, revistas, filmes, livros, reuniões e cerimônias públicas, relações com a imprensa estrangeira, teatro, arte e música, rádio e televisão. O ápice da da nazificação da Alemanha aconteceu em 1935, quando os símbolos do Partido Nazista e do Estado foram fundidos e os judeus alemães foram privados de sua cidadania.
Fonte:
Tumblr media
0 notes
historiaso · 3 years
Text
Hoje na História: 13 de Julho na História Geral ⏳ 
A batalha de Kursk, envolvendo cerca de seis mil tanques, dois milhões de homens e cinco mil aeronaves, terminava em um dia como este, no ano de 1943, com a ofensiva alemã repelida pelos soviéticos a um custo extremamente pesado. No início de julho, a Alemanha e a URSS concentraram suas forças perto da cidade de Kursk, na Rússia ocidental. O ataque alemão começou no dia 5 de julho e 38 divisões, quase metade delas de blindados, iniciaram a movimentação a partir do sul e do norte. No entanto, os soviéticos mostraram superioridade em relação aos tanques e no apoio aéreo do que em batalhas anteriores. Apenas em uma das lutas, a artilharia antitanque soviética destruiu 40% dos blindados alemães, incluindo os então novos tanques Mark VI Tiger. Após seis dias de guerra concentrados perto Prokhorovka, ao sul de Kursk, o marechal alemão Gunther von Kluge cancelou a ofensiva e, em 23 de julho, os soviéticos forçariam os alemães ao retorno às suas posições de origem. No início de agosto, os soviéticos começaram uma grande ofensiva nos arredores de Kursk, e dentro de algumas semanas, os alemães decidiram pela retirada ao longo de toda a frente oriental.
Fonte:
Tumblr media
0 notes
historiaso · 3 years
Text
Hoje na História: 12 de Julho na História Geral ⏳
Em um dia como este, no ano de 1943, acontecia um dos maiores confrontos blindados da história militar com a ofensiva alemã contra a fortificação russa em Kursk, uma estação ferroviária e centro industrial da Rússia, palco de uma devastadora batalha, que marcou o ponto de virada da frente oriental em favor dos russos. Os alemães tinham sido expulsos de Kursk, um centro estratégico de comunicação entre o norte e o sul, em fevereiro. Em março, os russos criaram uma fortificação a oeste de Kursk para evitar outra tentativa alemã no avanço mais ao sul. Em junho, os invasores alemães lançaram um ataque aéreo contra Kursk; em terra, acontecia a Operação Cottbus com o objetivo de destruir ações de militantes russos, que, na realidade, resultou no massacre de civis, enquanto os combatentes soviéticos estavam escondidos. Os russos responderam com ataques aéreos contra as tropas alemãs. Em julho, Hitler percebeu que vencer a resistência russa em Kursk seria essencial para atingir os seus objetivos na Rússia Soviética e da defesa da Grande Alemanha. "Neste dia, vocês participarão de uma ofensiva de tal importância que todo o futuro da guerra poderá depender deste resultado", anunciou Hitler aos seus soldados em 4 de julho. Mas,  no dia seguinte, os russos mostraram sua força com o lançamento de seu bombardeio de artilharia. Os alemães contra-atacaram e, a maior batalha de tanques da história começou: entre os dois beligerantes, foram usados quase seis mil tanques. Em 12 de julho, 900 tanques russos entraram em confronto com outros 900 da Alemanha (incluindo os seus tanques de ponta Tiger), em Prokhorovka, onde ocorreu embate mais sério em Kursk. Quando tudo acabou, 300 tanques alemães, e mais ainda os russos, estavam espalhados sobre o campo de batalha. "A terra estava preta e queimada com tanques em chamas", informou um oficial russo. O alto custo dos confrontos em Kursk (que se encerrou no dia 23 de julho) penderia em favor dos russos, que tinham conquistado a vantagem na frente oriental e, desta maneira, a permanência dos alemães em território soviético estava chegando ao fim.
Fonte:
Tumblr media
0 notes
historiaso · 3 years
Text
Hoje na História: 11 de Julho na História Geral ⏳
Tumblr media
O cruzador alemão SMS Königsberg foi afundado em um dia como este, no ano de 1915, durante a Primeira Guerra Mundial, por dois pequenos navios (monitor) britânicos, no Rio Rufiji, na Tanzânia, na África. O Königsberg era um cruzador leve, construído pela Marinha Imperial alemã. Não era um navio próprio para combates, mas a embarcação alemã estava na África Oriental Alemã na época em que eclodiu a Grande Guerra, em agosto de 1914. Inicialmente, o Königsberg, armado e destinado ao reconhecimento e escolta, tentou atacar os barcos que faziam o tráfego britânico e inglês na região. No dia 20 de setembro de 1914, ele surpreendeu e afundou o cruzador britânico HMS Pegasus, na Batalha de Zanzibar. Depois, ficou abrigado no Rio Rufiji para reparar seus motores. Porém, antes que os reparos fossem concluídos, dois barcos britânicos encontraram o Königsberg. Como eram incapazes de destruir a embarcação alemã, eles criaram um bloqueio. Depois de várias tentativas para afundar o navio, os britânicos enviaram dois barcos “monitores”, Mersey e Severn, para destruir o cruzador alemão. Em 11 de julho de 1915, as embarcações chegaram perto o suficiente para danificar seriamente o Königsberg, forçando a tripulação a afundar o navio. Os sobreviventes resgataram as armas do cruzador e se juntaram à campanha de guerrilha do tenente-coronel Paul von Lettow-Vorbeck. O Königsberg foi parcialmente desmontado entre 1963 e 1965 para sucata. Os restos do navio afundaram no leito do rio.
Fonte:
0 notes
historiaso · 3 years
Text
Hoje na História: 10 de Julho na História Geral ⏳
.
Passe para o lado 👉👉👉👉
.
Mais fatos do dia 📆
Hoje na História: 10 de Julho no Cinema e na TV 🎬
10/07/2019: Morre o jornalista Paulo Henrique Amorim.
.
Hoje na História: 10 de Julho na História Geral ⏳
10/07/1991: Boris Yeltsin assume como primeiro presidente eleito da Rússia.
.
Hoje na História: 10 de Julho na História Geral ⏳
10/07/1962: É lançado o primeiro satélite de comunicações.
.
Hoje na História: 10 de Julho na História Geral ⏳
10/07/1940: Começa a Batalha da Grã-Bretanha na Segunda Guerra Mundial (Veja um post sobre esse fato na página @historiaso2 no Instagram).
.
Link:
Tumblr media
0 notes
historiaso · 3 years
Text
Tumblr media
0 notes
historiaso · 3 years
Text
Hoje na História: 09 de Julho na História do Brasil 🇧🇷
.
Passe para o lado 👉👉👉👉
.
Mais fatos do dia 📆
Hoje na História: 09 de Julho no Cinema e na TV 🎬
09/07/1960: Rede Excelsior de TV entra no ar.
.
Hoje na História: 09 de Julho na História Geral ⏳
09/07/1819: Nasce o inventor Elías Howe.
.
Hoje na História: 09 de Julho na História do Vídeo Games 🎮
09/07/1981: Lançando Donkey Kong, um dos games mais populares da história (Veja um post sobre esse fato na página @historiaso2).
.
Fonte:
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
0 notes
historiaso · 3 years
Text
Cinco foram encomendados, mas apenas dois cascos e uma torre foram concluídos, a torre sendo anexada, antes que os campos de teste fossem capturados pelo avanço das forças militares soviéticas.
Esses dois protótipos foram submetidos a testes no final de 1944. O veículo completo tinha 10,2 metros (33 pés 6 pol) de comprimento, 3,71 metros (12 pés 2 pol) de largura e 3,63 metros (11,9 pés) de altura. Pesando 188 toneladas, o principal armamento do Maus era o canhão Kwp 44 L / 55 de 128 mm projetado pela Krupp, baseado na peça de artilharia de campo anti-tanque Pak 44 de 12,8 cm também usada no caça-tanques Jagdtiger do tipo casemate, com um canhão coaxialKwK 44 L / 36,5 de 75 mm. O canhão de 128 mm era poderoso o suficiente para destruir todos os veículos de combate blindados aliados em serviço, alguns a alcances superiores a 3.500 metros.
Fonte: https://tecnodefesa.com.br/panzerkampfwagen-viii-maus-o-tanque-super-pesado-alemao/
Tumblr media
2 notes · View notes