Tumgik
azica · 3 years
Photo
Tumblr media
Como é fazer um lançamento de uma revista durante a quarentena? O lançamento d'#azica6 será um evento simbolicamente arranjado para podermos entregar em mãos (com álcool em gel) as revistas que sempre gostamos de entregar pessoalmente. Para isto, assim como aconteceu em 2018, levaremos parte de nosso estoque ao Mama / Cadela (Rua Pouso Alegre, 2048 - Horto/Santa Tereza) para poder entregar as revistas aos artistas de BH que participaram desta edição - ou de quem quer comprar sua #azica6 pra levar pra casa. Tá afim de ir lá dar um aperto de mão (e comprimentar com soquinho, na moral), vestindo sua máscara? Fechou, estaremos lá das 15h às 19h, e faremos uma live no insta a partir das 16h pra vocês verem que não tem aglomeration Bora? O link do nosso insta;  https://www.instagram.com/azicazine/
20 notes · View notes
azica · 3 years
Photo
Tumblr media
Enfim, depois de muita espera, muita ansiedade, pessoas subindo pela parede e roendo as unhas do dedão do pé, SAIU A LISTA D'A ZICA #6 (#azica6). Ficamos felizes em receber tantos trabalhos, esta é uma edição que fechamos não totalmente satisfeitos por não podermos publicar tudo que gostaríamos. Agradecemos a participação de todos que aceitaram nosso convite e enviaram seus trabalhos! Vocês são A Zica! Neste número, serão 73 artistas, inclusive da Argentina, México, India e Portugal, além de olhares vindos de quase todas regiões Brasil.
A capa é da Suryara, artista de Belo Horizonte que tivemos o prazer de conhecer nesta edição, que fez uma releitura de uma fotografia histórica de 2015,  conforme sugestão de Débora Fantini.
A revista está disponível com preço promocional para pré-venda até o dia 01/05 no site d’Atrapalho - https://www.atrapalho.com.br/. Aproveite a promoção!
Estamos fechando o projeto gráfico com o designer Ricardo Donato, profissional e artista que admiramos de BH. Em breve mandamos para a gráfica e aí... A Zica vai sair!  Se preparem, porque a revista tá muito bonita. Sem mais delongas, a listinha:
Anirban Bora
Bernardo Ricardo
Bia Shiro
Bruna MZF
Binho Barreto
Carolina Deptulski Carlos Panhoca
Cecil Silveira
Celso Albino
Chaitanya Modak
Cynthia Bonacossa
Daniel Bueno
Daniel Juca
Daniel Paiva
De Merda
Desali
Diego Gerlach
Diego Melo Gomes
Dona Dora Ismael "El Cobayo" Flores
Esgurmaria
Estevam Gomes Estupidez Humana
Fi
Fralvez
Flávio Duarte
Florez
Franciso Martins
Galvão Bertazzi
Gochichiu
Giovanne Machado
Gustavo Magalhães
Henrique Iwao
Henrique Mourão
Ícaro Malveira Izabela Schaus
Jacqueline Nascimento
João B. Godoi e Marcos KZ
João Varella
José Celestino
Julia Quaresma
Juliana Bittencourt  
Laura Athayde
Lielson Line Lemos
Luan Nascimento
Luísa Lacombe
Manda Conti
Marco Vieira
Marco sem S
Maria Clara Carneiro
Matheus Souza
Luis Matuto
Mathiole
Miolo Frito
Narowe
Orlando VFO
Plinio Razildo
Power Paola
Puiupo
Rafael Trinco
Reinaldo Figueiredo
Renato Negrão
Rodrigo Terra
Rustoff
Samanta Rosa
Sara Taganho
Stevz
Suryara
Tenesmo
Thiago Felix
Tosko
Victor Medeiros
Victor Stephan
Vincubo
Xerell Alcantara
Walter Rego
Will Rez
2 notes · View notes
azica · 3 years
Photo
Tumblr media Tumblr media
Entre tantas barbáries, uma boa notícia: 2021 comeca com A ZICA #6, e os temas são escola, videogame & café. Detalhes técnicos: - Para quem produz trabalhos visuais, o formato é 19 X 26cm, em uma cor (preto e branco) e a arte deve vir com pelo menos 300 dpi de resolução, perfil CMYK e, por favor, importante: tratada! Imagens com baixa qualidade ou sem tratamento serão dispensadas; - Para quadrinhos: limite máximo 4 páginas; - Para ilustrações, colagens e fotografias: limite máximo de 2 páginas. E para textos: limite máximo 2 laudas (cerca de 5000 caracteres). - Cada artista pode escolher um dos temas, ou misturar mais de um tema. - Esta edição da Zica será formada por uma parte de convidados, e outra parte por trabalhos submetidos pela convocatória. - O prazo para envio de trabalhos é até o dia 20/01. - Cada artista que tiver seu trabalho publicado receberá três exemplares pela contribuição. - Os trabalhos devem ser enviados para [email protected]
3 notes · View notes
azica · 6 years
Photo
Tumblr media
Revista A Zica lança seu quinto número em edição especial
Publicação reúne trabalhos de dezenas de artistas de todo o país com os temas “vermes”, “astronautas” e “América Latina”
No dia 22/09, sábado, a quinta edição da revista A Zica será lançada na galeria de arte Mama/Cadela, a partir das 14h. A publicação, que é uma das mais representativas do cenário dos quadrinhos e artes visuais underground do Brasil, é editada em Belo Horizonte por Luiz Navarro, Marcos Batista e João Perdigão desde 2010. Durante o lançamento, haverá ainda uma exposição com trabalhos dos coletivos Video Arde (Desali e Rafael Freime), Miolo Frito (SP), Kid Azucrina, Estevam Gomes e outros artistas que participaram da publicação ao longo de sua história, além de show com o trio de gipsy jazz Yeka. Além da revista, estará a venda uma seleção de publicações de pequenas e preciosas editoras amigas d’A Zica
A cada edição da revista, os trabalhos são selecionados a partir de três temas, considerando-se o humor e a imprevisibilidade do resultado. Nesta edição, os temas foram vermes, astronautas e América Latina - com este último, os editores buscaram provocar uma reflexão sobre o crítico momento político pelo qual passa a região. Ao longo de sua trajetória, a revista tem se afirmado como uma vitrine para o trabalho dos artistas e uma referência em publicações colaborativas do Brasil.
Nesta nova edição, A Zica reúne o trabalho de cerca de 70 artistas – o maior número desde o seu lançamento - e traz um projeto gráfico especial.  Entre os nomes dos artistas publicados, estão os mineiros Desali, artista plástico, Binho Barreto, ilustrador, Paola Rodrigues, ilustradora, Narowe, artista plástico, entre outros. Há ainda vários artistas de outros estados, como os quadrinistas Adão Iturrusgarai (RS), Ricardo Coimbra (SP) e Mariana Moyses (RJ), além de outros países como o quadrinista mexicano Nava, do coletivo Latino Toons. A capa ficou por conta do gaúcho Diego Gerlach, um dos grandes nomes dos quadrinhos nacionais, convidado especialmente para esta edição, e que também publicou uma HQ no miolo da revista .
Uma das principais características da linha curatorial d’A Zica é justamente a diversidade: abarca traços de diferentes estilos, assim como trabalhos de artistas iniciantes ou com trajetórias reconhecidas.
Projeto gráfico e extras
Além de um número maior de artistas selecionados, o projeto gráfico foi primorosamente elaborado pelos artistas plásticos e designers Matheus Ferreira e Bruno Rios. A revista aumentou de dimensão em relação às edições anteriores, agora em formato americano (19x26cm), além de ser feita com papeis especiais, com impressão em serigrafia na capa e uma tiragem numerada de mil exemplares. Além disso, conta ainda com alguns extras, como dois pôsteres encartados, feitos pelos ilustradores Benson Chin (SP) e De Merda (BH), além de uma cartela com seis adesivos (com artes de Dayane Lima, Diego Sanchez, Marcos Batista, Binho Barreto, Desali e Aline Lemos).
Fotozine
Para completar, como publicação extra, será lançado também um fotozine com o trabalho do fotógrafo Matheus Sá Motta. A publicação traz imagens capturadas no Baixo Centro de Belo Horizonte entre 2014 e 2017 que retratam a juventude periférica ocupando o espaço público da cidade. Segundo o próprio autor: “A fotografia de rua, entre as máquinas de guerra da trincheira urbana belo-horizontina, é a minha arma. Ela me permite criar imagens bélicas que solidificam marcos de resistência que se desmancham no ar”.
Financiamento Coletivo e Frankenstein
Esta última edição da revista A Zica foi produzida a partir de um financiamento coletivo, com uma intensa campanha de divulgação que durou dois meses e testou as emoções dos três editores.  Ao final, 236 pessoas apoiaram a produção da revista, que também terá como produtos aparte, dois posters em serigrafia feitos pelos artistas mineiros Hugo de Paula e Estevam Gomes e um patch desenhado pelo artista gráfico Paulo Marcelo Oz . Como a meta de arrecadação foi superada, os editores se propuseram a lançar, em breve, uma nova publicação: A Criatura, que homenageará a escritora Mary Shelley, autora do personagem Frankenstein, que está completando 200 anos de lançamento. A publicação será elaborada por três editoras convidadas (Clarice Lacerda, Ingrid Lee e Maria Trika) e reunirá trabalhos exclusivamente de artistas mulheres e está em processo de produção.
Camelô de silk
Alô você que tem umas camisetas lisas e tá afim de colocar umas estampas legais nelas; vai rolar um Camelô de Silk a um precinho mará. Bora colar? Quem levar camiseta não vai se arrepender...
Tumblr media
Link para imagens da revista em 
https://drive.google.com/open?id=1pyFRYnuxo_lskQeBLPJ_an3SLnT5DswH
SERVIÇO:
LOCAL: Mama/Cadela - Rua Pouso Alegre, 2048
DATA: 22 de setembro de 2018
HORÁRIO: 14h às 22h
ENTRADA FRANCA.  A REVISTA SERÁ VENDIDA PELO PREÇO PROMOCIONAL de R$ 30.
11 notes · View notes
azica · 6 years
Photo
Tumblr media
Foi demorado, foi extenso e foi duro - mas saiu. Depois de folhearmos centenas de páginas (foram mais de 350), tivemos que escolher. Nunca recebemos tanta coisa, nunca publicamos tanta gente numa só edição. Obrigado por você que enviou mas não entrou - infelizmente, teve muita coisa legal que ficou de fora também. 
Sai #azica5, os vermes, astronautas e a América Latina aguardam.Lembrando todo mundo que a revista só sai se vocês também ajudarem a gente no https://www.catarse.me/azica5 . 
Em ordem alfabética: 
4e25;
Adão Iturrusgarai;
Allan Sieber;
Annima de Mattos;
Aruan Emiele;
Benson Chin (Miolo Frito);
Bernardo Pádua;
Breno Ferreira (Miolo Frito);
Carlos Panhoca;
Carol Deptuski;
Cristiano Onofre;
Desali;
Diego Gerlach;
Emilly Bonna;
Emmanuel Alcala;
Estandelau;
Estevam Gomes;
Fábio Cobiaco;
Fernando Torelly;
Flávio Duarte;
Froiid;
Gabriel Cerqueira;
Gabriel Nascimento;
Gusto Respi;
Henrique Mourão;
Henrique Oliveira;
Hugo de Paula;
Ian Indiano;
João Henrique Belo;
João Victor ;
José Lucas Queiroz;
La Cruz;
Larissa Reis/Ana Lacerda Reis;
Lor;
Lucas Borges;
Luciano Irrthum;
Luis Henrique Teixeira;
Luiza Máximo;
Luiza Nasser;
Marco Vieira;
Maria Trika;
Mariana Moyses;
Matheus Lopes;
Matheus Sá;
Maurício Falleiros;
Morgana Azul;
Narowe;
Nava (Latino Toons);
Nicole Wafer;
Osvaldo Reis;
Paola Rodrigues;
Pedro Vó;
Praia Podre;
Ricardo Coimbra;
Rodrigo Terra;
Rogério Rodrigues;
Rosana Oliveira;
Stêvz;
Tenesmo;
Thiago Machado;
Toni Cesar Graton;
Victor Stephan;
Vinicius 222;
Xablutz;
Yalaks.
1 note · View note
azica · 6 years
Photo
Tumblr media
Olá amigos da Zica! Viemos dar uma grande notícia! Pela primeira vez, a próxima edição da revista será publicada por financiamento coletivo. Isso significa que resolvemos pedir a SUA ajuda para fazer essa A Zica sair.
A Zica sempre foi uma verdadeira VITRINE para o trampo de MUITA GENTE no Brasil e também de outros países do mundo. É uma revista totalmente independente e colaborativa.
Desde a primeira edição, A Zica foi bancada pelos leitores que compram a revista e por nós, os editores. Mas agora, vamos tentar dar um passo além e, por isso, precisamos de uma força.
Agora é A Zica #5, com os temas vermes, astronautas e América Latina! E esta edição vai ser MUITO especial, do jeito que a gente sempre sonhou: com um projeto gráfico especial, dimensões maiores, com um poster e uma cartela de stickers encartados!
E não é só isso! Preparamos uma seleção cabulosa de brindes e produtos originais como recompensa para quem contribuir com a campanha. Tão rolando posters, artes originais de artistas d'A Zica, livros e outras publicações dos editores e de parceiros, patch bordado para tecido, artes em fine art e MAIS.
Dá uma moral pra Zica! ^_^
Agradecimentos especiais: @rrocha_ana(@polvilho_edicoes ), @alexvilavelha(@revistaprego ), @daniutescher(@ugra_press ), @joaovarella (@lote42 ), @binhobarreto1 , @desalineada_ , @deigio, @dayisis, @desalixo, @paulomarcelooz e @vibetronxacomix pela capa maravigold! Captação e edição do vídeo: @area.de.servico (valeu @brunofigs e Beto!) >>>> Se você abrir a página do Catarse pelo celular, clique no link "sobre" para ler a descrição do projeto e ver as imagens das recompensas.
https://www.catarse.me/azica5
7 notes · View notes
azica · 7 years
Photo
Tumblr media
OLAH POVO! CHAMADA PARA A ZICA #5!!!
Isso mesmo, vem aí a próxima edição d’ A Zica e os temas da vez são:
VERMES, ASTRONAUTAS e AMÉRICA LATINA
Quer entrar nessa? Os trabalhos devem ser enviados até o dia 31 de dezembro para [email protected] .
Detalhes técnicos:
Para quem produz trabalhos visuais, o formato é  19x26cm, em uma cor (preto e branco), e a arte deve vir com pelo menos 300 dpi de resolução, perfil CMYK e, por favor, importante: tratada! Imagens com baixa qualidade ou sem tratamento serão dispensadas;
Para quadrinhos: limite máximo 4 páginas. 
Para ilustrações, colagens e fotografias: limite máximo de 2 páginas. 
E para textos: limite máximo 2 laudas (cerca de 5000 caracteres).
Cada artista pode escolher um dos temas, ou misturar mais de um tema! Só pedimos, é claro, criatividade! Gastem neurônios e energia, se desafiem e fujam do óbvio! 
Os trabalhos selecionados serão anunciados até o dia 15 de janeiro e cada artista que tiver seu trabalho publicado receberá três exemplares pela contribuição.
Ah! Temos algumas novidades nesta A ZIca #5!
A primeira é que a revista será produzida por meio de financiamento coletivo (Catarse), então todo mundo pode ajudar essa Zica a sair.
A segunda é que mudamos o tamanho da revista, num formato maior e com um projeto gráfico especial feito pelos artistas Bruno Rios e Matheus Ferreira.
E ainda, temos um convidado especial para a capa da revista: o vibe erradíssima Diego Gerlach.
Pra completar, a revista virá com uma cartela de stickers pra vocês saírem espalhando A Zica pelas ruas (ou no seu caderninho da escola <3), com artes de Aline Lemos, Day, Binho Barreto, Diego Sanchez e Desali. 
Pensa que acabou? Não!! Vai rolar também um patch bordado, desenhado pelo multi-talentoso Paulo Marcelo OZ e um poster em serigrafia feito pelo quadrinista Jão.
É isso aí galera! Contamos com vocês para mais uma vez fazermos um’A Zica sensacional e que seja vitrine para a arte underground e independente do país e do mundo.
5 notes · View notes
azica · 7 years
Photo
Tumblr media
Certa feita o prefeito de uma cidade proibiu os pipoqueiros de trabalhar, colocando-os na clandestinidade. Como resposta, o Warley Desali fez esse lambe-lambe aí.
Tirada pelo próprio autor do pôster, esta fotografia tá no livro Pele de Propaganda - Lambes e stickers em Belo Horizonte (2000-2010), de um de nossos editores, Luiz Navarro. Quem quiser adquirir tá na nossa loja oh https://a-zica.minestore.com.br/produtos/pele-de-propaganda-lambes-e-stickers-em-belo-horizonte-2000-2010
3 notes · View notes
azica · 8 years
Photo
Tumblr media Tumblr media
Usuário em Destaque: Marcos Batista
Blog: @memorialbatista
No Tumblr Desde: Maio de 2013 Esta semana falamos com o cartunista e músico de Belo Horizonte, Marcos Batista, sobre correção política no humor, Luciano Hulk, revista Mad, pornografia e as tiras hilárias do seu Memorial Batista.  Nós adoramos o estilo afiado, quase proibidão, das suas tiras. Como isso tudo começou? Você é cartunista full time?
Sim, me considero cartunista full time, mas que precisa trabalhar em outras coisas para sobreviver, afinal, quem quer pagar por piadas? Eu não pagaria (risos). Comecei nisso por conta da minha fascinação desde moleque pelo humor gráfico, mas a última coisa que eu esperava era fazer meus próprios cartuns. A partir do momento em que conheci a turma da (finada revista/atual TV) Quase. que vislumbrei a possibilidade de fazer humor. E quando me envolvi mais profundamente com o desenho de humor, vi que faria aquilo com facilidade, tirando a parte de desenhar. Veja bem, comecei a desenhar aos 23 anos - não fui o desenhista clássico que nunca parou de desenhar desde criança. Então, me juntei a um colega de trabalho desenhista e escrevi uma série de 12 tiras sobre um pobre coitado que perde tudo na chuva; mas após duas tiras, meu parceiro me deu um pé na bunda alegando que tinha que trabalhar (a sabedoria que sempre me faltou…), e, assim, de forma orgulhosa e pretensiosa, eu disse que aprenderia a desenhar e que não precisaria de mais ninguém para fazer meus cartuns. E, vejam só, parece que consegui, uhú!
Tumblr media
Mas sobre o estilo afiado e quase proibidão, é que eu tenho grande apreço por piada curta e grossa ou, então, megarefinada/genial - assim como o trabalho dos meus heróis. O que está no meio disso, para mim, é piada bunda-mole, de quem quer agradar todo mundo ou quer fazer humor adequado. Não, eu gosto de extremo e, pelo que sei, o humor mora é nos extremos mesmo, mas tem gente que insiste em dizer que essa coisa insonsa, “bem-humorada”, que produzem é humor. Tenho vontade de dar um tapa na nuca desses. Eu diria que rancor e recalque são palavras-chave do meu trabalho.
Continuar lendo
903 notes · View notes
azica · 8 years
Link
Finalmente tá pronta a loja d'A Zica com nossos principais produtos: - A Zica #3 (vandalismo, pirataria e trevas de 2013), - A Zica #4 (funk, dinossauro e Rússia de 2015) - pôster da Matrioska (arte do Luiz Navarro) - livro O Rei da Roleta (de João Perdigão e Euler Corradi) 
2 notes · View notes
azica · 8 years
Photo
Zoeira da boa com a capa não menos zuzu,
Tumblr media
Mozart, este é o nome do EP da minha banda de rock instrumental Fadarobocoptubarão lançado recentemente. Prestigiem: https://fadarobocoptubarao.bandcamp.com/
5 notes · View notes
azica · 8 years
Text
TENDERETE 11 - Convocatoria abierta
Tumblr media
Loading…
17 notes · View notes
azica · 9 years
Photo
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
Vai ser lançada no dia 8 de novembro, sob o Viaduto Santa Tereza, a graphic novel Baixo Centro, ilustrada pelo Jão Hq, com argumento do Rafael Henrique. A história, que tem uma perseguição constante rolando na região, é narrada apenas sequencialmente, sem diálogos. E como introdução, vai ter um texto do João Perdigão sobre o Baixo Centro de BH.
Conheça mais o trampo do Jão em 
https://www.facebook.com/viajantejao/
http://viajantejaum.blogspot.com.br/
10 notes · View notes
azica · 9 years
Photo
Tumblr media
AS INSCRIÇÕES TERMINAM 23:59 DA TERÇA-FEIRA DIA 27/10!        
clique aqui para se inscrever
5 notes · View notes
azica · 9 years
Link
Leia A Zica #4! 
Tumblr media
5 notes · View notes
azica · 9 years
Photo
Zine genial que o Stêvz fez pra sua banda.
Tem umas participações sensacionais, como do nosso chapa Diego Gerlach (http://guerlax.tumblr.com/)
Tem o PDF on, vale a pena!
Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media Tumblr media
Chupa Manga Zine #1 15 x 17 cm | 48 pag | PB compre aqui leia aqui
11 notes · View notes
azica · 9 years
Photo
Tumblr media
A Zica + 27frames fez uma parceria com o Arquivo Público Mineiro + Museu Mineiro + Fundação Municipal de Cultura bem bacana pra falar sobre feiras, publicações, Belo Horizonte e a cultura da (re) apropriação de arquivos!
Estamos na programação do Noturno dos Museus que vai acontecer no dia 17 de julho nas dependências do Museu Mineiro e Arquivo Público Mineiro. Para este dia estão previstas três atividades organizadas por esta parceria; Feira de Publicações, um Mini-Curso e Mostra de Vídeos.
Sobre o mini-curso: vai ser ministrado pelo pessoal d’A Zica e da 27 Frames(João Perdigão, Gabriel Caram e Tarley McCartney). A atividade consiste em debruçar sobre o acervo gráfico e áudio-visual do Arquivo Público Mineiro e Museu Mineiro para criar uma publicação e um vídeo coletivos remixando diversos conteúdos pré-existentes. Os temas já pesquisados e sugeridos são “copyleft", "feiras", "publicações", "literatura" e "material gráfico antigo de Belo Horizonte".
Os inscritos na oficina irão receber um e-mail de confirmação com um texto norteador para a produção, com algumas referências inspiradoras. Ao final do mini-curso, a publicação será impressa e comercializada por um valor simbólico durante a feira. E o vídeo produzido será exibido na parede externa do Museu junto de outro vídeo produzido pela 27 Frames sobre as feiras em Belo Horizonte.
Vagas gratuitas (lotação de 15 participantes) pelo email [email protected] com o título “Mini-Curso Publicações Independentes – Revistas e Feiras em Vídeo” até o dia 13 de julho impreterivelmente.
3 notes · View notes