Tumgik
fellipeando-blog · 8 years
Text
Passos iniciais para acabar com o machismo no Brasil
Esta semana a sociedade brasileira se deparou com a sua própria hipocrisia quando as redes sociais deixaram explícito aos olhos mais cínicos que no nosso país ainda perdura uma cultura machista tão quanto nos países orientais. Sem demagogia, é mais do que necessário que devemos nos conscientizarmos de como estamos tratando nossas mulheres.
Homens machistas não são monstros – lembre-se que os homens machistas da nossa sociedade não são E.Ts. Muitos pensam desta forma antiquada simplesmente por estarem inseridos no contexto machista que perdura por séculos no país. O caminho é conscientizar. (A culpa não é das mulheres, a culpa é do homem que ainda pensa desta forma!).
Tumblr media
  Humanização – o discurso de ódio não pertence, ou não deveria pertencer, a nossa sociedade. As leis existem pelo simples fato de vivermos em uma sociedade civilizada. Cobrar as autoridades que aumentem as punições é viável. Barbárie nunca mais! 
Esta história de que deveriam castrar os homens que estupram mulheres é o cúmulo. Um estuprador não depende apenas do seu órgão para praticar o ato, o mesmo pode utilizar objetos, por exemplo. Não se acaba com violência com mais violência.
Desmistificando o que é de menino e de menina – conscientize as crianças a entenderem que não existe limite entre ambos os sexos. As crianças podem brincar com o que quiserem, seja os meninos de casinha ou as meninas de futebol. Já foi comprovado pela Associação Britânica de Ciência que, quando os meninos brincam de casinha/bonecas, as chances de se tornarem excelentes maridos e donos de casa aumentam em 80%.
Tumblr media
Reprimindo o machismo na publicidade – cobrando que as companhias de cervejaria e bebidas em geral mudem a forma com que é feita sua publicidade. Em pleno 2016 não é mais aceitável vermos as mulheres sendo usadas como objetos sexuais em campanhas de cerveja como víamos em décadas atrás.
Tumblr media
  Reprimindo o machismo na televisão – cobrando as emissoras que não permitam que os programas não utilizem as mulheres como meio de entretenimento como exemplo de ignorância. Tampouco que sejam convenientes com ‘’brincadeiras’’ de cunho questionável e violento. 
As mulheres merecem equidade. Apresentar telejornais, serem executivas, ter representatividade na política, etc. Funções domésticas não é exclusividade de um sexo apenas! Mulheres são muito mais que corpos rebolando em um biquíni na TV. 
Tumblr media
 Desconstruindo o âmbito social – conscientizando as pessoas com quem convive é uma maneira eficaz de extinguir o machismo. Faça seu amigo, seu colega, seu namorado, sua família pensar fora do discurso de ódio.
Fiscalizando os órgãos públicos – não é novidade alguma que os nossos representantes são o reflexo da sociedade. As vítimas de estupro, por exemplo, merecem receber um atendimento digno diante do transtorno psicológico que lhes foi causado. As Delegacias, os Postos de Atendimento à Mulher, etc devem ser fiscalizados. A culpa não é da vítima e a vítima merece amparo, não o contrário.
Tumblr media
  Não compartilhar situações humilhantes - nenhum ser humano deve ter sua intimidade ou sofrimento exposto na internet sem consentimento. O melhor caminho é denunciar aos órgãos públicos competentes. Lembre-se: é crime compartilhar situações onde a integridade humana está em situações calamitosas.
Tumblr media
Boicotar músicas machistas - ‘’Mulher não manda em homem (...) deixa eu beber em paz, mulher.’’ ou ‘’A pia tá cheia de louça, o banheiro parece até de botequim...’’ ou ‘’Estou indo embora agora, a mala está lá fora, porque homem não chora...’’.  seja funk, seja forró, seja axé, seja sertanejo... qualquer música que contribua para o machismo deve ser reprimida. Cá entre nós, estas músicas são um desserviço, não é mesmo? #BoicoteJá.
Grupo Vou Pro Sereno - ‘’Mulher Não Manda em Homem’’. 
youtube
2 notes · View notes
fellipeando-blog · 8 years
Text
Antes de Presidenta existe uma Mulher. Discurso de ódio não é debater política.
Tumblr media
As pessoas estão extremamente odiosas e individualistas. A humanidade e empatia pelo próximo acabou se tornando uma virtude para poucos gatos pingados. No cenário político que vivemos o clima de polarização e extremismo já passou do limite. E isto é preocupante. Torna-se mais preocupante ainda quando temos em nosso país uma Chefe de Estado do sexo feminino. Sim, estou falando de Dilma Rousseff.
Você deve estar pensando ‘’Poxa Fellipe, nada a ver fazer um texto sobre isso. Se ela se candidatou para o cargo ela tem que aguentar as consequências’’. Mas o objetivo aqui não é este! É claro e evidente que a presidenta tem seus deveres para cumprir e ela esteve consciente quando se dispôs a assumir o maior cargo na hierarquia democrática de um país.
Entretanto vamos nos colocar no lugar da Presidenta de forma mais humanitária, vamos ser empáticos.
Imaginem o quão árduo psicologicamente deve ser para a mesma ter que ler xingamentos na internet, ter que assistir sua imagem ser difamada nas redes sociais, ter sua integridade física ameaçada, ser perseguida pelos meios de comunicação sem nem ao menos ter direito a resposta...
Você não conseguiria colocar a cabeça no travesseiro acontecendo essas coisas, certamente. Nem eu. Ninguém é de ferro.
Entendam de uma vez por todas que ofender uma presidenta com piadas machistas e preconceituosas não é discutir política. Isso é discurso de ódio. E vale para qualquer governante, para qualquer ser humano.  
Se você que comete esses atos e mesmo assim quer viver num país melhor: comece repensando seus conceitos de liberdade de expressão. O futuro do seu país só vai ter uma política com debates dignos quando não existir mais discurso de ódio. Política se discute com argumentos e tolerância, não o contrário.
Então cuidado! Esses hábitos influenciam e muito seus herdeiros. Você pode estar comprometendo a qualidade democrática do futuro do seu país e nem está se dando conta disso.
Empatia, tolerância e respeito ao próximo nunca é demais. Excepcionalmente quando falamos de uma mulher guerreira como a nossa Presidenta, que passou por poucas e boas na época da Ditadura e é um exemplo nítido de feminismo.
5 notes · View notes
fellipeando-blog · 8 years
Text
Torne seu Outono introspectivo
Tumblr media
Seja bem vindo, Outono!
Vivemos no hemisfério sul e estamos sendo privilegiados mais uma vez por vivenciar uma das épocas mais introspectivas do ano: o outono. Quando pensamos no dito cujo logo vem aquela cena clássica de folhas amareladas caindo das árvores, a temperatura amena... o que é muito romântico! 
E eu não tiro o mérito desse clichê romanticista. Pelo contrário.
Entretanto, como eu disse lá em cima, a analogia deste equinócio serve para começarmos o processo de análise de nossas atitudes, exercitar a introspecção.
Todos nós como indivíduos nos conectamos com a natureza de forma primordial e familiar, as transformações realizadas no passar das estações fazem um real sentido na nossa vida. Outono nada mais é que uma estação para ficarmos equilibrados, dando espaço para a reflexão, gratidão, compaixão, acolhimento e principalmente o desapego.
Uma das piores coisas que fazemos com nós mesmos é remoermos o sentimento da culpa. Sei o quanto é difícil se livrar da culpa mas é necessário para o processo cíclico que nos envolve. Desejo que todos nós tenhamos forças para sustentarmos nossas árvores e permitamos que as folhas, agora já se secas, se esvaiam com o decorrer do tempo...
Para alguns pode parecer besteira, romantismo, simbolismo... mas é melhor viver dessa forma lúdica do que ser uma pessoa cinza, sem poesia de vida.
Ser lúdico é justamente fazer a ponte com a nossa criança interior e o adulto exterior. A palavra chave de tudo nessa vida é o equilíbrio. Ou seja, dá pra sermos indivíduos lúdicos e ao mesmo tempo críticos, analíticos...  tendo a capacidade de analisar os pequenos detalhes da vida, a razão da nossa existência, o que acontece de mais bonito a nossa volta, de forma poética, como achegada de uma estação tão inspiradora como o Outono.
youtube
2 notes · View notes
fellipeando-blog · 8 years
Text
Um apelo pela Democracia Brasileira
Tumblr media
Em tempos em que a nossa Democracia está ameaçada é até louvável que vejamos uma parcela da sociedade manifestando seus interesses de forma autônoma e sincera, indo contra a todo um sistema midiático manipulador e tendencioso.
Nesta última sexta feira milhares de manifestantes se reuniram nas capitais brasileiras justamente para lutar pela nossa democracia que anda tão fragilizada com toda essa crise política assombrosa.
Os brasileiros entraram num campo onde jamais tiveram a oportunidade de adentrar. Todo o esforço feito nas manifestações de junho de 2013 acarretaram para que nós como brasileiros levantássemos de nossas poltronas e fossemos lutar pelos nossos direitos. 
Nunca estivemos tão antenados, tão politizados. É o começo de uma nova era. Um povo que era acostumado a viver em inércia, apenas aguentando e se conformando, hoje está com uma postura de rebate, confronto. Isso me orgulha muito. Foi um passo enorme para o nosso país.
Infelizmente há alguns pontos que me deixam indignado. Um deles é ver o quanto nós como brasileiros estamos sendo ingratos com o único presidente do nosso país que fez alguma coisa de fato por nós que estivemos sempre as margens da elite. 
Esquecemos todo um histórico admirado mundialmente por conta de boatos e sensacionalismo barato dos meios de comunicação. Como podemos ser tão cruéis assim? Não há nenhum embasamento nas acusações, nada que comprove que o ex presidente roubou, sonegou, etc. 
Não quero influenciar uma guerra de classes nem perpetuar ninguém com uma dívida eterna com o PT. Pelo contrário, na minha concepção todo governante tem o DEVER de servir a sociedade, é uma obrigação dos mesmos.
Acontece que o governo do PT ao longo deses anos é uma exceção em meio a tantas regras. Eles foram os únicos que colocaram a mão na massa e fizeram com que a realidade desse país fosse transformada. Eles quem fizeram com que a classe menos favorecida pudesse obter ascensão social. 
Por estas questões e motivos quero que os brasileiros criem mais consciência política e lucidez para enfrentar momentos conflituosos como o que estamos passando atualmente... onde há um pessimismo e crise de representatividade gigantesca, infelizmente. 
Deixemos nossa Presidenta em seu cargo até 2018! Ela também não tem nada comprovado que possa afetar sua integridade. São apenas especulações, assim como Lula.
Pensem bem, nesses últimos anos de mandato de Dilma teremos tempo suficiente, esperançosamente digo isso, para arranjarmos um novo líder para tocar este país em frente. Já que está é a vontade da maioria! Respeitem a constitucionalidade. Não criemos caos. É isto o que a oposição quer. Quanto pior melhor para eles. 
Inadmissível assistir essa polarização, brasileiros contra brasileiros, um verdadeiro FLAxFLU. Sem falar nas nossas instituições corrompidas pela seletividade dos grandes meios de comunicação. 
Os verdadeiros heróis brasileiros somos nós. Os verdadeiros heróis brasileiros são os poucos governantes que zelam e lutam pela integridade da nossa democracia. Personalidades partidárias que colocam como prioridade os caprichos da fama e martirização ao invés da nossa Constituição não merecem nossos aplausos tampouco admiração.
Nosso Estado Democrático infelizmente ainda é bastante frágil e precisa se consolidar. Estamos nos aperfeiçoando. Como eu disse no começo: nossa democracia é recente assim como a politização em massa. 
É normal que erremos, não saibamos o lugar para onde ir, o que exigir. Isso faz parte de toda sociedade que quer evoluir democraticamente. Não devemos apenas ter como justificativa a nossa exclusão da Política e conformismo durante todos esses anos, o resultado deste cenário pavoroso e polarizado que toma conta do país. 
O efeito tem que ser o contrário, gente! 
Vamos compreender que democracia se faz com diálogo, com respeito, com integridade! Que continuemos manifestando SIM pois este é o nosso direito como cidadãos democráticos. 
Que tenhamos prioritariamente: sensatez e lucidez para enxergar as evidências e malícias que nos rodeiam. Ainda dá tempo de mudar os rumos desse enredo complexo... 
Vamos analisar e julgar mas sem seletividade. Quem estiver errado que faremos pagar por todos os crimes cometidos. Não sejamos injustos. 
É esse o meu apelo, pelo bem da democracia brasileira, pelo futuro do nosso país. Mais respeito a nossa Constituição! Não vamos esperar para chorar pelo leite derramado, Brasil. 
youtube
1 note · View note
fellipeando-blog · 8 years
Text
Eduardo Paes em pele de cordeiro
Nesta última segunda feira o nosso prefeito Eduardo Paes veio até a imprensa comunicar que o filho dele foi mal atendido no Hospital Lourenço Jorge, na Barra, por uma médica. Segundo Ele, a mesma fazia vista grossa para os pacientes que ali estavam esperando atendimento.
Acho muito estranho nessa altura de campeonato aparecer esse lado s do sensível do Prefeito, como se ele desse a importância devida à população, que rotineiramente é negligenciada pela classe médica. 
Aliás, essa negligência vem da parte de cima da pirâmide. Nem todos os profissionais da área de saúde atendem de mal vontade porque querem. Na maioria dos casos, os mesmos não têm nem recursos para trabalharem e atenderem dignamente, o cidadão que necessita do atendimento público.
Tumblr media
Este mesmo Eduardo que está se fazendo de humanitário com os pacientes é o mesmo Eduardo que teve a campanha política mais cara do Rio de Janeiro (2008), é o mesmo que aprovou a construção de um condomínio de luxo em área de reserva ambiental (Famosa polêmica com o campo de Golfe na reserva de Marapendi), é o mesmo Eduardo que ofende uma cidade chamando-a de ‘’merda’’ (episódio de Maricá) é o mesmo que desprezou e despejou milhares de famílias (Vila Autódromo), por conta das obras para as Olimpíadas...
Tumblr media
São poucos os motivos mas basicamente só eles já justificam que não é autêntica a atitude tomada pelo Prefeito no Hospital. Ele nunca esteve de fato preocupado conosco!
Eleições para Prefeito estão chegando e como qualquer outro político, nesta época do ano é de costume tentar limpar o terreno para o próximo, não é mesmo?
Tumblr media
Por isso a nossa população deve ficar atenta as evidências, não deixar que a persuasão de um prefeito elitista como o Paes prolongue por mais quatro anos. Só nós cariocas sabemos o quanto estamos sofrendo com o nosso Rio de Janeiro nas mãos do PMDB ao longo desses anos.
Não vou ser hipócrita. A cidade sofreu sim mudanças positivas nesses 2 mandatos do Eduardo, como por exemplo, a Zona Portuária sendo revitalizada... Entretanto, o que importa de fato para sociedade ainda é nos oferecido em péssima qualidade.
Falo do básico: O carioca deseja ter saúde, educação, segurança, um transporte com mais qualidade (levando em conta o que nos foi prometido para as Olimpíadas mas que já se estendeu para 2017)... que era termos toda uma frota refrigerada... Só vemos descaso e mais promessas. 
Quero um Rio de Janeiro mais democrático, onde nossos representantes respeitem dignamente seus Servidores, seus Professores, a sociedade em si. Quero um prefeito que tenha diálogo e não demagogia. Quero um prefeito que nos olhe todos os dias do seu mandato e não apenas no período de Eleição.
Nossa cidade pertence única e exclusivamente a nós cariocas, não a grandes Empreiteiras e Organizações que lucram com as licitações e isenções.
Eles investiram nas Olimpíadas e esqueceram de nós! O legado olímpico nós mesmos teremos que dar para nossa cidade. Ou seja, combatendo a corrupção e eliminando toda essa corja elitista e corrupta que assombra nossa Cidade e Estado. Por isto, vote consciente nessa próxima eleição para Prefeito.
A sua chance de mudar a realidade medíocre da nossa cidade está nas urnas. Não se deixe enganar por um discurso sonso e midiático. Não seja o cidadão ‘’que ri quando deve chorar e não vive, apenas aguenta’’. 
Revolucione. O Rio precisa de nós para continuar crescendo. 
0 notes
fellipeando-blog · 8 years
Text
A homofobia, misoginia e machismo de Bolsonaro romperam as fronteiras geográficas e o bom senso.
Tumblr media
Nestes últimos dias saiu o Documentário da atriz e ativista LGBT Ellen Page, chamado ‘’Gaycation’’, onde ela percorre por vários países do mundo para saber como é a realidade queer. Page já passou pela Jamaica, Japão e a terceira parada foi aqui no Brasil. 
Page chegou no carnaval de 2013 e conheceu o Rio de Janeiro. Ficou admirada com a natureza e beleza da cidade mas nem tudo é perfeito como parece ou deveria ser. Ellen entrevistou diversos personagens do cenário LGBT brasileiro - as partes mais emocionantes do Documentário. 
A missão de quem faz um documentário é questionar. O princípio básico é a imparcialidade. E foi exatamente por isso que a Ellen e seu amigo Ian consultaram a opinião dos heterossexuais (cis) brasileiros. Entre eles estava o Deputado Federal Jair Bolsonaro (RJ). AAAAAAAARGH. 
Sim, aquele cara que nunca aprovou nenhuma lei em anos de cargo público. Sim, é aquele cara que tem diversos seguidores conservadores que o querem eleger como Presidente do país. Sim, é aquele cara que é a favor da pena de morte. Sim, é aquele cara que é a favor da redução da maioridade penal. Sim, é aquele cara que acha que as mulheres devem ganhar menos por elas engravidarem. Sim, é aquele cara que acha que uma criança ‘’deixa de ser’’ homossexual na base da agressão por parte dos pais.
Eu particularmente sinto tanta repulsa por este cara que todas as vezes que ele aparece na televisão ou dá alguma declaração, eu nem presto atenção, ignoro totalmente. Até porque todas as coisas que ele fala não tem nenhum embasamento sociológico, filosófico, científico. É apenas um cara que mama nas tetas dos privilégios de ser um parlamentar e usa da ignorância de milhares de brasileiros para elevar o seu marketing pessoal.
Me envergonha e muito ver a que ponto nós chegamos, a repercussão que todo esse conservadorismo e preconceito por parte do Bolsonaro ganhou ao redor do mundo. Não consigo dimensionar que uma ativista saiu do seu país de origem para vir entrevistar um ser misógino, machista e conservador. 
Aliás, na própria entrevista feita pela Ellen ele faz uma brincadeira de mal gosto com a mesma, dizendo que ‘’se Ela passasse na rua ele assobiaria’’. O cúmulo né?
Sentimento de vergonha. Eu particularmente nunca tive síndrome de vira lata e me senti inferior por ser brasileiro diante de outros países ou diante de estrangeiros até porque todos os países tem seus prós e contras. 
Mas desta vez foi a gota d’água. Se eu pudesse encontrar com a Page daria um abraço bem forte nela e me desculparia de todos os insultos e constrangimentos que ela passou ao conversar com o Bolsonaro e até mesmo também com aquele outro personagem – o Ex policial militar que assumiu no Documentário que não suporta os LGBTs e já até assassinou alguns -. 
Uma pessoa sensível e pura como a Ellen não merecia passar por estas experiências. Aliás, ninguém deveria ter experiências desse tipo ao longo da vida. O mundo deveria ser um lugar mais evoluído, não é verdade? Estamos em 2016, século 21 e as pessoas ainda não se conscientizam que existe diversidade. Foda.
Triste, pois o nosso Carnaval como é relatado no documentário mostra um Brasil alegre, que respeita as divergências, etc. Infelizmente esta parte do nosso país só dura uma vez a cada ano. 
Por exemplo os homens durante o carnaval  se vestem de mulheres mas ao resto do ano praticam assédio ou homofobia (tsc). Aqui ainda existe muita opressão e preconceito por grande parte da sociedade patriarcal, machista, religiosa e conservadora.
O que devemos fazer é nunca deixarmos de lutar. Que essa repressão nunca nos intimide.
Vamos continuar apoiando o trabalho de pessoas como a Ellen, que usa de sua visibilidade mundial para dar voz às questões sociais e políticas de cada país, no que se refere a comunidade LGBT.
Obrigado Ellen Page e Ian. Nós brasileiros nos desculpamos com vocês.
Paws up!
LINK DO DOCUMENTÁRIO DA ELLEN PAGE. GAYCATION.
https://goo.gl/KFNXB0
1 note · View note
fellipeando-blog · 8 years
Text
Meu renascimento e a prática do desapego aos bens materiais
Tumblr media
Ninguém está imune as maldades do mundo. Em meio a tudo que aconteceu comigo me veio esse sentimento de ‘’por quê eu?’’. Nunca esperamos que algo desse tipo vá nos acontecer. Maldita mania de achar que somos pessoas intocáveis, imunes. A vida é cheia de experiências... Experiência gera reflexão, reflexão gera aprendizado.
E eu mais uma vez aprendi. Também não vou ser hipócrita e dizer que eu não me senti lesado pelo o que aconteceu, que isso não afetou meu psicológico porque afetou sim, qualquer um no meu lugar teria a mesma reação. Mas vida que segue.
Quero me livrar de todo este sentimento de impotência e medo que aqueles minutos me proporcionaram. Agradecer principalmente ao meu anjo da guarda e Deus por ter protegido a minha vida e das pessoas que estavam comigo. Todos os momentos que eu vivi nesses meus 19 anos não podem se resumir à um simples celular, que eu posso comprar daqui a alguns meses, assim como qualquer outro bem material.
Eu não sou uma pessoa fútil. Então por quê eu devo continuar me lastimando? Quem deve carregar o sentimento de culpa não sou eu e sim Eles, por não serem evoluídos o suficiente para saírem dessa vida medíocre, onde roubam coisas que não os pertencem só para sustentar um vício... fazendo maldades com pessoas inocentes.
Eu acredito na lei do retorno. Tudo o que plantamos nós colhemos. O julgamento agora não depende mais de mim...
O que passou, passou! MINHA VIDA, minha integridade física e psicológica não deve e nem será abalada por uma experiência negativa como esta. Não vou permitir que apenas um simples celular, como eu já disse, tenha mais valor do que toda minha história, minha família, minhas experiências... Tenho muita coisa pra viver ainda. Espero que essa minha luz interna nunca se apague.
Obrigado meu Deus, meus guias espirituais, meus protetores... por mais uma vez me livrarem do mal, por mais uma vez me fazerem ressurgir diante das adversidades da vida. Eu não nasci para viver lamentando. Eu sou um VENCEDOR. E posso dizer que nasci de novo.
youtube
0 notes
fellipeando-blog · 8 years
Text
O Feminismo no Dia Internacional da Mulher
Tumblr media
Não só no Brasil mas no mundo nossa sociedade lembra apenas de valorizar as Mulheres no dia de hoje (08 de Março - Dia Internacional da Mulher), quando devíamos fazer isto todos os dias. Afinal a presença feminina em nossas vidas é constante e essencial. Mas o assunto aqui não é necessariamente lembrarmos de uma data: data é simbolismo puro. O foco é o quanto o ‘’Em(Poder)amento Feminino’’ e a união das mulheres pode ser benéfico para elas mesmas.
Em um certo momento da História humana, mais precisamente na Europa, onde as pessoas viviam em aldeias, surgiu uma hierarquia onde as Mulheres obtinham o controle de todas as coisas que se diziam respeito daquela civilização. Ou seja, mais conhecido por todos nós como a sociedade ou comunidade Matriarcal. Devido a vários fatores, como este, ser Mulher na concepção daquelas pessoas representava ser algo Divino (o que não é mentira), pelo admirável fato das mesmas serem as provedoras da vida em nosso planeta.
E foi aí que começou a guerra dos sexos. 
Na mentalidade dos homens isso era inadmissível. ‘’Como é que um ser mais fraco fisicamente do que eu consegue ter mais influência no grupo em que vivo?’’, ‘’Eu também faço parte do processo de desenvolvimento de uma vida, ora bolas!’’, assim Eles estupidamente, questionavam as questões do Matriarcado. Todavia, eis que surge o outro lado da moeda: o Patriarcal. Os Homens se revoltaram e começou todo um processo de opressão. As mulheres que anteriormente protagonizavam o lugar de destaque naquele grupo de pessoas foram arremessadas ao lugar de coadjuvantes e/ou antagonistas.
O Patriarcado foi um movimento tão grande por parte dos Homens daquela época que as consequências duram até hoje. Mas falaremos sobre essas consequências mais lá pra frente. Voltando:  As religiões (oriundas do paganismo) que antes cultuavam a equidade dos sexos, a fertilidade feminina e tudo o que as mesmas representavam, também foram se fragmentando (levando em conta toda a perseguição que as mulheres e curandeiras sofreram pela Igreja Católica – que por certa parte contribuiu e muito para que todo este despotismo e injustiça acontecesse ao longo dos séculos).
Percorrendo a linha do tempo ao longo da História chegamos na era das Fábricas onde a desigualdade social era grande, os governos eram preocupados apenas com uma parcela da sociedade e o machismo (fruto do patriarcado) mostrou sua agressividade mais uma vez. Os homens ganhavam um salário maior que as mulheres. 
Tumblr media
Se uma mulher quisesse começar a trabalhar ela poderia até o fazer, com apenas uma condição: que continuassem exercendo as mesmas funções domésticas... Ou seja, engomando roupas, passando, lavando, etc. Nada que exigisse um condicionamento maior de força por parte das Mulheres, elas eram possibilitadas. Por exemplo, pertencer ao setor Maquinário de uma fábrica era impossível, ou pior, inadmissível. 
Seguindo a lógica machista: as mulheres estariam ameaçando os lugares dos homens e eles seriam substituídos logo em seguida. Resumindo, o trabalho feminino não exigia tanto esforço físico quanto o dos homens mas em contrapartida as mulheres eram obrigadas a ter a mesma carga horária dos homens. Injusto demais, né?. 
Não existiam leis trabalhistas consolidadas para assegurar a qualidade de vida e trabalho das Mulheres como temos atualmente, muito pouco sua insalubridade. Para termos noção, as Mulheres tinham uma jornada de trabalho de aproximadamente 15 horas diárias ou mais e os salários eram medíocres. 
Eis que surge a Revolução e as primeiras amostras do que seria o Feminismo no mundo. A indignação não cabia mais nas fábricas. Desde o final do século 19, organizações feministas oriundas de movimentos operários protestavam em vários países da Europa, entre eles estava o movimento Sufragista, criado para reivindicação do voto feminino.
E na Rússia, mais de 90 Mil mulheres manifestaram-se contra Czar Nicolau, devida as más condições de trabalho e desigualdade entre os sexos. Isto acarretou que a ONU assinasse em 1945 o PRIMEIRO acordo que afirmava pela igualdade entre homens e mulheres ao redor do planeta.  O movimento feminista foi ganhando corpo e só apenas na década de 70 o dia 08 de Março foi considerado o dia Internacional da Mulher. 
Tumblr media
(Uma parte desta história foi retratada pelo filme ‘’As Sufragistas’’ - 2015. No elenco estão grandes atrizes como Meryl Streep, Carey Mulligan e Helena Bonhan Carter.) Disponibilizarei o trailer ao fim do artigo.
Aquela história das mulheres carbonadas na fábrica norte-americana foi um episódio triste da luta das mulheres operárias, não há nenhuma dúvida disto. Entretanto, como dito acima, o Dia Internacional da Mulher foi decretado na década de 70 pela ONU muito antes do acontecimento em 1911 em Nova York. Desculpe acabar com o american dream doutrinado pela sua escola, tá? (EUA sempre querendo ser protagonista. Incrível). Enfim.  
Foi preciso fazer este passeio pela História para que compreendamos a importância da Mulher e do feminismo. E o quanto o machismo contribuiu para que as mulheres fossem SILENCIADAS em nossa sociedade. 
Fomos criados ouvindo que menina não devia sentar de perna aberta, não podia jogar futebol, não podia usar outra cor além do rosa, só podia brincar de boneca, etc. Isso tudo é fruto da opressão milenar e secular oriunda do patriarcal.
Através da força dessas mulheres que eu citei, ao longo da História, que o patriarcado foi abdicando dos seus privilégios para que as Mulheres pudessem obter ascensão na sociedade atualmente. Por exemplo, se as mulheres nos dias atuais obtém um salário mais equiparado isso se deve a luta de milhares e milhares de outras mulheres!
Tumblr media
O que mais me revolta é que eu vejo bastante mulheres reclamando que o feminismo deixou de ser uma luta ‘’digna’’ (com apenas gritos de força e placas) para uma luta ‘’desesperada’’, ‘’agressiva’’, ‘’apelante’’, etc, por parte de algumas ativistas. 
Na minha concepção: se sair na rua, sendo dona do próprio corpo, nua, gritando palavras de empoderamento, contra infelizmente, ainda um sistema opressor e machista é ser desesperada ou algo do tipo... você que pensa dessa forma deve rever seus conceitos URGENTE.
As mulheres são LIVRES! Cada uma MILITA do jeito que consentir melhor. Não menospreze a luta de alguns grupos feministas. Não seja vítima deste machismo internalizado!
Aliás, todas as mulheres são feministas por natureza.
LEMBRE-SE: FEMINISMO é IGUALDADE. 
Se você acha que as mulheres devem ter o mesmo salário que os homens, você é FEMINISTA! Se você é contra qualquer tipo de assédio abusivo por parte dos homens, você é FEMINISTA! Se você é a favor de usar a roupa que você se sentir melhor, você é FEMINISTA! Estes são apenas alguns dos motivos para um caminho de mais consciência FEMINISTA!.
Não desonre a luta de todas as feministas ao longo da História. Mulheres não foram feitas para ficarem umas contra as outras. Aliás, o ideal de sociedade é onde todos nós possamos ter nossos Direitos garantidos, sem distinção de raça, credo, orientação sexual, ideologia de gênero e sexualidade.
Parabéns a todas as mulheres por seu dia mais que merecido. Data é apenas simbolismo. Que nós tratemos nossas Mulheres com DIGNIDADE todos os dias, sem eventualidades.
Boa noite. 
youtube
1 note · View note
fellipeando-blog · 8 years
Text
Legado cigano e as complexidades da era moderna
Tumblr media
Para alguns pode parecer heresia o que eu estou tentando afirmar mas as pessoas deviam realmente viver melhor sem tecnologia, ansiedade, crises existenciais e toda essa complexidade do mundo atual. Milênios atrás os ciganos tinham contato intenso com a natureza. Viviam ciclicamente em harmonia com seu meio-ambiente e isto fazia ser propício para uma qualidade de vida. Que aliás, atualmente, invejamos tanto e idealizamos ter.
Ao longo do tempo fomos evoluindo e a era moderna chegou: planos de urbanização dos meios sociais e a industrialização massiva contribuíram para que percamos aquele laço afetivo com os nossos e até mesmo com os desconhecidos. Ou seja, viramos pessoas individualistas. ‘’Cada um a partir de agora no seu quadrado e não se fala mais nisso!’’ Eles disseram. E tudo passa a ficar mais limitado, infelizmente.
Você se conforma com um estilo de vida: frequenta a mesma escola desde sempre, o ciclo de amigos é o mesmo, o cara que te atende na sua lanchonete preferida já sabe seus gostos, aquele almoço de família… (onde você sempre se estressa com o conservadorismo e as piadas de pavê HAHAHA)…  tudo bem rotineiro e exaustivo.
A rotina e o conformismo são os grandes culpados. Nos fazem achar que está tudo caminhando bem, que nada precisa sofrer uma análise nossa, uma mudança. Aí que nos enganamos. Chega um momento em que as coisas perdem o gosto, repito.
As necessidades apareceram e não há mais escapatórias. Click! Entramos em um processo de mutação - imunes a experimentar outros aromas, lugares, pessoas, sotaques, costumes… E por quê não? Esse mundo tão grande, cheio de detalhes e histórias só está esperando por nós.
Por isso resgate a sua alma cigana e enfrente o mundo. Isso te dará experiência e enriquecimento pessoal. Seu direito constitucional de ir e vir é mais um dos motivos para deixar a insegurança de escanteio e abrir suas asas.
Se quiser voltar para o lugar de origem, sem problemas também. A saudade sempre bate né? Aqueles que gostam de você de verdade estarão sempre com as portas abertas te esperando e apoiando suas idas e vindas! - Só aconselho que quando voltares tenhas acabado com todos os seus vícios e conceitos frutos daquela velha rotina. Pois a mudança é de dentro pra fora e ela precisa ser intensa e autêntica. Seja SINCERO contigo mesmo. Viva sem amarras, por favor! A vida é feita de ciclos.
0 notes
fellipeando-blog · 8 years
Text
Quem canta seus males espanta: Músicas para pensar positivo!
youtube
Who Knows - Acreditar que existe um dia após o outro é fundamental para continuarmos seguindo.
youtube
Positively Somewhere - O caminho para a auto-aceitação nunca é fácil. Por isso mantenha a calma e fique feliz consigo mesmo, respirando a sua existência, a sua importância. Afinal, se não nos amarmos primeiro, quem fará esse papel?
youtube
Shake It Out - ‘’É difícil dançar com um demônio na suas costas’’. Quem nunca teve de lidar com os próprios medos? É normal se sentir inseguro. Aprendemos com os nossos erros. Se liberte das amarras do passado.
youtube
Feet Dont Fail Me Now - Pratique algum esporte, vá a praia, leia um livro... Não deixe o estresse tomar conta! Essa música é realmente muito foda. Dá m gás danado.
0 notes
fellipeando-blog · 8 years
Text
Quando a sua realização pessoal fala mais que a Meritocracia capitalista
Tumblr media
Já dizia Lana Del Rey ‘’Money is the anthem of sucess...’’ Isso é muito relativo né, gente??????
Vejo muitas pessoas por aí falando que querem fazer Direito, Medicina, Engenharia. Nada contra esses cursos, aliás, são cursos/profissões admiráveis (como todas as outras), porém eu acho que 60% das pessoas que decidem optar por essas três não o fazem por vocação, por gostar REALMENTE da profissão. Alguns vão pelo dinheiro, outros por pressão familiar. Sim, ainda acontece muita pressão familiar.
Eu tive uma professora, muito bacana, que uma vez deu o conselho para uma turma que eu estudei e eu nunca vou esquecer dele. Sabe quando uma coisa ecoa no seu consciente eternamente? Aquele voz? hahahaha. Ela dizia o seguinte: ‘’Quando vocês se sentirem indecisos, voltem na infância de vocês. É lá que vocês vão descobrir o que vocês realmente gostam’’. 
Óbvio que com o amadurecimento as pessoas mudam sua forma de pensar e agir. Todavia isso que ela disse não é mentira. O caminho da verdade é sempre o melhor a seguir. Ter honestidade com nós mesmos é uma questão de amor próprio! Por isso faça sempre aquilo que você gosta, aquilo que te dá prazer... independente de ser um sonho de criança ou não!
Ultimamente eu ando com uma filosofia de vida muito rilex. E eu acredito que a vida têm de ser levada dessa maneira. É igual aquele ditado ‘’quando você trabalha fazendo o que gosta nem parece que é um trabalho’’. Dinheiro a gente corre atrás, gente! Sei que é difícil viver num mundo capitalista onde te dizem o tempo inteiro ‘’consuma ou será consumido’’ repetidamente, onde as oportunidades estão escassas, onde enfrentamos momentos de crise no país, etc. Mas vamos tentar ponderar pelo menos????
A vida é muito curta pra tudo girar em torno do monetário. Dinheiro é consequência. Tendo saúde, estando do lado daqueles que você ama, valorizando as pequenas coisas da vida... o seu resultado vai ser muito mais gratificante no final das contas. E se não der certo, o que eu acho muito difícil, pelo menos você tentou. Não se torne um adulto frustrado. Seja você. Faça as suas escolhas. Não deixe que o pensamento de outras pessoas trilhem o seu caminho.
0 notes
fellipeando-blog · 8 years
Text
A dor de diversas mulheres é desprezada pela sociedade: Você considera isso normal?
Tumblr media
Tem me dado uma felicidade tão grande ultimamente pois diversos assuntos que antes eram jogados pra debaixo do tapete agora estão ganhando visibilidade e fazendo com que as pessoas se conscientizem cada vez mais. Uma pesquisa nos EUA revelou que 3 em cada 5 estudantes das universidades de todo o país, sofrem ou já sofreram abusos sexuais nos campus. 
Número assustador né? Imagina você sofrer algo do tipo, ter a sua integridade física e psicológica roubada... É um trauma pra toda a vida, certamente.  A empatia e sensibilidade faz com que eu me coloque, ousadamente, no lugar dessas pessoas. Esse é só um dos pontos que você para e pensa: velho a sociedade ainda é MUITO machista!!! 
Como uma música, dedicada a um documentário dessa magnitude (relatando um problema social, o sofrimento de várias mulheres, etc) perde o prêmio para uma outra música, que ironicamente, faz parte de uma franquia de filmes mais machistas e objetificadores do universo feminino da história do cinema (007)? Nada contra ao Sam Smith. É um ótimo cantor. Entretanto, foi muito injusto o que aconteceu. 
Desejo que todas as mulheres não se calem e continuem lutando para que os seus problemas ganhem visibilidade, sejam eles abusos sexuais, agressões físicas ou verbais, seja uma simples cantada na rua, etc. E que mais cantoras se engajem nesses assuntos, se empoderem, como por exemplo a Kesha, que denunciou seu ex produtor por abusos sexuais enquanto gravava seu primeiro disco. You don’t know how I feel.
4 notes · View notes
fellipeando-blog · 8 years
Text
Uma gente que ri quando deve chorar e não vive, apenas aguenta! Brasileiros: seu comodismo e indignação seletiva + jornalismo parcial
Tumblr media
Você também não deve mais aguentar ouvir sobre crise né? Fazia bastante tempo em que esta palavra não fazia parte da rotina e imaginário de todos os brasileiros. Diariamente somos bombardeados pelos veículos de comunicação com notícias relacionadas a esse processo de recessão que o país está passando. A intenção aqui não é dizer que a crise não existe, até porque seria tolice eu escrever tamanha bobagem. Lidamos diariamente com ela, em uma simples visita ao supermercado, por exemplo. Ela existe sim. Em escala mundial. Aliás não só Econômica, mas em outros setores, a nossa sociedade também atravessa outros assustadores retrocessos.
O que me indigna não é esse bombardeamento rotineiro, muito pelo contrário, eu acho que quanto mais esclarecimento melhor para a sociedade. Quanto mais debate, questionamento melhor. Entretanto, isto não acontece, pois os meios de comunicação não cooperam para que haja uma divulgação mais isenta e imparcial. A impressão que eu tenho é que a mídia e os nossos governantes trabalham contra o povo. Quanto mais caos no país melhor. 
Em tempos de Facebook e Whatsapp, a comunicação ficou muito mais democrática. Graças a globalização, muitos brasileiros atualmente tem acesso aos eletrônicos e poderiam usar deste artifício para se informarem. O que não faltam são sites independentes que mergulham no verdadeiro jornalismo. Então o que os brasileiros estão esperando? Estamos em 2016. Não podemos mais depender eternamente de um monopólio da Comunicação para nos ditar ou não o que é certo. A indignação seletiva é fruto justamente desta mídia parcial e tendenciosa. O que me revolta mais ainda. 
Falta positividade e real interesse da população em acabar com tudo isso. Aprendi que não se chora pelo leite derramado. Se cada brasileiro que compartilha corrente no Whatsapp se lamentando, fizesse o contrário com uma mensagem positiva e encorajadora, teríamos uma onda de pessoas conscientes, politizadas e prontas para a realidade e dificuldades de uma Democracia. Podem me chamar de iludido mas para mim essa é apenas uma das possibilidades de mudarmos a nossa realidade e fazermos o Brasil entrar nos trilhos de uma vez por todas. Quero um país melhor para o futuro dos Nossos. Um país sem corrupção, um país com uma mídia mais democrática, um país sem indignação seletiva. Vamos mudar?
0 notes
fellipeando-blog · 8 years
Text
OSCAR: quando um negro adota o discurso de seu opressor.
Tumblr media
Diante de toda a discussão (mais do que racional e necessária) envolvendo o Oscar nesses últimos anos, por não indicar nem dar representatividade aos atores negros, era estimado que a alta cúpula da Academia tivesse um posicionamento mais consistente, esperançoso e definitivo para nós que, por décadas, fomos/somos bombardeados por uma mídia branca, que dita o que devemos vestir, ler e assistir. Nos colocando assim, em um lugar de inferioridade. 
Entretanto não foi isso o que vimos no discurso da então Presidente da Academia de Artes e Ciências do OSCAR, Cheryl Boone Isaacs. Discurso este, bastante raso, sonso e perpetuador do argumento e preconceito de uma classe privilegiada que por todos esses anos só oprimiu e desprezou o talento de milhares de atores, atrizes e cineastas negros na história desta premiação. Segundo a mesma (Tradução livre) ‘’Nós como sociedade devemos repensar nossas atitudes para termos um futuro melhor’’. 
Agora ficam aquelas perguntas que nos indignam mais uma vez: Quanto mais tempo devemos esperar? Quando teremos a chance de sermos protagonistas? Quantos mais talentos serão desprezados? Quantos anos mais esperaremos para obtermos indicações em ampla representatividade negra? Quanto anos mais teremos de aturar uma premiação feita exclusivamente para brancos, onde os negros até então só recebem o papel de ‘’serviçais’’? (Sim, pois vimos negros entregando prêmios a brancos do que o contrário. Sim, pois vimos mais pessoas brancas na plateia do que negros. Sim, só pois só vimos discursos e piadas a favor de um conservadorismo, que enoja qualquer pessoa que tenha no mínimo sensibilidade crítica e consciência social). – quando, ironicamente, a noite foi dedicada para a Academia se redimir para com os mesmos -. Risos.
ESTA É A PERGUNTA! Não devemos cruzar nossos braços, senhorita Cheryl. Os tempos são outros. Nós negros não vamos mais tolerar essa e outras injustiças acontecendo. E me admira ver você, que é mulher negra, num cargo renomado como esse (numa sociedade machista, onde -BINGO!!!- impede mulheres negras como a senhora de obterem ascensão profissional), me fazer um discurso tão raso e tímido, adotando a arrogância e preguiça do opressor, só para agradar este meio conservador e privilegiado, onde mais uma vez presenciamos diminuir a capacidade, a intelectualidade, o talento e todo os esforços que a comunidade negra realizou e realiza ao passar das décadas. 
Fica aqui a minha indignação com o seu discurso e com esta premiação, que não terá o meu respaldo enquanto não der acesso a todos que compõem nossa sociedade e esta classe NEGRA, que SIM: EXISTE e é oprimida e desprezada, que luta diariamente para fazer Arte, que não é amparada por recursos milionários, etc. Discurso perpetuador de exclusão e preconceito, feito por pessoas negras como a senhora para agradar interesses de opressor NÃO PASSARÁ! Não desistiremos tão cedo de nosso objetivo! 
AVANTE COMUNIDADE NEGRA!
0 notes
fellipeando-blog · 8 years
Text
Auto-sabotagem: o caminho para o medo, culpa e inércia!
Tumblr media
Uma certa vez eu estava assistindo o programa ‘’Saia Justa’’ do GNT e um dos temas debatidos pelas apresentadoras era a tal da auto-sabotagem. Em minha concepção era algo meio que incompreensível, pelo simples motivo do ser humano ser vaidoso ao extremo. Como é que pode isso acontecer? (Logo nós que vivemos atualmente na era da exibição, onde fingimos na maioria das vezes ter uma vida que não temos...) Essa é a pergunta que eu me fiz e te interrogo agora.
Não duvide nunca da capacidade do ser humano de errar. Descobri que 70% das pessoas no MUNDO se sabotam. Sabotam seus casamentos, seus relacionamentos, seus empregos, suas chances de crescer profissionalmente, etc. A sabotagem vem do medo. Medo esse que é gerado por diversos fatores: sejam esses fatos gerados por algum trauma, falta de auto estima ou fé, por exemplo.
Depois do medo vem a culpa e depois da culpa vem a raiva por ter se sabotado e talvez cair em consciência de que uma oportunidade grande foi perdida. Mas será que vale a pena a gente se penalizar tanto? Será que vale a pena guardar mágoas? Ficar se culpando? Eu acho que não. As coisas partem de acontecer por algum motivo, seja ele misterioso ou não, envolvendo uma crença ou não. Todavia cabe a nós tornarmos isso como aprendizado! A vida é assim, algumas vezes ganhamos e outras perdemos. As vezes a culpa é nossa ou simplesmente uma armadilha do destino. O que não podemos nunca é perdemos a esperança de que dias melhores virão. E bola pra frente, viver com medo nos deixará eternamente em estado de inércia. Que sejamos utópicos em nossas escolhas, nossos sonhos, que pensamos com mais positividade. Tudo vai dar certo. Acredite!
0 notes
fellipeando-blog · 8 years
Text
Saciando a vontade de ouvir e ser ouvido.
Muitas vezes nós passamos por momentos onde o tédio toma conta de nossas vidas, onde bate aquela crise existencial e não sabemos o que fazer com ela. Eu sempre gostei de ler e escrever. Crônicas sempre me fascinou também. Parece uma tarefa fácil mas é algo muito complicado. Até porque escrever sobre o que te rodeia é desafiador. Por este motivo eu criei este espaço aqui, para eu poder extravasar tudo o que eu sinto e penso. Quero escrever sobre minhas indignações, meus sentimentos, minhas dúvidas, meus encontros, minhas inquietações... Quero ser ouvido, quero que as pessoas leiam as coisas que eu escrevo, quero formar opiniões (ou simplesmente tentar ajudar a formá-las), quero que as pessoas também se identifiquem. Enfim... Vamos juntos nessa?
1 note · View note